Cá para mim temos mais um fiasco do nosso Ministro da Economia...
Vai ser mais uma adiada para o ano que vem.
E à espera de uma decisão de um tribunal.
(Mesmo arbitral será demorado...)
Tem piada que quem começou a falar no tribunal foi o presidente da ENI em Itália.
Estado vai propôr levar ENI a tribunal arbitral
DE
O accionista Estado vai hoje apresentar perante a Assembleia Geral (AG) de accionistas da Galpenergia uma proposta que permitirá ao Conselho de Administração da emrpesa recorrer a um tribunal arbitral sobre o alegado incumprimento da parceria estratégica por parte da italiana ENI.
Segundo uma fonte próxima do processo citada pela agência Reuters, a proposta a apresentar pelo Estado tem em conta os factos «da AG não poder ser adiada de novo, de já ter decorrido tempo suficiente desde que a questão foi despoletada pelo Conselho de Administração da Galpenergia, bem como as inúmeras reuniões entre a Galpenergia e a ENI para tentar um processo de conciliação, sem resultados».
Assim, o Estado vai propor que, «a partir de 31 de Janeiro, a Galpenergia fique habilitada a usar os mecanismos previstos no acordo de parceria estratégica, nomeadamente a arbitragem, levando a questão do eventual incumprimento da ENI a um tribunal aribitral».
«Até essa data, o Conselho de Administração da Galpenergia e a ENI poderão tentar, pela via do diálogo, uma solução pacífica», acrescentou a mesma fonte.