
Enviado:
13/12/2003 13:15
por TRSM
Bom dia:
Interessante na minha opinião este seu post, contudo gostaria de rebater alguns pontos que refere.
Peço desculpa por utilizar como base de justificação, o gráfico do SP500, mas é o unico que tenho com BD com + de 20 anos.
1º - sobre o topo arredondado que refere.
Entendo perfeitamente o que pretende, já que a nivel de demonstração gráfica está simples e objectivo, contudo verifico o seguinte:
A ser verdade que esse topo está em formação, segundo a imagem que apresenta e após 3 meses sensivelmente de formação iremos estar perante um possivel mini- crash, correcto???
Bem, sobre este ponto tenho a dizer o seguinte:
Mini-crashs podem acontecer a qq momento, mas para esse tipo de formação e pelo desenvolvimento desta em particular, ainda podemos ter pela frente mais alguns meses de formação. Exemplo disso coloco o gráfico nº1 do SPX onde podemos vêr o topo formado entre os anos 1999 e 2000.
Não pondo em causa o que pretende demonstrar, apenas quero dizer que essa formação poderá levar mais tempo e que novos máximos poderão ser feitos.
2º sobre a tendência de longo-prazo que refere iniciada em 2000.
Embora estando perfeitamente de acordo quanto á tendência iniciada em 2000, gostaria apenas de referir que a grande tendência dos ultimos 20 anos está bem demostrada no gráfico nº2 onde podemos vêr o grande Bull deste indice e não é que com este seu post, vim a descobrir que no gráfico mensal deste indice, este bear iniciado em 2000 teve paragem na MME200 mensal???...apenas curiosidades
3º Sobre o momentum estou perfeitamente de acordo que tem vindo a perder força, pois podemos verificar que a subida entre Março e Junho foi violenta e que agora se tem apresentado mais suave.
Apenas como curiosidade coloco o gráfico nº3 para poder visualizar dois indicadores de momentum , mas em mensal e onde podemos vêr o SP atingiu a zona onde nos ultimos 20 anos sempre que a atinge costuma manter-se a estes niveis durante alguns anos.
No gráfico nº 4 coloquei as linhas de fibonacci deste os máximos de 2000 e os minimos de 2002 e podemos observar o seguinte:
Os 23,6% de retracemment(coincidem com os minimos de Setembro) foram resistência forte mas que acabou por ser ultrapassada, neste momento o indice debate-se com outra forte resistência que são os 38,2% que coincidem com os 1070/1080 e nos 50% de retracemment temos os 1170 outra zona de forte resistência
Termino agradecendo este seu post, pois levou-me a vêr determinados factores num time frame diferente do que o que costumo negociar.
abraço e bfs
TRSM