Bovespa faz «road show» nas praias brasileiras
A Bolsa de São Paulo (Bovespa) vai realizar, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano, um «road show» nalgumas praias brasileiras, com vista a atrair pequenos investidores para o mercado de capitais.
--------------------------------------------------------------------------------
Bárbara Leite
bl@mediafin.pt
A Bolsa de São Paulo (Bovespa) vai realizar, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano, um «road show» nalgumas praias brasileiras, com vista a atrair pequenos investidores para o mercado de capitais.
Com este evento designado «Bovespa vai à Praia», a bolsa brasileira quer «popularizar o mercado de capitais», disse ao Canal de Negócios, fonte da Bovespa.
Este ano, a Bovespa já tinha efectuado uma iniciativa idêntica que «teve um retorno muito positivo», avançou a mesma fonte, acrescentando que «no Verão passado, o evento atraiu milhares de pessoas».
A Bovespa destaca uma equipa (móvel) que, conjuntamente, com uma corretora distribuiu folhetos informativos sobre o mercado e as empresas que nele estão cotadas e presta informações sobre a bolsa.
Por dia, em média, devem ser atraídos ao local nas praias, cerca de 300 pessoas, explicou a mesma fonte.
Depois desta primeira aproximação ao potencial pequeno investidor, a Bovespa pode deslocar-se ao domicilio dos interessados e responder às suas perguntas.
Em Janeiro e Fevereiro de 2004, época de Verão no Brasil, a Bovespa vai estar, assim, em cinco praias de São Paulo e em três praias do Rio Grande do Sul, dois dos Estados que mais contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A Euronext Lisbon tem realizado alguns eventos para promover a nossa bolsa, mas mais voltados para os investidores institucionais. Recentemente, fez um «road show» em Paris e em Londres para promover o investimento nas cotadas portuguesas.
Na Bovespa estão cotados os títulos da Telesp Celular Participações (TCP) da Vivo, que é detida em 50% pela Portugal Telecom, bem como da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), participada em 20% pela Brisa, entre outras acções.