Bom dia a todos. Volta ao Caldeirão que já deixava saudades !
Quanto à questão: a Economia Europeia não aguenta um Euro muito forte, porque estava configurada para a preguiça - exportações para os EUA e tudo bem. O Euro estava barato...
Agora, faltam reestruturações que ninguém deseja porque existem custos políticos. De futuro, competir com a Ásia e o terceiro-mundo será impossível.
Por outro lado, falta expandir a União Europeia, mas criando um grande e forte mercado interno na União. Isso é muito importante.
Afinal de contas o Euro não está assim tão caro. Ainda está longe dos valores de 1995, portanto...
Quanto à descida dos juros, é parte da solução. Essa medida só será inflacionista se a massa monetária crescer demasiado, como até agora. Não são só os Americanos que estão a reflacionar. O mal é geral.
De resto, parece-me que a partir de meados do próximo ano a crise voltará aos EUA, justamente quando o mundo estiver a recuperar, o que levará muita gente a pensar se vale a pena contar que a locomotiva económica americana, como sucedia nos anos noventa.
De resto, os indicadores são óbvios: não é o Euro que sobe... o USD é que está em pura liquefacção... quanto mais dólares a rodar por aí, menos valem !!
Espero ter ajudado !! Um abraço
djovarius