Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP/CGD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Avivando a memória

por JAS » 10/12/2003 0:25

A/César Escreveu:A CGD vendeu recentemente, quando a cotação chegou a 1,84 ,mais de dois % do BCP ficando com 6,...qualquer coisa. Parece um paradoxo a caixa estar a vender e a cotação subir.....mas é assim!

Essa não sabia...
É que 2% são 64 milhões de acções.
Isso até explica a queda do 1,85 para o 1,60.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Avivando a memória

por A/César » 9/12/2003 23:02

A CGD vendeu recentemente, quando a cotação chegou a 1,84 ,mais de dois % do BCP ficando com 6,...qualquer coisa. Parece um paradoxo a caixa estar a vender e a cotação subir.....mas é assim!

Ao que consta não foi o BBVA que comprou. Os argumentos do Jardim com o papão do BBVA só tem em mente fazer subir a cotação.

Quem me dera a mim e a outros que o BBVA comprasse já essa.....desde que o preço subisse! Eu já ouço essa conversa desde o aumento de capital

A CGD não é só grande acionista do BCP,também o é da EDP, e até agora não me consta que a CGD tenha vendido EDP mas sim BCP.

Mal vai o BCP se tiver necessidade de vender EDP, o seu braço direito nos aumentos de capital.Fazia mais sentido, e seria mais lógico, a EDP vender a posição que tem no BCP, e nunca o contrário. Os bancos têm necessidade de terem boas participações em empresas industriais para, através delas, fazerem negócio. Foi por isso que o BCP investiu em EDP,Cimpor, Brisa...etc
A/César

por zé povinho » 9/12/2003 22:06

Paulo

a questão em causa, compra pelo BCP da posição da CGD, tem 2/3 vertentes importantes:

1 - será que a CGD quer vender ao BCP, especialmente quando as relações não são de "namoro" ?

2 - terá o BCP nesta altura capital para isso?

3 - Terá a CGD assumido algum compromisso com base nessa participação?

Registado: 4/11/2002 23:38

por PJBM2 » 9/12/2003 20:20

"Eu também não acho lógico que o Estado vá injectar dinheiro no banco estatal para ir comprar bancos espsnhois. Sobretudo quando estamos de tanga."

Mais uma vez, estou 100% de acordo.

"O que o JG não quer é que a CGD tenha que vender a sua estúpida participação no capital do BCP. Sobretudo porque a CGD pode vendê-la ao BBV e, a seguir, o BBV já com uma fatia apreciável pode fazer uma OPA ao "banquinho falido"... E o JG não quer ficar sem ele."

Mas se o BCP comprar a participação da CGD, aí terá mais força e faria um bom negócio... ao preço a que a acção está (só dependeria da boa vontade da CGD, mas como é do estado, a prioridade seria de defender o que é português).
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

BCP

por JAS » 9/12/2003 20:09

Paulo Moreira Escreveu:O que me faz confusão foi o Eng JG ter utilizado o argumento da venda da posição no BCP da CGD para se opor ao negócio.

O JG utiliza todos os argumentos possíveis...
Eu também não acho lógico que o Estado vá injectar dinheiro no banco estatal para ir comprar bancos espsnhois. Sobretudo quando estamos de tanga.
O que o JG não quer é que a CGD tenha que vender a sua estúpida participação no capital do BCP. Sobretudo porque a CGD pode vendê-la ao BBV e, a seguir, o BBV já com uma fatia apreciável pode fazer uma OPA ao "banquinho falido"... E o JG não quer ficar sem ele.

JAS

por zé povinho » 9/12/2003 20:07

quem tem c., tem medo

o Engº não está muito confiante na possível posição que os espanhõis e o seu governo venham a tomar peranmte uma "investida" espanhola aos bancos portugueses.

por PJBM2 » 9/12/2003 20:00

"O Sabadell crescer valoriza a participação do BCP pelo que ser a CGD a ganhar não lhe interessa nada..."

Aí estou totalmente de acordo. O que me faz confusão foi o Eng JG ter utilizado o argumento da venda da posição no BCP da CGD para se opor ao negócio.
Paulo Moreira

BCP

por JAS » 9/12/2003 19:52

O BA é o 8º banco espanhol pelo que o Sabadell fortalece a sua posição.
Existem participações cruzadas BCP-Sabadell pelo que o Sabadell acorreu ao Aumento de Capital do BCP e o BCP acorrerá ao AC do Sabadell.
De contrário veria a sua participação no Sabadell diminuir o que não interessaria ao BCP.
O Sabadell crescer valoriza a participação do BCP pelo que ser a CGD a ganhar não lhe interessa nada...

JAS

por zé povinho » 9/12/2003 19:50

pois existe, como o amigo JAS já informou

mas quem garante que a CGD as quer vender?

e fazer as duas coisas (comprar acções próprias e ir ao AC do Sabadell), não será muito para o estado actual das finanças do BCP ?

por PJBM2 » 9/12/2003 19:43

"o porquê de ele não querer a CGD a comprar o BA, penso que já se percebeu".

Pois eu já não percebo se existe a hipótese da compra de acções próprias. :|
Paulo Moreira

por zé povinho » 9/12/2003 19:33

quanto a mim o Jardim não quer de todo que a CGD compre o banco espanhol, e para isso está disposto a ir a um AC no Sabadell se isso vier a ser preciso.

o porquê de ele não querer a CGD a comprar o BA, penso que já se percebeu.

por PJBM2 » 9/12/2003 19:19

Então não estou a perceber a estratégia do BCP ao apoiar a Sabadel na corrida para a compra do BA com a promessa de que se ganhasse, o BCP aumentaria a sua participação nesse banco.
Paulo Moreira

BCP

por JAS » 9/12/2003 19:13

A Administração está autorizada pela última AG a comprar até 10%(máximo possível por Lei) de acções próprias.
Há uns tempos JG admitiu reduzir a sua participação na EDP de 5% para 3%. Com os despejos que tenho andado a ver na EDP e com a dificuldade que ela tem mostrado para subir não me admiraria que o BCP ande a vender algumas. Devagarinho, sem dar nas vistas, e sem ter que comunicar pois não reduz os 5% para metade...

Se fôr assim o BCP poderá comprar acções próprias sem diminuir a sua liquidez.
Quando vender a S&P pode mesmo fazê-lo sem qualquer problema mesmo que tenha que reforçar no Sabadell.

JAS

por zé povinho » 9/12/2003 18:27

repara que eu disse:

pode, desde que tenha autorização da Assembleia Geral.

quanto ao resto que afirmas, pode não ser bem assim. lembra-te que capital é coisa que não abunda por lá até venderem a S&P

por PJBM2 » 9/12/2003 18:22

Ok. Então se pode comprar acções próprias porque anda o ENg JG com medo de a CGD vender a sua posição. Bastava o BCP negociar com a CGD e comprar essa posição. Se de facto o BCP está barato então o próprio estaria a beneficiar com essa compra dando a imagem de que o banco é demasiado valioso para ser entregue a outros.
Não posso concordar quando afirma que estão preocupados com um eventual aumento de capital da Sabadell pois neste momento estão (o BCP) a apoiá-los para ganhar a corrida para a compra do BA.
Paulo Moreira

por zé povinho » 9/12/2003 18:06

pode comprar acções próprias desde que tenha uma autorização da Assembleia Geral,

mas nesta altura parece-me que eles (BCP) devem estar mais preocupados com a hipótese de terem que ir a um possível aumento de capital do Sabadell

BCP/CGD

por PJBM2 » 9/12/2003 18:01

Já é sabido pela imprensa que o BCP opõe-se à compra do BA espanhol por parte da CGD. Pois o BCP receia que para essa compra ser possível, a CGD tenha de vender a sua posição que possui no BCP, tornando-o mais vulnerável aos bancos espanhóis, nomeadamente o BBVA. A questão que coloco é a seguinte (pode ser ingénua pois não sou grande expert das regras do mercado): o BCP não pode comprar acções próprias? O facto de não poder, pode ter duas explicações: ou não tem dinheiro para isso ou as regras do mercado não o permite. Confesso que não sei responder a isso. Poderiam-me esclarecer, se souberem?
Paulo Moreira

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], niceboy e 145 visitantes