Página 1 de 2

Enviado:
5/12/2003 23:26
por soeirinho
Intel e dados desemprego prejudicam EUA
5-12-2003 20:58
Os mercados norte-americanos encerraram em queda, depois de terem sido criados menos postos de trabalho que o esperado e reagindo às perspectivas divulgadas pela Intel. O cenário de recuperação económica é agora menos favorável.
A negociação foi limitada por tempestades de neve em Nova Iorque, que afastou alguns investidores.
A Intel perdeu 4,3 por cento, depois de mão ter aumentado as estimativas acima do limite superior da estimativa anterior e de ter anunciado uma despesa de 600 milhões de dólares num dos negócios.
A Kmart recuou 6 por cento, apesar de ter anunciado uma redução dos prejuízos. As vendas desceram com a oferta de menores descontos.
O Departamento do Trabalho anunciou que foram criados 57 mil postos de trabalho não agrícolas, muito abaixo dos 150 mil esperados pelos economistas. No entanto, a taxa de desemprego desceu uma décima para 5,9 por cento, em Novembro.
Ainda no plano macroeconómico, as encomendas às fábricas subiram 2,2 por cento, o ritmo mais acentuado do último ano.
O índice Dow Jones perdeu 0,67 por cento e o Nasdaq Composite desvalorizou 1,52 por cento.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:26
por soeirinho
EUA: Crédito Consumo sobe 941 milhões em Outubro
5-12-2003 20:3
O crédito ao consumo aumentou 941 milhões de dólares em Outubro, nos Estados Unidos da América, uma taxa anual de 0,6 por cento, segundo dados do Banco da Reserva Federal.
Este é o menor ganho desde Junho e longe 6 mil milhões de dólares esperados pelos economistas.
O crédito não repetitivo, como créditos automóvel, desceu 1,3 mil milhões de dólares. O crédito repetitivo, como os cartões de crédito, aumentou 2,2 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:25
por soeirinho
Euro atinge novo máximo face ao dólar
5-12-2003 17:35
A moeda única europeia superou, hoje, mais um máximo ao atingir os 1,2172 dólares. Em todos os dias desta semana, o euro bateu novos máximos contra o dólar, com os investidores a não canalizarem capital para os Estados Unidos.
O dólar desvaloriza perante os últimos dados económicos referentes ao emprego nos EUA. O número de novos postos de trabalho foi inferior ao que o mercado esperava. Os analistas esperavam que o número de empregos criados ascendesse a 150 mil, muito acima dos 57 mil divulgados hoje pelo Departamento do Trabalho norte-americano.
O euro segue a valoriar 0,51 por cento nos 1,2141 dólares.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:24
por soeirinho
Euronext Lisbon encerra em queda
5-12-2003 16:37
A Euronext Lisbon acompanhou a evolução dos restantes mercados mundiais e encerrou em terreno negativo. O índice PSI-20 perdeu 0,53 por cento para 6574,34 pontos.
A EDP – Electricidade de Portugal voltou a destacar-se, encerrando sem variação nos 2,03 euros. A eléctrica volta a ser alvo de indecisão, com os investidores a aguardarem a reunião entre o Governo e a italiana ENI, agendada para dia 16 de Dezembro. Caso as partes não cheguem a acordo, é possível que a EDP fique com a totalidade da GDP – Gás de Portugal.
A Portugal Telecom foi a principal responsável pela queda, depois de ter sido alvo de uma redução da recomendação pelo banco de investimento UBS Warburg. A instituição atribuiu uma recomendação “neutral 2” à operadora nacional. A cotação desceu 1,90 por cento, afastando-se dos 8 euros.
O Banco BPI liderou o volume, depois de ter sido alvo de uma passagem de 8 milhões de acções durante a manhã. O banco ganhou 2,26por cento. O Banco Comercial Português desceu 0,57 por cento e o Banco Espírito Santo encerrou em variação nos 12,35 euros.
A SAG – Soluções Automóvel Globais subiu 1,41 por cento, com boas expectativas de recuperação no mercado automóvel nacional. As vendas de automóveis ligeiros subiram 2,3 por cento em Novembro.
A Portucel encerrou sem variação nos 1,38 euros, depois do ministro da Economia, Carlos Tavares, ter adiantado que o caderno de encargos da papeleira não condiciona a estratégia futura, afastando as notícias que avançam que seria dado privilégio ao crescimento internacional.
A Impresa subiu 0,29 por cento, em reacção à expectativa de regressar aos lucros no próximo ano, conforme adiantou no Dia do Investidor.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:24
por soeirinho
Kmart reduz vendas
5-12-2003 20:23
A norte-americana Kmart Holding apresentou uma queda acentuada nas vendas devido à redução dos descontos, conseguindo reduzir os prejuízos.
As vendas comparáveis desceram 8,6 por cento. As vendas totais desceram 21,2 por cento para 5,09 mil milhões de dólares, devido ao encerramento de lojas no âmbito do plano de salvação da falência, em prática desde Janeiro de 2002. Este trimestre, a empresa encerrou 316 lojas.
O prejuízo atingiu os 23 milhões de dólares, ou 26 cêntimos por acção, no terceiro trimestre, que compara com a perda de 383 milhões de dólares do período homólogo.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:23
por soeirinho
EUA: Encomendas indústria aumentam 2,2%
5-12-2003 18:8
As encomendas à indústria norte-americana subiram, em Outubro, 2,2 por cento, o que representa uma subida na confiança das empresas na expansão económica. Um sinal positivo que se reflecte num maior consumo. Este é o quinto aumento no espaço de seis meses. Os economistas previam um aumento de 2,1 por cento, depois de um ganho de meio ponto em Setembro.
As encomendas subiram 1,6 por cento, excluindo equipamentos de transportes. Trata-se da oitava subida em perto de um ano. O aumento do consumo levou a que as empresas encomendassem mais produtos. Uma situação que pode, segundo os economistas, impulsionar o crescimento da economia nos próximos trimestres.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:22
por soeirinho
Vodafone Espanha despede menos trabalhadores do que o previsto
5-12-2003 18:1
A Vodafone Espanha vai despedir menos 30 por cento dos trabalhadores previstos, na sequência da recuperação do sector e da empresa.
A empresa anunciou, no início do ano passado, a necessidade de ajustamento de pessoal. Cerca de 550 trabalhadores ficaram sem os seus postos de trabalho devido à crise que afecta em geral o sector e, em particular, a empresa de telemóveis.
Estas saídas seriam compensadas com um acréscimo de 650 novos postos de trabalho, o que representa um saldo positivo de cerca de uma centena de pessoas.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:22
por soeirinho
CGD entrega proposta por Banco Atlántico
5-12-2003 20:30
A CGD – Caixa Geral de Depósitos entregou a proposta por 68,5 por cento do Banco Atlántico, detido pelo Arab Banking Corporation.
António de Sousa, presidente da CGD, comparou esta oferta com a do Banco Popular, que controla agora o português Banco Nacional de Crédito Imobiliário, um banco com uma dimensão semelhante à do Atlántico em Espanha.
Também o italiano Unicredito, o britânico Barclays, o belga Fortis e os espanhóis CAM e Sabadell apresentaram propostas. O comprador deverá ser escolhido até ao final do ano.
A operação obriga o vencedor a lançar uma Oferta Pública de Aquisição sobre a totalidade do capital, num preço total que poderá superar os mil milhões de euros.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:21
por soeirinho
Governo fixa preço privatização Portucel em 1,45 euros
5-12-2003 20:7
O Governo fixou o preço mínimo para a venda da participação de 30 por cento na Portucel em 1,45 euros por acção, no âmbito do novo concurso de privatização.
Este valor compara com os 1,55 euros do concurso anterior.
Não serão aceites propostas inferiores a este valor, fixado em Conselho de Ministros.
A participação de 30 por cento terá um valor mínimo de cerca de 334 milhões de euros.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:19
por soeirinho
Fisipe encerra fábrica em Barcelona
5-12-2003 18:48
A Fisipe – Fibras Sintéticas de Portugal vai fechar a actividade da Fisipe Barcelona SA. A unidade espanhola tem apresentado resultados negativos e foi financiada pela empresa mãe diversas vezes.
A prestação negativa da empresa deveu-se à diminuição de 30 por cento, em 2003, no mercado europeu da procura de fibras técnicas acrílias, consequência da redução do consumo final têxtil e da valorização do euro face ao dólar. A instabilidade dos preços das matérias-primas foi outro dos motivos do fecho da unidade fabril.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:18
por soeirinho
Perspectivas economia portuguesa positivas
5-12-2003 18:22
As perspectivas de evolução da economia portuguesa para os próximos seis meses melhoraram, em Outubro, e atingiram terreno positivo. O indicador Compósito Avançado (CLI) para Portugal registou, em Outubro, um avanço de meio ponto percentual face ao mês de Setembro.
De acordo com os dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o indicador fixa-se nos 108,2 pontos. Uma evolução abaixo da média da OCDE que se situa num aumento de um por cento.
Ao considerar os países membros da OCDE, o organismo aponta para uma “moderada a forte recuperação”. Na Europa a evolução é mais acentuada na Alemanha e na França, de mais de 1,3 e 0,7 por cento, respectivamente. Nos Estados Unidos, a variação foi mais acentuada, com uma subida de 1,9 pr cento.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:17
por soeirinho
Jazztel encaixa 9.3ME com aumento capital
5-12-2003 18:12
A Jazztel, operadora ibérica de telecomunicações, realizou um encaixe de 9.3 milhões de euros com a venda de 25 milhões de acções novas resultantes de uma operação de aumento de capital.
O preço de referência para a venda das acções foi de 0,37207 por título. A colocação esteve a cargo do Santander Central Hispano Investment.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:16
por soeirinho
Acesso Internet de banda larga é insatisfatório
5-12-2003 18:2
O actual acesso à Internet de banda larga em Portugal é insatisfatório, aponta o ministro da Economia, Carlos Tavares. Consideram que os operadores devem esforçar-se para investir mais nesta área.
O ministro acha que os portugueses já deram provas de que aderem facilmente às novas tecnologias, pelo que não compreende que não haja desenvolvimento da banda larga no país.“Há que haver um reforço do acesso, em Portugal, à banda larga. A actual situação não é satisfatória”, afirma.
Segundo os dados divulgados pela Anacom, no terceiro trimestre deste ano, 6.54 milhões de portugueses subscrevem serviços de acesso à Internet, dos quais 93,5 por cento acedem via ‘dial-up’ (linha telefónica normal) e apenas 6,5 por cento acedem por banda larga (cabo ou ADSL).
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 23:15
por soeirinho
Governo não equaciona privatização TAP
5-12-2003 16:48
O governo português não planea, pelo menos para já, a privatização das áreas de transporte aéreo e manutenção da TAP – Air Portugal, garante Jorge Costa, secretário de Estado das Obras Públicas. Acredita, sim, numa recuperação significativa da transportadora, apesar da vulnerabilidade do negócio e da concorrência das companhias de baixo custo.
“Continuo a pensar que a TAP tem condições para ter um futuro optimista. Estamos a trabalhar nesse sentido e faremos avaliações periódicas dos resultados obtidos”, acrescenta Jorge Costa.
Quanto ao facto de existirem diversas companhias aéreas em Portugal, o governante frisa que “há que criar condições para optimizar a aviação comercial em Portugal, estabelecendo formas de actuação entre as companhias existentes, provocando sinergias”. Defende, conduto, a manutenção das respectivas marcas.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 17:29
por soeirinho
JCDecaux aumenta participação Wall
5-12-2003 15:38
A JCDecaux, empresa francesa de comunicação exterior, obteve autorização da comissão da concorrência alemã para a aquisição de 20 por cento na Wall AG, detidos pela Clear Channel. Com esta aquisição passa a deter 35 por cento.
A empresa adquiriu ainda 50 por cento da Wall US, filial da Wall AG nos Estados Unidos. A filial norte-americana gere o contrato de mobiliário urbano da cidade de Boston, com a duração de 20 anos.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 17:28
por soeirinho
TAP pode atingir objectivos 2003
5-12-2003 15:52
A TAP – Air Portugal pode vir a cumprir os seus objectivos de lucros de 12 milhões de euros, em 2003, após a recuperação económica dos últimos meses, confia o administrador-delegado da transportadora, Fernando Pinto.
O lucro líquido da TAP ascendeu, em Outubro, a 2.7 milhões de euros, acima das previsões que apontavam 1,4 milhões de euros. Recorde-se no período homólogo de 2002, a transportadora registara um prejuízo de 2.4 milhões de euros. Nos primeiros nove meses do ano corrente,a TAP reportou 19.6 milhões de euros de lucros, ligeiramente abaixo dos 22.3 milhões de euros orçamentados.
Fernando Pinto alerta que “os resultados operacionais acumulados nos 10 primeiros meses do ano continuam ainda bastante longe do estimado, sofrendo o impacto negativo dos péssimos meses de Março e Abril”.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 17:28
por soeirinho
Bruxelas pode processar Portugal por não combater “spam”
5-12-2003 15:30
A Comissão Europeia ameaçou processar Portugal e mais oito países membros da União Europeia, incluindo a Alemanha e a França, por não transporem para lei nacional a directiva de protecção de privacidade nas comunicações electrónicas, como a recepção de e-mails não desejados.
O “e-Privacy Directive” completa o novo regulamento para as comunicações electrónicas e estabelece regras para a protecção da privacidade na Internet. A directiva deveria ter passado para a eli nacional a 30 de Outubro deste ano, mas só seis países da UE o fizeram.
“É urgente que os Estados-membros adoptem uma aproximação consistente à lei no que diz respeito a esta matéria, como são os casos dos “e-mails insolicitados” e a utilização de ‘cookies’. Desta forma, dar-se-á mais confiança ao consumidor dos serviços electrónicos, que é um pré-requisito para um crescimento sustentado do sector”, afirma o comissário europeu para a sociedade da informação, em comunicado.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 15:53
por Visitante
EUA desapontados com resultados emprego e Intel
5-12-2003 14:42
As Bolsas norte-americanas abriram em baixo. Os investidores ficaram desiludidos com o relatório mensal sobre o desemprego nos EUA e com a tecnológica Intel Corp.
O Departamento para o Trabalho apresentou uma diminuição no desemprego, no entanto os 57 mil novos postos de trabalho foram inferiores aos previstos.
Os três grandes fabricantes de semicondutores, a Intel, a Qualcomm Inc. e a Nacional Semicondutor Corp., anunciaram sinais de recuperação. No entanto, a Intel aumentou as expectativas para o quarto trimestre, o que atrasou as previsões previsões de alguns analistas.
As acções da Intel, que duplicaram este ano, perdem 3,67 por cento. O gigante afirma que as vendas deste trimestre devem subir entre os 8.5 e os 8.7 mil milhões de dólares, acima das suas previsões entre os 8.1 e 8.7 mil milhões de dólares. Alguns analistas aponta para 8.8 mil milhões de dólares.
A Albertson´s Inc. e a Elizabeth Arden Inc. divulgam, hoje, os seus resultados. Os analistas espera que a Albertson anuncie ganhos de 36 cêntimos por acção no terceiro trimestre. A Elizabeth Arden deve ganhar 1.50 dólares no trimestre. As acçõe segue a perder 2,74 e 3,35 por cento, respectivamente, com a tomada de mais-valias.
As acções da Texas Instruments, cujos semicondutores eram usados em mais da metado dos telefones móveis vendidos no ano passado, perdem um por cento. A Advanced Micro Devices Inc., o segundo maior fabricante de microprocessadores do mundo, desce quatro e meio por cento.
A Nokia Oyj’s American perdeu, no quarto trimestre, quota de mercado na Europa. A empresa afirma que a sua margem de ganhos operacionais será, neste trimestre, de 13 ou 14 por cento, abaixo das estimativas entre os 15 e os 17 por cento. Segue no vermelho com menos de 2,28 por cento.
Dow Jones segue a sessão a perder 0,45 por cento. Nasdaq, no mesmo sentido, está a descer mais de um por cento.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 15:21
por Visitante
EUA deverão abrir em queda
5-12-2003 13:37
Os mercados norte-americanos deverão abrir em queda, reagindo às notícias da Intel depois das estimativas apresentadas para o quarto trimestre terem desapontado muitos analistas.
A Intel deverá abrir em queda, depois de ontem ter estimado um aumento das vendas do quarto trimestre para 8,5 a 8,7 mil milhões de dólares, acima da estimativa anterior. No entanto, os analistas esperavam que o limite superior fosse elevado para 8,8 mil milhões de dólares.
Os investidores deverão reagir também à taxa de desemprego, que desceu para 5,9 por cento. No entanto, foram criados apenas 57 mil postos de trabalho, muito abaixo do esperado pelos economistas.
Os futuros sobre o Dow Jones descem 0,42 por cento, sobre o Standard & Poor’s recuam 0,49 por cento e sobre o Nasdaq desvalorizam 0,98 por cento.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 15:19
por Visitante
EUA: Taxa Desemprego desce para 5,9%
5-12-2003 13:30
A taxa de desemprego norte-americana desceu para 5,9 por cento no mês de Novembro, apesar da economia ter criado apenas 57 mil postos de trabalho, segundo dados do Departamento do Trabalho.
O número de postos de trabalhado criados aumentou pelo quarto mês consecutivo.
As greves em lojas grossistas reduziu o nível de emprego em cerca de 26 a 31 mil postos de trabalho.
Os economistas esperavam que fossem criados 150 mil postos de trabalho e que a taxa de desemprego se mantivesse nos 6 por cento.
A semana de trabalho média subiu seis minutos para 33,9 horas. As horas agregadas de trabalho na economia subiram 0,2 pontos percentuais. Os ganhos médios horários subiram 0,1 por cento para 15,46 dólares.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 14:06
por soeirinho
Indicador Zona OCDE sobe para 126,4 pontos
5-12-2003 12:7
A OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico anunciou que o índice de indicadores da Zona OCDE aumentou de 125,1 para 126,4 pontos, em Julho.
As principais economias verificaram subidas, com destaque para os Estados Unidos, que aumentou o índice de 136,5 para 139,1 pontos.
Na Zona Euro registou-se um aumento de 122,5 para 123,5 pontos e no Japão manteve-se nos 104,9 pontos.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 14:05
por soeirinho
Anacom: Subscritores Internet aumentam 38,6%
5-12-2003 12:29
Segundo dados da Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações, o número de subscritores de serviços de acesso à Internet aumentou 38,6 por cento no terceiro trimestre do ano corrente, para 6,54 milhões de subscritores.
A taxa de penetração subiu para 62,8 por cento.
Face ao trimestre anterior, registou-se um aumento de 6,3 por cento.
Cerca de 93,5 por cento das subscrições correspondem à modalidade “dial up”. A banda larga representa os restantes 6,5 por cento, com 423 mil clientes, mais 123,2 por cento que no trimestre homólogo do ano passado.
Na banda larga, cerca de 66,3 por cento utilizam a rede de cabo e 33,7 por cento a tecnologia ADSL.
Estão habilitadas 51 entidades a prestarem serviços de acesso à Internet, das quais apenas 26 estão a prestar o serviço.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 13:06
por soeirinho
INE: Emprego desce na indústria
5-12-2003 11:12
Segundo dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, o índice de emprego na industria desceu 0,4 por cento no mês de Outubro, para 90,6 pontos. Em termos homólogos recuou 4,1 por cento.
O aumento do emprego na indústria extractiva não foi suficiente para compensar as quedas na indústria transformadora e na electricidade, gás e àgua.
O índice de remunerações registou um aumento mensal de 0,9 por cento, para 96,9 pontos. Em termos homólogos, desceu 1,3 por cento.
O índice de volume de trabalho, medido em horas trabalhadas, subiu 5 por cento para 98,5 pontos. Em termos homólogos desceu 4 por cento.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 13:05
por soeirinho
Alemanha: Produção Industrial aumenta 2,4% em Outubro
5-12-2003 11:14
A produção industrial aumentou 2,4 por cento no mês de Outubro, quase o dobro do previsto pelos economistas. Esta subida também sugere uma recuperação económica.
A produção industrial tinha descido 0,4 por cento no mês passado, segundo dados do Ministério da Economia e do Trabalho.
Os economistas esperavam um aumento de apenas 1,3 por cento.
BolsaPt.com

Enviado:
5/12/2003 11:55
por soeirinho
CGD: Cinco grupos bancários controlam 80% sector
5-12-2003 10:33
António de Sousa, presidente da CGD – Caixa Geral de Depósitos, considera que o nível de concentração do mercado bancário nacional está ao nível de outros mercados com dimensão semelhante à portuguesa, com os cinco maiores grupos a controlarem 80 por cento do mercado.
O responsável afasta uma maior concentração do sector, apesar de confirmar que é possível haver interesses de alguns grupos e concentrar o mercado.
Os bancos nacionais são de média dimensão.
BolsaPt.com