JAS Escreveu:Não gosto de revelar muitos dados sobre quem está por detrás do meu nick e continuarei a não o fazer.
Portanto não responderei aos comentários que fazes sobre o “personagem JAS”.
Bela maneira de te desresponsabilizares da %!#!"#& que fizeste, sacudindo a àgua do capote para um alter-ego imaginário que não és tu, pensando que os outros "engolem" essa tua fantasia. Deves estar muito orgulhoso da tua inteligência. Mas ficas um pouco a dever à coragem.
JAS Escreveu:Para não voltares a dizer que me “faltam os argumentos técnicos ou outros” irei utilizar, desta vez, apenas os teus próprios gráficos e apenas as mesmas figuras que vês neles.
Nada mais do que isso.
Na fig.1, que é tua, apresentas o estado actual da PTC e demonstras que o cenário é bearish.
Xiii!!... que desgraça. Interpretaste mal as minhas palavras... É assim: ...eu coloquei no título do gráfico "POSSIVEL head-and-shoulders em formação". Possivel, compreendes? Sabes o que quer dizer a palavra "possível"?
Não é uma certeza, compreendes?
E ainda tive o cuidado de referir, que o padrão confirma-se APENAS APÓS a quebra do "neckline" nos 7.50 €.
Só aí é um cenário bearish CONFIRMADO. Até lá é apenas uma Hipótese de cenário Bearish.Mas suponho que nem as
Hipóteses Bearish dos outros tu suportas e tens de combater a todo o custo, não é? És um combatente nato. Essa tua personagem "JAS" é deveras persistente.

E demonstra que necessita de levar sempre a sua ideia avante, não importa a que preço.
JAS Escreveu:Não podes é ter a mania que a tua certeza é universal.
Não tenho "manias", tenho convicções, ideias, suspeitas baseadas em estudos probablisticos e estatisticos. Nunca disse que tenho certezas absolutas. Lá estás tu a deturpar tudo outra vez.
JAS Escreveu:Passemos ao Nasdaq.
Infelizmente o Caldeirão só permite meter 3 figuras em cada post pelo que não posso ilustrar isto com todas as imagens que queria.
Neste caso meto apenas uma imagem que não pertence ao teu gráfico mas ao S&P pois era o que estava mais à mão. Passei para lá as tuas setinhas, o rounding top e as conclusões que tirarias numa situação similar.
Já podes olhar para a fig.3. Está parecida com a tua não está?
NÃO! ....................... NÃO ESTÁ!!
JAS Escreveu:A figura corresponde ao S&P no período compreendido entre meados de 1996 e meados de 1997.
A partir desse cenário, com certeza identicamente bearish na tua opinião, deverias tirar a conclusão de que estaríamos num autêntico rounding top.
JAS, Infelizmente ainda vais ter de estudar um bocadinho mais de Análise Técnica, porque pelos vistos ainda não sabes identificar verdeiros "rounding tops". Mas isso não tem mal nenhum. Também eu nasci ignorante e tive de aprender um dia.
Mas com que ousadia pões na minha boca que eu chamo ao TEU gráfico um "rounding top" ???... Quando muito, o teu gráfico é mais parecido com um melão! "Melão-top"

Não é nada "redondo"!... Um rounding top tem uma longa duração, com vários ciclos completos de swing aproximadamente da mesma dimensão, ao lado uns dos outros, de modo a que os seus topos unidos criem a distinta aparência de um
longo topo "arredondado". Não é rápido e "bicudo" como no teu caricato exemplo. O factor "tempo", a duração dessa estrutura, é muito importante para avaliar o seu tamanho, e a futura projecção em tempo e em preço, no fim desse padrão (quando e onde as quedas vão terminar).
Aqui vai mais uma lição grátis: é assim: ...um rounding top é constituído por VÁRIOS ciclos completos de "swing" de "dimensão idêntica" agrupados próximos uns dos outros por forma a que os "topo" do(s) swing(s) do rounding top atingem progressivamente valores
mais elevados, mas a um
ritmo decrescente, antes de atingir o meio desse rounding top e, apartir daí, os topos dos swings vão sendo progressivamente
mais baixos que os anteriores, e a um
ritmo crescente. A "coisa" tem de
parecer elegante e evidente. E não "bicuda" como o teu exemplo, para além do teu exemplo não ter swings suficientes perto do topo, para alguma vez ser chamado de rounding top. Foi uma queda rápida depois de uma subida igualmente rápida, como acontece típicamente nas correcções de um bullmarket. No teu exemplo, antes da queda, o mercado não teve a mesma lentidão, a mesma duração de formação de topo que está a ter agora. E estes "longos topos" são perigosos por causa das projecções temporais e de preços descendentes que eles indicam, uma vez materializados.
Os indicadores de momentum como o RSI por exemplo, conseguem captar com grande facilidade as divergências de momentum durante a subida (topos a subir mas com progressiva fraqueza). Como tem estado a acontecer nos últimos meses e como já publiquei num gráfico anterior noutro tópico mais antigo. Cliquem no meu nick e procurem se quiserem.
Contudo, no teu exemplo, desenhaste, e com razão, as linhas cor-de-rosa dos suportes temporários sucessivamente quebrados. E aí está!... Foi essa perda de momentum que elas indicam, que justificou as quedas que se seguiriam depois daquele topo bicudo. Contudo, o topo bicudo, como é bicudo (não teve a duração devida em tempo como tem um rounding top), não trouxe implicações graves para a alteração da tendência de médio ou longo-prazo nesse bullmarket. Fui claro?
Nunca esquecer que uma análise técnica não se faz só ao preço. Existem sempre 3 componentes essenciais a ter em conta: Padrão, Preço e Tempo ("Pattern, Price and Time"), para se fazer uma projecção exacta do que sucederá no futuro. Existe um livro de análise técnica com esse título, do autor Hyerczyk, caso estejas interessado.
JAS Escreveu:Apenas quis demonstrar que as verdades que tiras dos gráficos tanto podem estar certas como erradas.
Eu não tiro "verdades". Se estiveres atento, eu uso palavras como "Possível", "talvez", "provável", "hipótese". E quando faço previsões, faço-as sempre acompanhadas de ressalvas, e de condições que se acontecerem, poderão invalidar as minhas análises ou previsões. Essa tua mania de afrmares que eu estarei aqui arrogantemente a proclamar o futuro como uma certeza absoluta, só existe na tua cabeça, e é mais uma difamação que me estás recorrentemente a fazer.
JAS Escreveu:Ninguém é dono da razão.
Queres dizer que em certas situações, achas ser impossível adivinhar o futuro dos mercados a prazo? Olha, eu também acho que não é possível fazê-lo com 100% de certeza. Mas sei de experiência própria que é possível fazê-lo com 80%, 70%... de certeza. 70% chega-te? Ou só queres previsões com 100% probablidades de sucesso? Já sabes que 100% é impossível. Nenhum padrão técnico no passado funcionou SEMPRE. Mas alguns funcionaram muito mais do que 50% das vezes. O Head-And-Shoulders por exemplo, é dos mais fiáveis. Mas só
depois de rompido o neckline.
JAS Escreveu:Eu não usei o meu nick no Concurso apenas porque não participei nele.
Não tenho razões para acreditar que me contas outra coisa para além da verdade. Nem tu tens de te preocupar se eu acredito nisso ou não. Por isso ficamos por aqui nesse assunto.
JAS Escreveu:Receios de perder credibilidade não me preocupam muito mas também não tenho.
O Fórum em vez de ver os meus resultados de um joguinho, bons ou maus, pode ver todos os dias os meus resultados de uma Carteira real.
Publico as vitórias e também publico as derrotas...
Isso é ser honesto e transparente.
Muito bem, eu fiz o mesmo no inicio deste tópico, a 3 de Dezembro ao revelar que shortei o Nasdaq nesse dia e obtive um bom lucro! Concordo com essa postura de dizer publicamente os trades que fazemos na bolsa, e não apenas falar na teoria.
Como tu costumas dizer, são os "trades práticos" que dão dinheiro a ganhar, não são
só as teorias ou projecções.
JAS Escreveu:Que fiques muito chateado com o teu mau resultado no Concurso é um problema teu e que podes justificar agora da maneira que quiseres.
Mas isso não altera o resultado.
O facto de eu dizer que esse mau resultado não contribuía para a tua coerência mantém-se.
Ser honesto e transparente é admitires que jogaste mal no jogo...
JAS, QUANTAS VEZES TENHO DE TE DIZER QUE EU NÃO JOGUEI A PORCARIA DO JOGO??
Tu adoras "picar" as pessoas, não é JAS?... Lá estás a demonstrar a tua agressiva personalidade. Já estou ansioso pelo regresso do Global Trader, para te mostrar do que sou capaz.
JAS Escreveu:Não te esqueças que na vida como na Bolsa não basta SER é preciso também PARECER...
Foi apenas por essa razão, e mais nenhuma outra, que eu disse que tinhas que corrigir esse ponto para seres coerente.
Eu não sou obrigado a seguir essa tua filosofia de vida. É demasiado teatral e hipócrita para combinar comigo. É por isso que eu também detesto "gurus" que expôem belos gráficos mas na prática, no verdadeiro trading são verdadeiros desastres. Detesto ser obrigado a "parecer" o que não sou. Se é essa a tua filosofia de vida, azar o teu, tenho muita pena do teu fardo mas não alinho nessa atitude.
Na minha filosofia de vida, eu prefiro "SER" algo de
bom porque realmente
mereço, e não porque "pareço".
JAS Escreveu:Portanto, meu caro Profitaker, as certezas em Bolsa não existem.
Ó JAS...
nem na vida existem certezas! Ou antes, só a morte é certa. Não existem certezas, mas existe uma certa
probablidade baseada em estatísticas históricas de X provocar Y. No fundo, a Análise Técnica é meramente a ciência/arte de identificar conjunturas que no passado
costumam produzir um determinado resultado. Mas sem garantias absolutas. Apenas com probablidades mais ou menos elevadas.
JAS Escreveu:A tua opinião, a minha opinião, a opinião de outro qualquer, sobre se estamos em Bear ou em Bull Market, podem ser certas ou erradas.
Mas só o futuro dará para ver isso.
Claro. Mas até o futuro mostrar o que realmente acontece, ninguém está errado nem ninguém está certo... está tudo em suspenso. Além disso, nem eu posso calar o teu optimismo, nem tu me calas o meu pessimismo actual. Deve haver mútuo respeito por cada um. É da diversidade de opiniões num debate que se cobrem todos os ângulos da realidade, e podem nascer ideias úteis.
Ambos fazemos falta neste fórum, por isso esforça-te para aguçares os teus argumentos racionais para defenderes o teu bullmarket e não para criares mau ambiente no fórum, porque eu não alinho nisso.
Bons investimentos.
Um abraço.