Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A fotografia do MONSTRO ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BEARISH mas não cego

por Profitaker » 1/12/2003 21:52

OK caro JAS,

Eu que sou apologista de fazer um esforço de ver a realidade como ela verdadeiramente é, reconheço que a tendência de curto-prazo é claramente positiva, e ainda não se deve apostar na queda do mercado neste instante! "don't fight the trend"!

Eu também concordo que, enquanto duram, se devem aproveitar estes "dias de Sol". :mrgreen:

Mas não esquecer de ter o guarda-chuva por perto, porque ainda estamos no Inverno. :)

Continuação de bons negócios.
Um abraço.
Anexos
20031201-Nadaq100.GIF
20031201-Nadaq100.GIF (15.77 KiB) Visualizado 1151 vezes
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

longo prazo

por JAS » 1/12/2003 9:34

JAS Escreveu:Os índices no muito longo prazo NÃO podem descer..
Por uma razão muito simples. As empresas "falidas" que começam a ter menor capitalização bolsista são substituídas por outras em ascensão.
Por este facto teremos sempre oscilações, para cima e para baixo, em torno de uma recta claramente ascendente.

Isso significa no muito longo prazo que, mesmo no teu cenário catastrófico, a linha ascendente e a linha descendente têm os mínimos desfasados ou seja é como se colocasses o triangulo isósceles em cima de uma linha de tendência ascendente.

O muito longo prazo pode significar "desde o início do índice".
Acho que não há nenhum que esteja abaixo do valor base...

Eu passo às coisas práticas e vou olhar para a bolsa.
Tenho que aproveitar enquanto sobe...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: O mundo não pára?!?!

por Profitaker » 1/12/2003 5:12

JAS Escreveu:Eu prefiro tentar ver as coisas pelo lado prático e não pelo teórico.

Caro JAS, mal do Progresso do Conhecimento Humano se nunca tivéssem existido "pensadores teóricos" na História do Mundo.

JAS, por tu não gostares de explorar as actuais ideias teóricas que analisam o mundo e o progresso humano, não quer dizer que seja errado os outros fazerem-no.

Invariávelmente cada qual faz aquilo que se sente melhor a fazer. Se tu preferes ter uma postura predominantemente prática nos mercados, se não paráres de vez em quando, para meditar no que se está a passar a nível global, se através dessa meditação e análise teórica, não te aperceberes das mudanças estruturais e civilizacionais que lentamente mas manifestamente estão a ocorrer todos os dias, a pouco e pouco, acabarás por notar, um dia, que os teus "métodos práticos" subitamente deixaram de funcionar, e ficarás um pouco "perdido" sem saber porquê isso aconteceu.

É importante uma análise contínua do mundo em que vivemos, pois tudo, absolutamente tudo, tem influencia nos mercados e só o debate teórico sobre essas questões permite detectar atempadamente, e permitir-nos ajustar a nossa estratégica a nível prático.

A prática e a teoria são 2 faces da MESMA moeda. Recomendo a não excluires nenhuma delas.

JAS Escreveu:É um erro dizer que a inflação já está descontada num índice. Um índice é um resumo de várias empresas e as empresas valem mais ou menos consoante o seu valor real.

Não é um erro, se tu vires os índices pelo que eles REALMENTE são. Ou pelo menos, do que eles são para MIM e para outros "teóricos" que partilham a minha opinião. E vou abster-me de repetir tudo o que disse sobre a minha visão DO QUE É um indice bolsista, pois está tudo nos meus posts anteriores.

JAS Escreveu:Bestial... Mas a mim o que me interessa é se a dita empresa, na realidade, aumentou o seu valor e se a cotação actual de 1000x é mais do que os 100x iniciais. E muitas vezes não é...
(em 1980 1 USD= 4,30 Bolivar Venezuelanos, actualmente 1 USD= 1599,50 VEB...)

Caro JAS, eu já percebi o teu ponto de vista e respeito-o. Mas a questão principal é não estás interessado na discussão teórica que eu estou a propôr, quanto às evidências do fim do bullmarket secular, e das sinistras projecções para O ACTUAL BEARMARKET que começou em 2000. Estás interessado em coisas um bocadinho mais práticas como os ganhos reais ajustados às diferenças cambiais internacionais e à inflacção nacional. Muito bem, faz aquilo que te agrada mais e resulta contigo. Apesar de pessoalmente, eu achar que isso é mais uma forma de analisar a àrvore imediatamente à tua frente, em vez de procurares ver o aspecto do resto da floresta.

Não vou insistir mais contigo, porque já exprimi acima a minha visão sobre como todas essas questões são questões espúrias, são questões regionais, práticas como tu bem afirmas, mas que não têm nada que ver com a análise do "quadro geral", que eu estou interessado em abordar nesta série de posts, e que indicam o iminente regresso do GRANDE BEAR... E vai ser um grande e longo bear, independentemente da moeda ou da taxa de inflacção que escolheres para o analisares!

JAS Escreveu:O que é que me interessa que um índice tenha tendência ascendente se isso não corresponder a lucros se eu investir nele?
Eu continuo a dizer que só posso medir isso de duas maneiras. Ou traduzindo tudo para a moeda do país em que vivo (ou onde faço maior volume de negócios) ou traduzindo isso em Francos Suiços pois é a moeda mais estavel que eu conheço.

JAS, geralmente o que acontece, é que a tendênca da moeda de um país, e a tendência da bolsa desse país são geralmente coincidentes. Portanto, se realmente quiseres demonstrar a tua tese, que um BEARMARKET bolsista não existe quando é traduzido noutra moeda, temo que vais ter bastantes dificuldades. Teóricamente falando, o efeito geralmente observado aquando da desvalorização da moeda desse país, e cuja bolsa também está em queda, apenas vai resultar na AMPLIFICACAO das perdas de um investidor estrangeiro que invista nessa bolsa, e não, como tu propões, que vai ANULAR o BEARMARKET que se vive nessa bolsa. É um desafio que te proponho. Se tiveres paciência, mostra-me exemplos de BEARMARKETS bolsistas anulados pelas diferenças cambiais. O máximo o que vais encontrar são Bearmarkets eventualmente ligeiramente atenuados, não anulados, pelas diferenças cambiais (e só do ponto de vista do investidor estrangeiro nessa bolsa).

Mas correndo o risco de te aborrecer novamente com as minhas suposições teóricas, eu repito o que disse nos posts anteriores... Nesta nova realidade de mundo e investimentos globalizados, eu acredito que apenas existe actualmente uma Bolsa Mundial, ou uma (tendência comum das bolsas mundiais, se assim quiseres) e como tal, a conversão desse "indice mundial" numa moeda individual qualquer, não terá utilidade absolutamente nenhuma. O critério principal para investir numa bolsa em vez de outra, não será o das tendências cambiais, mas o da força relativa que essa bolsa tem em relação a outra (como vemos actualmente no BOVESPA contra o DAX, por exemplo). As diferenças cambiais, geralmente ou são a favor do investidor estrangeiro, ou são muito diminutas.

A minha mensagem para ti, que és uma pessoa prática:

Esquece a actual tendência câmbial quando escolheres uma bolsa internacional para investires. Procura isso sim, a bolsa que está a demonstrar maior interesse dos investidores mundiais, que podes descobrir simplesmente ao comparar o "top" das bolsas com mais valorização nesse período - vais ver que geralmente a evolução do cambio até ajudará a amplificar ainda mais os lucros. (O que faz sentido: uma bolsa com o maior interesse mundial dos estrangeiros significa que a moeda desse país é muito procurada). E depois liquidas os teus investimentos nessa bolsa, e mudas para outra, quando a tua bolsa já não estiver no "top" das mais valorizadas. Este conselho vai-te permitir ganhar muito dinheiro, como uma estratégia diversificada de investimento internacional, de médio/longo-prazo.

JAS Escreveu:Mas passemos a outro ponto interessante.
Os índices no muito longo prazo NÃO podem descer..

Antes de me dizeres que os indices não podem descer no "muito longo prazo", tens de me dizer o que significa "muito longo prazo" para ti. Um bearmarket que já dura há CATORZE ANOS E QUE AINDA NAO ACABOU, chega-te te mostrar que existem longos bear-markets? Tens aqui o link de um bearmarket de "muito longo prazo", numa das principais bolsas do mundo, e que as pessoas preferem evitar tomar conhecimento ou tomar consciência que existe, porque entra em conflito com o seu desejo secreto de "quererem acreditar" que a bolsa é um caminho permanente e garantido para "cima". O problema é que as pessoas só escolhem ver aquilo que querem!

http://finance.yahoo.com/q/bc?s=^N225&t=my&l=on&z=l&q=l&c=

(copiar o endereço completo para a linha de endereços do Internet Explorer).

JAS Escreveu:Por uma razão muito simples. As empresas "falidas" que começam a ter menor capitalização bolsista são substituídas por outras em ascensão.

Eu já demonstrei em posts anteriores como essa natural, mas ingénua ideia das pessoas, não acontece na realidade. Num bearmarket, as empresas que substituem as empresas falidas num indice, acompanham a tendencia do bearmarket desde o primeiro dia que entram na bolsa, e por melhor qualidade que tenham essas empresas, quase nada escapa a um bearmarket: Exemplos da desastrosa entrada em bolsa da Impresa e PTM.COM e da sua desvalorização abaixo dos valores de subscrição na OPV.

JAS Escreveu:Tu moves-te num mundo de AT's que não têm nada a ver com o mundo dos "patos" que alimentam a bolsa.

Lá estás tu a menosprezar a A.T. ...
Como já disse, a Análise Técnica, é para mim e para todos os analistas técnicos puros, a melhor forma possível de análise do mercado, pois num gráfico está representado absolutamente tudo. Tudo o que se conhece e o que não se conhece. Está lá tudo. Até futuras notícias, e futuros cenários socio-politico-financeiros se podem prever(com graus de probablidade), pela análise técnica de um gráfico de um indice!... Mas isto é o que nós, analistas técnicos acreditam e sabem.

JAS Escreveu:Reza a história que os patos não entram todos de uma vez no mercado e que só entram na parte final do Bull Market... Neste momento eles ainda nem sequer estão a pensar entrar na bolsa. Não

Em primeiro lugar, é escusado esconder que todos nós já fomos "patos" na nossa vida da bolsa, nem que seja quando começámos neste meio. E eu desafio qualquer "guru" a vir dizer com honestidade que nunca teve perdas abissais na bolsa, até se tornar + experiente. Apesar de alguns demorarem mais do que outros a aprender, ninguém nasce ensinado... Por isso eu até tenho paciência e simpatia com aqueles que nada sabem mas que querem aprender. Pois eu já estive no sapato deles. Não me dá gosto usar essas classificações para essas pessoas, e até me dá gosto partilhar os meus conhecimentos com elas, quando se tratam de pessoas humildes e bem-formadas, claro.

Quanto à tua afirmação emprírica, de notares que o comum dos cidadãos está indiferente quanto à bolsa e até pessimistas/desanimados com a economia e a vida em geral, há aí um erro de raciocínio da tua parte em usares isso como sendo um indicador contrário POSITIVO e extrapolares isso para uma realidade futura POSITIVA da bolsa... Em primeiro lugar, raras são os cidadãos comuns portugueses que investem na bolsa... e o que é comum encontrar em termos de cidadão comum, na sua relação com a bolsa últimos 3 anos de bearmarket, é somente pela sua experiência negativa com as acções compradas nas privatizações e também pelo aumento do desemprego. É isto que o mau-humor do cidadão comum está neste momento a reflectir! Contudo isto não te permite ter pistas sobre o que vai acontecer na bolsa, pois essas pessoas estão desligadas do mercado financeiro propriamente dito. Apesar da tentativa do Guterres de fomentar o "capitalismo popular" durante a sua campanha de privatizações, a realidade é que o povo português teve uma má experiência, e por isso, desinteressou-se e não ficou ligada à bolsa, como pelo contrário, acontece com outras sociedades. Se formos ao extremo, nos EUA, METADE DAS familias comuns possuem acções na bolsa e viveram 20 anos de subidas vertiginosas, e por isso, interessam-se e estão habituados a ter uma consciência crítica sobre a bolsa. Isso não aconteceu nem acontece com o comum dos portugueses. Logo, eles são um mau indicador para a bolsa, porque não têm essa consciência critica da bolsa.

Contudo, reconheço que o humor dos cidadãos não-investidores é um bom indicador quanto ao bem-estar psicológico da sociedade, que poderá servir para prever possíveis transformações politico-sociais iminentes. Contudo, são um indicador imperfeito quanto ao rumo da bolsa, porque eles têm pouca influência nela! Não achas melhor saber como está o actual indicador do estado de espírito dos CIDADAOS-INVESTIDORES?

Pois ... surpresa!...: eles estão super-optimistas neste momento!

A prova que estamos ainda DENTRO de uma longa tendência de descida, é que o "indice do medo" dos investidores, o chamado Volatility Index (VIX), está agora a fazer um novo mínimo histórico dos últimos 7 anos, isto apesar de tanta destruição financeira que aconteceu nos ultimos 3 anos! O optimismo destes investidores está forte como nunca! E este é o "contrarian indicator" (costuma acontecer o contrário) que tu, JAS, devias acompanhar, não a opinião do teu Barbeiro... O caminho mais provável para a bolsa, daqui para a frente será exactamente o oposto do que o indicador mostra. Como SEMPRE aconteceu no passado! (Ver a perfeita correspondência simétrica entre os picos no indice VIX e os picos no indice da bolsa).

Só não quem não quer, é que não vê o que VAI ACONTECER.

Bons investimentos!
Um abraço.
Anexos
MONSTRO-DOW-JONES.GIF
MONSTRO-DOW-JONES.GIF (23.05 KiB) Visualizado 1255 vezes
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

Re: O mundo não pára?!?!

por JAS » 30/11/2003 18:28

Profitaker Escreveu:Por vezes o Mundo Pára mesmo e pára durante séculos, se for preciso. Já aconteceu, e está agora a acontecer novamente, desde há 3 anos, mais concretamente.

O tópico começou com uma figura, um H&S, e agora já te estás a dispersar...
Eu até gosto muito de discutir a teoria dos "deuses astronautas". É verdade que ao longo da história o mundo parou e que se registou uma perda de conhecimento inexplicavel. Encontramos isso na América do Sul e no Egipto. Mas é discutível se o que se deu não foi uma progressão desmesurada e repentina do conhecimento e depois, na falta desse motor, tudo voltou à normalidade com o desaparecimento do "deus astronauta"...

Mas voltemos ao tópico.
Eu prefiro tentar ver as coisas pelo lado prático e não pelo teórico.
É um erro dizer que a inflação já está descontada num índice. Um índice é um resumo de várias empresas e as empresas valem mais ou menos consoante o seu valor real. O seu valor contabilístico e, por tabela, a sua cotação em bolsa dependem da inflação que se tenha registado.
Por exemplo, um título que valia 100 x, espresso na moeda desse país, em 1980 pode valer agora 1000 x. O índice, composto por N empresas similares, pode ter aumentado na mesma proporção. Daí resulta uma linha de tendência nitidamente ascendente. Podes dizer que o que interessa, em termos de AT, é que essa tendência se irá prolongar. Bestial... Mas a mim o que me interessa é se a dita empresa, na realidade, aumentou o seu valor e se a cotação actual de 1000x é mais do que os 100x iniciais. E muitas vezes não é...
(em 1980 1 USD= 4,30 Bolivar Venezuelanos, actualmente 1 USD= 1599,50 VEB...)

Este raciocínio também se aplica aos States ou a qualquer outro índice mundial.
O que é que me interessa que um índice tenha tendência ascendente se isso não corresponder a lucros se eu investir nele?
Eu continuo a dizer que só posso medir isso de duas maneiras. Ou traduzindo tudo para a moeda do país em que vivo (ou onde faço maior volume de negócios) ou traduzindo isso em Francos Suiços pois é a moeda mais estavel que eu conheço.

Mas passemos a outro ponto interessante.
Os índices no muito longo prazo NÃO podem descer..
Por uma razão muito simples. As empresas "falidas" que começam a ter menor capitalização bolsista são substituídas por outras em ascensão.
Por este facto teremos sempre oscilações, para cima e para baixo, em torno de uma recta claramente ascendente.

Isso significa no muito longo prazo que, mesmo no teu cenário catastrófico, a linha ascendente e a linha descendente têm os mínimos desfasados ou seja é como se colocasses o triangulo isósceles em cima de uma linha de tendência ascendente.

Profitaker Escreveu:Eu já disse que fiz este tópico não para os daytraders, mas para aquela grande "manada" de bulls que, iludidos por esta brilhante demonstração de força do mercado em 2003, vão entrar no mercado "para o longo-prazo", como é típico dos pequenos investidores, já no próximo mês de Janeiro, e como todos os meus indicadores apontam para o gravíssimo erro que isso significava. É só disto que se trata o meu post.

Este ponto também me parece um exagero. Tu moves-te num mundo de AT's que não têm nada a ver com o mundo dos "patos" que alimentam a bolsa. Reza a história que os patos não entram todos de uma vez no mercado e que só entram na parte final do Bull Market... Neste momento eles ainda nem sequer estão a pensar entrar na bolsa. Não te esqueças que após um período de recessão eles nem sequer ainda têm pé-de-meia para o conseguirem fazer.
Se tiveres dúvidas pergunta ao teu barbeiro, à tua mulher a dias, ou mesmo, aos teus amigos não AT's.

JAS

O mundo não pára?!?!

por Profitaker » 30/11/2003 9:25

Rei da sardinha Escreveu:Devo dizer que do ponto de vista psicológico,sem olhar a gráficos, também eu sinto um pessímismo latente na mente, em relação à evolução do mundo e da vida dos povos e em caso de guerras não há indíces que resistam. Mas lembro-me do meu avô me dizer "o mundo não pára"

Isso é um erro. Por vezes o Mundo Pára mesmo e pára durante séculos, se for preciso. Já aconteceu, e está agora a acontecer novamente, desde há 3 anos, mais concretamente.

E eu não sou daqueles que faz afirmações "à toa", vou demonstrar tudo o que digo.

Desde o meu primeiro post que estou a aconselhá-los a aumentarem o vosso ponto de prespectiva para verem a floresta para além da àrvore à vossa frente.

Infelizmente, muitos só pensam na História como se ela apenas tivésse começado no século XX (ou XVIII no caso do comentador), e é só nessa realidade e com os parâmetros desse pequeno período Histórico, que fazem as suas extrapolações para o futuro. Realmente a memória é curta. Mas eu vou remediar isso.

Estou a preparar o material e voltarei em breve com a demonstração. Agradeço a vossa paciência.

Apesar da hora não resisti

por Rei da sardinha » 30/11/2003 4:27

Caro Profitaker

Depois de ler todas as questões aqui colocadas e sentir o enorme entusiasmo nas respostas e contra respostas aqui desenvolvidas fiquei com algumas interrogações na mente.

Devo dizer que do ponto de vista psicológico,sem olhar a gráficos, também eu sinto um pessímismo latente na mente, em relação à evolução do mundo e da vida dos povos e em caso de guerras não há indíces que resistam. Mas lembro-me do meu avô me dizer "o mundo não pára"

A discussão sobre indícies já não é nova aqui no Caldeirão, o que é novo é a aproximação do "monstro" nesta altura.Recordo-me até,de há quase um ano, penso que no mês de Dezembro 2002, um dos grandes analistas de Bolsa (César Borja/Capabranca) fazer aqui as previsões catastróficas para os indíces,falava ele na altura, num espaço de 3 meses iamos ter o S&P a 500 ou 600 pontos,mais ou menos eram estes valores, quem quizer pode confirmar. Ora, na Altura já se falava na intervenção Americana no Iraque para fim de Fev. ou Março. Fiz as minhas contas e verifiquei que essa coincidência iria coincidir com o inicio da guerra.Fiz-lhe a pergunta se a previsão dele era independente da haver ou não guerra, e ele afirmou que não tinha nada a ver uma coisa com a outra, antes pelo contrário. Verificamos hoje que ele não tinha razão e a guerra é sempre um, factor de incerteza que condiciona a psicose dos investidores. Se as suas previsões, tanto gráficas como psicológicas se verificarem mal irá o mundo...

Voltando ás interrogações com que fiquei, destaco a subida de mais de 2000% do Dow no espaço de 100 anos, e pergunto:
1) Qual foi a evolução dos lucros(criação de riqueza) das empresas do Dow nesses 100 anos?

2) Quanto custava nesse tempo um pão? Um acre de terra? Um quilo de batatas?......ou seja um conjunto de produtos essenciais?

Eu não faço a minima ideia se estou certo ou errado,mas deve ter hoje mais lucros uma MSFT do que teriam todas as empresas do Dow à 100 anos

Olhe, caro Profitaker, eu quando começo a pensar negativamente na evolução do mundo, descontraio-me comendo uma boa sardinhada e bebendo uns canecos de verde ...sempre dá ESPERÂNÇA para amaciar as preocupações...

Cpts
Rei da sardinha

por Comentador » 30/11/2003 1:25

Meus Caros Amigos,

Naturalmente, tenho acompanhado com muito interesse esta excelente discussão que, para alegria minha, está a ter um nível bastante elevado.

Acho que chegou a altura de me atrever a participar e ainda por cima para contestar a segunda das afirmações do Profitaker, para a qual vou dar a minha opinião devidamente fundamentada.

O meu objectivo não é discutir se estamos em bear ou bull market. Acho correcta a projecção feita para o DAX com base no H&S, embora a sua concretização nunca possa ser uma certeza, só uma probabilidade, maior ou menor, consoante a confirmação eventual de outros indicadores e factores. Mas, para que não fiquem dúvidas, esclareço que acredito que estamos num ressalto, num forte rally, no âmbito de um bear market que continua. Esta fase bull, no entanto, pode demorar mais tempo do que o previsto… mas veremos os sinais que o mercado nos transmite, ele é que manda!

Mas vamos à

Questão: Bearmarket de muito longo prazo e correcção da subida dos últimos 100 anos

O nosso amigo Profitaker disse que “a previsão de um longo bearmarket advém da enorme estrutura da última onda impulsiva dos mercados americanos nos últimos 100 anos, que acabou ….desde Março de 2000, … (sendo) por causa da dimensão desse enorme avanço que é preciso agora corrigir, e que vai ser feito nas mesmas proporções em que foi feita a subida dos 100 anos anteriores!”

Esteja certo, amigo Profitaker, que eu li todos os seus argumentos (e todas as respostas) e que considero que a base do seu raciocínio é muito sólida, especialmente no que à análise técnica diz respeito. Parece-me no entanto que está a ir muito para além do que alguma vez poderá ver em qualquer gráfico. Já sei que isso constitui uma probabilidade, que acha grande, baseada na sua visão pessimista do comportamento dos investidores relacionado com os problemas económicos mundiais.

Mas está completamente enganado, na minha modesta opinião, e explico-lhe porquê.

Ao referir-se aos mercados americanos (e aos outros) está a referir-se ao desenvolvimento económico mundial e isso tem a ver com a Análise Económica. Ora, a ciência económica tem provado que a evolução da actividade económica mundial, no muito longo prazo, e estamos a falar desde o ano de 1750, no mínimo, tem sido sempre crescente e especialmente motivada por acelerações de progresso desencadeadas ciclicamente por inovações decisivas. Deste modo, esta sua previsão não terá base científica ou de razoabilidade e, atrevo-me a dizer que a respectiva probabilidade de ocorrer é tão pequena que se pode considerar impossível.

Não quero terminar sem dar os meus parabéns a alguns dos intervenientes, pelas suas intervenções, e especialmente ao Profitaker, que tem dado verdadeiras ensaboadelas técnicas, longas e pacientes, a quem se mete com ele.

Vamos lá ver o que me toca a mim!?...

Um abraço

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

A natureza dos mercados e conclusões para o futuro...

por Profitaker » 29/11/2003 23:59

Caro JAS e restantes amigos,

Em relação ao ajuste cambial dos indices, eu já expliquei exaustivamente acima, a razão porque isso não faz sentido (do ponto de vista da análise técnica de um gráfico) devido à natureza das bolsas, devido ao que os índices REALMENTE SÃO, fazendo sentido, isso sim, para um investidor estrangeiro, que quer saber o seu ganho real nessa bolsa de moeda diferente, no momento de liquidar os seus activos e transportar os lucros para a sua própria moeda. Mas até tu deves concordar comigo, que não interessa nada a um investidor americano na bolsa americana, traduzir o seu próprio indice noutra moeda qualquer... não tem interesse algum PARA ELE, logo, um analista técnico americano, ao analisar um indice americano, nem sequer pensa em ajustar o seu indice a qualquer outra moeda. Não lhe interessa NADA.

Quanto ao investidor estrangeiro (p.ex. um Europeu), na bolsa americana, actualmente tem à sua disposição instrumentos de cobertura de risco quanto às flutuações cambiais. Assim, ele poderá vender futuros do Dólar contra o Euro, na mesma proporção do investimento líquido em Dólares que fez nessas acções, para se proteger das flutuações cambiais adversas. FOI PARA ISTO, QUE OS FUTUROS FORAM ORIGINALMENTE CRIADOS, para cobertura de risco, e não apenas para fins de trading e especulação, como é no fundo, a assumpção errada da maioria das pessoas que não conhecem a finalidade e a história dos "futuros".

Assim, voltando ao exemplo, assumindo que a bolsa americana sobe, mas o Dólar desce contra o Euro. O investidor não se preocupa: o investidor recolhe o lucro em Dólares, obtido pela venda dos títulos e recolhe igualmente o lucro obtido pela posição "short" em futuros do Dólar contra o Euro, que deverá ser suficiente para "apagar" o efeito da perda cambial obtida no Dólar contra o Euro. E se acontecer o contrário? Ganha igualmente na bolsa americana, mas o Euro desvaloriza-se contra o Dólar, o que acontece? Se não tivésse vendido os futuros do Dólar, ele ficaria muito contente, pois acumularia os 2 lucros: o da bolsa e o da diferença cambial. Mas como vendeu os futuros do Dólar contra o Euro, ele perdeu nesses futuros o lucro exacto obtido pela valorização do Dólar contra a sua própria moeda, anulando-se assim um ao outro. É esta a finalidade dos futuros cambiais: "apagam" o efeito cambial, mas também não te deixam "ganhar duplamente" numa bolsa estrangeira, caso a bolsa e a moeda desse país subam ao mesmo tempo. É como se investisse na sua própria bolsa nacional, no fundo. :)

Simples, não é? :)

E como é minha convicção, que devido às correspondências quase perfeitas entre os mínimos e máximos relativos das diferentes bolsas mundiais e dos respectivos pontos principais de inversão de tendência, não existem presentemente várias, mas sim, uma única bolsa mundial, bastaria, no fundo, fazer uma análise técnica desse INDICE MUNDIAL e como tal, também não faz sentido ajustar um indice mundial a qualquer moeda individual.

É verdade que vivemos presentemente num mundo globalizado, e que até os investimentos não fogem a esta realidade da globalização. Daí que exista tanta correspondência entre os diferentes índices bolsistas. Correspondência exacta, repito, nos pontos principais de inversão de tendência, e não exactamente nas dimensões dos movimentos que cada bolsa faz após atingir esses pontos de inversão comuns. Apesar de os fazerem na MESMA direcção. E isto é o que é importante: Pois é na detecção de tendências que está o coração da Análise Técnica. "the trend is your friend"...

Segunda parte: O efeito da Inflacção.

Certamente tens conhecimento que umas das premissas principais da Análise Técnica, é a plena convicção de que os mercados (isto é, os gráficos dos indices) já englobam todo o conhecimento que existe a um dado momento da soma de todos os intervinientes nesse mercado, seja conhecimento a nível dos fundamentais macro e micro económicos, seja de expectativas ou até simples boatos. Tudo isto está SEMPRE incorporado no mercado a todo o momento, pela acção dos diferentes intervinientes no mercado, adeptos das mais diferentes formas de análise e possuidores dos mais diversos conhecimentos sobre os fundamentais/planos/expectativas mesmo que seja "informação inside", não disponível para todos os intervinientes. Só o facto destes saberem, as suas posições na bolsa vão reflectir imediatamente o que eles sabem, o que vai influenciar o resto dos investidores, todo este processo acontece em tempo real, instantaneamente.

Convictos desta realidade, os analistas técnicos, consideram um gráfico como o seu "Deus" (perdoem-me o sacrilégio). Para um analista técnico, UM GRÁFICO É TODA E A UNICA REALIDADE QUE EXISTE, a realidade mais pura e objectiva que existe, e eles acreditam, que da sua análise, pode-se inferir com grande rigor, a direcção MAIS PROVÁVEL para o rumo futuro do mercado.

Assim, e aludindo à tua questão... Devemos ou não, ajustar um gráfico de um indice bolsista ao efeito da Inflacção?

Também não.

Porquê? Porque o efeito (aliás, EXPECTATIVA) da subida da inflacção, e da correspondente subida nas taxas de juro, também ele está JÁ ESTÁ INCORPORADO no preço das acções. Ou não seria o aumento das taxas de juro um dos maiores fantasmas que fazem cair as acções... O mercado antecipa o aumento da inflacção e das taxas de juro muito atempadamente, imediatamente, constantemente e em tempo real. Assim, não é comum assistirmos a uma subida prolongada das bolsas num ambiente de subida prolongada das taxas de juro. Muito pelo contrário! E assim, o exemplo hipotético que deste da subida de 20% da bolsa num ambiente de aumento de 50% da inflacção, não é muito verosímil.

Mas a questão que quero salientar nem está no teu exemplo... o Facto é que é preciso entender e compreender o que é um índice bolsista! Um índice bolsista, não é precisamente um índice de preços, sujeito às regras da inflacção e por isso é preciso ajustá-lo... Nada disso. Um índice bolsista é antes de mais um indice do estado PSICOLOGICO das pessoas, como já argumentei incessantemente em todos os meus posts! É nisto que eu acredito PROFUNDAMENTE.

E esta é uma ideia fundamental na qual baseio a minha previsão "negra" para os próximos anos desses "indices" bolsistas (ou na minha linguagem, os próximos anos negros na psicologia e estado de 'humor' das pessoas).

A economia não melhora sem melhorar o optimismo das pessoas, porque a economia É O SENTIMENTO das pessoas! Mesmo que segundo as fórmulas dos livros, tudo já esteja em "teoria", prontinho para um arranque imparável das economias e das bolsas. Sem melhorar a psicologia dos investidores a nível mundial, as bolsas também não subirão muito mais! Esta é uma realidade indismentível, que o futuro próximo vai-se encarregar de demonstrar!

Mas os "poderosos" já reconhecem isto que eu estou a dizer... a própria ministra Ferreira Leite diz: "a economia só melhora quando melhorar a confiança dos agentes económicos".

Por outras palavras, o futuro bem-estar material de todos nós, da nossa comunidade planetária (desde os comuns cidadãos-consumidores aos empresários-investidores), ESTÁ DEPENDENTE do estado de optimismo DESSA MESMA COMUNIDADE! O que é uma conclusão apaixonante! Um círculo vicioso, uma pescadinha de rabo-na-boca! :)

Voltando à analogia do doente depressivo. Neste momento, somos todo um Mundo deprimido, somos uma única consciência colectiva DEPRIMIDA. E é por isso que não nos conseguimos pôr de pé e andar para a frente. A solução para isto? Bom, se de uma pessoa individual doente se tratásse, bastava receitar-lhe um "Prozac". Mas onde está a consciencia extra-terrestre, capaz de nos dar esse "Prozac" que todos nós precisamos neste momento? Não existe, que nós saibamos! (mas isto fica aberto a discussão).

Sendo assim, vai ser preciso ter de confiar na passagem do tempo, e confiar, ou "TER FÉ", que o "doente", todos nós (a economia, se preferirem), se consegue auto-curar! Só que nós sabemos do exemplo da vida real, que um doente fortemente depressivo (ainda não chegámos a esse nível de depressão colectiva, mas para lá caminhamos), se não for assistido, corre o sério risco de fazer actos irracionais, se auto-mutilar, e num extremo, até se suicidar! E se a minha analogia estiver certa, e existir realmente esta actual consciencia colectiva global e planetária num estado progressivamente mais depressivo, nós corremos sérios riscos de não sobrevivermos como Espécie.

Até o Ertai disse... a futura prevalência da nossa Espécie na superfície deste planeta, não está nada assegurada. E qualquer pessoa sabe isso consciente ou inconscientemente (basta ver a tendência incessante do aumento da poluição do planeta, da proliferação nuclear e de armas biológicas, dos extremismos e fundamentalismos). Logo, o cenário de um fim catastrófico para a humanidade (para os indices bolsistas, se preferirem), é uma possibilidade absolutamente nada irreal, nada da "ficção", e até está de acordo com as minhas análises técnicas do gráfico secular da bolsa (i.e., o gráfico da psicologia humana).

Mais um aspecto que abordaste... e que se prendia com o efeito da globalização que justificaria a correspondencia perfeita nos ultimos anos entre as diferentes bolsas mundiais, mas que esse efeito de sincronia desapareceria ENTRE AS DIFERENTES BOLSAS MUNDIAIS, com o tempo. Só tenho a dizer: Concordo contigo perfeitamente.

Seria preciso recuar muito no tempo, para descobrir o ponto em que a "psicologia" do povos nativos da América do Norte e da Europa começaram a estar interligadas (ou na linguagem corrente, que ambas as bolsas entraram em sintonia). Talvez só apartir da época de Colombo! Sim, antes disso, poderíamos ter uma Europa medieval socialmente e psicologicamente deprimida (como está hoje), e os Indios, isolados da nossa realidade e estado de espírito, viviam na sua terra todos felizes da vida, a caçar bisontes e a fumar ervas nos seus cachimbos! ;)

É claro que há uma altura em que as duas realidades entraram em sintonia, até chegarmos à sintonia que existe hoje em dia. Mas pelo menos é admissível que no inicio do século XX, ambas as realidades dos mercados de ambos os países (isto é, o estado psicológico de ambos os povos), já estavam razoavelmente sincronizadas. Eu ponho esta assumpção porque não tenho dados históricos das bolsas Europeias do ínicio do Século XX, apenas tenho dos EUA, logo não posso afirmar com toda a certeza. Mas não importa muito: O que é um facto é que pelo efeito da massificação cultural e dos meios de difusão das noticias e da cultura, HOJE existe sincronia perfeita.

E se o longo bullmarket secular nos EUA de 28 mil porcento desde 1903, terá de sofrer uma correcção proporcional a essa subida, nem a Europa, nem nenhuma parte do mundo, concerteza que ficarão incólumes, como aliás, vimos desde Março de 2000 até 2003 (até o Brasil caiu 40% nesse período). Porque hoje, todos somos um só, a nível mundial.

Agarrem-se bem! Os gráficos dizem que futuro pode trazer transformações (já começámos a ver em 11/2001), que ainda vão surpreender milhões de pessoas! :shock:

Até lá, procurem ser felizes, :mrgreen:
Um abraço.

Disclaimer: Estou muito convicto :| ... mas também posso estar errado! :roll:

Bull ou Bear Market

por JAS » 29/11/2003 14:20

Profitaker Escreveu:No fundo, o que conta, é fazer dinheiro no mercado, independentemente se mantemos uma posição no mercado durante 3 horas ou durante 3 meses. Ambos podem ganhar dinheiro!

Vejo que também já andas há muitos anos na bolsa e que não és um simples teórico de AT.
E, sendo assim, o que nos interessa é vermos se na realidade ganhamos dinheiro.
E foi exactamente por isso que levantei o problema cambial...

Mas comecemos pelas generalidades.
Como muito bem sabes, em geral, encontramos sinais contraditórios quando analisamos um determinado índice ou um determinado título e temos que escolher entre eles. E, ao fazermos a escolha, ficamos do lado certo ou do lado errado.

O H&S que apontas é um indicador que descobriste mas há muitos outros indicadores que nos estão a apontar para cenários nitidamente diferentes.
Todos eles se baseiam na história e na repetição de padrões anteriores.
Um ponto que gosto sempre de discutir é se a história na realidade se repetirá neste mundo global e acelerado em que agora vivemos.
Dizes que há coincidências temporais dos topos e dos fundos dos diversos índices. Isso é uma consequência da globalização e apenas se verifica agora. Historicamente se andarmos secularmente para trás, no tempo em que as economias dos países estavam perfeitamente desligadas, isso era impossível de acontecer...
Mesmo actualmente não é linear que isso se esteja a verificar em todos os índices. Estará a acontecer nos principais mas, mesmo assim, temos que abstrair o Nikkei, ou opostamente o Bovespa, que serão casos especiais.
E isso significa que não podemos afastar uma hipótese, que nos pode parecer remota, de amanhã termos o DOW com um padrão e os índices europeus com outro. E de termos padrões muito diferentes nos 3 grandes colossos que irão surgir neste século: China, Brasil e India.

Mas voltemos ao problema da moeda de referência.
Um índice numa linha de tendência ascendente significa à primeira vista que tudo vai bem naquela economia ou, pelo menos, que os investidores acreditam que sim. A tal psicologia das massas de que falas.
Suponhamos que o índice sobe 20% num ano. Isso quer dizer que um investidor ganhou 20% nesse ano? A nós o que nos interessa é ganhar dinheiro...E temos que ver bem se, na prática, o ganhámos ou não!
É evidente que não teremos ganho se esse país tiver tido uma inflação de 50%. Teremos perdido 30%.

Estes factores não têm grande importância quando fazemos análises de curto/médio prazo (excepto se houver desvalorizações abruptas da moeda) mas não os podemos abstrair no longo prazo.
No caso do nosso PSIzinho faria algum sentido ir buscar valores anteriores a 1974 (dollar a 27$00) para os comparar com os do ano passado (dollar a 220$) ou com os actuais (dollar a 166$)?
Neste caso particular, como até houve uma profunda alteração da base de dados, é inválida qualquer comparação ou extrapolação.

Portanto, meu caro Profitaker, tu só consegues traduzir a realidade de um indice se lhe abstraires a inflação e as flutuações cambiais dessa moeda. Se não o fizeres ele pode estar mascarado...
Podes dizer que o que te interessa é o dollar e que o resto é música. Nos tempos que correm, com um dollar em desvalorização, não estarei de acordo contigo.

E aí voltamos à minha questão.
Parece-me extraordinariamente difícil (e trabalhoso) ir descobrir os valores da inflação desses períodos longos. Parece-me bastante mais simples traduzir tudo na moeda mais estavel do Mundo.
Não porque os investidores sejam Suiços... Apenas porque não temos nenhuma moeda única mundial e é difícil arranjar um cabaz de moedas válido para períodos tão longos.

Um abraço,

JAS

P.S. - Tico&Teco, quando fores ao supermercado verifica se os teus lucros nos States se traduzem em mais compras... É isso que na realidade interessa.

Re: Correcções seculares

por Profitaker » 29/11/2003 3:35

Learner Escreveu:Gostaria no entanto de deixar uma ideia, que pode ser absurda, mas que é a seguinte: parece-me irreal falar de correcções seculares, pois os índices são feitos de empresas que pelo menos sobrevivem, ou seja as que deixam de ser importantes saem do índice e por isso o efeito de no prazo secular o índice ir subindo, enquanto que milhares de empresas por lá passaram mas entretanto morreram sem que os índices tb morressem. Outrora as empresas de caminhos de ferro foram as estrelas dos índices, elas já morreram (ou pelo menos a grande parte delas), mas os índices continuaram, pois novas empresas entraram.

Caro Learner, bem-vindo à discussão. :)

Eu já detalhei no meu último post, porquê que um indice pode realmente "morrer", independentemente de falirem e/ou entrarem empresas novas no indice e independentemente de existir rotação dos sectores que constituem predominantemente um dado indice principal.

A razão principal que me permite garantir com toda a segurança que um índice poderá, um dia, e tal como já aconteceu no passado, sofrer correcções severíssimas, quiçá até superiores a 90% nos próximos anos, e como detalhei e expliquei mais acima, é que: o preço de uma acção, e por consequência, de um índice, depende quase exclusivamente, do estado de optimismo, do estado psicológico dos investidores, e não, como muitos pensam, e como seria desejável num mundo perfeito, dos fundamentais das empresas subjacentes a esses títulos.

Um exemplo recente: todas as IPOs e todos os titulos novos que entraram na nossa bolsa JÁ DEPOIS do fim do bullmarket, isto é, depois de Março de 2000, caíram como "pedras" nos meses e anos seguintes ao seu preço de entrada na bolsa. Foram os casos da Impresa e da PTM.COM por exemplo. Isto aconteceu porque o Bullmarket já tinha "morrido", e a crise de falta de confiança resultante, impediu estes 2 titulos em particular de conseguirem sequer valorizar-se mais do que o seu preço de entrada na bolsa. Logo que entraram em bolsa, acompanharam a queda do resto do mercado, do resto do sentimento pessimista, sem nunca verem valores superiores ao seu valor de admissão nos três anos seguintes de Bearmarket.

Portanto, caro Learner, no cenário futuro do bearmarket secular que penso VAI ACONTECER, nem sequer a entrada de novos títulos num índice para substituir títulos eventualmente falidos, impediria o indice de continuar a cair cada vez mais e mais... só uma mudança no optimismo dos investidores poderá travar e inverter as quedas, seja de que acções forem, qualquer que seja o sector a que pertencem as acções que componham o indice nessa altura, que ele atingir o fundo final.

O que manda nos preços das acções e dos indices não são os fundamentais das empresas, nem quaisquer "listas de ingredientes para o nascimento de um bullmarket", mas pura e simplesmente o actual sentimento psicológico dos intervinientes no mercado (a massa de investidores), que influencia marcantemente as expectativas sobre o valor futuro das empresas e por conseguinte, o preço a que os seus títulos são oferecidos para venda no mercado.

Quanto ao facto de existir essa "listinha" de factores, que geralmente determinam as condições para o "nascimento" de um bullmarket, esteja essa lista publicada num livro de renome ou noutros quaisquer respeitáveis cânones, nem isso será suficiente para garantir que o bullmarket continuará... E é preciso não esquecer que não estamos a discutir NESTE MOMENTO, do nascimento ou não de um bullmarket, pois ele JÁ NASCEU!, e JÁ ESTÁ A DURAR HÁ QUASE 1 ANO ! Portanto, a listinha até pode ter já cumprido a sua função de determinar o nascimento deste bullmarket que dura há 1 ano, mas cumprida essa função, a listinha não diz quanto tempo esse bullmarket (este bullmarket) vai durar! - como tu próprio admites.

Portanto, e na minha modesta opinião, eu asseguro, em minha sincera consciência, e sabendo que corro o risco de errar, que considero este bullmarket já muito perto do fim, e não no seu início, como alguns se atrevem a pensar!

É o que dizem as minhas análises quanto à (curta) duração deste bullmarket. Mas ninguém é obrigado a aceitar esta projecção. O tempo vai mostrar o que realmente acontecerá daqui para a frente. Vamos ver.

Um abraço.

Correcções seculares

por Learner » 29/11/2003 2:44

Desculpem meter a colherada, mas este é o tópico que em minha opinião mais interessa discutir neste momento, ou seja, para onde caminhamos numa perspectiva de LP, pois pelo menos no meu perfil de actuação, isso vai implicar a decisão de que lado do mercado é que vou estar.

Neste momento partilho da posição que o Ulisses defende, ou seja, a tendência actual é de subida e enquanto não inverter é assim que eu me vou posicionar; considerarei que inverteu para baixo quando as importantes resistências que foram quebradas em alta sejam agora quebradas em baixa. À parte este posicionamente puramente técnico, acredito que podemos estar num bull market, embora não seja possível determinar o tempo que vai durar, podendo eventualmente ser muito mais curto que os restantes. Temos que estar atentos e estar do lado que o mercado mandar, neste momento o que não falta são produtos para actuar nas subidas e nas descidas, com ou sem alavancagem, etc, por isso não há porque temer o bear (falando só de bolsa, claro, pois isso traria seguramente implicações em toda a economia que iabalariam o modo de vida das pessoas).

Neste sentido o post do profitaker é mais que oportuno.

Gostaria no entanto de deixar uma ideia, que pode ser absurda, mas que é a seguinte: parece-me irreal falar de correcções seculares, pois os índices são feitos de empresas que pelo menos sobrevivem, ou seja as que deixam de ser importantes saem do índice e por isso o efeito de no prazo secular o índice ir subindo, enquanto que milhares de empresas por lá passaram mas entretanto morreram sem que os índices tb morressem. Outrora as empresas de caminhos de ferro foram as estrelas dos índices, elas já morreram (ou pelo menos a grande parte delas), mas os índices continuaram, pois novas empresas entraram.

Eu pessoalmente adorei ler um capítulo do livro "Ganhar em bolsa", tantas vezes já citado neste contexto, que retrata os pontos que o autor considera como indicadores de viragem de ciclo (em termos de bolsa), e se a memória não me falha, já devem estar todos cumpridos, incluindo um aumento do nº de OPA's. Fundamentalmente são esses critérios que me fazem acreditar que o pior já lá vai, agora quando tempo demora a voltar....

Grande abraço e continuem a discussão.

Learner

Registado: 5/11/2002 19:15

por Profitaker » 29/11/2003 1:29

JAS...

Isto de dizer que se "está Bull" ou que se "está Bear" é sempre relativo a um determinado horizonte temporal. A bom rigor, temos sempre que indicar o horizonte temporal em que fazemos essa afirmação.

Eu também posso estar, tal como tu, "Bull" no mercado nos próximos dias, ou nos próximos 30 minutos e *ao mesmo tempo*, estou também Bear no mercado no horizonte temporal de 1 ano ou de 1 década! Nenhuma destas noções entram em conflito umas com as outras e podem coexistir. No fundo, o que conta, é fazer dinheiro no mercado, independentemente se mantemos uma posição no mercado durante 3 horas ou durante 3 meses. Ambos podem ganhar dinheiro!

Eu já disse que fiz este tópico não para os daytraders, mas para aquela grande "manada" de bulls que, iludidos por esta brilhante demonstração de força do mercado em 2003, vão entrar no mercado "para o longo-prazo", como é típico dos pequenos investidores, já no próximo mês de Janeiro, e como todos os meus indicadores apontam para o gravíssimo erro que isso significava. É só disto que se trata o meu post.

Em relação à tua proposta de ajustar o índice para outra moeda nomeadamente o Franco Suiço, realmente partilho da opinião do Tico&Teco, que tal é realmente irrelevante... porquê?... porque o interesse desse ajuste, seria apenas o de medir os lucros reais que um investidor estrangeiro (Suiço neste caso), teria nos seus capitais investidos na bolsa dos EUA.

É um facto, que uma determinada figura ou um padrão técnico, poderia desaparecer, se ajustarmos o gráfico de um indice para outra moeda, mas qual a razão, a utilidade de fazermos isso?

JAS, apenas os Suiços investem nos indices americanos? Qual a percentagem de investimento Suiço ou em francos suiços na bolsa americana? Serão assim tão expressivos? Não tenho aqui números, mas não creio que o investimento em Francos Suiços nos indices americanos seja suficientemente expressivo para justificar sequer a curiosidade de traduzir aquele gráfico nessa moeda (ou noutra qualquer), para verificar se os padrões técnicos pessimistas ainda lá se encontram, e isto teria utilidade apenas, do ponto de vista dos suiços. Para os americanos, que investem sempre em dólares no seu próprio índice, o indice permanece imutável.

Outra razão para esse ajuste cambial do indice ser não só ser desinteressante e desnecessário, mas também ser inapropriado para os nossos objectivos (fazer uma análise técnica do gráfico), prende-se com a seguinte razão fundamental:

Quando fazemos análise técnica de um indice bolsista, estamos a fazer mais do que uma medição dos níveis de preços e a sua evolução... estamos isso sim (e é preciso que esta ideia seja compreendida de uma vez por todas), a fazer uma medição da evolução da PSICOLOGIA, do humor, do optimismo se assim quisermos, dos investidores naquela bolsa!

Pois é!... um indice bolsista é um indice de optimismo! É um indice da Psicologia colectiva! E isto prende-se com razões perfeitamente óbvias!:

A componente que mais influencia o preço de uma acção num determinado momento, não são concerteza os seus fundamentais, como já muito bem sabemos, mas sim, as EXPECTATIVAS em relação ao negócio dessa empresa. E essas expectativas, sendo uma função da psique humana, estão sujeitas a oscilações que estão dependentes do estado de humor, do estado de péssimismo e do estado de euforia dos investidores, muito mais do que meramente dependentes do que valem os activos subjacentes da empresa... Demonstração: quantas vezes, vimos os preços dos títulos caírem abaixo dos valores teóricos dos activos dessas empresas, só porque o mercado entrou num período qualquer, de pânico? E há 4 anos atrás... a loucura eufórica que levou títulos de certas "net stocks" com activos no valor de milhões de dólares a valerem de um dia para a noite, biliões de dólares?... A conclusão óbvia é que, com menor ou maior grau, os preços não acompanham quase NUNCA o que valem REALMENTE as empresas, nos seus fundamentais.

É preciso reconhecer isto de uma vez por todas, e isto é destinado especialmente aos senhores Analistas Fundamentais...: OS PREÇOS DAS ACCOES, OS INDICES de mercado são um reflexo PERFEITO do estado de espírito, do humor dos investidores, no seu conjunto, a um dado momento!

É por isso que os mercados têm por vezes, períodos de chamada "irracionalidade". Pois é, e é verdade... a psique humana, especialmente quando nos referimos à psicologia de massas, é muitas vezes irracional! E que os analistas fundamentais e economistas chamam de característica "não-eficiente" dos mercados. Na realidade os mercados não são nada eficientes, é verdade!... Eles são CAOTICOS, tal como a psicologia das massas. E é isso que os indices estão realmente a medir, a psicologia das massas!

Só que também esse CAOS é mensurável, pois ele não é verdadeiramente aleatório... em vez disso, a evolução dos preços, tal como a evolução do estado de "humor" de uma pessoa emocionalmente instável (e como acontece com a psicologia colectiva), sofre ALTOS e BAIXOS, dentro de padrões de evolução Cíclicos, REPETITIVOS e mensuráveis!

Da mesma forma que num doente maniaco-depressivo podemos ver altos e baixos no seu estado de humor, da mesma maneira e também da mesma forma assim evoluem os preços no mercado! A seguir a momentos de depressão, sucede-se sempre um qualquer tipo de recuperação. Isto é o que designa um "ciclo completo" de uma dada dimensão temporária, tal como vemos nos mercados. E às vezes, essa recuperação dos depressivos, não é total, é apenas "sentir-se num dia um pouco melhor, mas ainda dentro de uma longa depressão", e isto é o que analogamente nos mercados se chama como "ressalto" durante um "bearmarket". E é o equivalente ao último ano que passou nas bolsas: este ano de subidas foi apenas "um momento melhor, um dia melhor, de um doente que está ferido de morte de pessimismo, e que sabemos amanhã estará novamente pior".

Realmente, as semelhanças do mercado com a psicologia humana são fortíssimas. Não haveriam de ser..? ... claro que sim: porque OS MERCADOS SÃO DETERMINADOS UNICA E EXCLUSIVAMENTE PELA PSICOLOGIA DAS MASSAS. Logo, a mecânica teria necessáriamente de ser a mesma!

Dever-se-ia começar a ensinar cadeiras sobre a "natureza humana" e a "psicologia de massas" nas universidades de economia, para formarmos economistas mais eficientes nas suas análises e sobretudo, nas suas previsões!

Este processo funciona ao nível do subconsciente dessas massas, talvez por isso não seja ainda reconhecido académicamente. Mas desde já te aviso, caro JAS, que isto não é uma "teoria" minha. É uma ideia disseminada em círculos de analistas técnicos, que há muito compreenderam a verdadeira natureza dos mercados. Não sou eu o autor destas ideias revolucionárias, apesar de subscrever inteiramente, estas teorias.

Tudo isto para dizer o seguinte...

O que me pedes é então, ao ajustar um indice bolsista a um determinado câmbio, é para eu ajustar a psicologia dos investidores de uma bolsa, segundo a evolução de uma moeda de outro país?! para quê? Não faz qualquer sentido! O Padrão negativo para os próximos anos do "Head-and-Shoulder" no indice DAX está lá, para todos verem, e não interessa nada traduzir o indice DAX em Dólares ou Francos Suicos. O DAX reflecte o padrão psicologico passado e actual dos investidores naquela bolsa, qualquer que seja o seu país de origem.

Como prova final, de que os ajustes cambiais de um indice são inuteis para uma análise técnica, basta ver o seguinte... SE ALINHARMOS OS GRÁFICOS de todos os indices principais mundiais, veremos como eles coincidem todos nos pontos relevantes de inversão de tendência... TODOS atingiram um máximo histórico em Março de 2000. Todos atingiram um mínimo relativo no 11 Setembro 2001. Todos atingiram outro mínimo relativo em Fevereiro passado. E todos se movem em sintonia, uns com os outros, respeitando sempre os pontos de inversão de tendência uns dos outros, e mesmo que produzindo movimentos subsequentes de dimensões diferentes, estão pelo menos sempre em sintonia perfeita quanto ao timing da inversão e quanto à direcção do movimento vigente!

Isto demonstra que a psicologia humana é uma só em todo o mundo. Na prática, só existe uma única consciência colectiva mundial de investidores, uma única de massa psicológica, que actua em todos os mercados bolsistas mundiais, da mesma forma, ao mesmo tempo. E a actividade dessa massa psicológica mede-se nos diferentes indices bolsistas mundiais, apesar de, muito apropriadamente, bastar, em teoria, existir apenas UM INDICE BOLSISTA MUNDIAL, e a sua análise técnica seria em traços gerais, exactamente a mesma e com as mesmas consequências do que a análise de uma qualquer bolsa nacional individual.

Se ESTA É A REALIDADE DAS BOLSAS MUNDIAIS, se apenas existe no fundo, uma única bolsa mundial, não só é portanto INUTIL, como ERRADO traduzir qualquer indice numa moeda qualquer de outro país, pelo menos com vista à análise técnica desse indice.

Espero ter respondido ao teu desafio. Sempre que tiver mais sugestões de análise, esteja à vontade para as manifestar, que eu tentarei corresponder, na medida dos meus conhecimentos e da minha disponibilidade (hoje já bati um recorde pessoal de participação neste fórum! :mrgreen: e começo a ficar cansado :P Apesar de me ter dado muito prazer :) ).

Bons investimentos e bom fim-de-semana! :mrgreen:
Um abraço.

O grande BEARMARKET secular...

por Profitaker » 29/11/2003 0:07

Cinzento, eu aviso desde já que não sou um purista da análise por Elliott Waves, talvez por ser muito complicada para mim! :mrgreen: , mas uma coisa muito boa que a Análise por Elliott Waves tem, é o que está na base da sua filosofia, que é o reconhecimento da estrutura multidimensional do mercado.

Um movimento completo de mercado numa dada dimensão, corresponde SEMPRE a 2 partes... um movimento impulsivo e um correctivo. E isto é uma característica universal e demonstrável de um movimento completo do mercado numa dada dimensão, seja ela uma dimensão horária, diária, mensal ou etc...

Outra característica deste carácter multidimensional dos mercados é que todas as dimensões estão interligadas, sendo que as dimensões mais pequenas estão inseridas dentro de dimensões maiores, e assim por diante...

Ora, a previsão de um longo BEARMARKET advém da enorme estrutura da última onda impulsiva dos mercados americanos nos ultimos 100 anos, que acabou! Estando nós presentemente, num BEARMARKET em desenvolvimento que já tem vindo a "desenrolar-se" em sub-estruturas correctivas desde Março de 2000.

Chega-se a esta conclusão inevitável e desconcertante para muitos, em relação ao futuro dos mercados no longo-prazo precisamente por causa da dimensão desse ENORME avanço que é preciso agora corrigir, e que vai ser feito nas mesmas proporções em que foi feita a subida dos 100 anos anteriores!

Temos exemplos recentes de isto realmente acontecer nos mercados, como o exemplo que o Cinzento muito bem apontou, do indice japonês Nikkei... Vejam um gráfico do bearmarket do Nikkei que já dura nos ultimos 15 anos e talvez possam ter uma bola de cristal para o que vai acontecer agora nos outros mercados mundiais.

E nada disto impede que existam atraentes mini-bullmarkets de dimensão considerável, que serão de aproveitar para apostar para a subida... mas nunca esquecer que esses avanços, mesmo que durem mais de 12 meses e mesmo que impliquem uma valorização de mais de 100% em alguns mercados, não serão um sinal de que novos máximos históricos estão garantidos, pois essas subidas não serão ainda mais do que meras SUB-ESTRUTURAS correctivas, dentro de um imenso BEARMARKET GLOBAL (que tecnicamente se chama a "onda impulsiva descendente" de longo-prazo, e que ainda está vigente neste momento) mas apenas nos estágios iniciais, e tendo iniciado em Março de 2000.

Bons negócios!
Um abraço.

por Tico&Teco » 29/11/2003 0:01

Oh JAS, não percebo essa de mudar a moeda de referência :|

Ainda se mudasses para Ouro, vá-que-não-vá, mas outra moeda? Dá a impressão que em último recurso os bulls podem indexar o S&P à Pula (moeda do Botswana :mrgreen: )

Não me parece que seja lógico, por exemplo, fazer o mesmo com o PSI face ao dólar (e até se podia argumentar que as cotadas no PSI têm muito peso no comércio externo), e obter um gráfico em que estaríamos ainda em 'pico' de bull market

Registado: 21/11/2003 16:08

Bull ou Bear Market

por JAS » 28/11/2003 23:33

Toda a gente sabe que me situo no campo oposto e que estou convictamente Bull já há 4 ou 5 meses.

Mas isso não me impediu de ler e de meditar muito seriamente no post do Profitaker.

Sendo um investidor de curto/médio prazo não me preocupo muito com as tendências de longo prazo.
E ainda me preocupa menos as "calamidades que possam surgir nas próximas décadas"...

Eu tenho sempre grandes dúvidas "que a história se repita", sobretudo quando já passaram muitos anos, e tenho alguma dificuldade em identificar essas figuras cabeçudas. Penso sempre que vocês são uns excelentes alfaiates que conseguem pôr direitinhos umas personagens muito empenadas que têm sempre um dos ombros descaído...

Outra das minhas grandes dúvidas no estudo de um índice é a flutuação cambial.
O gráfico em análise está expresso em dolares. Mas ao longo desses anos o dolar teve oscilações próprias que muitas vezes alteram o significado da figura e que, levado a extremos, até poderia alterar uma tendência ascendente para descendente ou vice-versa.
E faço sempre esta pergunta... Se nós mudarmos a moeda de referência chegamos à mesma conclusão?
A pergunta tem lógica...
E com outra moeda ainda lá estará o mesmo tipo marreco?
Se tiver desaparecido que conclusão tiramos?

Profitaker, como és um estudioso dessa matéria, quererás dar-te ao trabalho de nos mostrar o gráfico numa unidade monetária mais estavel e que se chama Franco Suiço?

JAS

P.S. - Costumo divertir-me a chatear os investidores gabarolas do ouro com este argumento mas nunca fiz as contas para os índices. No teu caso não é para te chatear mas apenas porque acho que a discussão teórica te pode interessar.

Este é um fórum simpático e civilizado :)

por Profitaker » 28/11/2003 23:20

Marco, eu entendo o que dizes. E aceito perfeitamente. De resto, não colide em nada com o que foi dito.

Já disse acima, que fazer bom trading de curto-prazo não tem muito que ver com fazer uma boa análise de longo-prazo. São realidades distintas. É possível por exemplo, fazer daytrading lucrativo, apenas olhando para a tendência da última semana.

Inclusivamente, apesar de tantas prespectivas sombrias, eu não apostaria *neste momento* para a descida dos mercados bolsistas, pois ainda poderemos ter euforias em Janeiro! Contudo, e como realçei no último parágrafo do meu último post, saber qual a tendência primária de longo-prazo ajuda, *e muito*, a fazer um trading mais *preciso* no curto-prazo, desde o position trading e swing trading até ao daytrading.

De notar que muitos pequenos investidores estão neste momento a ponderar a hipotese, como é hábito em cada Janeiro (é o chamado January effect), de reforçar os investimentos em bolsa no inicio do próximo ano, com uma prespectiva não de daytrading como tu e eu, mas com um horizonte de "longo-prazo".

Se eu tiver razão na minha análise, tal decisão vai-se revelar desastrosa. E por isso eu achei por bem, vir aqui iniciar este tópico. E faço-o de uma forma descontraída e generosa, sem esperar a anuência de ninguém!

Pois não comprem tudo o que eu digo. Façam as vossas próprias investigações e análises.

Depois a gente compara-as, desportivamente, em Janeiro. ;)

Marco, realmente até ao momento ainda não fui insultado pelas minhas opiniões nem nada que se pareça, mas sinceramente tinha esse receio, porque recentemente as pessoas neste fórum têm-se mostrado muito beligerantes umas com as outras. E eu estou consciente que é sempre impopular ter opiniões contra a maioria do "establishment" vigente, por mais acertado que mais tarde se revelem as nossas opiniões contrárias.... Simplesmente se não é uma opinião "simpática" e "agradável", cheia de cor-de-rosa e esperança para os investidores, raramente são populares e recebidas de braços abertos. Eu sei isto como um dado adquirido dos ultimos 3 anos, por isso joguei à defesa logo à partida.

Aliás, para teres um exemplo, diz-me qual destes 2 jornais achas que é o jornal que vai vender melhor? O que tiver o título:

"Especialistas dizem que acções vão subir 20% no próximo ano!".

Ou o que tiver o título:

"MF anuncia Agravamento da recessão, e sem fim à vista".

Pois é. As pessoas são precisam muito de esperança nas suas vidas. Faz parte da Natureza Humana. E infelizmente, eu não tenho muita para dar no longo-prazo.

Contentemo-nos com as muitas alegrias de curtos-prazos! :mrgreen:

Bons negócios!
Um abraço.

Não comento :)

por Tico&Teco » 28/11/2003 23:09

(Quando se vê algo realmente muito bom, não se comenta... aprecia-se :idea: )

Profitaker, só queria dar uma ajuda no ressalto de 2008, apontando um facto e uma hipótese relativamente a 2008:

- China conclui integração na WTO, com consequente flutuação do yuan;

- Hipoteticamente terminaria o último mandato do Bush.

Registado: 21/11/2003 16:08

Pois.....

por Cinzento » 28/11/2003 23:02

A composição dos Bearmarket seculares , em tese, deverá ser conforme o prqueno desenho abaixo determina.

Assim foi no passado...assim está acontecendo com o Nikkei.....acrescento, dizendo sentidamenta : infelizmente, este também o será !

Fica a picture......

Constato ter mais um parceiro " Urso" :lol:

Cinzento

PS: É minha profunda convicção estarmos a viver a euforia da onda B.
Anexos
bear.GIF
bear.GIF (14.68 KiB) Visualizado 1627 vezes
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....

Registado: 5/9/2003 15:36

Mais sobre a natureza dos mercados...

por Profitaker » 28/11/2003 22:47

Ertai, E TEM MESMO DE CORRIGIR MUITO MAIS.

Não é porque eu *quero*. É porque é próprio da Natureza dos mercados. Vai acontecer e é incontornável.

Assim como existem regras da Física, que determinam que uma maçã quando apodrece, cai da àrvore por acção da força da gravidade. Também o movimento dos mercados, que não é mais do que um reflexo do colectivo da psique humana a nível mundial, obedece a ritmos e padrões observáveis e repetitivos.

Mais... esses padrões são visiveis em várias dimensões. Tu consegues ver um padrão "Head-and-Shoulders" tanto num gráfico de 1 ano como num gráfico de 1 semana ou num gráfico de 30 minutos, e as estatísticas mostram como a sua fiabilidade é alta. Ora, o que eu estou aqui a dizer é que existe um padrão Head-And-Shoulders no DAX, que começou há 5 anos atrás, e cuja projecção aponta para uma queda até aos 1711 pontos. Acontecerá uma queda até esse nível? Não sei. Mas as probablidades baseadas em estudos estatísticos deste padrão, favorece essa hipótese!

Do mesmo modo, as outras projecções que eu fiz para um prazo ainda mais longo, são realmente polémicas, porque são desconcertates para a maioria das pessoas. Assim como ficou demonstrado com o teu post, ao apelidares o meu de "ficção", mas eu já esperava essa tua classificação que vai ser certamente partilhada por outros, pois é fácil classificar de ficção, tudo aquilo que não encaixa na nossa realidade ou experiência de vida. E como eu já disse, não te posso demonstrar nada disto, porque só o tempo, muito tempo, é que o pode demonstrar.

Mas a minha análise técnica aponta para esses futuros cenários catastróficos, e não é por isso que vou ficar calado, mesmo que pareça inverosímel para muitos. Mas como disse, não é possível de te provar, neste momento que tal se vai passar, portanto, não vale a pena continuarmos esta conversa. É daquele tipo de informação que nós ouvimos e simplesmente guardamos ou "descartamos", pois é preciso a passagem de muito tempo para o demonstrar. Agora não me chames de escritor de ficção científica. Sou um trader, e os traders são muito mais bem pagos do que os escritores! ;)

Contudo, os principios que me levam a "prever" esses cenários são exactamente os mesmos principios que norteiam a análise de padrões de mais curto-prazo, e esses, segundo mostra a estatística, funcionam muito bem e são demonstráveis, no curto-prazo portanto! Logo, tendo em conta que os principios se aplicam em QUALQUER TIPO de time-frame, o próprio bullmarket da bolsa americana de 28750% (sim, vinte e oito mil porcento) de valorização desde 1903 até 2000 também vai sofrer uma correcção PROPORCIONAL! Porque é essa a Natureza dos mercados: Corrigir os movimentos impulsivos com movimentos correctivos proporcionais! Isso vê-se em todas as escalas de tempo, porque não haveria de acontecer também na escala de tempo de 1 SÉCULO?

Vamos esperar para que este H&S que aponta para valores de 1711 no DAX se materialize, pois isso acontecerá daqui a relativamente poucos anos, e assim podes ter uma ideia da fiabilidade destes padrões, e talvez começes a acreditar na aplicabilidade dos princípios da análise técnica em multidimensões, que não apenas nos gráficos de 1 ou 2 anos que todos estão habituados a analisar. Alarguem os vossos horizontes. Subam acima das àrvores para verem a floresta completa! Eu sei que isto não é fácil de "engolir", pois eu também levei anos a contemplar e dominar estes princípios universais e menos conhecidos sobre os mercados financeiros, mas são essenciais, porque os padrões de longo-prazo dominam os acontecimentos no curto-prazo. E saberes quais eles são, dá-te uma vantagem competitiva no trading de curto-prazo.

Um abraço.
Bons negocios.

por MarcoAntonio » 28/11/2003 22:43

Profit, a razão porque estão Bull é porque eu não me centro em planos temporais muito alargados nem tão pouco me preocupo de sobremaneira com a tendência primária. O meu plano de trading e de análise baseia-se em espaços temporais mais apertados...

Ora, nesses planos não vejo razões para grandes pessimismos, pelo menos por enquanto. Entretanto, se o mercado inverter e vier a cair, é bem possível que a minha opinião venha a mudar... Mas motivada pelo que vai entretanto ocorrendo. Aliás, aqueles que me acompanham há mais tempo já vão sabendo que eu não dedico muita atenção a discutir se estamos em <i>Bear</i> ou <i>Bull Market</i>... É um pouco irrelevante para quem analisa numa perspectiva de curto e médio-prazo (semanas e meses).

Em relação à questão da figura, não digo que ela não venha a funcionar, tão somente que não lhe atribuo grande fiabilidade. A razão principal é o plano temporal (demasiado vasto) em que se está a desenvolver. É sempre fonte de polémica a consideração se tais figuras nesses planos temporais têm a mesma validade daquelas que se desenvolvem em prazos temporais de semanas ou meses. De qq das formas, volto a frizar, eu não digo que ela não vai funcionar... Apenas não «colocaría o meu dinheiro no mercado» baseando-me na figura.

Outra questão que importaría levantar, dado tratar-se de uma análise de grande abrangência, era a de verificar a situação técnica de outros índices importantes como o S&P. Este índice, por exemplo, já quebrou em alta a LTd traçada em escala logarítmica e já quebrou em alta uma neckline semelhante que tem sido muito badalada (também correspondente a um H&S de muito longo prazo nesse índice). Ou seja, no S&P, um cenário idêntico ao que está a defender para o DAX já está a falhar nesta altura...

Portanto, a minha divergência de opinião deve-se essencialmente a timings e prioridades diferentes...

Queria ainda deixar uma outra pequena observação: é salutar algum espicaçar das opiniões que dão sempre algum 'sal' ao Forum... mas não creio, contudo, que o Profit tenha sido recebido com «duas pedras na mão». Creio que há aí algum exagero. Até porque a «malta» aqui no Caldeirão, tradicionalmente, aceita bem as diversas opiniões que vão sendo veículadas, algo que tem sido aliás uma das preocupações centrais dos administradores deste Forum...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ertai » 28/11/2003 22:05

Bem Profit Taker, venho aqui pedir desculpas por secalhar ter sido muito precipitado no meu post..

Na verdade pouco ou nada sabia das diferenças entre escalas logaritmicas e aritméticas..
Felizmente o Marco António levou-me á razão e ao menos corrigo aqui algumas baboseiras que disse.

Quanto aos aos dados técnicos que possam surgir entre a mudança de escalas já é outra coisa, mas o MACD certamente não irá mudar enquanto as linhas de tendência tendem a variar um pouco ao mudarmos de escalas.

ProfitTaker não percebo agora o teu último post a querer puxar mais polêmica sobre o assunto:

"E até este bullmarket vai ter de corrigir, por mais décadas que demore ao longo deste século XXI, ou mesmo que nós já não estejamos vivos, VAI MESMO TER DE EVENTUALMENTE ACONTECER... "

Não percebo porque chega a esta conclusão..
Terá de corrigir? E porque? Em termos técnicos não existe razão para o fazer uma vez que temos de contar com a inflação e o simples facto de existir no futuro mais população, mais dinheiro e as coisas simplesmente valerem mais.

Sim, a correcção pode significar o fim da humanidade mas pensa mesmo que isso irá acontecer no séc XXI ? Porque? Isso é mais uma previsão de Tarologia, Astrologia ou pura especulação de ficção científica..

Em termos de avanços científicos e a capacidade para evitarmos a nossa auto-destruição, não existe para já nada que indique que iremos desaparecer neste século..

E não quero seguir mais nesta ideia, acho que estamos a falar de mercados e não ficção científica.

Argumentar que vai descer porque tem de descer ou que vai subir porque tem de subir não leva a lado nenhum, por isso Profit Taker acho que deveria regressar ao tema de discussão princípal que é o futuro do DAX a médio Prazo.

Abraços,
Ertai

Registado: 11/5/2003 12:11

O fim definitivo do BEARMARKET...

por Profitaker » 28/11/2003 21:10

QUERIAM AINDA MAIS POLÉMICA?, aqui vai.

Sim, concordo com o scuba, que diz que o BEARMARKET no indice DAX poderá não se ficar só pelos 1711 pontos.

Esse é apenas o target do H&S, é o ponto onde podemos esperar um "ressalto" mais duradouro do mercado, do que os meros "dead-cat-bounces" que tivémos no final de 2001/inicio de 2002 e agora, este "dead-cat-bounce" de 2003, visíveis no gráfico.

No final do target do H&S poderemos ter vários anos de subidas espetaculares, mas para além disso, a questão fica...: Apartir daí, atingir-se-ão novos máximos históricos? A resposta é frio e duro Não!

É muito arriscado fazer previsões em prazos tão alargados, é mesmo muito arriscado porque o erro das projecções tanto a nível de preço como de timing aumentam exponencialmente com o tempo, por isso, vou novamente recorrer a modelos "estilizados" de projecção... posto isto, vamos continuar.

Ora, se subirmos ainda mais alto, aumentando ainda mais o nosso ponto de vista em relação aos mercados, de forma a analisarmos a evolução por exemplo, do indice americano DOW JONES, tendo como ponto de partida do bullmarket não este último bullmarket do inicio dos anos 80 (ou seja, estes ultimos 20 anos de subidas), mas anteriormente a isso, olhando para o bullmarket secular iniciado em 1903 (97 anos de subidas, desde o mínimo de 42 pontos do indice DOW em 1903 até aos 11.500 pontos alcançados no máximo histórico em 2000). E até este bullmarket vai ter de corrigir, por mais décadas que demore ao longo deste século XXI, ou mesmo que nós já não estejamos vivos, VAI MESMO TER DE EVENTUALMENTE ACONTECER...

Porque essa é a implicação que se retira da natureza do movimento das bolsas e das retracções necessárias e inevitáveis que acontecem em todos os time-frames. Mesmo que demorem décadas até que algum dia isto se possa demonstrar! Mas já é demonstrável em time-frames curtos como dias, meses e anos. Falta demonstrar a sua aplicabilidade em escalas seculares, como a retracção destes 97 anos de subidas! E se o mercado for consistente e as regras da bolsa forem universais tanto em escalas pequenas, como em escalas tão grandes, o que espera os nossos netos e bisnetos é muito desconcertante! :(

Ok, então o meu estudo prossegue assim... depois do final do H&S em 2008, teríamos um ressalto, cuja média de duração aponta para uma subida que durava 2 ou 3 anos até 2011, após essa data, teríamos a continuação de um Bearmarket secular, cuja possível retracção de Fibonacci de 76% por exemplo, poderia levar o indice DOW JONES até aos 2750 pontos ainda na primeira metade do século, por curiosidade, este valor é coincidente com o máximo do ano em 1987, pouco antes do famoso crash desse ano.

Nem quero pensar nas transformações socio-económicas e culturais que o Mundo terá de atravessar, para permitir uma destruição financeira tão grande. Guerra Nuclear? Atentados terroristas em larga-escala com armas de destruição massiva? Vá-se lá saber... Nesta eventualidade, fim do GRANDE BEARMARKET até poderá simplesmente coincidir com o fim da Humanidade, e eu só espero não estar por cá para assistir a tudo isso. Mas vamos aproveitando os "ressaltos" deste bear-market secular em que estamos inseridos para ganhar com as subidas, como foi este saboroso ressalto das bolsas em 2003, mas que está muito, muito perto do fim.

Estes cenários correm o risco de parecer fantasiosos e pouco sérios para alguns, isto porque as pessoas nunca viveram uma coisa destas nas suas vidas, e por isso duvidam que possa existir, e eu corro esse risco conscientemente! Mas não me importo, porque pelo menos, tenho a coragem de admitir e contar o que muitos privilegiados já sabem que vai acontecer, e que guardam em silêncio equiparáveis aos segredos de Estado.

Pois tal como a realidade que a bolha económica e financeira ia rebentar em 2000 era já do conhecimento de alguns e isso é demonstrável (vejam a desistência do poder de Guterres quando viu os dentes do Monstro económico, só para terem um exemplo de fácil compreensão), também a longa decadência das economias nas próximas décadas também já é do conhecimento daqueles que sabem como o mercado e as economias verdadeiramente evoluem, mas é claro que não se pode politicamente, disseminar esta verdade, portanto, os poderes económicos e políticos continuam a espalhar esperanças na "retoma pró ano ou pró outro"... e vai continuar a ser assim para sempre, não se pode dizer outra coisa ao povo.

Espero não vos ter assustado demais. Tenham calma e relaxem. O tempo demorará a passar até as piores coisas se materializarem... Aproveitem entretanto os bullmarkets temporários se só sabem ganhar dinheiro com as subidas, como aconteceu este ano, mas não caiam no erro de pensar que o que os "analistas" vos contam é o que realmente vai acontecer. Pois a função deles, involuntária ou não, é principalmente o de sossegar os espíritos do povo, e tal como os jornalistas, contar apenas as histórias que o POVO QUER E ESTÁ PREPARADO PARA OUVIR.

Já pensaram?... os verdadeiros e melhores analistas, não perdem realmente tempo a escrever e a vender "análises"! Aqueles que são realmente bons, simplesmente acumulam fortunas com as suas acertadas análises, e ganham-no em segredo, sem atraírem atenções e protagonismos para eles próprios. Pensem bem e não se esqueçam que a realidade politico-social que vos rodeia, incluindo essa coisa chamada de "opinião publica" é apenas, um cenário, uma ilusão, um teatro montado por alguns poderosos que voluntária ou involuntáriamente controlam os media, para assim poderem gerir os povos... E apesar de eles conhecerem a verdadeira natureza dos mercados e o que o futuro obrigatóriamente lhes reserva, nem eles vão poder esconder a realidade quando os mercados continuarem a desfazerem-se, isto apesar de o irem negar até ao fim, porque as pessoas não podem viver sem lhes alimentarem esperança.

Por agora basta de revelações. Já espero forte contestação ao que eu disse, e como não posso provar 90% do que digo neste mail sem gastar demasiadas energias e sem ter uma "máquina do tempo" para vos levar ao futuro, então, se discordam muito, façam o favor de nem se darem ao trabalho de me pedirem respostas mais elaboradas e ignorem tudo o que aqui está escrito. Eu compreenderei e não levarei a mal. Ao menos terei partilhado com a comunidade, um pouco das minhas verdades e sinto-me aliviado por isso.

Abraços e vivam felizes.

!!!!

por Pedrinho. » 28/11/2003 20:30

Profitaker, não concordo com a tua análise, mas acho-a interessante e vê-se que até percebes alguma coisa disto. Mas reclamas que as pessoas devem ouvir a tua opinião e que foste recebido com duas pedras na mão. Mas vê bem os posts e vê se alguém te recebeu mal? Os poucos posts que discordam de ti tu interpretas como receber com duas pedras na mão?

Então tu podes discordar das posições dominantes e não podes ouvir opiniões contrárias?

Pelos teus posts, já deu para ver que tens bons raciocínios mas tentas sempre provocar. Este teu último post está cheio de provocações e isso não abona nada em teu favor porque aqui ninguém te tratou mal.

Queres um conselho? Fala apenas dos mercados e não tentes outras incursões porque por aí não é o teu caminho. E modéstia também é importante...

Por isso acabo a dizer-te: Força com as análises! Pára com as provocações. Senão acabas como tantos outros acabaram nos fóruns. Porque quem atira pedras, por melhor que seja, acaba sempre por ser apedrejado.

Pedrinho.
Pedrinho.

por Bowie » 28/11/2003 20:09

Curioso :lol: , novos membros / velhas guerras (brincadeira)

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?p=4438&highlight=#4438

um abraço

Registado: 25/11/2002 18:56

por lan » 28/11/2003 19:58

Quem sou eu para concordar ou discordar da análise...
Gostaria, no entanto, de felicitar o Prifitaker por aqui ter deixado a sua análise muito curiosa, e capaz de merecer discussãoes apaixonantes, que sóvêm engrandecer este forum.

Parabens pelos comentários e volta sempre

Lan
Anexos
Smile%20arcoiris.gif
Smile%20arcoiris.gif (57.61 KiB) Visualizado 1570 vezes

Registado: 5/11/2002 2:29

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Burbano, fatura.pt, Goya777, IX Hispana, m-m, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, SalvaFP, smog63, tami, trilhos2006, VALHALLA e 381 visitantes