Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedido de ajuda sobre estilo de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 26/11/2003 8:04

desde já obrigado pelas respostas...

Vou aproveitar o hanksgiving para ir dar um voltinha para os lados do Rio Grande e por isso vou estar fora até domingo. No entanto, na próxima semana espero poder comentar um pouco as vossas opiniões

Um abraço e bom fdsemana
Nunofaustino
Visitante

por Visitante » 26/11/2003 0:18

Nenhum sistema é perfeito em todas as condições de mercado... Uma forma de melhorar poderia ser perceber se o mercado está em forte tendência e nesse caso não fechar posições. Por exemplo, usar o ADX para decidir em que tipo de mercado estamos. EX: se ADX(14) > 26 --> estamos em tendência, não fechar na resistência.
Visitante

re

por JAS » 25/11/2003 17:58

Nuno,

Julgo que o grande problema de nós todos, eu incluído, é ainda estarmos com os "vícios" do Bear Market.

Num Bull Market as resistências são bem pouco importantes sobretudo no tipo de títulos em que negoceias.

Vou falar apenas da JMT dado que a tenho acompanhado e também fiquei de fora exactamente pelo mesmo erro que tu cometeste.
Se temos uma resistência e se estamos a olhar para ela com a convição de que não vai ser quebrada podemos pôr lá próximo a ordem de venda.
Ambos fizemos isso e continuo a dizer que, com aquele gráfico, a análise que na altura fizemos estava correcta.
(A posteriori houve muita a gente a ver lá a subida mas o que é certo é que ficaram todos de fora...)
O que não podemos é deixar de colocar uma ordem de compra imediatamente acima (ou uns ticks acima) pois se a nossa convição estava errada há que entrar e depressa.
Acho que foi isso que nos faltou.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 25/11/2003 16:37

Nuno,

No fundo o que tu queres é teres a segurança de vender perto das resistências e o proveito de deixares correr os lucros. Ora, tal façanha é impossível.

No fundo, tens dois estilos diferentes de "trading" pelos quais optar. Ou fazes (tal como tem sido a tua estratégia) valer o poder das resistências, vendendo perto delas ou fazes valer a velha máxima de deixar correr os lucros e vais mantendo a tua posição e subindo os "stops" (ainda que sejam mentais, pois as acções são demasiado ilíquidas).

Podes também seguir a pertinente sugestão do Guloso que, no fundo, é um misto das outras duas.

Em suma, tens que decidir se dás mais importância à tendência ou às resistências. Eu confesso que não tenho uma regra bem definida. Já dei por mim a vender perto de resistências e dei também por mim a ignorá-las e a deixar os lucros correr. Tudo depende da força das resistências (há as que são autênticos muros e outras que são muito ligeiras) e do poder da tendência...

Mas há outra hipótese: Nunca me parece despropositado vender perto da resistencia e reentrar depois da sua quebra, mesmo que se perca uma pequena percentagem da subida.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Visitante » 25/11/2003 15:06

O mesmo se passou comigo. Entao meditei muito e conclui: A minha (nossa) tecnica e boa para um mercado normal. Iremos pois ganhar dinheiro. No entanto este não é um mercado normal. Estamos a sair de um forte perido bearish, e como tal algumas cotaçoes, de muito esmagas, acabam por ter arrancadas espetaculares , que ultrapassam tudo o que se pensaria.
Assim o que decidi: Nao deixando de mater a mesma tecnica (para alguns titulos), tentar apanhar um desses fortes comboios (que raio bastava-me um). Pelo que vejo, falta (entre outras) a PTM e a Sonae Com (o BCP ainda vai dar umas massas)
Xau
A. Silva
Visitante

Peço desculpa...

por Ming » 25/11/2003 12:30

...enquanto estava a compor a minha mensagem houve uma outra resposta, e sugere uma solução bastante boa.
Assim, a minha mensagem deixa de ser útil... :cry:

Registado: 20/11/2003 11:37

Não sou defensor da AT, mas...

por Ming » 25/11/2003 12:26

...como vejo que ainda não houve outras respostas...

Ora bem, o problema parece-me muito claro:
Decorre de usar "figuras" essencialmente dedicadas a canais laterais numa conjuntura que se tornou (mais ou menos subitamente) numa subida consistente do mercado.

Eu devo confessar que não acredito muito em figuras de AT para prever o futuro ("acredito" que elas são boas para "explicar" o comportamento passado das cotações em conversas de café, mas isso é outra coisa... :lol: ).
No entanto, acho que se existem alguns aspectos de AT que tendem demonstrar alguma fiabilidade, eles estão ligados à continuação de tendências de subida/descida que (embora dependendo dos prazos considerados) usualmente tendem a exibir uma auto-correlação positiva (isto é, tendem mais a manter-se no mesmo rumo do que a inverter).
Assim, ao detectar uma mudança nas oscilações laterais que antes caracterizavam essas cotações, e ao perceber agora uma nova tendência de subida regular, porque não usar como técnica entrar ao preço do momento e depois deixar as posições "correr" enquanto estão a aumentar a sua rentabilidade? (Embora aí precise mesmo de stops.)

Suponho que todo este paleio só inclua banalidades, mas a verdade é que eu tenho grandes dúvidas acerca do potencial sucesso de qualquer abordagem de AT, e por isso não sou a pessoa indicada para responder de forma convicente (porque convencida :lol: ) a estas questões...

E por fim uma reserva genérica:
Parece-me pouco seguro usar qualquer técnica de AT sem stops e simultaneamente sem estar a acompanhar o mercado on-line...

Registado: 20/11/2003 11:37

por Guloso » 25/11/2003 11:54

Excelente questão Nuno. Deixou-te aqui 2 ideias que tenho utilizado no mercado Americano com relativo sucesso:

1) Tanto as minhas entradas como as minhas saídas tem sido feitas de forma gradual. No caso das saídas estabeleço 3 ou 4 objectivos. No 1º vendo 25% da carteira, no 2º outros 25% e por aí fora. A percentagem que estipulo para cada objectivo varia em função do tipo de objectivo atingido (por exemplo se for o 1 toque a uma resistência forte e o título já estiver em Oversold, se calhar fecho 80% da carteira)

2) Perto de Resistências/Suportes fortes, ou quando já não acredito na continuação do movimento, fecho a posição na sua totalidade ao atingir o objectivo e coloco uma ordem Stop de reentrada para o caso de eu estar enganado. Pegando no teu exemplo da IPR depois de fechar a posição nos 2,52, se calhar entrava na quebra nos 2,61 e reforçava nos 2,66.

Registado: 4/11/2002 23:51

Pedido de ajuda sobre estilo de trading

por nunofaustino » 25/11/2003 3:37

Olá a todos...

Preciso de uns conselhos para conseguir melhorar a minha estratégia de negociação...

Antes de mais vou expor o meu problema e depois explico que tipo de conselhos e que eu vos estou a pedir...

Dado que estou num fuso horário que n me permite acompanhar a negociação da BVL (mas seria a mesma coisa se eu investisse no mercado americano pois n posso acompanhar a sessão), eu costumo escolher um ponto de entrada (baseio-me maioritariamente na AT) e imediatamente colocar uma ordem de venda colocada 1-2% abaixo da projecção da figura (ou caso n haja uma figura – seja por exemplo um toque numa LTA – coloco a minha venda perto da próxima resistência)...

Este tipo de estratégia tem funcionado relativamente bem pois permite-me apanhar a maioria do movimento previsto pela AT, mesmo que esse movimento ocorra num pico. Não costumo utilizar stops pela simples razão que as acções que costumo transaccionar (JMT, SEM, IPR, NBA, FCP, ...) nem sempre incluem as três grandes do nosso mercado e por isso e "fácil" haver quedas de 5% intraday com o simples intuito de fazer accionar stops...

Exposto o meu trading plan, vou colocar agora 3 dos meus últimos negócios e que motivaram este pedido de ajuda...

Primeiro trade - IPR

Comprei IPR em meados de Agosto a 2.36 (toque na LTA) esperando vender a 2.57 (antigo máximo relativo - coloquei a venda a 2.52) o que foi conseguido pouco mais de uma semana depois…

Pouco depois desse valor a IPR subiu,subiu,subiu e nunca chegou a fazer uma correcção propriamente que me permitisse entrar (pois nunca mais encontrei um bom ponto de entrada – olhando para trás houve tantos…).

Segundo trade - JMT

Desde o fim deJunho que ando a negociar esta menina a comprar nos 6.75 e vender nos 7.2 (neste caso compra a 6.78 e venda a 7.14 – cerca de 5%).

Consegui fazer este negocio duas vezes (em Junho e Agosto) e voltei a fazer o mesmo Setembro… e até consegui… mas para compensar n apanhei a subida que a JMT fez desde então…

Terceiro trade – SEM

A Semapa tem uma LTA formada desde os mínimos de março (já tem 4-5 toques por isso é bem consistente). Se unirmos os máximos conseguimos formar um canal onde a SEM tem estado desde então.

No ultimo toque desta LTA comprei a 2.99, colocando a ordem de venda nos 3.33 (a linha superior do canal indicava um valor perto dos 3.36 para 2 semana depois (o tempo que as reacções a LTA demoraram a atingir o topo do canal))…

Assim sendo as minhas SEM foram vendidas a 3.33 e mais uma vez perdi a subida de hoje (pelo gráfico intraday n parece ter resultado de uma puxada no final…).

Cada negócio destes foi efectuado com cerca de 50% da minha carteira e apesar de terem bons negócios é frustrante observar que dois ou três dias depois de vender as acções, elas iniciaram subidas de 50% (só falta a semapa …).

Assim sendo gostaria de ter algumas sugestões como conseguir melhorar o trading… ou seja, como é que, com small caps e sem acompanhar o mercado intraday, consigo aproveitar melhor as minhas apostas e aumentar a rentabilidade dos meus negócios…

Desde já o meu muito obrigado a todos os que perderem tempo a darem-me sugestões...

Nuno Faustino
Anexos
IPR.png
IPR.png (13.02 KiB) Visualizado 689 vezes
SEM.png
SEM.png (14.24 KiB) Visualizado 692 vezes
JMT.png
JMT.png (12.05 KiB) Visualizado 694 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Ferreiratrade, Google [Bot], macau5m, Shimazaki_2 e 41 visitantes