Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A bolsa não fechou às 16,30?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 21/11/2003 15:41

Boa... a essa hora podemos jogar mas só podemos marcar golos numa das balizas!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/3/2003 22:51

por Bicho » 21/11/2003 15:38

Exactamente.

Finalmente faz algum sentido, apesar de ser muito limitado.

Outro ponto importante: Voltou a ser possivel alterar e anular ordens na pré-abertura e no pré-fecho.

Um abraço
Existe um mundo melhor... mas é caríssimo!

Registado: 6/2/2003 21:14

por Pata-Hari » 21/11/2003 15:32

Resposta do CBI acerca do trade at last:

"Pode-se fazer negócios após as 16h30 durante 10 minutos ao preço de fecho do mercado. Desta forma pode-se colocar ordens de compra e de venda, os negócios apenas poderão ser feitos ao preço de fecho das 16h30. Pode comprar se ficar vendedor ao preço de fecho,assim como pode vender se ficar comprador a preço de fecho. TAmbém pode introduzir ordens de compra e venda, que poderão ser ainda ser anuladas.

Quanto Às taxas de corretagem, a indicação que eu tenho é de que são as mesmas do intraday. "
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

re

por JAS » 19/11/2003 22:27

Resumindo:
- A negociação prolonga-se por mais 10 minutos mas apenas ao preço de fecho.
- As ordens dadas a esse preço e que já lá estavam mantêm-se válidas o que garante que ficou lá uma determinada quantidade de acções.
(excepto no caso raro do cofre ter ficado totalmente limpo a esse preço)
- Essa quantidade "sobrante" ao preço de fecho poderá estar do lado de compra ou do lado da venda
- Durante esses 10 minutos nós podemos dar ordens de compra ou de venda satisfazendo as ordens sobrantes ou acrescentando essas ordens.
É logo executada ou fica tudo à espera da consolidação final?)
- E pagamos as mesmas taxas que no período normal.

Será mesmo assim?

RS Escreveu:as ordens dadas a partir das 16h 30 m só contam para negociação no dia seguinte.

Isto que o RS transcreveu, com base numa informação do BPInet, não pode estar correcto.
No fecho esgotaram-se as ordens ao preço de fecho de um dos lados. Se não entrarem mais ordens, depois das 16,30, para o outro lado não é possível haver mais negociação...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Bicho » 19/11/2003 20:59

como diriam os do Big Brother, então é assim:

Antes da migração, havia um período de After Hours em que se podia negociar ao preço de fecho. Neste período os negócios não se efectuavam por introdução directa de ordens, mas sim por encontro. Com isto quero dizer que se alguém ligasse para a sua corretora e pedisse para vender 1000 acções do papel X ao preço de fecho o operador tinha de encontrar um cliente seu que as comprasse ou telefonava para outras corretoras para arranjar comprador e, assim, efectuar um encontro das duas ordens.

Agora e, de acordo com o novo regulamento, parece que o sistema mudou. Vejamos:

"1.3.6 Fase de Negociação ao preço de fecho
Durante esta fase, poderão ser introduzidas ofertas, as quais serão executadas apenas ao preço
de fecho. Para os Valores Mobiliários negociados em contínuo, a fase de negociação ao preço de
fecho está disponível a seguir ao leilão de fecho."

in INSTRUÇÃO DA EURONEXT N.º 4-01 (MANUAL DE NEGOCIAÇÃO)

Daqui depreendo que os sistema continua a funcionar até às 16h40m e os operadores podem colocar ordens de compra e venda ao peço de fecho. Esta situação rompe radicalmente com o que havia anteriormente, dado que não implica andar à procura de alguém para satisfazer a nossa ordem.

Como hoje já não dá para confirmar se é mesmo assim, fica a promessa de nova investigação amanhã.

Um abraço

por Visitante » 19/11/2003 19:13

No Bpinet informaram-me pelo telefone que:

- a partir das 16h 30 m as ordens que entraram até essa hora vão continuar a ser efectuadas desde que se encontrem compradores/vendedores ao valor de fecho.

- o preço a pagar pelos encargos é igual

- as ordens dadas a partir das 16h 30 m só contam para negociação no dia seguinte.

RS
Visitante

Re: A bolsa não fechou às 16,30?

por artista_ » 19/11/2003 19:11

[quote="JAS"]

Na PAD(0,29) estava do lado da compra e tem havido muitas cedências.

Não me parece que tenha havido muitas cedências, durante o dia transacionaram-se cerca de 5,5 milhões do total de 6.723.498, e como a acompanhei de perto porque estou dentro posso-te garantir que a grande maioria dos 5,5 milhões foi feito na venda a 0,30€, no final da sessão aconteceu o que já tem vindo a acontecer, descargas dos daytraders... quem entrou e saiu hoje não deve ter conseguido fazer grande negócio!

Parece-me que em circusnstâncias normais amanhã voltará a andar entre os 0,29/0,30... pelo menos é o que espero!

Registado: 17/3/2003 22:51

por Patdav » 19/11/2003 18:52

Boa tarde a todos :wink:

Relativamente ao Trading at last, acho que deixei já alguma informação e link’s suficientes para podermos ficar com algumas ideias....

No entanto fiz mais alguns contactos.....

O que me foi dito em 3 contactos que fiz( :roll: depois de desempatado :roll: ) foi que este periodo, de 10 minutos não era mais que um consolidar de ordens, não há ordens nem preçário específico........

Acho que era útil, e uma vez que todo o pessoal se sabe queixar do muito que paga!
Pegarmos todos no telefone e questionar as corretoras/bancos com quem trabalhamos sobre este assunto. Eu já liguei!

abraços :)
patdav

Me liga vaiiiiiiiii!
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Bicho » 19/11/2003 18:42

Certo, isso eu não questionei.

O que eu questionei é a forma de se negociar nesse período. Se só pode negociar blocos, como antigamente, ou se isso mudou.

Um abraço

por MarcoAntonio » 19/11/2003 18:36

Esse <i>after hours</i> extingiu-se com a migração da Euronext...

Agora o que existe é o <i>trading at last</i> onde é possível fazer negócios ao preço de fecho nos 10 minutos após as 16:30.

Pelo que me é dado a perceber, o volume desses 10 minutos contam para o volume diário...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Bicho » 19/11/2003 18:33

A questão aqui é (e eu não verifiquei):

- Antigamente havia um after hours em que um corretor que tinha uma ordem para efectuar ao preço de fecho necessitava de procurar uma contraparte para para efectuar o negócio. Não havia livro de ordens.

Agora isso mantém-se, não é?

Ninguém pode limpar o cofre na venda, apenas pode arranjar outra pessoa para efectuar o negócio.

Um abraço

por MarcoAntonio » 19/11/2003 18:07

Ainda ontem se falou dessa questão aqui... Trata-se do <i>trading at last</i> que vem substituir o <i>after hours</i>...

Vejam estes dois tópicos:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=18647
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Por acaso...

por JCS » 19/11/2003 18:06

Realmente vejo o BCP com o ultimo negócio ás 16:36:06 com os €1,68 já do lado da compra... Antes o ultimo negócio dava-se no máximo por volta de 15-30 segundos após as 16:30 e a partir daí "c'est fini"...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por PJBM2 » 19/11/2003 18:00

De facto, tenho reparado nisso nos últimos tempos. No stream da Lj, aparece a última actualizações às 16h40. Parece que agora, é possível negociar durante 10 min depois de a bolsa fechar (eu nunca experimentei!). Isto tem acontecido depois da adesão à Euronext.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por SD » 19/11/2003 17:58

Eu ate ja fiz post para se perceber isso, pois agora pode-se comprar ao preço de fecho nos 10 mints seguintes,
como se processa nao sei mas que reparei no despejar da pad e compra da JMT reparei
SD

A bolsa não fechou às 16,30?

por JAS » 19/11/2003 17:54

Parece que isto agora continua aos preços de fecho.

Na EDP(2,01) esse valor esgotou, não vi se estava do lado da compra ou da venda. Última negociação 16.33.53.

Na PAD(0,29) estava do lado da compra e tem havido muitas cedências. Última negociação 16.36.23.

Na JMT(7,07) limparam algumas vendas a esse preço. ultima negociação 16.37.54.

Na BRI(5,31) limparam vendas. Última negociação 16.38.40.

Eu também queria brincar como fazem estes meninos... Onde se podem comprar bilhetes para este jogo fora de horas?

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP, trilhos2006 e 549 visitantes