JMT
Pois, foi mesmo isso, e não era a brincar, embora também tivesse piada...
Realmente se é especulação, se é inside trading, se é manipulação, muito poucos saberão dizer, e os que sabem devem estar dentro e portanto não vão dizer.
De qualquer modo, mando mais uma acha para a fogueira sob a forma de uma notícia do canal de negócios de hoje (espero não me enganar desta vez):
ESR troca Jerónimo Martins por EDP no seu «portfolio» modelo
A Espírito Santo Research (ESR) trocou hoje as acções da Jerónimo Martins pelos títulos da Electricidade de Portugal no seu «portfolio» modelo, considerando que as últimas valorizações da retalhista são injustificadas e que a empresa transacciona com múltiplos acima do sector.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A Espírito Santo Research (ESR) trocou hoje as acções da Jerónimo Martins pelos títulos da Electricidade de Portugal no seu «portfolio» modelo, considerando que as últimas valorizações da retalhista são injustificadas e que a empresa transacciona com múltiplos acima do sector.
No «Iberian Daily» de hoje a ESR afirma que vai alocar o peso de 1,3% que a JM [Cot] tinha na sua carteira modelo às acções da EDP [Cot].
O banco de investimento explica que as acções da Jerónimo Martins subiram mais de 40% no último mês, transaccionando agora com múltiplos de mercado acima do sector.
Ontem a empresa terminou nos 10,07 euros – máximo desde Março de 2001 -, transaccionando com um rácio EV/EBITDA para 2004 de 6,7 vezes e um P/E para 2004 de 21,4%, que representam «um prémio significativo sobre o sector de retalho alimentar europeu», diz a ESR.
«Apesar de considerarmos que os resultados do terceiro trimestre foram acima das expectativas, não vemos grandes mudanças estruturais na empresa que justifiquem uma performance tão impressionante, que foi suportada pela divulgação de “researchs” por parte de casas de investimento», afirma a mesma fonte.
A ESR acrescenta que a estes níveis a Jerónimo Martins tem um «potencial de valorização limitado», pelo que prefere preferiu alocar o peso da JM para a EDP.
Sobre a eléctrica a mesma fonte diz que o preço-alvo de 2,4 euros representa um potencial de valorização de 21% e considera que a EDP é actualmente um «caso interessante de reestruturação no sector das “utilities».
A ESR considera ainda que as acções da EDP devem ser suportadas por notícias positivas ao longo do próximo mês, «nomeadamente com a esperada resolução do negócio de gás da Galp, a apresentação do novo plano estratégico para 2004-2006 e a resolução dos Contratos de Aquisição de Energia no sector eléctrico português».
As acções da JM seguiam hoje a descer 0,89% para os 9,98 euros e a EDP caia 0,5% até aos 2 euros.
Canal de Negócios

Realmente se é especulação, se é inside trading, se é manipulação, muito poucos saberão dizer, e os que sabem devem estar dentro e portanto não vão dizer.
De qualquer modo, mando mais uma acha para a fogueira sob a forma de uma notícia do canal de negócios de hoje (espero não me enganar desta vez):
ESR troca Jerónimo Martins por EDP no seu «portfolio» modelo
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
No «Iberian Daily» de hoje a ESR afirma que vai alocar o peso de 1,3% que a JM [Cot] tinha na sua carteira modelo às acções da EDP [Cot].
O banco de investimento explica que as acções da Jerónimo Martins subiram mais de 40% no último mês, transaccionando agora com múltiplos de mercado acima do sector.
Ontem a empresa terminou nos 10,07 euros – máximo desde Março de 2001 -, transaccionando com um rácio EV/EBITDA para 2004 de 6,7 vezes e um P/E para 2004 de 21,4%, que representam «um prémio significativo sobre o sector de retalho alimentar europeu», diz a ESR.
«Apesar de considerarmos que os resultados do terceiro trimestre foram acima das expectativas, não vemos grandes mudanças estruturais na empresa que justifiquem uma performance tão impressionante, que foi suportada pela divulgação de “researchs” por parte de casas de investimento», afirma a mesma fonte.
A ESR acrescenta que a estes níveis a Jerónimo Martins tem um «potencial de valorização limitado», pelo que prefere preferiu alocar o peso da JM para a EDP.
Sobre a eléctrica a mesma fonte diz que o preço-alvo de 2,4 euros representa um potencial de valorização de 21% e considera que a EDP é actualmente um «caso interessante de reestruturação no sector das “utilities».
A ESR considera ainda que as acções da EDP devem ser suportadas por notícias positivas ao longo do próximo mês, «nomeadamente com a esperada resolução do negócio de gás da Galp, a apresentação do novo plano estratégico para 2004-2006 e a resolução dos Contratos de Aquisição de Energia no sector eléctrico português».
As acções da JM seguiam hoje a descer 0,89% para os 9,98 euros e a EDP caia 0,5% até aos 2 euros.
Canal de Negócios
Trade the trend.
JMT
Só olham para a AT... Nem as conhecem...
(Por acaso tinha reparado na repetição do "buy" mas até pensei que estavas a gozar por tão poucos terem feito o "buy"...)
Na JMT essa regra também falhou. A grande subida deu-se depois da notícia e esta foi a divulgação dos resultados trimestrais.
A não ser que tenha a ver com a Ahold e nesse caso ainda estaremos no rumor.
Bjs
JAS
(Por acaso tinha reparado na repetição do "buy" mas até pensei que estavas a gozar por tão poucos terem feito o "buy"...)
Na JMT essa regra também falhou. A grande subida deu-se depois da notícia e esta foi a divulgação dos resultados trimestrais.
A não ser que tenha a ver com a Ahold e nesse caso ainda estaremos no rumor.
Bjs
JAS
JAS
Tens razão, assim de memória acho que a confundi com a Teixeira Duarte.
E não é único erro do meu post, constatei depois de o ter relido.
É o que faz vir aqui escrever à pressa.
Então quer dizer que o buy in the rumour e o seel on the news , se é o que se está a verificar, não terá essa explicação.
Peço imensas desculpas.
E não é único erro do meu post, constatei depois de o ter relido.
É o que faz vir aqui escrever à pressa.
Então quer dizer que o buy in the rumour e o seel on the news , se é o que se está a verificar, não terá essa explicação.
Peço imensas desculpas.
Trade the trend.
JMT
.Razão Pura Escreveu:Será que tem a ver com a algo que vi hoje num post sobre um consorcio de 3 construtoras, entre elas a JMT? e Temos então um buy on the rumour, buy on the news(para quem pode claro)
Na primeira parte do teu post acho que tens toda a razão.
Mas chamares "construtora" à JMT é que não... Ela não apareceu no jornal metida na pool das ditas para a construção do TGV.
A não ser que abra um Feira Nova ou um Pingo Doce
nalguma estação (mas isso não li...).
JAS
JMT
Palavra de honra que não tenho nem nunca tive JMT, infelizmente!
Nesta discussão sobre o mérito da AT numa small cap, neste caso, a JMT, parece-me a mim que é a velha questão de quem nasceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha.
Ou melhor, no actual caso da JMT será que foram as recentes e sucessivas subidas relâmpago que, à posteriori, completam um padrão técnico com sentido, ou, por outro lado, será que foi a AT que deu sinais positivos claros, provocando as entradas de investidores no papel as subidas que se sucederam?
Será que temos manipulação? Será que tem a ver com a algo que vi hoje num post sobre um consorcio de 3 construtoras, entre elas a JMT? e Temos então um buy on the rumour, buy on the news(para quem pode claro).
Porque será que ficámos (quase) todos a olhar para ela diariamente, a vê-la subir, e não entrámos?
A mim parece-me que o papel, sendo uma small cap com pouca liquidez (volume), com falta de sinais técnicos e fundamentais, sempre foi vista como um título de risco acrescido, e por isso, objecto de grandes cautelas por parte dos investidores, mesmo a subir, pelo menos a ver pela nossa amostra.
Bem, se calhar não acrecentei nada, até porque fiz mais perguntas do que dei respostas!
Cumprimentos bolsistas.
EMHO.
Nesta discussão sobre o mérito da AT numa small cap, neste caso, a JMT, parece-me a mim que é a velha questão de quem nasceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha.
Ou melhor, no actual caso da JMT será que foram as recentes e sucessivas subidas relâmpago que, à posteriori, completam um padrão técnico com sentido, ou, por outro lado, será que foi a AT que deu sinais positivos claros, provocando as entradas de investidores no papel as subidas que se sucederam?
Será que temos manipulação? Será que tem a ver com a algo que vi hoje num post sobre um consorcio de 3 construtoras, entre elas a JMT? e Temos então um buy on the rumour, buy on the news(para quem pode claro).
Porque será que ficámos (quase) todos a olhar para ela diariamente, a vê-la subir, e não entrámos?
A mim parece-me que o papel, sendo uma small cap com pouca liquidez (volume), com falta de sinais técnicos e fundamentais, sempre foi vista como um título de risco acrescido, e por isso, objecto de grandes cautelas por parte dos investidores, mesmo a subir, pelo menos a ver pela nossa amostra.
Bem, se calhar não acrecentei nada, até porque fiz mais perguntas do que dei respostas!

Cumprimentos bolsistas.

EMHO.
Trade the trend.
JMT
artista Escreveu:O teu raciocínio é quase paradoxal... tu investes no curto prazo com base na AF??? duvido? para mim investes com base em AT embora só entres em títulos com bons fundamentais (isso quase todos os investidores técnicos o fazem)...
Digo isto porque os critérios de entrada e saída que tens são técnicos e não fundamentais, o que tu não fazes é investir apoiado nos indicadores usuais (RSI, MACD, SO, etc...)
Se vires a minha Carteira eu estive na JMT durante 6 meses e sempre disse que era um investimento de médio/longo prazo baseado na AF.
Aliviei e reforcei várias vezes. Algumas foram pela AT, outras por feeling, outras por razões de liquidez.
O último "alívio" deveu-se a questões de liquidez e a pretender entrar na PTC devido ao factor "compra de acções próprias". (essa parte não me correu mal...). E também a reforçar no BCP pois esperava uma rápida recuperação da correcção (este correu péssimamente).
E até disse vou fazer isto esperando ter tempo de regressar à JMT antes do fim do mês (saída de resultados e motivo AF)
Só mudei de ideias quando, uns dias antes, a pool de analistas apareceu com uma previsão trivial que não me agradou nada (motivo AF) e porque a JMT estava com o RSI muito alto (motivo AT).
Em termos de AF, mesmo aos actuais preços, acho a JMT atraente. Em termos de AT ainda estou a ver o que dá esta correcção...
JAS
Jas,
O teu raciocínio é quase paradoxal... tu e«investes no curto prazo com base na AF??? duvido? para mim investes com base em AT embora só entres em títulos com bons fundamentais (isso quase todos os investidores técnicos o fazem)...
Digo isto porque os critérios de entrada e saída que tens são técnicos e não fundamentais, o que tu não fazes é investir apoiado nos indicadores usuais (RSI, MACD, SO, etc...) mas isso também muitos analistas técnicos fazem. Quando por exemplo se entra num título porque bateu um máximo histório ou relativo raramente se olha para esses indicadores, aliás eu já há muito tempo que os deixei de usar pelo menos como algo de importante...
O teu raciocínio é quase paradoxal... tu e«investes no curto prazo com base na AF??? duvido? para mim investes com base em AT embora só entres em títulos com bons fundamentais (isso quase todos os investidores técnicos o fazem)...
Digo isto porque os critérios de entrada e saída que tens são técnicos e não fundamentais, o que tu não fazes é investir apoiado nos indicadores usuais (RSI, MACD, SO, etc...) mas isso também muitos analistas técnicos fazem. Quando por exemplo se entra num título porque bateu um máximo histório ou relativo raramente se olha para esses indicadores, aliás eu já há muito tempo que os deixei de usar pelo menos como algo de importante...
A AT funciona!

"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
http://profitaker.blogspot.com
LOL... Sempre à volta «das mesmas» discussões...
Eu, sobre a JMT, só digo isto: não é o título mais técnico da nossa praça mas também não é daquelas onde a AT funciona pior. Está no meio termo...
No caso presente, a AT deu um potente sinal com a quebra de <i>range</i> lateral que durava há longos meses. «Nabos» foram aqueles (onde eu me inclúo) que tendo identificado o <i>range</i> ignoraram tão potente sinal...
Usando um velho ditado português: tantas vezes vai o cantaro à fonte até que parte... Pois bem, tantas vezes lá foi a JMT que acabou por partir com a resistência toda e depois foi o que se viu...

Eu, sobre a JMT, só digo isto: não é o título mais técnico da nossa praça mas também não é daquelas onde a AT funciona pior. Está no meio termo...
No caso presente, a AT deu um potente sinal com a quebra de <i>range</i> lateral que durava há longos meses. «Nabos» foram aqueles (onde eu me inclúo) que tendo identificado o <i>range</i> ignoraram tão potente sinal...
Usando um velho ditado português: tantas vezes vai o cantaro à fonte até que parte... Pois bem, tantas vezes lá foi a JMT que acabou por partir com a resistência toda e depois foi o que se viu...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
só para dizer ao "nickkobe" que as puxadas de fim de ano, em 2002 não aconteceram.
em 13/12/2002 - fecho 7,60
em 31/12/2002 - fecho 6,95
eu estou na JMT desde há muitos anos, desde sempre que estou convencido que a empresa tem muito futuro.
embora a certa altura tenha pensado que a gestão estava a ficar "atrasada" e sem reacção.
afinal parece que eu estava enganado, e estou aqui à espera de ver onde este movimento vai acabar.
estou dentro, com uma posição considerável para um pequeno investidor, ou se preferirem especulador.
em 13/12/2002 - fecho 7,60
em 31/12/2002 - fecho 6,95
eu estou na JMT desde há muitos anos, desde sempre que estou convencido que a empresa tem muito futuro.
embora a certa altura tenha pensado que a gestão estava a ficar "atrasada" e sem reacção.
afinal parece que eu estava enganado, e estou aqui à espera de ver onde este movimento vai acabar.
estou dentro, com uma posição considerável para um pequeno investidor, ou se preferirem especulador.
JMT
eheheheh...Patinha os teus dois posts não mostram que a AT te tenha dado indicações de entrada.
No primeiro post, do dia 24 OUT com a JMT na casa dos 7,10, tu estás cheia de dúvidas...
Já houve por aqui várias trocas de posts relativamente à AT em Small Caps e dá-me ideia que existe um certo acordo de que ela
é aplicavel com algumas ou com muitas reservas.
Portanto a posteriori não adianta muito dizermos que estavam lá os sinais. Ou que nós vimos mas nos quais não acreditámos pois tínhamos demasiadas razões para não atender a eles...
Só isso justifica que toda a gente tenha ficado de fora, ou não?
Como esta troca de impressões, sobre a JMT e a sua AT, foi com o Ulisses que começou será com o Ulisses que termino recordando um caso passado.
Nos primordios do Caldeirão o Ulisses fez uma análise da JMT. Num dia de subida ou de descida já não me lembro. Houve uma troca de posts sobre a possível manipulação na JMT. Provavelmente apenas ele e eu sabemos que houve uma MP pelo meio. E sabemos ambos o que nela era era dito. E o Ulisses, no post seguinte, concluiu que de facto a AT era complicada na JMT.
As frases podem ser outras mas foi mais ou menos isto. (se alguém duvidar pode ir ao Arquivo e procurar...)
Portanto, meu caro Ulisses, eu acho que a AT ainda continua a ser complicada na JMT.
Um abraço, a todos os que participaram nesta interessante discussão, fazendo votos que com AT, com AF ou a simples olhómetro não deixem fugir a próxima menina bonita que apareça por ai...
JAS
No primeiro post, do dia 24 OUT com a JMT na casa dos 7,10, tu estás cheia de dúvidas...
Pata-Hari Escreveu:Tem aquela linha de tendência meio duvidosa mesmo em cima das velas de hoje.... /quote]
O que eu via nessa altura era um toque na barreira dos 7,10, idênticamente e com um mesmo volume anormal, que parecia muito semelhante ao anterior que tinha dado queda. De acordo com o que, no mesmo post, o Marco António também dizia.Marco António Escreveu:Por outro lado, até agora este nível tem servido de resistência e as tentativas para o quebrar têm dado mau resultado...
E, como tal, ninguém entrou. Ou melhor eu acabara de sair e tu não entraste.
No segundo post, datado do dia 03 NOV com a JMT quase a 9,00, tu assinalas o break da consolidação mas a JMT já tinha subido mais de 25%.
(mesmo atendendo a que nessa altura devíamos andar os dois a bater com a cabeça nas paredes, por estarmos de fora da nossa querida JMT, acho que podias ter escrito o post mais cedo...)Pata Hari Escreveu:Bem, temos um belissimo break de consolidação....!!! até estou na dúvida se as minhas actualizações de gráfico estão correctas! Alguém confirma isto??? Se assim é, atenção aos retestes e ao estado de sobrecompra. Obviamente que isto não invalida que um break de uma lateralização tão longa seja um daqueles sinais gritantes de entrada.
E vemos diversos comentários a este post que reflectiam bem o que todos nós pensávamos nessa altura.cctrader Escreveu:O forte aumento de volatilidade irá fazer com que a acção recue nos próximos dias.AA Escreveu:o meu target foi atingido...
Já houve por aqui várias trocas de posts relativamente à AT em Small Caps e dá-me ideia que existe um certo acordo de que ela
é aplicavel com algumas ou com muitas reservas.
Portanto a posteriori não adianta muito dizermos que estavam lá os sinais. Ou que nós vimos mas nos quais não acreditámos pois tínhamos demasiadas razões para não atender a eles...
Só isso justifica que toda a gente tenha ficado de fora, ou não?
Como esta troca de impressões, sobre a JMT e a sua AT, foi com o Ulisses que começou será com o Ulisses que termino recordando um caso passado.
Nos primordios do Caldeirão o Ulisses fez uma análise da JMT. Num dia de subida ou de descida já não me lembro. Houve uma troca de posts sobre a possível manipulação na JMT. Provavelmente apenas ele e eu sabemos que houve uma MP pelo meio. E sabemos ambos o que nela era era dito. E o Ulisses, no post seguinte, concluiu que de facto a AT era complicada na JMT.
As frases podem ser outras mas foi mais ou menos isto. (se alguém duvidar pode ir ao Arquivo e procurar...)
Portanto, meu caro Ulisses, eu acho que a AT ainda continua a ser complicada na JMT.
Um abraço, a todos os que participaram nesta interessante discussão, fazendo votos que com AT, com AF ou a simples olhómetro não deixem fugir a próxima menina bonita que apareça por ai...
JAS
JMT
artista Escreveu:Já agora Jas, eu parece-me que tu investes mais recorrendo a análises técnicas que fundamentais... o estudo da evolução dos cofres de um título tem muito pouco a ver com factores fundamentais da empresa, e parece-me que é neles que está a base das tuas decisões!
É verdade que normalmente entro ou saio com base na AT mas, em geral, só entro em títulos cujos fundamentais me dizem alguma coisa.
Ou pelo menos deveria ser assim...
Mas se vires a minha Carteira isso não é evidente se tivermos em conta que a entrada inicial no BCP foi motivada exclusivamente pela AF e o mesmo sucedeu relativamente à JMT (que chegou a pesar 48%...)
O que costumo fazer é diminuir ou aumentar as posições pela AT.
O visionamento da evolução dos cofres pesa bastante no meu desencadear da compra ou da venda. Não tem nada de AF. Apenas tento antecipar o que irei ver depois na AT. Mas só consigo "ver" alguma coisa de jeito em títulos que conheça bem.
Um abraço,
JAS
A justificação é simples e não é técnica
A JMT tem estado em "road show" no estrangeiro estes têm gostado da empresa e têm dado pequenas ordens, na perspectiva deles, porque para o nosso mercado acabam por ser grandes.
Mas não esquecer, que nos últimos anos a JMT tem sido puxada no fim do ano, pois há aí um banco que tem uma participação considerável.
Assim depois de acabarem as ordens dos estrangeiros alguém irá sustentar o papel ( se não mesmo puxar) e não vão ser os pequenos investidores pois esses já as venderam.
abraços
NickKobe
Mas não esquecer, que nos últimos anos a JMT tem sido puxada no fim do ano, pois há aí um banco que tem uma participação considerável.
Assim depois de acabarem as ordens dos estrangeiros alguém irá sustentar o papel ( se não mesmo puxar) e não vão ser os pequenos investidores pois esses já as venderam.
abraços
NickKobe
- Registado: 8/11/2003 19:22
Bem, que era claro que a quebra do canal de lateralização era um sinal claro de entrada, toda a gente sabia. Vide aqui
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hlight=jmt
e sobretudo aqui:
entre outros comentários...
e sobretudo aqui:
entre outros comentários...
Meus amigos...
É bom lembrar, quanto á questão do volume, as afirmações feitas á mais de um ano, pelo Soares dos Santos, acerca de 40% do capital estar em maos de especuladores.
Cinzento
Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
JMT
Ulisses Pereira Escreveu:Diz-me que alguns AT`s falharam. Eu não entrei por causa disso e assumo. Mas outros entraram. (...)Por isso, uns olham para o RSI, outros não olham minimamente. E quem não olhou para os indicadores, tinha que estar dentro.
Do "tinha que estar dentro" é que eu duvido...
No mesmo dia há sempre vários títulos com sinal de entrada e a JMT não seria a que teria melhores sinais. Está claro que o facto de não podermos entrar em todos não significa que a AT não funcione.
Mas também nãoi me parece que, nessa altura, tenha havido um sinal muito forte ou muito claro. Quanto a mim havia sinais contraditórios e, em caso de dúvida, o aconselhavel é ficar de fora.
Como sabes, aqui no Caldeirão, contavam-se pelos dedos os que andavam na JMT. Eram 5 mas um deles era um tal Menino Jesus que não sei de onde surgiu.
Sendo o Caldeirão um Fórum de AT's, se fosse tão fácil e tão obvio ver que a JMT era uma boa aposta, seria lógico que alguém tivesse entrado.
Eu só descobri 3 posts que revelam isso.
zé povinho Escreveu:vendi um lote, comprado a 6,94, a 7,25 e todos os dias faço o mesmo: bater coma cabeça na parede e chamar-me burro.
o resto ainda cá mora, com preço alvo de 15,30
Get_smart Escreveu:Não resisti e vendi nos 9,2 e já me arrependi. Passou q nem manteiga pela resistência
oscar C. Escreveu:Entrei no papel a 8.37 e ainda lá estou.
A razão de ter entrado, apesar de na altura já estar sobrecomprado, foi a inversa daquela que me levou a não entrar em IPR e que me serviu de emenda: mesmo sobrecomprados, quando há fundamentais a empurrar, sobem e sobem bem.
O Zé Povinho, pertencia ao clube, e dá-me ideia que sempre andou na JMT pela AF, embora fizesse entradas e saídas pela AT.
O Get_Smart não sei a quanto entrou nem porquê mas admito que o tenha feito só pela AT. (Mas só contará para a estatística se tiver entrado antes dos 7,00...)
Para o oscar C. houve argumentos AF na tomada de decisão mas também não conta porque entrou muito mais acima e muito depois da data em discussão.
Concluindo, não encontrei ninuém que tivesse entrado nessa altura.
Quanto a análises à JMT, antes de se iniciar esta grande subida, havia muito poucas.
Que eu me lembre, e normalmente lia tudo sobre a JMT, houve uma do Marco António e deve ter havido o gráfico com as setinhas do TRSM.
O Marco António fez exactamente a mesma leitura que eu fiz em face do comportamento anterior da JMT. Tudo parecia indicar uma retracção.
Com o Tito tive uma interessante discussão durante o fim de semana sobre a aplicação da AT ao caso particular da JMT.
A conclusão a que eu cheguei foi que a AT (antes deste trade espectacular...) só tinha aproveitado cerca de 10% dos lucros máximos possíveis das subidas da JMT. Para mim o valor normal, com entradas e saídas pela AT, será no mínimo 50%. Se não obtemos resultados próximos dos 50% a conclusão é obvia: A AT não funciona bem nesse caso particular.
O que é lógico pois o título sempre foi pouco líquido e temos um conhecido tubarão a manipular.
Portanto, antes da subida, havia muitas dúvidas sobre a aplicabilidade da AT relativamente à JMT. E havia a experiência de que "dentro do tal canal" o RSI era dos indicadores mais fiáveis. com aqueles valores sempre tinha dado correcção.
Um abraço,
JAS
P.S. - Ontem olhei para os cofres e ainda pensei entrar na JMT a 9,20. Hoje bati mais uma vez com a cabeça na parede...
JM
Tenho a ideia de que o volume raramente nos dá indicações de distribuição ou de acumulação.
Contudo, olhando hoje para o desempenho da JM, acréscimo de volume após várias sessões de alta, fiquei com a impressão que foi um dia da multidão.
Aqueles que esperaram todos estes dias para entrar, convenceram-se hoje, de que não poderiam esperam mais. E vai daí ... toda a minha gente resolveu mergulhar no título.
Estarei errado ? Tenho de admitir que poderei estar. Nos próximos saberemos.
PS: não possuo acções JM.
Um abraço e bons negócios.
Contudo, olhando hoje para o desempenho da JM, acréscimo de volume após várias sessões de alta, fiquei com a impressão que foi um dia da multidão.
Aqueles que esperaram todos estes dias para entrar, convenceram-se hoje, de que não poderiam esperam mais. E vai daí ... toda a minha gente resolveu mergulhar no título.
Estarei errado ? Tenho de admitir que poderei estar. Nos próximos saberemos.
PS: não possuo acções JM.
Um abraço e bons negócios.
- Registado: 20/7/2003 23:54
JMT
Acabo de chegar e este foi o primeiro post que abri. Ao ler 10.20, fui logo ver como se tinha portado a "menina" hoje. Confesso que fiquei de boca aberta. Esta zona dos 9-10 euros deveria ser (achava eu) uma zona de resistência que exigiria algum esforço para ser ultrapassada. Resta ver se não terá sido um falso "breakout" e se não regressará para baixo dos 10 nos próximos dias.
Quanto à questão do volume, levantada pelo artista, não me parece necessário que o volume seja muito forte nos avanços de uma acção. Recordo uma conversa com o K. (há uns anos atrás) em que ele defendia que, uma vez iniciado o movimento, era normal ele ocorrer com um volume não muito elevado. Pelo contrário, quando o volume aumentava desmesuradamente depois de uma subida, isso era sinal de distribuição. Aliás, temos que nos lembrar de que a acção ficou imenso tempo a "marinar" nos 7 euros. A acumulação foi feita nessa altura (e muito bem feita, pois o OBV não mostra nada de especial!!!).
Mas não há dúvida que esta subida me está a surpreender e não posso deixar de me lembrar do JAS, que muitas vezes argumentou com os fundamentais da empresa para justificar uma subida sustentada. Tinhas razão, JAS, e merecias acompanhar esta subida. Mas não deixa de ser curioso o modo como a subida tem ocorrido. Como já referi antes, é sem dar hipóteses de se entrar numa retracção!!!
Por mim, tenho a sorte/azar de já/ainda lá estar (juntamente com o zé povinho)... mas começo a pensar que talvez o meu preço alvo não seja uma ideia tão louca assim...
Abraço
Fernando dos Aidos
Quanto à questão do volume, levantada pelo artista, não me parece necessário que o volume seja muito forte nos avanços de uma acção. Recordo uma conversa com o K. (há uns anos atrás) em que ele defendia que, uma vez iniciado o movimento, era normal ele ocorrer com um volume não muito elevado. Pelo contrário, quando o volume aumentava desmesuradamente depois de uma subida, isso era sinal de distribuição. Aliás, temos que nos lembrar de que a acção ficou imenso tempo a "marinar" nos 7 euros. A acumulação foi feita nessa altura (e muito bem feita, pois o OBV não mostra nada de especial!!!).
Mas não há dúvida que esta subida me está a surpreender e não posso deixar de me lembrar do JAS, que muitas vezes argumentou com os fundamentais da empresa para justificar uma subida sustentada. Tinhas razão, JAS, e merecias acompanhar esta subida. Mas não deixa de ser curioso o modo como a subida tem ocorrido. Como já referi antes, é sem dar hipóteses de se entrar numa retracção!!!
Por mim, tenho a sorte/azar de já/ainda lá estar (juntamente com o zé povinho)... mas começo a pensar que talvez o meu preço alvo não seja uma ideia tão louca assim...
Abraço
Fernando dos Aidos
caro Jas,
Dizer que a AT falhou é o mesmo que um matemático dizer que a matemática falhou porque ele se enganou na formulação de uma qualquer problema...
A AT é uma ferramenta que cada um terá de utilizar como melhor entender... eu por exemplo a grande vantajem que vejo na AT é que me permite controlar as minhas opções retirando assim a força das emoções e tornando os meus investimentos quase automáticos, assim consigo dormir descansado até porque muitas vezes estou fora...
É óbvio que as acções evoluem de acordo com os seus fundamentais, mas muitas vezes só sabemos que uma empresa está mal quando esta já caiu a pique! e depois o que fazemos??? a maioris pensa, "agora já caiu o que tinha para cair, fiz o melhor negócio da minha vida!!!" é por isso que muitos ainda hoje têm acções da PTM a 100 euros...
Já agora Jas, eu parece-me que tu investes mais recorrendo a análises técnicas que fundamentais... o estudo da evolução dos cofres de um título tem muito pouco a ver com factores fundamentais da empresa, e parece-me que é neles que está a base das tuas decisões!
1 abraço
Dizer que a AT falhou é o mesmo que um matemático dizer que a matemática falhou porque ele se enganou na formulação de uma qualquer problema...
A AT é uma ferramenta que cada um terá de utilizar como melhor entender... eu por exemplo a grande vantajem que vejo na AT é que me permite controlar as minhas opções retirando assim a força das emoções e tornando os meus investimentos quase automáticos, assim consigo dormir descansado até porque muitas vezes estou fora...
É óbvio que as acções evoluem de acordo com os seus fundamentais, mas muitas vezes só sabemos que uma empresa está mal quando esta já caiu a pique! e depois o que fazemos??? a maioris pensa, "agora já caiu o que tinha para cair, fiz o melhor negócio da minha vida!!!" é por isso que muitos ainda hoje têm acções da PTM a 100 euros...
Já agora Jas, eu parece-me que tu investes mais recorrendo a análises técnicas que fundamentais... o estudo da evolução dos cofres de um título tem muito pouco a ver com factores fundamentais da empresa, e parece-me que é neles que está a base das tuas decisões!
1 abraço
Diz-me que alguns AT`s falharam. Eu não entrei por causa disso e assumo. Mas outros entraram. Aliás, ainda noutro dia o Silveira meteu aqui um post onde dizia que isso não o influenciava minimamente nas suas decisões.
Por isso, uns olham para o RSI, outros não olham minimamente. E quem não olhou para os indicadores, tinha que estar dentro.
Um abraço,
Ulisses
Por isso, uns olham para o RSI, outros não olham minimamente. E quem não olhou para os indicadores, tinha que estar dentro.
Um abraço,
Ulisses
JMT
Ulisses Pereira Escreveu:Ainda não percebi muito bem porque o JAS diz que esta subida é fruto da AF e não da AT. O gráfico aqui é muito claro: Quando quebrou a consolidação e também a linha de tendência descendente, a acção voou. Em termos técnicos, o único sinal de cautela era um RSI elevadíssimo que, por sinal, me levou a náo entrar no papel. Mas outros o fizeram e bem.
A AT falhou e bem. A JMT sempre tinha caído com esses RSI's.
Depois disso, sempre pela AT, toda a gente esperou uma retracção para entrar. E toda a gente ficou de fora. Eu incluído.
O Grupo Jerónimo Martins fechou as suas contas do 1º Semestre de 2003 com resultados líquidos positivos de 17.1 milhões de euros e com uma tendência bastante favorável na maioria dos indicadores económicos e financeiros.
Esta notícia saíu em 17 de Setembro e a JMT não parou desde aí.
Em termos de AF eu dizia há muito tempo que a JMT era das melhores acções do nosso PSI e que o negócio da Polónia ia ser uma mina de oiro.
Relativamente aos volumes e à subida em flecha acho que a explicação é simples. O free-float é muito reduzido e com este avolumar de compras sem oferta ainda deve ter ficado mais reduzido.
E sem haver Oferta a cotação sobe muito mais do que seria de esperar.
JAS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], LMMV, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP, trilhos2006 e 464 visitantes