Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pata short em PTC

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

PTC

por JAS » 7/11/2003 13:07

Ulisses Pereira Escreveu:É óbvio que tu estás a falar de uma resistência e o Sir Patrick de outra. E eu confesso que a dele é bem mais visível que a tua. Aliás, não sei de onde aparecem esses 7,10. Podes explicar-me?

A resistência dos 7,10 (7,08 ou coisa parecida) aparece em vários gráficos publicados e tem sido por aqui referida).
Eu, julgo que no post da minha Carteira, referi como resistência a zona dos 7,20/7,10 pois não me pareceu que corrigisse mais do que isso.

SirPatrickBateman Escreveu:Penso que quando se tenta shortar com base numa antecipação de uma máximo relativo, o "stop loss" desse short deverá ficar alguns "ticks" acima do máximo. Logo, não vejo porque o dito é mal colocado.

Neste caso da Pata não se tratava de uma antecipação pois o máximo já tinha sido atingido e todos os analistas apontavam para uma correcção.
De qualquer forma, como a Pata entrou bem lá em cima a 7,30, colocar de imediato um stop 2 ou 3 ticks acima seria correcto pelo que os valores acabam por coincidir.
Mas é apenas coincidência.

SirPatrickBateman Escreveu:Penso também que não me faltam argumentos para defender o short da Pata-Hari. Primeiro, porque em termos técnicos ele tem fundamento. Segundo porque o decorrer do dia só me veio dar razão. Devendo aqui acrescentar que para alguns time frames, ganhar 10 ticks num dia é algo de muito positivo. Terceiro ainda, argumentos ou não, fui o primeiro a defender o short nesta sequência de posts, e se os argumentos existem, não tinham até então sido aqui "postados".

Eu não estava em desacordo quanto a uma queda mas acreditava que se tratava de uma mera correcção de pequena amplitude. Nesse caso o profit estaria muito limitado e, quanto a mim, não compensava o risco (ainda por cima estava convencido que a Pata teria entrado já mais abaixo).

Quanto ao segundo ponto ele não constitui um argumento. É uma conclusão a posteriori.
Faço notar que não foi o decorrer do dia que te veio dar razão, foi apenas o fecho onde houve uma forte descarga.
E a posteriori eu também poderia dizer que a abertura de hoje a 7,30 te invalidou o dito argumento.
(Devo dizer que eu nunca ataquei ninguém no dia seguinte por falhar uma previsão e que, se abro aqui esta excepção, é apenas para te lembrar que frases do tipo "vêem como eu tinha razão" merecem este comentário).

Quanto ao terceiro ponto, já o comentei ontem, dizendo que tinhas sido simpático para a Dona Pata...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

...PTC

por SirPatrickBateman » 7/11/2003 1:08

Boa noite,

Não sei o que se terá passado, mas provavelmente um grande mal entendido.

Penso que quando se tenta shortar com base numa antecipação de uma máximo relativo, o "stop loss" desse short deverá ficar alguns "ticks" acima do máximo. Logo, não vejo porque o dito é mal colocado.

Penso também que não me faltam argumentos para defender o short da Pata-Hari. Primeiro, porque em termos técnicos ele tem fundamento. Segundo porque o decorrer do dia só me veio dar razão. Devendo aqui acrescentar que para alguns time frames, ganhar 10 ticks num dia é algo de muito positivo. Terceiro ainda, argumentos ou não, fui o primeiro a defender o short nesta sequência de posts, e se os argumentos existem, não tinham até então sido aqui "postados".

Quanto à "muleta"... é uma expressão como outra qualquer. A muleta é algo que serve para nos apoiarmos. Neste caso específico do "trading", uso esta palavra para descrever a seguinte situação aqui representada neste "short" da Pata-Hari. Quando na presença de uma posição "short", estando o mercado/acção a contrariar o nosso trade, a "muleta", ou algo para nos podermos apoiar, será este "stop-loss", sempre colocado no preço a partir do qual deixamos de acreditar no nosso trade.

Concluindo, quero dizer que obviamente não levei a mal... no entanto não podia deixar de esclarecer o que queria dizer com o meu texto, e discordar da "falta de argumentos" vista pelo "JAS". :)

SirPatrickBateman

Registado: 6/11/2002 16:28

por Kooc » 7/11/2003 0:41

eu estou com a pata
A nosso favor, temos uma percentagem de falhas de apenas 6%, e uma média de queda nos preços de 15%

cumps
Anexos
pt0611.png
pt0611.png (16.59 KiB) Visualizado 563 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

por arnie » 7/11/2003 0:28

andava eu a dar uma vista de olhos pelo forum quando vejo este ataque terrorista ao short da Pata :P

não há direito :twisted:

que posso eu dizer para não maltratar ainda mais o short? :twisted:

entraste a 7.30? então estás com um ganho de 10 ticks, cool

o trend é de alta, acho que é algo indescutivel, no entanto o título apenas se manteve 2 dias acima do anterior swing high o que poderá indicar um possivel falso breakout

o fecho nos lows na sessão de hoje conjugado com o aumento de volume pode indicar um qualquer tipo de capitulação intraday, logo, uma abertura em alta no inicio do dia é possivel

o valor neste momento chave são os 7.31 euros. Se o swing high de dia 5 quiser se manter intacto, JAMAIS poderemos ver a quebra dos 7.31 euros. A quebra destes trará automaticamente novos máximos anuais ao título.

o título encontra-se no topo do range onde se situa à mais de 1 ano. Estamos como é logico numa obvia resistência e como tal, qualquer reacção negativa é "natural".

como exercicio de observação...este ultimo up swing é idêntico, em amplitude, ao up swing de 26-09 a 03-10. O movimento counter trend que se lhe seguiu foi somente de 15 ticks e 1 dia. Um movimento counter trend de 15 ticks traria o título neste momento a 7.18 euros, tendo hoje ficado nos 7.20 euros.

uma abertura em downgap daria indicação de fecho das posições shorts mas uma abertura em alta, produzindo um retest aos 7.27 euros e reagindo em baixa, poderá indicar uma aceleração da queda até aos 7.13 euros.

um abraço ao ppl e um beijo à Pata, na esperança que este short te dê muitas alegrias :mrgreen:

arnie

PS: peço desculpa pela pessima qualidade do gráfico mas não sei o que aconteceu :?
Anexos
PTC_06-11.png
PTC_06-11.png (33.19 KiB) Visualizado 1196 vezes

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Veja o grafico do TRSM

por Visitante » 7/11/2003 0:08

Deve ser dali que o JAS fala nos 7,10. O valor existe e até parece valido. Digo eu..
Visitante

por Ulisses Pereira » 6/11/2003 23:46

Jas,

É óbvio que tu estás a falar de uma resistência e o Sir Patrick de outra. E eu confesso que a dele é bem mais visível que a tua. Aliás, não sei de onde aparecem esses 7,10. Podes explicar-me?

Ah... e é óbvio que por estarem a falar de resistências diferentes, é inevitável depois a divergência quanto ao stop...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 6/11/2003 23:31

A pata entrou a 7.30, tal como disse (que aidna estava ao preço de ontem). Gosto tanto de vos ver preocupados comigo, é tão queridooooo :P
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Short PTC

por JAS » 6/11/2003 23:25

SirPatrickBateman Escreveu:A minha opinião resume-se ao facto de estarmos bastante próximos de uma possível resistência. Isto é, para mim é bastante importante ter uma "muleta" bastante perto. Neste caso, a "muleta" do short encontra-se muito perto, o que nos permite negociar com algum à vontade, tendo em mente que o pior que pode acontecer é atingirmos um "stop-loss" bastante curtinho.
Isto quer então dizer que, desde que esteja presente um "stop-loss" ligeiramente acima dos máximos dos ultimos dias, não vejo porque não pode ser considerado um bom "trade", fundamentado num bom rácio de profit/loss em perspectiva.

Não percebi bem essa da muleta...
Não sei a quanto a Pata entrou mas suponhammos que foi a 7,25.
A PTC tem uma resistência nos 7,10 e, portanto, o trade só terá interesse se romper essa resistência.
Se pensarmos que romper a resistência já pode ser difícil, pois isto não está com ar de Bear Market, vir a ter uma queda de amplitude apreciável parece-me ainda menos provavel. Certamente que a PT entraria em compra de acções próprias e que se acaba a queda...

O segundo ponto que não percebo é o porquê de um stop-loss acima dos últimos máximos.
O trade está positivo e não vejo qualquer vantagem de colocar o stop num ponto que o transforma em negativo...
Não me parece que se a PTC for bater na resistência e ressaltar que valha a pena manter uma posição curta. É demasiado provavel que após uma salutar correcção ela quebre a resist~encia dos 7,38 no próximo movimento.
Eu metia o stop-loss no preço de compra ou mesmo um ou 2 cêntimos abaixo para dar para as comissões.

De qualquer forma foi uma atitude bonita vires defender a Dona Pata.
Mas quando não tiveres argumentos convincentes (*1) manda-lhe antes flores...

JAS

P.S. - Espero que não leves a mal, é apenas bom-humor...

Registado: 5/11/2002 0:05

clarividencia

por estrela » 6/11/2003 23:17

Uma estrela com clarividencia no meio de tanto saber
Pata no seu melhor
estrela

Short PTC

por SirPatrickBateman » 6/11/2003 14:38

Bons dias (no meu horário...),

Ao contrário do que aqui tem sido dito, não estou em total desacordo com uma posição short em PTC no momento actual.

A minha opinião resume-se ao facto de estarmos bastante próximos de uma possível resistência. Isto é, para mim é bastante importante ter uma "muleta" bastante perto. Neste caso, a "muleta" do short encontra-se muito perto, o que nos permite negociar com algum à vontade, tendo em mente que o pior que pode acontecer é atingirmos um "stop-loss" bastante curtinho.
Isto quer então dizer que, desde que esteja presente um "stop-loss" ligeiramente acima dos máximos dos ultimos dias, não vejo porque não pode ser considerado um bom "trade", fundamentado num bom rácio de profit/loss em perspectiva.

Cumprimentos,

SirPatrickBateman

Registado: 6/11/2002 16:28

por Scubawarrior » 6/11/2003 13:54

....este harami bearish dragonfly doji, nos states pode dar mt fácilmente uma retração confortável par auma entrada curta, aqui pode ir á viola hoje.

Eu só screscentei neste momento, uma coisa que acho importante e não apresentei isoladamente, mas acentuando uma ideia totalmente fundamentada, só isso Marco.

abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Pata-Hari » 6/11/2003 13:48

Razão, o topo do canal era hipotético, daí estar a tracejado. O canal que era consistente e "desenhável", foi quebrado em baixa. Ou seja, o sinal veio antes de ir ao topo da minha hipótese de canal...
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/11/2003 13:36

Scuba, só discordo de uma coisa: não concordo que a (relativa) falta de cultura <i>short</i> tenha alguma influência negativa. Não é essa falta de cultura que iria impedir o nosso mercado de cair...

Até porque creio que essa cultura <i>short</i> nunca foi tão elevado como hoje e não foi isso que nos impediu quedas terríveis em BCP, SON, PAD, PTM e outras quando essa cultura era manifestamente menor.

Quanto ao resto: o perigo de posições curtas neste momento, nomeadamente na PTC, concordo (talvez por razões diferentes porque olho unicamente para os gráficos).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

PTC

por Razao_Pura » 6/11/2003 13:33

Oh Pata, embora eu só esteja credenciada pelo Druida a falar de PTI, observando o gráfico fiquei sem perceber porque estando tu convicta que a PTC está a inverter o swing, não esperaste pelo toque no topo do canal para abrir o curto?
Explica lá que eu não percebo nada disto!!!!
Thanks.

Beijocas.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

só em ptc e mercado nacional....

por Scubawarrior » 6/11/2003 13:29

....quanto ao resto por mim podes por os calçõesi na boa e ndx até te dou uma ajuda e empurro-te para a piscina.

Agora curtos em ptc nesta altura, ou mesmo em empresas do psi acho que tem um risco acrescido. Como sabes a posição curta é naturalmente mais arriscsada sempre que uma longa. Em primeiro porque o homem é ganancioso e ganha-se sempre potencialmente mais para acima do que para baixo, em segundo porque para mais em Portugal não existe uma cultura que permita ums visão dos trades para os dois lados como nos states. Logo está numa posição contra natura num mercado pouco propenso a shorts, num dos mais populares títulos da bolsa Portuguesa, numa altura em que ele anda a partir máximos relativos, sem nehuma quebra consistente ou mesmo um sell offsito com volume, só isso. As candles indicam uma retração que a poderá trazer aos 7,10+-.

jinhos
scuba

por MarcoAntonio » 6/11/2003 13:22

LOL... Já agora... e não é para que fiques deprimida... mas... aqui vai mais um...

muito embora eu venha dizendo há duas ou três sessões que a PTC já esgotou o <i>upswing</i> e está na iminência de inverte-lo, tal não signifique que eu considere posições curtas interessantes...
:lol:

Apenas que deixou de ser interessante abrir longos... <i>for now</i>.
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 6/11/2003 13:17

BUÀAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Ainda não houve UMA pessoa que não me tivesse chamado doida por andar de shorts. Até o jin já disse que tenho um parafuso a menos.

O Cem, o Ulisses, o JAS, o Filipe, o Allen, o stockmaster, o Jin, o abra-curtidix... bolas......

Bastava dizer que tenho pernas gordas e tortas e que não me querem ver de shorts :mrgreen: !
Administrador Fórum

Pata...

por Scubawarrior » 6/11/2003 13:13

....Concordo com o Filpe e com o cem. Inclusive disse isso no almoço sobre a ptc.

Concordo numa retração mas tem me muito cuidadinho com essa posição.

Acrescento que uma das minhas maiores perdas de sempre, foi na semana de reabertura do mercado americano em setembro de 2001 onde durante cinco sessões assisti a subidas de 5% ao dia na pt e eu a shorta la as cinco sessões, ao mesmo tempo o dax descia em média 4% por dia.

Portanto não só acho extremamente perigoso estar curto em pt , como pelo que sei do momento(rumores ), mas também porque acredito que o psi nao tem uma ligação directa ao que acontece lá fora, penso memso que podemos ter fortes quedas lá fora e a pt subir alegremente.

Cuidado com saltitos á frente do comboio!!

jinhos
scuba

Jin infolma...

por Jin-Achim-Sim » 6/11/2003 12:52

Jin leu post de menina Pata e pediu plimo-Chefe investigacao imediata.
Plimo-Chefe confilmou que menina Pata ta mesmo com palafuso a menos e que tem sholt pendulado no estendal sito na tlaseila da mansao.
Pelda de palafuso deve-se influencia nefasta de Senhole Patinhas que disse na ultima palavla que PTC estava em queda.

Cumplimentos do Jin, dilectamente aqui de Xangai.
Anexos
sholts PTC.jpg
sholts PTC.jpg (14.93 KiB) Visualizado 1519 vezes
Se plecisa de complas, Jin vende tudo balatinho.
Desde Motastock com duas lodas ate letlato da Pata-Hali

Registado: 5/11/2002 2:35

PTC

por cctrader » 6/11/2003 11:59

Um gráfico diferente mostra tb a importancia dos 7.30...

Torna-se muito dificil shortar a estes níveies, mas isto é só o meu descricionário a falar. :lol:

A posição mais desconfortável é na maioria das vezes a mais correcta. :wink:
Anexos
PF.gif
PF.gif (16.44 KiB) Visualizado 1576 vezes

Registado: 27/8/2003 8:50

Respondendo à mãe babada

por Cem » 6/11/2003 10:47

Porque nunca é demais repetir que o Pathomasinho é mesmo um espectáculo :lol: resta-me acrescentar que não pus o rafeiro a latir porque não o trouxe para o trabalho, ficou em casa noutro canil ( noutro computador).
Apenas pela experiência que tenho destas coisas, acho que é mais rentável focares-te numa estratégia com os seguintes parâmetros básicos:
a) Canal ascendente: alternar posições longas com neutras.
b) Canal horizontalizado: alternar longos com curtos.
c) Canal descendente: alternar curtos com neutros.
Estas simples regras de certeza que te podem dar muitos $$$ a ganhar, :wink: , espero eu.
Beijinhos amigos,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Filipe » 6/11/2003 10:40

Atenção que também penso haver espaço para uma correcção na PT. O problema é que:
- por um lado não acredito que esta correcção venha a ter uma grande amplitude.
- por outro, o cuidado que referi, tem a ver com a hipotese de os mercados europeus virarem para cima. Neste caso, penso que a PT vem logo acima dos 7,30 sem dar tempo para grandes reacções.

filipe
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

por Pata-Hari » 6/11/2003 10:32

LOL, tou tramada.... lá porque a pata não está de shorts (coitadinha de mim, ainda me constipava), o cem amua e vem qual mestre zandinga rogar pragas ao meu tradezinho, coitadinho, tão desprotegido. Tou tramada. É que ainda se tivesse recebido das tuas mãos o troféu prometido da "teimosia ptc-iana" - sim, não me esqueci do meu globo de palha!!! - ainda seria "comó outro".

Assim sendo, recuso-me a ser enfeitiçada por ti, mas calo-me de imediato se for o cachorro a ameaçar morder-me dizendo que sou suicida e kamikase. Aí sim, fico mesmo assustada :| :( . O cachorro latiu, cem....? chiuf...
Administrador Fórum

Eheheh!

por Cem » 6/11/2003 10:21

Não resisti a este break!
Estava aqui ainda um pouco desconcentrado a abrir o Caldeirão, numa de rotina matinal para ver os assuntos que estavam na berra, e dou logo com o título da amiga Patarocas " Pata em shorts" :shock: ...fui logo abrir, claro... e dou de caras com um gráfico da PT :cry: em movimento down!
Pois então, embora não ande entretido em acções nacionais por considerar que se anda a perder tempo ( um especulador deve andar preferencialmente em produtos voláteis e que permitam alavancagem, se dispuser de ferramentas de análise de confiança estatística que lhe proporcionem um rácio optimizado de profit/risk), uma vista a olhómetro ao gráfico da PTC diz-me que é quase suicida entrar em posições curtas. Mas tudo pode acontecer... :mrgreen:
Beijinhos amigos à Patinha, aproveitando para mandar também um grande abraço a todos os amigos deste excelente forum,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Pata-Hari » 6/11/2003 10:14

Apesar disso e apesar da tendência ascendente, a ptc tem feito swings aproveitaveis em termos de trading. Numa coisa te dou razão... faz mais sentido tentar apanhar swings na direcção da tendência, que estar a tentar trade-ar os dois lados... mas o contra argumento é que não posso saber quando é que a tendência inverte, nem me quero por a adivinhar. Daí que continue a tentar trade-ar os dois lados da barricada.
Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400 e 266 visitantes