MarcoAntonio Escreveu:É tudo história, pois é claro... Basta ver a quantidade de vezes que o «pessoal» vende para realizar <b>mais valias</b>...

Pois é Marco, eu diria que os 90% do pessoal vende quando a habitual minoria dos 10%, faz a sua (verdadeira) realização de mais-valias, até ao ponto em que é atingido o limite de dor emocional da maioria dos 90%, e é então que estes não aguentam mais e desistem, fazendo as vendas realmente se acentuarem. E nessa fase, já não é uma realização de mais-valias, chama-se
pânico mesmo!

Agora, como há-de a comunicação social colocar isto por palavras?...
"hoje estamos no 10º dia consecutivo de vendas, devido ao pânico instalado nos pequenos investidores, que enganadoramente compraram, pensando que já estávam no inicio de um bullmarket".
Não, não me parece... isto não é uma parangona que o sofrido pequeno investidor queira pagar para ler/saber, mesmo que já saiba inconscientemente que pertence a esse lote.

Portanto, a comunicação social faz o seu papel, como sempre, de escrever aquilo que os leitores querem realmente ler (e pagam para isso) e isso é: ...quando as coisas correm mal, alimentar-lhes as esperanças que não se passa nada de grave - que é tudo mera realização de mais-valias, que é mera precaução pela saída de um relatório qualquer...

Mas se não fosse assim, as pessoas não comprariam o jornal com tanto prazer.
Ao fim de tantos anos a observar este repetitivo processo, ainda me sinto espantado com esta característica humana de as pessoas se sentirem atraídas por doces ilusões!

(ver abaixo). Mas depois lembro-me das borboletas que se atraem para a luz, e recordo-me que é tudo uma questão de fortes instintos, e que não há muito a fazer...
Abraços.