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receitas de publicidade televisiva

MensagemEnviado: 27/10/2003 11:41
por homemdoswarrants
Ficção com 50 pct investimento publicitário TV-Observatório

LISBOA, 27 Out (Reuters) - A publicidade nos três canais de televisão - RTP1, SIC e TVI - ultrapassou, nos primeiros nove meses do ano, os mil milhões de euros (ME), sendo que mais de metade deste esteve assocciado a programas de ficção, revela o Observatório da Comunicação citando dados da MediaMonitor.

Adianta que há, no entanto, algumas diferenças entre os vários canais no que toca ao tipo de investimento por programa.

A TVI concentrou 47,2 pct do montante total investido em televisão e cerca de 61 pct poram canalizados para programas de ficção, seguindo-se a informação com 18,8 pct e as variedades/divertimento com 14,4 pct.

A SIC, controlada pela Impresa , teve um corportamento semelhante à sua rival de Queluz, tendo adquirido um share de investimento de 35,7 pct do montante total, e canalizado cerca de 52,5 pct para programas de ficção.

A informação e o entertenimento vieram a seguir com quotas de 22,4 e 19,2 pct.

Já na RTP1 foi a variante variedades/divertimento que captou mais publicidade - 32,3 pct do total investido no canal - seguido da informação com 32,1 pct e da ficção com 15,3 pct.

"Segundo dados da MediaMonitor, os programas de ficção são responsáveis por 50 pct do investimento publicitário na televisão, a preços de tabel", salienta o Obercom.

De Janeiro a Setembro deste ano, a novela Saber Amar da TVI foi o programa que maior volume de investimento a preços de tabela captou, num total superior a 86 ME.

O Jornal Nacional e a novela Amanhecer, também da TVI, foram os outros programas com maior volume de investimento publicitário, 67,5 e 59,8 ME, respectivamente.

Na SIC, o Jornal da Noite foi o programa que mais publicidade atraiu (num total superior a 41 ME) e na RTP1, o Telejornal, com 31,6 ME, foi o programa que mais investimento captou neste período
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