Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Atenção à fiabilidade do Software da LJC...leiam

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 21/10/2003 15:39

Vai mesmo terminar por aqui, porque entrámos por caminhos que não são compatíveis com o espírito do caldeirão.

Abstenho-me de fazer qualquer mais comentário, porque me parece bem claro que não há outra opção senão trancar este post.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Isto não merecia uma resposta, mas...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 15:36

... leva uma meia-resposta (em tom menos provocatório e mais factual):

- Quanto ao ganhar ou perder em bolsa, as afirmações ficam com quem as fazem, sendo certo que da mesma forma frontal como postei aqui o meu ponto de vista, assim assumo as perdas ou ganhos; além disso, não me parece que tenha nenhum negócio de 'vida fácil' desconhecido. Portanto se o objectivo da 'senhora' é sacar nabos da púcara, pode continuar no seu 'negócio'... Se a 'fonte' das afirmações é alguma 'inside information' de alguma das instituições com quem trabalho, por favor, assuma-se se tiver coragem para tal, em vez de estar a fazer as vezes de 'dama'(deveria escrever outro termo com 4 letras!) ofendida e, como me parece usual, falar meias-verdades!

- Quanto aos meus supostos objectivos, quem me conhece sabe que não me vendo... por dinheiro nenhum! Aliás, é usual fazer um comentário jucoso do género 'tempo e dinheiro' são duas coisas que não me preocupam (o que não é verdade, mas que apenas traduz em parte o carácter imparcial que procuro dar aos meus actos)
Isto para lhe referir que não trabalho em nenhuma ou para nenhuma corretora, não aparento ser quem não sou e não afirmo nada que não tenha verificado!

Assim, e porque me sobra também bom-senso, talvez fosse bom pararmos por aqui.
Zeca Mão-Leve

Over and Out

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 15:12

Ok ... termina aqui!

Isto é como em tudo ... nada como testar e ver tudo a funcionar e como funciona.
Como a Pata diz... sou mesmo um 'chato como a potassa', eu diria mais... experimentei uma série de plataformas e só depois é que emito opinião :wink:

36 mensagens a discutir o 'sexo dos anjos'... bolas...xauuuu

Abraço... até ao próximo gin :mrgreen:
(A 'sorte' é que sou um quasi-abestémio :wink: )
Zeca Mão-Leve

por Patrícia M. » 21/10/2003 15:09

Pata, Marco e Ulisses: Não desçam ao nivel deste senhor que já se viu que só veio aqui para provocar.

Deixem-no ficar a falar com a CMVM que eles já estão habituados a aturar as queixas deste senhor que como não ganha diheiro na bolsa tem que arranjar culpados para isso!

Não desçam ao nivel dele, por favor. Já percebemos os objectivos dele.
Jinhos,
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

Spreads e volatilidades

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 15:01

Marco... por que raio é que se fala em volatilidade no forex? ou até nos cfd's?

Eu só posso falar em volatilidade se estou a comparar 2 retalhistas com a mesma plataforma, com o mesmo fornecedor de serviço, e com spreads a variarem de forma descoordenada... é EXACTAMENTE a esse ponto que eu me refiro :wink:

Eu se tenho o mesmo fornecedor e 2 plataformas que não variam paralelamente é porque estou a ter um retalhista que está a METER VOLATILIDADE DESCRICIONÁRIA, certo? Está a induzir um preço que não varia paralelamente às variações da plataforma-mãe!
;)
Zeca Mão-Leve

por MarcoAntonio » 21/10/2003 15:00

Zeca, desculpa o meu tom algo mais provocatório do que o habitual, mas realmente esta discussão está a ganhar contornos verdadeiramente surrealistas...

Quando abres a tua corretora aqui para a malta usufruir de condições excepcionais?

Afinal, é tudo uma questão de linhas de código...

E dou por terminada a minha discussão neste tópico pois parece-me que este está a tomar um caminho de utilidade nula.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 21/10/2003 14:56

Zeca,

Mas estamos a falar de informática ou estamos a falar de negócio real. Fazer corretagem não é uma brincadeira.

Estás a negociar dinheiro, tens que ter acordos de liquidação, compensação, etc... Tens que ter todos os serviços montados de forma a que tudo corra a 100%. Tens que dispender recursos humanos, etc...

Se a questão apenas tivesse a ver com questões informáticas, amanhã nascia a corretora Caldeirão. Às vezes até parece que estamos a falar de dinheiro a brincar. Enfim...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Depende daquilo que se crê...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 14:51

Dá uma volta na home page da aonda, da cms ou de qualquer outro marketmaker e vê :wink:

quanto ao sistema se montar num fim-de-semana... como sabes o sistema usado cá é o mesmo do fornecedor de serviço contratado pela corretora.... 2 linhas de código a meter o nome 'ZECAtrader' npo cabeçalho não me parece um trabalho complicado :wink:

Se bem me recordo...de início não havia uma única palavra em protuguês, não era?

Escrever '7'(ou outro qualquer número) no campo do spread também não me parece difícil; estabelecer parâmetros de negociação em intervalos são 2 linhas de código :wink:

(Bom... tá a passar o efeito do gin :mrgreen: mas aconselho vivamente a consulta das várias páginas dos fornecedores do serviço )
Zeca Mão-Leve

Re: Se bem entendi...

por MarcoAntonio » 21/10/2003 14:47

Zeca Mão-Leve Escreveu:... a correctora está a proteger o investidor...

Muito agradecido pela proteção mas nesta semana até há 5 casas de corretagem (de tamanho mundial) que foram processadas e estão a assumir e a pagar pesadas multas.... por 'protegerem' demasiado o interesse dos investidores (Principalmente alguns!) :mrgreen:

Quanto às flutuações, dou-te um exemplo concreto.... tenta entrar num CFD do DAX com 10 pips de spread.... para abreviar (e eu testei isso sucessivas vezes) posso só dizer-te que tive semanas INTEIRAS em que uma entrada em DAX após as 16:30 não permitia nunca uma saídas no mesmo dia... e porquê?

Porque uma margem de 10 ticks (numa plataforma dessas 'especiais' que se mantêm paradas) dá para apreciar situações deste género:

DAX varia no sentido positivo entre 3560 e 3578 (18 ticks de intervalo!)
CFD 3560-3570 na altura da compra; máximos preços nesse período da sessão 3568-3578

Ou seja... com 18 ticks de variação do índice ( e sem que o preço do CFD 'fuja' do preço do índice) tu não consegues sair do trade a ganhar, certo?
(bem, não preciso que concordes comigo, são situações concretas, que facilmente se comprovam!)

Podemos dar as 'voltas' que quiseres; como referi à pouco a outro membro, tenho neste momento 4 (quatro!) demos de forex a funcionar em simultâneo... para ser como o São Tomé.... ver para crer :wink:

Zeca, sejamos coerentes!

Há pouco comentavas quem «amedrontava», agora, com certos excertos desta mensagem fico a questionar-me quem está a amedrontar quem...

Além disso, estás a comentar o spread elevado, a volatilidade reduzida no spread elevado ou as duas coisas?

Eu entendo que o spread e a volatilidade estão interligados e que existe uma relação praticamente directa entre os dois. Estás a comentar dois aspectos da mesma coisa...

Ora, como bem disse o Ulisses, se o spread não serve para o teu perfil opta por uma corretora que se adeque mais ao teu perfil...

E repara, eu não disse que a corretora protegia (deliberadamente) o investidor. Mas que o investidor sai protegido o que é bastante diferente... Se releres o que eu escrevi no post anterior estou certo que entenderás o que te pretendi transmitir.

Quanto ao exemplo, a questão não se trata de saber se eu vou conseguir sair ou não, com esse movimento. A questão passa pelo facto de <b>nunca me passar pela cabeça</b> querer negociar um movimento de 18 ticks quando o meu spread são 10 ticks...

Se eu quero fazer scalping preciso de spreads menores. Portanto não é a volatilidade que não me serve... são os spreads! (lá voltamos ao mesmo)

Quanto ao outro post, não percebo o significado do mesmo: mas alguém inibiu alguém de fazer o que quer que fosse?

Por fim, não me cabe defender a LJ (defender ou atacar). Mas julgo saber que a LJ quando apresentou os CFD's em Portugal fê-lo com spreads bem mais elevados que os actuais... Eles têm vindo a evoluir nesse campo à medida que lhes é possível.

Não podemos ser ingénuos ao ponto de pensar que basta querer ter preços competitivos. Quem está no mercado e tem experiência de mercado (nesta ou noutra área) tem a perfeita consciência que o mercado não funciona assim...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 21/10/2003 14:36

O sistema monta-se num fim-de-semana, segundo tu. É fácil baixar os spreads. É fácil esmagar a concorrência. Moral da história: o país anda todo a dormir e ninguém quer ganhar dinheiro com este negócio... :roll:

Dá para acreditar?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Concordo contigo ...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 14:33

Quando dizes que é de elogiar a iniciativa (100% de acordo)!

Agora que esse facto me deva inibir de procurar melhor.... não me parece que seja razoável :wink:
Ou que me iniba de mudar... também não me parece razoável :mrgreen:

Sim senhor....são os únicos a nível nacional...ok!
Excelente iniciativa... ok!
Agora, em termos de negócios... tratem lá de 'esmagar' os spreads senão em 15 dias aparece uma qualquer outra corretora com o mesmo produto a preços mais baratos! -> isso sim, tirar-lhes-ía o 'chapéu... esmagar a concorrência antes dela ter veleidade de concorrer ( e se eles descobrissem que o sistema se monta num fim-de-semana... aí já estavam todos 'ao tio...ao tio' para imitar a LJ :wink:

(Por favor apaga o meu post anterior porque está duplicado)
Zeca Mão-Leve

por Ulisses Pereira » 21/10/2003 14:29

Zeca,

Sabes quais são os "spreads". Se não se adequam ao teu estilo, escolhe outra corretora. É simples, para quê inventar?

Até parece que as coisas não são claras. O "spread" está definido à partido, tudo é claro. Não percebo o porquê desta confusão toda...

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Se bem entendi...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 14:26

... a correctora está a proteger o investidor...

Muito agradecido pela proteção mas nesta semana até há 5 casas de corretagem (de tamanho mundial) que foram processadas e estão a assumir e a pagar pesadas multas.... por 'protegerem' demasiado o interesse dos investidores (Principalmente alguns!) :mrgreen:

Quanto às flutuações, dou-te um exemplo concreto.... tenta entrar num CFD do DAX com 10 pips de spread.... para abreviar (e eu testei isso sucessivas vezes) posso só dizer-te que tive semanas INTEIRAS em que uma entrada em DAX após as 16:30 não permitia nunca uma saídas no mesmo dia... e porquê?

Porque uma margem de 10 ticks (numa plataforma dessas 'especiais' que se mantêm paradas) dá para apreciar situações deste género:

CFD 3560-3570 na altura da compra; máximos preços nesse período da sessão 3568-3578

Ou seja... com 18 ticks de variação do índice ( e sem que o preço do CFD 'fuja' do preço do índice) tu não consegues sair do trade a ganhar, certo?
(bem, não preciso que concordes comigo, são situações concretas, que facilmente se comprovam!)

Podemos dar as 'voltas' que quiseres; como referi à pouco a outro membro, tenho neste momento 4 (quatro!) demos de forex a funcionar em simultâneo... para ser como o São Tomé.... ver para crer :wink:
Zeca Mão-Leve

Se bem entendi...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 14:25

... a correctora está a proteger o investidor...

Zeca Mão-Leve

por MarcoAntonio » 21/10/2003 14:11

Zeca, confesso que sigo o Forex há pouco tempo e não conheço toda a mecânica interna do mesmo, mas...

para mim faz todo o sentido (e sublinho, todo sentido) que uma plataforma que apresente um spread maior seja menos volátil e filtre os movimentos mais insignificantes (são insignificantes para aquele spread, não são para uma plataforma que corra com um spread inferior). E sim, os protegidos são mesmo os investidores, neste caso...

Senão vejamos: estamos a falar de uma variação que é inferior ao spread e que <b>não é negociável</b>. Acresce ainda que essa estabilidade não é cumulativa, funciona apenas como um filtro. Pois se fosse cumulativa teríamos às páginas tantas uma plataforma a apresentar o par a 1,1645 e a outra a 1,1675... Ora, tal não ocorre. Os movimentos realmente significativos são reflectidos na plataforma.

Suponho mesmo (aqui confesso que não estou certo) que essa volatilidade «acrescida» é provocada inclusivamente pelos investidores que estão a negociar com base em spreads inferiores para quem esses movimentos podem ser negociáveis...

Mas para quem opera com um spread superior, não têm qq significado (nem apresenta qq prejuízo para o investidor desde que a partir do momento que o que tem spread mais pequeno saia fora desse tal range, o grande o siga).

Quando se tem um spread de 5, 6 ou 7 ticks e se pretende negociar ao tick ou se dá importância a movimentos de 2 ou 3 ticks...
:?

Não têm qq significado para esse investidor esses movimentos. E se o sistema os filtrar... melhor!...

Pelo menos, é a minha opinião.

Já agora não posso deixar de referir que, podendo ser considerado suspeito... :wink: , eu só vejo razões para elogiar a inovação da LJ... seja de que prisma eu analise a questão... o que não impede, como muito bem disse a Pata-Hari, que exigemos mais e melhor. Uma coisa é pedir mais e melhor do que já é feito... outra é criticar quando alguém faz alguma coisa que não é ainda perfeita (que em última instância, é o que acontece sempre).

Afinal, nunca se viu tanta discussão à volta deste tema, tantos links para tantos sites sobre forex, tantos links para tantas corretoras com serviços excepcionais e spreads e alavancagens do outro mundo...
:lol:

Tudo graças a uma iniciativa do Caldeirão e da LJ... Agora digam-me lá se a iniciativa merece elogios ou críticas.
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 21/10/2003 13:51

Zeca, sejamos sérios. Que corretora conheces tu com quem tenhas já trabalhado e da qual TU não tenhas queixas? aliás, corretora ou qualquer empresa noutro sector? só digo isto, tu entendes, né?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

E como estou verdadeiramente chato, hoje...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 13:50

Se eu tenho uma plataforma que é supostamente 'universal', isto é, distribuida a vários 'retalhistas' em todo o mundo, é natural que o preço de referência seja o mesmo, certo?
Aliás...o mercado de Forex é suposto ser universal, certo?
Ou seja, é pressuposto não haver 2 preços diferentes para o mesmo 'par' ao mesmo tempo, certo?

Então, se os 2 'retalhistas' do exemplo anterior tiverem a mesma plataforma, o preço do retalhista dos 7 pips deveria variar nos mesmos preços do 'retalhista' dos 3 pips, mas numa 'banda' mais alargada, certo? :wink:

Pergunta: Se não varia é porque há algum 'felino' com a extremidade a 'rapar o tacho' ? :idea:

(Disclaimer: Cumprimentos do gin :mrgreen: )
Zeca Mão-Leve

Aliás... agora que me 'puxam pelos neurónios'...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 13:31

Talvez fosse bom alguém tentar explicar um 'fenómeno' curioso, que se apercebe no forex e nos cfd's (pelo menos!) ... e para o comprovarem, instalem 2 ou 3 plataformas e comparem, em simultâneo, os preços... e o 'fenómeno' é:

Imaginem a corretora MK com 7 pips de spread
e a corretora KI com 2 ou 3 ticks de diferença...

Se estiverem atentos hão-de reparar no 'famoso fenómeno' que é ver as cotações da MK literalmente paradas, enquanto as da KI fazem o 'varrimento' às vezes entre os mesmo valores extremos; p.ex.:

MK 1.1651-1.1657 * 1.1651-1.1657 * 1.1651-1.1657 * 1.1651-1.1657 (paradinha 'da silva')
KI 1.1651-1.1654 * 1.1652-1.1655 * 1.1653-1.1656 * 1.1654-1.1657

Provavelmente deve haver uma explicação, sem ser a usual 'é para protecção do investidor' :wink:

(Disclaimer: o gim com 'lucidez' é mesmo um desatino :mrgreen: )
Zeca Mão-Leve

Se bem me lembro desse post...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 13:16

O problema tratou-se de um erro do cliente, certo?
Lembro-me que foi uma cordem num título qualquer que teve um spike :wink:

Ora, 'nós' cá temos o terrível vício de 'botar' defeito nos outros e 'amedrontar' o pessoal.... é fácil de fazer isso quando se trata de dinheiro, ou de ... saúde, ou até de religião (!)

Antigamente, há uns séculos atrás, até havia um 'artista' muito velho ali prós lados do Restelo, que ficou famoso :mrgreen:

Aliás...se formos a qualquer mercearia de bairro, o merceeiro nos vai dizer que os produtos dele são muito melhores que os mesmos produtos (vendidos mais barato!) num hipermercado.
Faz-me mesmo lembrar o açougueiro lá da terra, que até hoje, de certeza que não disse a ninguém que a carne que vende não é fresca :wink:

Mas voltando à comparação do atendimento, ver por favor um dos posts que coloquei hoje, aonde transcrevo o atendimento de uma das 'estrangeiras'.

Oh gente, se me dissessem que o 'produto nacional é que é bom', ou qualquer outro slogan parecido, ainda vá.... agora, qualquer erro que eu faça num negócio quer ele seja numa corretora nacional quer seja numa estrangeira.... se o erro foi meu, eu é que o tenho de assumir!)

(Disclaimer: ainda sobre o efeito do gin :mrgreen: )
Zeca Mão-Leve

por Old Trader » 21/10/2003 13:02

Claramente que dá para ver a dor de cotovelo que outras corretoras portuguesas têm por não estarem a ter o sucesso que a LJ está a ter com esta iniciativa do caldeirão.
Queriam que uma corretora portuguesa, com poucos investidores em Portugal, tivesse preços tão competitivos como lá fora? Vivem noutro mundo que não o dos negócios!
E cuidado com muitas corretoras lá fora, não vá acontecer o que aconteceu aqui no forum há uns meses quando alguém lá fora teve um problema e a corretora estava-se a lixar para a resposta e foi um tipo da LJ que o foi ajudar e interceder junto deles.
Acham que por exemplo a constante disponibilidade para esclarecer duvidas no chat não tem preço?
Numa corretora com milhares de clientes, um cliente com uns trocos obviamente não pode ter este nivel de atendimento.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

por Visitante » 21/10/2003 12:59

Como é óbvio, enganei-me neste parágrafo:

"Quando tentei saber o motivo pelo qual havia corretoras que aplicavam spreads que chegam a ser 3.6x superiores ao mínimo que existe no mercado 'nacional', 'levei' com a 'música' semelhante à que a querida Patinha também 'levou'...."

Claro que o que a versão correcta é:

"Quando tentei saber o motivo pelo qual havia corretoras que aplicavam spreads que chegam a ser [b]3.5x inferiores ao mínimo que existe no mercado 'nacional', 'levei' com a 'música' semelhante à que a querida Patinha também 'levou'...."

:mrgreen:
Visitante

por djovarius » 21/10/2003 12:44

Bom... que confusão que vai já neste post...

Todos os Introducing Brokers de Forex têm problemas e em todos falham as ordens, quando se trata de certos crosses. Quem raio negoceia um cross tipo Libra Inglesa-dólar Canadiano !! Só pela iliquidez e pelo spread perde todo o interesse...

E, por favor, cuidado com o que se diz... acho que muitas pessoas aqui nunca viram uma plataforma profissional de Institucionais, onde nem existe spread nos pares... :cry:

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

On topic... para o off topic...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 12:14

Bem... (Jinhosssssssssss :P )

- CUSCO - é verdade... gosto muito de procurar dentro de caixinhas :wink:
- CHATO como a potassa - também é verdade às vezes, só que felizmente não moro no Norte, não tenho obras de arte pra vender nem mando os endereços de e-mail dos meus conhecidos a metade dos meus desconhecidos :mrgreen:

(Disclaimer: vou dar uma volta à praia que aqui 'nã' me safo :mrgreen: )
Zeca Mão-Leve

por Pata-Hari » 21/10/2003 12:03

Este post é um off topic:

.. pois... cusco e chato como a potassa. Quem serás tu, HAHAHAHHA?!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Eu sou um 'chato'...

por Zeca Mão-Leve » 21/10/2003 11:56

... e ainda por cima sou um 'chato' dos curiosos!

Quando tentei saber o motivo pelo qual havia corretoras que aplicavam spreads que chegam a ser 3.6x superiores ao mínimo que existe no mercado 'nacional', 'levei' com a 'música' semelhante à que a querida Patinha também 'levou'....

Só que, por 'coincidência do destino' (ou se quiserem....por curiosidade :mrgreen: ) tenho que concluir que a música é outra...

A saber:

-Já repararam quanto tempo demora, na realidade, a transferir $$$ da conta à vista para a conta CFD/Forex na mesma corretora? - E então? Será porquê?.... Porque o dinheirito vai 'a pé'? Ou porque .... (ler a seguir)

- Se forem verdadeiramente curiosos hão-de reparar que em outro post coloquei o nome de duas corretoras estrangeiras que têm 2 e 3 pips de spread, certo? :idea:
Se vasculharem bem os sites podem descobrir que as plataformas se 'alugam', certo?
Se convocarmos o Tico e o Teco para uma 'brainstorm', podemos concluir que hoje em dia fornecer um serviço de Forex ou CFD's em Portugal, nos States ou Atrás-do-Sol-Posto é a mesmíssima coisa, certo?

- Os clientes directos das 2 corretoras referidas nos links têm 2 e 3 pips de spread, certo? Digamos que são 'consumidores'.... porque é expectável que se forem 'retalhistas' terão um preço mais barato, certo?

Ou seja, por mais 'lenga-lenga' que inventem, só 'come' a 'pasta' quem quer... e eu não gosto muito de comida italiana porque normalmente engorda muito...os cozinheiros :mrgreen:

(Disclaimer: Para além do gin :mrgreen: já devem ter reparado que hoje tou numa de 'melga' :roll: )
Zeca Mão-Leve

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400 e 227 visitantes