Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Venda rede fixa à PT, bom p/investidores mau p/consumidores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Venda rede fixa à PT, bom p/investidores mau p/consumidores

por fproenca » 28/11/2002 21:39

Anacom diz sem oposição venda rede fixa à PT
LISBOA, 28 Nov (Reuters) - A Anacom-Autoridade Nacional de Comunicações não se opõe à venda da rede fixa de telecomunicações à Portugal Telecom (PT) <PTCO.IN> que passará assim a operar com duas redes, disse Álvaro Dâmaso, presidente da Anacom.

Álvaro Dâmaso acrescentou que o regulador, caso esta operação seja concretizada, tomará medidas de forma a que a concorrência não possa ser comprometida, uma vez que a PT fica a operar com as duas redes fixas com cobertura nacional disponíveis em Portugal. "Não se vê razões para que a operação (venda da rede fixa à PT) não possa ser concretizada", disse Álvaro Dâmaso, no Congresso das Comunicações.

"Paralelamente, o regulador vai tomar medidas para evitar que isto (detenção de duas redes) resulte num reforço do poder do operador histórico", acrescentou.

Tanto o Governo como a PT têm confirmado a existência de negociações com vista à alienação da rede básica de comunicações ao operador incumbente, que a tem concessionada até 2025, o que deverá ocorrer até final do ano.

"O Estado corre o risco, de se não vender à PT, dentro de 25 anos ter uma rede obsoleta", acrescentou o presidente da Anacom.

Quanto aos outros dois dossiers que a Anacom tem em mãos --adiamento do UMTS e televisão digital terrestre--, Álvaro Dãmaso disse que falará com os vários intervenientes.

Relativamente ao UMTS, o presidente da Anacom disse que se vai sentar à mesa com os operadores móveis para saber sobre a evolução da operação e saber os seus desejos.

Os três operadores móveis, TMN da PT, Vodafone Telecel <TELN.IN> e Optimus da Sonae.com <SNCP.IN>, admitiram, hoje, durante uma sessão do Congresso das Comunicações, um adiamento do arranque do UMTS além de 1 de Janeiro de 2003.

Sobre o lançamento da TV Digital Trerrestre (TDT), Álvaro Dâmaso revelou que há tempo para decidir sobre um eventual ou outras alterações das condições, conforme deseja o detentor da licença, uma vez que o arranque só está previsto para 1 de Março de 2003.


((---Elisabete Tavares, Lisboa Editorial, +351 21 3113121, lisbon.newsroom@reuters.com))
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 9/11/2002 19:38
Localização: Vila Nova de Gaia

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa e 275 visitantes