Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Esclarecimento da LJ sobre o novo preçário da Euronext

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 8/10/2003 8:50

Pois, mãe, mas se a nossa bolsa já sofre de falta de liquidez e se a colocação em bolsa já não é uma solução de financiamento para as nossas empresas, isto certamente não melhora nada. Favorece as grandes empresas e desfavorece as pequenas que são por natureza menos liquidas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Euronext Paris

por maeinvestidora » 8/10/2003 8:43

Bem, parece-me que uma das grandes vantagens é ter acesso a um mercado como o de Paris, bastante mais líquido e bastante mais volátil que o português,não é?

Vamos ter uma bolsa para PME's!

Beijinhos!
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

cont

por Info » 8/10/2003 1:08

bem.. e 1s contas por alto... mesmo em papéis líquidos.. vamos a umas PTC?

por exemplo Compra de 2000... e vai de "azar" apanhas aquilo em 5 pedaços (negócios)

- comissão de corretagem: X
- comissão de bolsa: 5 vezes 2 = Y
- Total X+Y

PIMBA

e já agora não esqueçam... ordens não realizadas? PIMBA.. paga que a EuroRoubo/Clearnet é "meiga"!

Estes tipos pensam que as pessoas estão grogues, ou que as pessoas aqui são PIMBAS?

Cump.
Info

re

por Info » 8/10/2003 1:01

Tarifário para a bvlp continuar a caminhar para o precipício do marasmo... ainda gostaria de saber o "saldo" de prós e contras desta integração na EuroRoubo... será que terá havido lobbies? será que houve alguns influentes a receber umas comissões? É que ainda não estou a ver em lado nenhum o benefício desta integração!... e não me venham com a visibilidade... que não tarda ficamos numa de nevoeiro de D. Sebastião.

se isto é incentivar a "visibilidade" dos papéis do PSI com a integração na EuroRoubo.. então que volte o tempo da BVLP na 2ª divisão das bolsa mundiais... ai que saudades..

Vou continuar a não negociar BVLP... finito

Cump.

P.S. Já agora... nos concorrentes europeus do Euronext... (xetra, ftse, etc) como é de tarifários... do mesmo modo?
Info

por Ulisses Pereira » 8/10/2003 0:36

Acho que, em termos globais, é prejudicial para os pequenos investidores mas... Euronext oblige... :evil:

Concordo com o que aqui foi referido: É quase escandaloso não se saber quais vão ser os custos antes da transacção ser efectuada. Além disso, acho que as ordens "tudo ou nada" ganharão um protagonismo enorme.

Sinceramente, não gosto deste novo tarifário. Mas tem que ser...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Visitante » 8/10/2003 0:02

O mercado americano vai ficar muito mais barato a partir dessa data (em termos relativos claro!). Também será certamente desta que me mudo "de malas e bagagem" para os mercados do tio Sam. Continuarei a negociar certamente o "PSI 3", mas o resto do PSI fica caro e o resto da bvl, desculpem Euronext Lx, nunca mais.
Não são só os pequenos que perdem com estas taxas de bolsa, a não ser q os grandes consigam melhores preços.

Ordens de tudo ou nada, não há?
Acho q vamos apanhar surpresas desagradáveis com os custos de transacção q só teremos conhecimento depois da operação concluída.
Visitante

por Oeiras » 7/10/2003 23:56

Cada ordem passa a ser um tiro no escuro em termos de custos, pode ser bom ou mau, depende das ofertas, agora acho que cada comprador deveria de ser informado da forma como vai comprar, é como ir a um supermercado e não sabermos o preço de um produto e só quando chegamos à caixa, o mesmo ser dado, mas com impossibilidade de o rejeitar, não sei até que ponto isto é legal, é que alguém que queira fazer um negócio não sabe à partida quanto vai gastar com ele.
Eu admiro-me é que em vez de fazermos progressos estamos a tender para um mecanismo obscuro.

Registado: 4/11/2002 22:29

por nunofaustino » 7/10/2003 23:42

Já agora Ulisses que efeitos é estes novos tarifários podem ter no:

1. Volume das acções do psi
2. Interesse dos pequenos investidores na nossa bolsa
3. Possibilidade de fazer daytrade na nossa bolsa

Na parte que me toca acho q é desta que me vou internacionalizar por completo... n dá para arriscar e gastar uma qtidade de $ desconhecida na compra e venda de acções...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Esclarecimento da LJ sobre o novo preçário da Euronext

por Ulisses Pereira » 7/10/2003 23:32

Recebi este mail da LJ Carregosa com um esclarecimento sobre o novo preçário da Euronext Lisboa. Penso que pode ser útil depois de várias discussões que tivemos aqui sobre a matéria...

"Estimado cliente/membro

A partir do dia 24 de Outubro a bolsa de Lisboa passa a estar integrada na plataforma de negociação da Euronext.

Conjuntamente com esta migração foram substancialmente alteradas, tanto as comissões cobradas pela bolsa como o esquema de liquidação do próprio sistema.

Parece-nos importante avisar os nossos clientes do possível impacto que esta modificação estrutural poderá ter no preço global das ordens de bolsa.

Assim identificamos dois pontos que nos parecem ser os mais críticos em termos de custo:

1º - A introdução de um novo elemento, o Clearing ou Compensação, que até à data não existia no mercado à vista nacional.

2º - A substituição da taxa de bolsa que passa de variável (0.15%º) no caso das acções para fixa – 2€ por negócio, sendo 1.35€ Bolsa + 0.65 Clearnet.

No que concerne às comissões de bolsa estas passarão a ser muito mais gravosas para ordens pequenas e muito menos onerosas para grandes ordens.

Achamos que a forma mais elucidativa é apresentar dois exemplos práticos:

1º - Se um cliente comprar 1.000 (mil) acções ao preço de 0.45€ (quarenta e cinco cêntimos) e essa ordem gerar 10 negócios, pelo novo tarifário da bolsa vai pagar 20€ (10 negócios vezes 2€), quando no preçário actual pagaria apenas 0,07€ (sete cêntimos), isto é 1.000 x 0.45 x 0.00015.

2º - Todavia, se comprar 100.000 (cem mil) acções a 14€ num só negócio passará a pagar apenas 2€ enquanto que com o actual preçário pagaria 210€ (100000 x 14 x 0.00015).

Apesar destes exemplos poderem ser considerados como situações extremas, ilustram a filosofia do novo preçário cobrado pela Euronext, ou seja, passarão a cobrar por negócio, e uma única ordem poderá gerar múltiplos negócios, e não por volume como estávamos habituados.

Para alem destes custos compete-nos ainda alertar para o facto de o(s) preçário(s) standard da Euronext contemplarem um custo de introdução por ordem independentemente da sua execução.

Apesar do novo tarifário da Euronext Lisboa parecer bastante mais gravoso para os pequenos clientes lembramos que é muito semelhante ao que é aplicado hoje à negociação de warrants autónomos que, curiosamente, é dos segmentos mais procurados por este tipo de investidores.

Aproveitamos esta missiva para enviar o preçário que vigorará a partir de 24 de Outubro e informar os nossos clientes que todas as ordens serão canceladas no final do dia 23 de Outubro, pelo que, no início da sessão de 24 de Outubro não existirão ofertas no sistema de negociação da Euronext – Lisboa.

A L. J. Carregosa está naturalmente à disposição dos seus clientes para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Porto, 7 de Outubro de 2003

A Administração"
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 324 visitantes