Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Notícia RTP: Ministro do ensino superior demite-se!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 4/10/2003 9:42

J.Pinto, o sistema pode ter mudado muito, mas não era nada assim, verifica. Há duas situações diferentes. Uma é o contingente dos emigrantes que penso que não é aplicável a este caso. O outro é o sistema das equivalências de quem passa um ano fora. Foi o meu caso, estive um ano nos estados unidos, ano que correspondeu aos meus 17 anos e 12o ano. Para tua info, o processo de equivalência não foi óbvio, houve um processo relativamente complexo para demontrar que a matéria coberta era efectivamente relativamente equivalente e, pior, lol, a minha média DESCEU com as equivalências. Graças a Deus isso não afectou a minha entrada na universidade, mas poderia ter afectado. Mais, no ano seguinte houve provas especificas com um peso relativamente grande e que eu teria que passar em igualdade com todos os outros tivesse eu voltado um ano mais tarde.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Vamos lá ver....

por JAS » 4/10/2003 5:59

Surfer Escreveu:Num pais moderno e civilizado quando um governante comete um erro em prejuizo dos seus cidadões e atropela a lei, deve-se ajuizar o acto de acordo com peso da responsabilidade dai inerente, o sistema age de acordo com a lei e resolve-se o caso com a naturalidade que os acontecimentos sérios exigem.
E o pais segue em frente sem mais...... novela!!!

No caso do tunel do Terreiro do Paco o "erro de projecto" custou 20 milhoes de contos...
"O Pais segue em frente sem mais... novela" mas sera o contribuinte a pagar a factura... Quem tomou as decisoes estava inocente como de costume e nao houve demissoes.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 3/10/2003 16:25

j.pinto,

Desaconselha essa "manobra". A lei diz que os alunos, para entrarem por esse contingente especial, têm que frequentar trÊs anos do ensino secundário no estrangeiro, incluindo o 12ºano, pelo que nessa situação, ela teria que concorrer pelo concurso geral.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por j.pinto » 3/10/2003 16:20

É isso mesmo Marco, o mal dos nossos politicos é que são filhos do "povo", e aí, por muitas voltas que dêem, não há volta a dar.
Quanto a este caso, tenho na familia um médico. A filha está no 11ºano e pensa entrar para medicina.
Agora nas férias, comentou-se que se a rapariga fosse fazer o 12ºano no estrangeiro, tinha entrada emediata em medicina, ao abrigo de um tal decreto de excepção, este mesmo de que se fala agora. Parece que é pratica corrente entre os alunos que pretendem entrar em medina.
E eu pergunto: que raio de lei é esta?
Sempre carregada de excepções!... :evil:

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

Demisão

por Lybra » 3/10/2003 16:13

E Subitamente já ninguem fala no aumento absurdo das propinas....

Guess it worth the tought... :twisted:
Não importa o que os outros pensam...
Não importa o que os outros dizem...
Confie em sí e na sua capacidade.

Registado: 30/9/2003 12:27

Vamos lá ver....

por Surfer » 3/10/2003 16:00

Eu estou de acordo com a demissão do Ministro do ensino superior Pedro Lynce, embora lamente porque considero que era um dos melhores elementos deste governo e estava a fazer uma reforma considerada por todos importante para o futuro do sistema da educação de Portugal.

Apesar de que, ainda assim pondero se este episódio deve ser encaro da forma tão alarmante por via da imprensa como está a ser neste momento e que dai resulte a demissão de dois ministros, tendo em conta a quantidade e variedade de atropelos feitos á lei por parte de governantes e não só ao longo da democracia portuguesa independentemente da cor partidária.
Mas mesmo assim creio que o Pedro Lynce não tinha outra opção senão a demissão.

Por outro lado está a pedir-se a "cabeça" a dois ministros, pergunto - Existem provas que o Martins da Cruz pediu cunha para a filha dele? – Senão, então porque se pede a demissão dele também?

Sobre a imprensa tenho opinião que a imprensa que temos é a que merecemos e corresponde aos desejos dos seus leitores, telespectadores ou ouvintes com objectivos comerciais bem claros, salvo algumas e raras excepções.

Sobre os casos do governo anterior prefiro não me estender muito em comentários, porque foi mau demais para ser verdade o que nos aconteceu ou não aconteceu aos longo de seis anos.

Só gostaria de deixar claro e penso que é de senso geral, que se o nosso pais sofreu durante seis um dos periodos mais negros da sua ainda curta democracia, Portugal durante esse periodo não teve o devido acompanhamento e investigação á altura por parte da mesma imprensa que agora nos "brinda" com estes acontecimentos.

Num pais moderno e civilizado quando um governante comete um erro em prejuizo dos seus cidadões e atropela a lei, deve-se ajuizar o acto de acordo com peso da responsabilidade dai inerente, o sistema age de acordo com a lei e resolve-se o caso com a naturalidade que os acontecimentos sérios exigem.

E o pais seguem em frente sem mais...... novela!!!

Ao contrário do que faz a nossa imprensa nacional.

É tudo!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

.

por Fernando dos Aidos » 3/10/2003 15:50

Bem... tal como o Marco, não me quero envolver em nenhuma discussão política.

No entanto, esta troca de ideias fez-me lembrar Miguel Cadilhe, (aliás lembrei-me bastante dele quando tive que pagar a sisa da minha casa!) e Braga de Macedo (já para não falar no incontornável Alberto João Jardim e na imunidade de que gozam os Conselheiros de Estado).

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por MarcoAntonio » 3/10/2003 15:22

Bem, eu não me quero envolver na discussão política do caso (muito havería a dizer)...

Só pretendi registar que, ao contrário do que o Surfer deu a entender, verificaram-se situação similares nos dois governos anteriores e que tiveram resultados semelhantes.

Só a título de exemplo, a pronta demissão do ministro Jorge Coelho e a demissão de António Vitorino (que mais tarde veio a confirmar-se totalmente inocente do que era acusado).

Se houve políticos que não se dimitiram, bem, penso que não vale a pena discutir isso pois aí teríamos de ir discutir os que agora estão no governo e que também se deviam ter demitido e não demitiram entrando na discussão politiqueira do toma-lá-dá-cá...

Penso que o que há a dizer sobre esta demissão é só isto: fez o que lhe competia em semelhante situação e não é por isso que merece grandes elogios ou passar a herói.

Enfim, é a minha opinião enquanto cidadão quase diariamente importunado pelas atitudes dos diversos políticos dos mais diversos quadrantes (leia-se, diversos partidos)... espero por isso não gerar polémica.

Sou daqueles que considera os políticos quase todos iguais... afinal, são portugueses tal como nós e todos nós já conhecemos as «pechas» do nosso povo. Os políticos não passam do nosso reflexo enquanto sociedade...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por R_Martins » 3/10/2003 15:17

«o Expresso tem uma linha que jamais pouparia um Governo PS, por exemplo.»

Estou de acordo Ulisses. Naturalmente que o Expresso, como jornal, tambem terá cometido erros, mas digamos que é das poucas coisas que vamos tendo sério neste País e de alguma qualidade. Direi mesmo: Excessivamente Neutral...
Abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por djovarius » 3/10/2003 15:12

Mas, Marco, o que chateia as pessoas sérias, é que eles só se demitem, e isto é válido para os Governos de TODOS os Partidos, porque foram apanhados, neste caso, pela imprensa.

O que magoa é que se ninguém descobrisse, a coisa passava, como tantas outras.

As demissões, nestes casos, são uma obrigação.
A vergonha maior é sequer existirem tais actos !!

Como se terá sentido, ontem, o aluno ou aluna, que estava em primeiro da lista dos rejeitados à admissão no curso ?
Bem, felizmente, hoje estará mais feliz, mas imagino a revolta, ontem, à hora de jantar...

inté
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 3/10/2003 15:09

Surfer,

Desculpa lá discordar de ti, mas a Comuciação Social não andou calada. Recordo-me, por exemplo, de uma investigação que colaborei sobre as acções não declaradas do Pina Moura. Sinceramente, não sinto que a Comunicação Social poupe este ou aquele Governo. Talvez a RTP tenha poupado um pouco o Governo PS, reconheço. Mas, por exemplo, o Expresso tem uma linha que jamais pouparia um Governo PS, por exemplo.

De qualquer das formas, acho que o papel da Comunicação Social é este mesmo: denunciar quando o deve fazer.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/10/2003 15:06

Surfer, não querendo tomar partidos (pois sou praticamente apartidário e não gosto de me envolver em questões políticas) nos anteriores governo stb se registaram várias demissões (devido ao assumir de responsabilidades perante situações incomodas)...

Enfim, neste caso (como em outros de outros governos de outros partidos) penso que está a ser feito a única coisa que deve ser feita numa situação destas.

Não há grandes elogios a fazer quando alguém faz o que deve. Regista-se a rectidão, ou melhor, a rectidão na assumpção das responsabilidades e pronto...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por R_Martins » 3/10/2003 15:04

Da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, os politicos são a desgraça deste País.
Que Nossa Senhora dos Aflitos nos ajude...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Novelas....

por Surfer » 3/10/2003 15:00

Novelas da vida real portuguesa....e o povo diverte-se!!!

Só gostava de realçar a demonstração de responsabilidade assimida embora de forma subtil por parte das pessoas entretanto demitidas ligadas a deste governo durante o actual mandato independentemente do erro que cometeram.

Quantos atropelos foram feitos á lei e ao respeito para com os portugueses foram feitos e consequentes responsabilização durante os dois mandatos do anterior governo?!

E já agora aonde estava a SIC, o Independente, Expresso, TVI e demais, não faziam investigações?!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por djovarius » 3/10/2003 14:58

Fui há pouco ler sobre os eventos que estiveram na origem desta demissão e...

... para grande tristeza minha, são as quedas de pontes, os crimes, brutais incêndios e, last but not least, governantes que entram em esquemazinhos de mediocridade...

Qualquer semelhança entre isso e as notícias de um país de terceiro-mundo (onde resido actualmente) não são mera coincidência !!! :cry:

Lamentável !!

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Another one bites the dust

por Lybra » 3/10/2003 14:46

Another one bites the dust,

É a única frase que me consigo lembrar quando penso neste caso :mrgreen:
Não importa o que os outros pensam...
Não importa o que os outros dizem...
Confie em sí e na sua capacidade.

Registado: 30/9/2003 12:27

por Flying Turtle » 3/10/2003 14:39

Neste caso, como no do helicóptero de Lamego ou no da conta do sobrinho do Dr. Isaltino Morais, e admitindo mesmo que pudessem não haver quebras de legalidade ou prejuízo para o erário público strictu sensu, aquilo que me espanta é a naivetiness destas pessoas.

Sinceramente, esperava que fossem um pouco mais perspicazes... :?

Com esta falta de senso, já perdemos um excelente (ex) Presidente de Câmara e agora vai-se um dos melhores ministros do actual Governo.

Não havia nexexidade... hum... hum...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

re

por Info » 3/10/2003 14:24

humm:
- que é isso comparado com a bronca dos concursos no ensino secundário deste ano?
- e comparado com a bronca que é a nova regulamentação dos concursos para o primário e secundário no próximo ano?

se o lynce se demite por tão pouco (o beneficiar de uma pessoa).. o ministro da educação (e acessores) já se deviam ter demitido faz muito (por prejudicar centenas e centenas de pessoas)... mas lá está no pedestal

"no pasa nada tio... tomate una tequilla"

Cump.
Info

Estou estupefacto

por jfigueira » 3/10/2003 14:16

Se os factos que estão a dar origem a esta demissão forem verdadeiros estou estupefacto.

O que é que o Lynce e o Martins da Cruz estavam à espera? que ninguém desse por nada? Ainda por cima medicina!

É claro que para apurar a verdade dos factos imagino que vá ser criada uma "Comissão de inquérito na Assembleia da República" que irá levar os resultados "até às últimas consequências".

Apenas por curiosidade:

- Quantas comissões de inquérito foram criadas na AR desde, digamos, 1974?
- Quantas chegaram ao seu términus?
- Em média, um deputado participa em c«quantas comissões de inquérito?

um abr
Comportamento gera comportamento

Registado: 8/1/2003 19:49

por MarcoAntonio » 3/10/2003 13:33

Já agora, só para referir que o próprio acabou de o confirmar em conferência de imprensa, acabada agora de transmitir em directo.
Imagem

Administrador Fórum

por pedrocas » 3/10/2003 13:31

De louvar essa atitude depois da "borrada" que pintou.
pedrocas

por MarcoAntonio » 3/10/2003 13:29

É Ministro da Ciência e do Ensino Superior.
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 3/10/2003 13:27

Ulisses,

mas esse senhor não é o Sec. Estado Ensino Superior?

Um abraço
dj

Notícia RTP: Ministro do ensino superior demite-se!!!

por Ulisses Pereira » 3/10/2003 13:24

Pedro Lynce vai demitir-se, acaba de noticiar a RTP!

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], MPCER, PacoNasssa, peterteam2, trilhos2006, yggy e 160 visitantes