Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Muita atenção ao BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

LastBull

por wbuffet » 27/11/2002 20:34

Na minha opinião, se a emissão for cotada, o valor desta opção de convertibilidade antecipada será totalmente reflectido na cotação do título. Relativamente à transacção ex-direitos não antecipo uma quebra de cotação muito grande porque se os direitos valerem 30 cêntimos o valor da acção só cairá 3 cêntimos.

No essencial, aquilo que penso é que a rentabilidade da operação é bastante boa, sobretudo para os actuais accionistas e para quem acredita que, a médio prazo, o momento é bom para ficar longo em bcp.

Um abraço a todos
 
Mensagens: 1
Registado: 27/11/2002 20:14

por LastBull » 27/11/2002 18:02

Então confirma-se que as obrigações são convertíveis ao fim de 1 ano.

Quanto à pergunta, embora não tenha visto o prospecto, deve ser nas mesmas condições que ao fim dos 3 anos.

A decisão é uma questão de risco. Ficar com as acções (na quantidade definida em Dezembro) ao fim de um ano prescindindo dos juros das obrigações que são altos nos últimos 2 anos, ou continuar com as obrigações mais dois anos com juro de 9% (não é exactamente 9% porque os cupões julgo não serem anuais) e só no fim converter em acções.

É extremamente impotante perceber, que o BCP vai ganhar a diferença entre a cotação em Dezembro e a cotação na altura da conversão. Porque as obrigações têm um valor de 5 Euros e o valor das acções a serem subscritas depende da evolução da cotação a partir de 20 de Dezembro.

Por isso não me admirava que o BCP forçásse um fecho acima dos 2,70 para a acção ficar com bom aspecto técnico. Uma coisa não tenho dúvidas: mesmo que não seja a curto prazo, shortar BCP é quase de certeza um óptimo negócio a médio, longo prazo, porque depois de ser tão puxada, quando deixar de haver interesse a queda deverá ser muito violenta, estilo o que aconteceu hoje de manhã, que reflecte bem o sentimento de mercado: se o BCP não compra, a estes níveis só há vendedores.
 
Mensagens: 55
Registado: 27/11/2002 11:16
Localização: Rio de Mouro

jarcorreia

por BCP » 27/11/2002 17:40

É provavel que alguns compradores de peso não resistam à tentação dos 60% e saiam do título. Isso provavelmente é bom para a edp. Atenção pois tudo é favorável a esse cenário inclusivamente a proximidade de fim de ano.
BCP
 

LastBull e BCP....

por rubens » 27/11/2002 16:57

..claro que eu tb concordo..e já o venho referindo faz1 par de semanas.. que esta subida toda tem sido feito à custa dos "tentáculos" do BCP...exclusivamente deviso ao que eu baptizei " aí vem ele"...

Agora a cotação segurar-se até dia 20...devido ao dito cujo... já pode ser mais problemático.. uma vez que dia 4 Dez as ações entram em ex-direito... e aí a guerra entre quem as quer lá embaixo para a conversão lhe ser favorável e o BCP que a quer alta pelas razões inversas.

Qanto a outra questão colocada:
"Os investidores em títulos Capital BCP, destinados ao aumento do capital da instituição, têm que os manter durante um ano para poderem optar pela conversão antecipada em acções "

Agora...quais as condições da antecipação... não sei que ainda não vi o prospecto definitivo.

Cump
 
Mensagens: 92
Registado: 5/11/2002 16:03

por BCP » 27/11/2002 16:25

Obrigado.

Pelo que dizem nesses links é só mesmo no fim dos 3 anos. Mas ouvi ontem na mesa do lado ao almoço (engraçado como já toda a gente fala de bolsa) pessoas que me pareciam que já tinham visto o prospecto e que nele dizia que havia a opção de converter as obrigações por acções já daqui a um ano.

De qualquer forma das formas não me parece grande negócio já que nesta operação estamos a comprar algo parecido com futuros a 3 anos, o que não me agrada.

Em relação às passagens, gostava de lançar mais uma hipótese. Não será possível que tenha sido venda de grandes investidores que não querem acompanhar o aumento de capital, e por isso têm que vender parte das acções antes do dia ex-direitos? Eu sei que especulando encontramos um milhão de hipóteses, mas parece-me bastante possível. Opiniões?

Um abraço
BCP
 

por Ulisses Pereira » 27/11/2002 15:45

Last Bull,

Deixo-te aqui dois links para interessantes trocas de opiniões sobre esta operação do BCP. Talvez lá encontres o que queiras:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=1455

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=1412

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

BCP

por LastBull » 27/11/2002 15:35

Mais uma vez, não acredito que a cotação ande a subir há quase 2 meses por causa de passagens. Faz todo o sentido que a cotação ande a ser puxada devido ao mecanismo deste aumento de capital e a cotação não deverá cair antes de 20 de Dezembro.

PS: Ouvi que as obrigações tinham uma opção de ser convertíveis um ano após a sua emissão. Alguém que já tenha visto o prospecto consegue confirmar esta informação?
 
Mensagens: 55
Registado: 27/11/2002 11:16
Localização: Rio de Mouro

Gastos dos consumidores nos EUA aumentam 0,4% em Outubro

por TRSM » 27/11/2002 15:12

Gastos dos consumidores nos EUA aumentam 0,4% em Outubro

Os gastos dos consumidores nos Estados Unidos (EUA) aumentaram 0,4%, recuperando a queda verificada no mês anterior, enquanto os rendimentos subiram 0,1%, anunciou o Departamento do Comércio norte-americano.
Os gastos dos consumidores cresceram 0,4%, depois de terem caído 0,4% em Setembro, impulsionados pelas aquisições de serviços e de bens não duradouros.

Os rendimentos cresceram 0,1%, abrandando face ao ritmo de subida de 0,4% registado em Setembro.

Os analistas contavam com uma melhoria nos gastos dos consumidores de 0,3%, e prediziam um crescimento de 0,2% nos rendimentos, para o período em análise.

As despesas dos consumidores em bens não duradouros aumentaram 0,7% em Outubro, ou seja, a maior subida deste indicador desde o mês de Abril. Os gastos nos serviços conduziram a uma taxa de crescimento de 0,5%, acima da taxa de 0,4% observada em Setembro.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por Ulisses Pereira » 27/11/2002 15:09

Lion,

Abrir e fechar posições de 20 milhões de acções não é o mesmo que o fazer com 20 mil. Não é nada fácil e não o fazemos quando queremos, mas sim quando podemos! :)

Quanto a essa tua observação sobre o comportamento dos bancos, tenho que concordar, na generalidade contigo em relação ao curto prazo. Contudo, no longo prazo, o caminho das acções não é passível de ser controlado por ninguém. O BCP, quando este "bear market" ia a meio, continuava firme e seguro, sem vacilar quando todo o mundo já estava a cair fortemente. Durante muito tempo, sentiu-se o dedinho do banco a aguentar as cotações. Mas é impossível aguentar esta situação eternamente, pelo que depois as acções seguiram o caminho que tinham a seguir...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Ulisses Pereira » 27/11/2002 14:55

Bowie,

Encontrei esse artigo a que fazes referência no teu mail no site do expresso, na edição de 26 de Outubro. Aqui está ele:

"CGD recusa críticas do BCP


O PRESIDENTE do BCP, Jardim Gonçalves, está particularmente irritado com a Caixa Geral de Depósitos, a quem acusa de fazer operações que permitiram a especulação contra os títulos BCP. E o Ministério das Finanças também perguntou à CGD se tinha procedido a tais operações. O que está em causa são os chamados «repos», operações em que um banco, para obter liquidez, empresta acções com acordos de recompra a 90 dias. O presidente da CGD, António de Sousa, não só confirmou às Finanças tais operações, que estão a ser feitas desde Abril, como enviou um mapa com a sua discriminação.

Por sua vez, e em resposta a um telefonema de Jardim Gonçalves na quarta-feira, Sousa garantiu que a CGD suspendia de imediato tais operações, embora não estivesse nenhuma programada para os próximos dias.

O presidente da CGD admite que o que a contraparte faz com as acções não é passível de controlo por parte da Caixa, mas que é «perfeitamente absurdo» tentar imputar às operações «repos» a desvalorização do título BCP, que aliás recuperou ontem quase 10,6%. «Com esta evolução do título BCP, o perdedor é a CGD, porque comprámos 8% a cinco euros e agora estão a dois», diz Sousa. Desses 8%, 6% correspondem à carteira estratégica e 2,3% à carteira operacional. "

(in www.expresso.pt)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Shorts

por Lion_Heart » 27/11/2002 14:42

Boa tarde.Nao acredito que quem tenha shortado bcp naqueles valores so agora tenha fechado a posiçao,e se a fechou o caso e muito duvidoso.Claro que o bcp so pode ter subido por compra de acçoes propias do propio bcp,ja que a razao para aquilo subir era nula.Sera que o velho judeu quis dar uma liçao a cgd e a quem shortou??Ou nao tera sido ele propio a shortar ?
Ou a alongar??A banca em Portugal e em especial o bcp e o bes sao casos onde investir e para otarios pq aquilo mexe ao sabor dos propios donos e se eles quiserem aquilo nem mexe como e o caso do bes.eu na banca nem toco pq e demais evidente a falta de transparencia e realidade dos movimentos!!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

BCP-Repo

por Bowie » 27/11/2002 14:40

Ullisses,

Vai ao teu mail para veres o porque da minha argumentação.
Não coloquei aqui porque está num jornal.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 249
Registado: 25/11/2002 18:56

por Ulisses Pereira » 27/11/2002 14:05

O que o BCP (Administração) fez referência na altura foi a um "repo" realizado exactamente na véspera da grande queda, sinalizado por uma passagem no "after hours". Se isso se confirma, só teria sido possível despejar o papel nesse dia (ou nos subsequentes). Como o papel abriu com um "down gap" enorme e nos dias seguintes recuperou, é muito complicado acreditar que houve lucro nessa operação.

De facto, se esse "repo" viesse de trás, a decisão lógica seria fechá-lo na altura da divulgação dos desastrosos resultados, aproveitando a má notícia e os inúmeros vendedores existentes. Mas se o "repo" foi feito nesse dia, a situação já não é tão clara...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Bowie » 27/11/2002 13:58

Ulisses

Eu não acompanho o movimento do BCP, mas na altura da polémica fiquei com a ideia que as repos tinham sido abertas antes da saída dos resultados e se não me engano a CGD já à meses que vinha a emprestar titulos a outrém.

E se isto é assim, não era lógico eles(shorts) terem fechado a repo no dia ou dias subsquentes à saída dos resultados. Ficava mais barato todos vendiam e eles compravam (o volume que eles necessitam do lado contrário existiu).

O que é que achas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 249
Registado: 25/11/2002 18:56

Muita atenção ao BCP

por Ulisses Pereira » 27/11/2002 13:45

O volume feito nas últimas duas sessões, faz-me olhar para o gráfico com muita atenção e ter bastante receio do qu se pode vir a passar.

No dia 23 de Outubro deste ano, o célebre dia do "afundanço", o BCP teve aquela violenta queda com cerca de 35 milhões de acções negociadas. Nessa altura veio a público que tinha sido aberto um "repo" (empréstimo de acções) sobre mais de 25 milhões de acções.

O que se seguiu é bem visível no gráfico: Uma recuperação fantástica com a quebra das linhas de tendência descendentes de curto e médio prazo, para desespero de quem abriu o "repo" ao ver a cotação andar no sentido contrário da sua posição. Será que alguém andou a forçá-los fechar essa posição?

Nas últimas duas sessões, com duas enormes passagens, o BCP fez mais de 45 milhões de acções. Estarão estas passagens relacionadas com o fecho do "repo". Se sim, é de estar muito vigilante, pois se isso estava a servir de motivação para puxarem pela acção (para obrigarem quem fez o "repo" a fechar com perdas), o motivo deixa de existir e a acção pode estar pronta para uma correcção.

Reparem que o RSI está nos valores mais altos dos últimos dois anos! Isto mostra bem o estado "sobrecomprado do papel.

Uma coisa é certa: até que a acção feche acima dos 2,71 euros, acho qualquer entrada longa no BCP muito perigosa. Aliás, se começar a vislumbrar fraqueza no papel, abrirei uma posição curta.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-bcp2.gif
forum-bcp2.gif (23.7 KiB) Visualizado 3085 vezes
forum-bcp1.gif
forum-bcp1.gif (23.49 KiB) Visualizado 3076 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, Mmmartins, Shimazaki_2 e 378 visitantes