Página 1 de 1

MensagemEnviado: 23/9/2003 1:16
por MarcoAntonio
Já agora, deixo o link para outro artigo, este colocado no Mercado a Par&Passo e datado de Abril:
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=53

É interessante reler estes artigos. Na altura falava-se muito no VIX e os <i>bears</i> defendiam então que estavamos perto do descalabro dado que o VIX caia fortemente e os índices não faziam novos máximos pelo que o indicador estaria a dar um forte sinal de excesso de optimismo.

Esta leitura pareceu-me prematura e durante várias semanas defendi essa minha opinião e cheguei a escrever um artigo sobre isso, dedicado praticamente em exclusivo o VIX (embora no forum tenha abordado profusamente outros indicadores como o <i>Bull & Bear</i>, na altura também bastante badalado).

É interessante ainda verificar que o S&P se encontrava então abaixo dos 900pts...

À parte destes dois artigos, uma pesquisa aqui no forum permitirá encontrar imenso 'material' sobre este tipo de indicadores (VIX, VXN e VDAX).

MensagemEnviado: 22/9/2003 22:54
por Visitante
vai a
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=13 e tens uma descrição dada pelo MAntónio...
Um abraço
Nunofaustino

MensagemEnviado: 22/9/2003 22:50
por Kooc
o VDAX é o indice de volatilidade do dax, semelhante ao VIX. se não souberes o que é o vix, faz uma pesquiza pelo forum, que há diversos post, principalmente do Marco António, que explicam claramente e em detalhe as caracteristicas destes indices de volatilidade.

Quanto ao gráfico, faço o download das cotações para o meta, pelo MLDownloader, do site da yahoo

cumps

MensagemEnviado: 22/9/2003 22:36
por Visitante
cook, o que é o vdax e onde posso ver o gráfico?
Desde já, muito obrigado.

vdax

MensagemEnviado: 22/9/2003 21:12
por Kooc
subida de 18,6% :shock:

cumps