O "bear market" do Nikkey já dura há muiiiiiiiiiitos anos.

Ao longo deste violentíssimo "bear market", já houve ressaltos muito fortes que levaram o índice a subir mais de 50% (!) e isso não significou o final deste calvário nipónico.
Acho que é prematuro estarmos a falar de um novo "bull market" no Japão. Sobretudo porque estas subidas apenas se iniciaram - ao contrário de outros mercados mundiais - há 4 meses. Por isso, é muito cedo para falarmos de um "bull market".
Olhando para os gráficos que aqui deixo, posso dizer que o primeiro grande obstáculo vai ser a zona dos 12 000/12100 pontos. Mas o grande teste será (se alguma vez lá chegar) nos 14600 pontos. Essa é a minha linha de fronteira para um possível "bull market". No dia em que ela for quebrada, eu visto a pele de touro.
Claro que estará a pensar: "Mas há tanto dinheiro que se pode fazer até lá..." Concordo... Mas o que estamos aqui é numa discussão teórica sobre se se iniciou ou não um novo "Bull market" no Japão. E isso é discussão de longo prazo, algo que está muito longe dos horizontes temporais da minha negociação.
Um abraço,
Ulisses