Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC patiana, g.a. + comentários

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 26/11/2002 14:36

Eu pus a questão sob a forma de: "Se me obrigassem a tomar uma posição", apenas para colocar as coisas de uma forma hipotética que nos obrigasse a tentar sentir qual a tendência mais forte. Porque eu concordo consigo quando destaca a importância de se estar de fora. Uma coisa é certa... se a PT quebrar esta linha de tendência ascendente, não terei problemas em assumir uma posição curta sobre a acção.

Para dar mais força às suas palavras, termino com uma frase de Livermore, "After spending many years on Wall Street and after making and losing millions of dollars, I want to tell you this: It never was my thinking that made the big money for me. It always my sitting."

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JN » 26/11/2002 14:34

grafico exemplo da PTC
Anexos
ptcjn2.gif
ptcjn2.gif (15.52 KiB) Visualizado 4577 vezes
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por JN » 26/11/2002 14:30

Ulisses,

Sem querer entrar na tal discussao mas não perdendo a aportunidade de recuar mais atras para ver mais ao longe...

Penso que a situação não é a de:
"se me obrigassem a tomar uma posiçao hoje"

mas mesmo que fosse, a minha posição era; esperar.
Estar de fora é uma posição de trading tal como comprar ou vender mas compreende-se que haja interesse em que se faça negocio...

Penso que o principal problema dos investidores neste momento é:
o que faço ao dinheiro?

É por este motivo, olhando para os gráficos bem de longe comprende-se, que qualquer indicio de inversão da tendencia descendente dos ultimos tempos é tomado logo com força desmedida.

Eu continuo a pensar que até o mercado fazer um novo fundo qualquer posição curta é demasiado arriscada.

Um Abraço!
Um abraço
JN

por Ulisses Pereira » 26/11/2002 13:45

Caro JN,

Compreendo perfeitamente a sua crítica, contudo a questão do horizonte temporal é sempre a pedra de toque para as mais acesas discussões nestas questões dos mercados financeiros.

Deixo aqui dois gráficos para podermos facilmente apercebermo-nos das diferenças que ocorrem quando o nosso olho vislumbra a realidade por uma janela mais pequena ou maior.

O gráfico de curto prazo mostra uma tendência claramente ascendente, mas o gráfico de longo prazo mostra uma tendência claramente descendente. Por isso a pergunta é: será que uma entrada curta é um negócio contra ou a favor da tendência? :)

O que sei é que se me obrigassem a tomar uma posição agora seria uma posição curta pois, apesar da micro-tendência ser ascendente, a tendência dominante continua a ser de queda. Por muito que isto não nos agrade...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt2.gif
forum-pt2.gif (24.37 KiB) Visualizado 4598 vezes
forum-pt1.gif
forum-pt1.gif (16.85 KiB) Visualizado 4598 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bowie » 26/11/2002 13:43

O minímo de hoje também testou o retracement de 0,382 (977 / 439) que estava nos 644, depois deste ter sido ultrapassado a semana anterior.

Já estou com navegação á vista, os targets que tinha apontado para o meu position trade estão muito perto.

Cumprimentos.

Registado: 25/11/2002 18:56

Fechei os curtos

por Flying Turtle » 26/11/2002 13:07

Bom, parece que a PT para já não está ainda tão decidida assim a desder, está a consolidar na vizinhança dos 6.50 (acima da LTa), pelo que fechei a minha pequena posição curta, com um ganho marginal.

Fico assim a aguardar de fora, para ver para que lado se decide e entrão decidir eu mesmo se reentro curto (longo não o farei neste momento de certeza. O almoço de hoje, entretanto, já ficou pago :wink:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Pata-Hari » 26/11/2002 12:24

Claro, JN, eu percebi isso. Apensa reagi à tua AFIRMAÇÂO de que a minha conclusão estava errada. O formato da frase fez-me reagir por soar a uma certitude e não a uma opinião, mas o conteúdo intrinseco eu percebi, claro. Não te preocupes. :)

(e tenho que manter a minha fama de dragão, né, lol?)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por JN » 26/11/2002 12:11

Ho pata, eu nao disse que tinhas dito nada. Antes pelo contrário, disse que estavas a considerar bem mas com uma conclusao errada.

Atenção eu manifesto a minha opiniao e nao tento que ninguem a siga.

Já agora mais uma opiniao para a tartaruguinha :) ; num trade contra a tendencia principal do mercado é bom fixar stops de perda e de ganho!!!

Atenção eu manifesto a minha opiniao e nao tento que ninguem a siga.

Estou completamente líquido!
Um abraço
JN

Re: PTC

por Flying Turtle » 26/11/2002 12:09

MarcoAntonio Escreveu:[...]

Afinal, a pressão levou a PT junto do suporte e <i>shortar</i> agora pode ser para fechar mais acima (ontem justificava-se bem mais por exemplo pois nessa altura estava junto a uma resistência). Agora está junto a um potencial suporte e ainda há muita sessão pela frente.

[...]

De facto, MarcoAntonio.

Eu abri a minha pequena posição curta face ao desenvolvimento da primeira hora e meia da sessão, o qual me pareceu apontar para um prolongamento das quedas (que para já o mercado em geral veio ajudar - e lá se foram as minhas SNC...).

Por isso aguardo por novos desenvolvimentos para considerar o possível aumento da minha posição curta. :wink:

Um abraço
FT

PTC

por MarcoAntonio » 26/11/2002 12:03

Por coincidência ou não, o mínimo da PTC foi hoje já tocar a LT de suporte que vinha a considerar (já presente nos meus anteriores comentários).

A PT com este comportamento matinal está a ameaçar um pouco a tendência: hoje já surgiu uma pressão vendedora maior e foi junto aos suportes que considero mais relevantes. No entanto e dado que a tendência é ascendente, pode ser uma armadilha abrir curtas nesta altura... A sessão ainda vai no adro e a pressão vendedora pode estar relacionada com o andamento dos mercados em geral. Penso que é importante aguardar por sinais mais claros e nomeadamente pelo resto da sessão para ver qual vai ser o desenlace destas descargas...

Afinal, a pressão levou a PT junto do suporte e <i>shortar</i> agora pode ser para fechar mais acima (ontem justificava-se bem mais por exemplo pois nessa altura estava junto a uma resistência). Agora está junto a um potencial suporte e ainda há muita sessão pela frente.

Contava de facto com a queda de ontem e contava ainda que continuasse a queda como estava a fazer ao princípio da manhã. Entretanto os mercados descambaram e a PT foi atrás...

Fica o gráfico...
Anexos
PTC-20021126a.gif
PTC-20021126a.gif (19.07 KiB) Visualizado 4699 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 26/11/2002 11:42

Pois, seriam os que eu usaria.

Obrigado ´taruga
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 26/11/2002 11:39

Pata-Hari Escreveu:[...]

Tartaruguinha, eu vou esperar para ver... mas acho que és capaz de ter aí um trade com algumas probabilidades de resultar, sim. Que warrants usaste?

Patinha, usei os da SG com vencimento em Março de 2003:

Código de negociação WSGPTC19
    Activo Subjacente Portugal Telecom
    Tipo Put
    Emitente Société Générale
    Preço de Exercício 6,00
    Liquidação Financeira
    Data de Exercício 2003/03/21
    Moeda EUR
    Último Dia Negociação 2003/03/17
    Paridade c/ Subjacente 1,0000
    Lote Mínimo de Exercício 1.000,00

Comprei a 0.44, neste momento já estão a 0.48.

Conclusão, vou já, jazinho mesmo, alterar o meu stop de "stop loss" para "profit protection"... :)

Beijinhos
FT

por Pata-Hari » 26/11/2002 11:11

Ah, outra coisa, LR. Quanto ao ADX, sim indica uma tendência, sim é uma tendência bullish. E...? onde é que eu neguei isso? além de que valores a 32 indicam a existência de uma tendência, mas nem são valores particularmente elevados.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 26/11/2002 11:03

JN, se a minha conclusão é errada ou não, é um pouco cedo para avaliar. Além de que o que eu digo é que o volume de hoje - na queda - é já enorme. Verdade seja dita que ontem o volume diário foi pequeno.

Tartaruguinha, eu vou esperar para ver... mas acho que és capaz de ter aí um trade com algumas probabilidades de resultar, sim. Que warrants usaste?
Administrador Fórum

Curto

por Flying Turtle » 26/11/2002 10:52

Eu entrei curto hoje, após ver o historial da primeira hora e meia de negociação.

É a primeira vez que faço tal tipo de operação, portanto pode bem acontecer que me espalhe :wink:

No entanto, a exposição é por enquanto diminuta (poderá ser reforçada se o movimento ganhar força) e o stop já lá está, para o que der e vier...

Beijinhos
FT

por JN » 26/11/2002 10:52

Tens bons considerandos mas chegas a conclusao errada.
Pequeno volume na queda = sinal bullish
A qubra da cunha tem 0,5 a baixo uma excelete consolidação. Só a quebra desse canal pode dar um sinal para shortar.
O ADX indica uma tendencia. Concordo, mas qual tendencia? BULL

Olha que shortar PTC em num panorama destes é um risco muito... e desnecessário.

Penso eu de que....
Um abraço
JN

PTC patiana, g.a. + comentários

por Pata-Hari » 26/11/2002 10:25

De notar hoje o volume, estamos com quase um milhão de acções transacionadas a esta hora, quase metade do volume diário de ontem.

Eu quero ver a reacção aos 6.54/6.55, que é a base da cunha... acho que na quebra não resistiria a entrar curta.

Obviamente que o estocástico deu sinal de saída e curiosamante o MACD ontem deu também sinal de saída. RSI a 66 outra vez, e o ADX a trinta e dois, indicando a existência de uma tendência (este adx é o mestre das coisas semi-óbvias, digo eu, lol).
Anexos
ptcpata.png
ptcpata.png (16.15 KiB) Visualizado 4827 vezes
Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Carlos73, Google [Bot], J.f.vieira, Jonas74, macau5m, nbms2012, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014 e 189 visitantes