Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O espírito do caldeirão! Para TODOS lerem...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Calimerozinho » 1/9/2003 14:57

Aplauso. Muito Bem.
A minha liberdade acaba no exacto ponto onde começa a do outro.
Podemos discordar uns dos outros, mas não há necessidade de nos matarmos por isso.
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

por Flying Turtle » 31/8/2003 23:26

Muito bem Ulisses, eu já aqui tinha manifestado a minha preocupação pelo que me estava a parecer um relativo afrouxar dos critérios que nortearam este espaço desde a sua criação. Já há dias expressei também o meu apoio a um aviso à navegação deixado pelo MarcoAntonio e não quero agora deixar de subscrever também esta tua tomada de posição.

Muito pior do que perder eventualmente metade do seu tráfego diário, será o Caldeirão perder um só que seja dos seus habituais e muito qualificados participantes, pois a estes se deve a qualidade deste espaço e a notoriedade que o mesmo já grangeou.

Quanto a mim, não há qualquer dúvida quanto ao caminho a seguir!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 31/8/2003 22:59

AO reler o meu post, fico com a sensação que teria sido interessante, para os mais recentes leitores do caldeirão, lerem duas sequência de posts que simbolizam bem o espírito do Caldeirão...

"Os meus discos":

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=#28691

"O meu pior negócio":

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... light=pior

Sobretudo esta última série de posts, em que um elevado número de participantes falaram do seu pior negócios, mostra bem aquilo que é o espírito do Caldeirão. Isto no mundo da net onde, às vezes, até parece que só há grandes "traders" e que ninguém perde... :roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O espírito do caldeirão! Para TODOS lerem...

por Ulisses Pereira » 31/8/2003 22:10

Quando, há cerca de 10 meses, nasceu o Caldeirão, a intenção era a de criar um espaço em que se pudesse discutir os mercados de uma forma descontraída, com qualidade e, sobretudo, com educação e respeito pelas opiniões dos outros.

Um dos grandes problemas dos fóruns na Internet é o equilíbrio entre a qualidade e o caos. O equilíbrio entre a censura e a livre expressão. O equilíbrio entre o cinzentismo e a boa disposição. O equilíbrio entre a organização e a anarquia.

Penso que, além da enorme qualidade dos seus participantes, o grande sucesso que o Caldeirão conseguiu obter tem a ver com o facto destes equilíbrios terem sido alcançados de uma forma muito boa, na minha opinião.

A verdade é que, nas últimas semanas, o Caldeirão tem sido invadido por uma torrente de mensagens completamente fora do espírito do Caldeirão, o que tem originado grande confusão e têm aborrecido os nossos membros habituais.

O que são mensagens fora do espírito do Caldeirão? São mensagens provocatórias (do género: “Eheheh! Vocês, curtos, vão ser todos entalados!”), são mensagens sem qualquer fundamento das opiniões (do estilo: “A PT vai aos 10 euros!”) ou mensagens publicitárias.

Se há papel que odeio fazer é o de censor. Mas a minha experiência, ao longo de vários anos de fóruns na Internet, diz-me que a censura é imperiosa para manter a ordem, o nível e o bom ambiente nos fóruns. E é por isso que iremos apertar ainda mais os critérios, de forma a não deixar descaracterizar o Caldeirão e a mantê-lo como o grande fórum de referência, na actualidade cibernética económica portuguesa.

É evidente que somos muito mais intransigentes e inflexíveis com as mensagens dos visitantes. Desde sempre defendi ( e continuo a defender ) que os fóruns não devem ser fechados e que devemos dar a possibilidade a que pessoas não registadas possam escrever. Mas também defendo que o que essas pessoas escrevem não deve ser lido “com os mesmos olhos”, do que as mensagens escritas por membros do Caldeirão, já com um passado conhecido aqui no fórum.

A credibilidade conquista-se e, ao longo dos tempos, vamos tendo oportunidade de conhecer a qualidade, as características e o perfil dos vários membros aqui do fórum. Com os visitantes, tal não é possível, pelo que não podemos correr o risco de dar o benefício da dúvida e se algo nos parece provocatório ou completamente descontextualizado, não devemos hesitar na hora de apagar.

É claro que alguns gostam de mensagens provocatórias. Outros gostam de ver mensagens que dizem apenas: “COMPREM A ACÇÃO X!”. Mas não é este o espaço próprio para isso. Há outros fóruns na Internet sobre mercados e que, decerto, não ficarão tristes se receberem mais visitas.

Por mais surpreendente que possa ser para alguns, este género de mensagens gera inúmeras páginas vistas. Nos últimos dias, temos estado perto dos nossos “records” de páginas vistas. Se esse fosse o nosso objectivo, fecharíamos os olhos a tudo isto e teríamos audiências fantásticas. Mas não é isso que queremos para o Caldeirão.

O nome deste site foi sugerido por mim (eu sei... eu sei... é muito longo! J ), de forma a que fosse facilmente identificável o que seria o site: Um caldeirão cheio de ideias e opiniões. Mas não podemos deixar que as ideias e opiniões se amontoem sem ordem. É preciso ir agitando a colher que mexe o caldeirão e que vai preservando o sabor especial do nosso caldeirão, fazendo-o fervilhar...

Por isso, antes de escreverem uma mensagem provocatória, pensem duas vezes. É que pior do que apagar as mensagens dos outros é vermos as nossas mensagens apagadas e sentirmos que estamos a degradar o ambiente. Queremos que todos se sintam bem aqui no Caldeirão e tudo faremos para que isso aconteça!

Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 9/9/2003 14:40, num total de 1 vez.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 276 visitantes