Mais uma arrozada e favores a conhecidos

Quem vai pagar a redução das receitas? Os impostos, claro, continuem..
Privados querem «publicidade zero» na RTP
As estações de televisão RTP, TVI e SIC assinaram hoje o protocolo que obriga a televisão pública a reduzir a publicidade e define novas obrigações para os operadores ao nível da programação, como o contributo com conteúdos próprios para os canais internacionais da RTP, apoio à produção audiovisual independente e introdução de medidas de co-regulação.
As medidas serão introduzidas dia 1 de Setembro e podem ser alteradas dentro de três meses, com os privados a reclamarem por «publicidade zero» na estação de Almerindo Marques.
«Para mim só quando a RTP não tiver publicidade é que se deixará de falar em concorrência desleal», disse, à margem da conferência de imprensa, Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, que detém a SIC.
«A concorrência desleal só acabará de duas formas. Ou via orçamento, através de um controlo rigoroso. Ou retirando a RTP do mercado publicitário, que me parece a solução mais fácil», corroborou Miguel Paes do Amaral, administrador da Media Capital, detentora da TVI.
«É uma opinião. Que respeito, mas não concordo», sublinhou Almerindo Marques, presidente do conselho de administração da RTP. «Acho que também é importante um serviço público ter intervenção no mercado», defendeu.
O documento assinado pelo ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, e pelos responsáveis máximos das operadoras de televisão, prevê que o acordo possa ser revisto dentro de três meses.
Privados querem «publicidade zero» na RTP
As estações de televisão RTP, TVI e SIC assinaram hoje o protocolo que obriga a televisão pública a reduzir a publicidade e define novas obrigações para os operadores ao nível da programação, como o contributo com conteúdos próprios para os canais internacionais da RTP, apoio à produção audiovisual independente e introdução de medidas de co-regulação.
As medidas serão introduzidas dia 1 de Setembro e podem ser alteradas dentro de três meses, com os privados a reclamarem por «publicidade zero» na estação de Almerindo Marques.
«Para mim só quando a RTP não tiver publicidade é que se deixará de falar em concorrência desleal», disse, à margem da conferência de imprensa, Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, que detém a SIC.
«A concorrência desleal só acabará de duas formas. Ou via orçamento, através de um controlo rigoroso. Ou retirando a RTP do mercado publicitário, que me parece a solução mais fácil», corroborou Miguel Paes do Amaral, administrador da Media Capital, detentora da TVI.
«É uma opinião. Que respeito, mas não concordo», sublinhou Almerindo Marques, presidente do conselho de administração da RTP. «Acho que também é importante um serviço público ter intervenção no mercado», defendeu.
O documento assinado pelo ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, e pelos responsáveis máximos das operadoras de televisão, prevê que o acordo possa ser revisto dentro de três meses.