Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para os amantes dos H&S... ;-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 24/11/2002 20:06

Como o «druída sábio» deve estar de fim-de-semana, vou atrever-me a opinar, espero é não apanhar um ataque de <i>gnomite</i>... :?

:mrgreen:

Sinceramente, considero ambas as figuras de H&S em questão muito forçadas. Os volumes, embora não invalidem a figura, tb não são lá muito esclarecedores: por exemplo, sería de esperar o surgimento de maior volume no <i>uptrend</i> do segundo ombro, maior de preferência que no <i>uptrend</i> da cabeça e ele é sensivelmente igual no Nasdaq e até menor no caso do Dow Jones; o H&S do Dow é mesmo o mais fraco e menos credível porque o volume falha no teste da suposta <i>neckline</i> entre a cabeça e o segundo ombro; já na suposta quebra da <i>neckline</i> ambos sinalizam com um clímax comprador...

Portanto, em termos de volume, a situação não é totalmente esclaredora. Já o desiquilíbrio temporal e de valor entre os ombros e a inclinação da <i>neckline</i> são bastante evidentes, o que me leva a dizer que, se está ali um H&S, é um H&S muito pouco convencional e que deixa um bom bocado a desejar (está a precisar de uma prótese... :wink: )...

De qq das formas penso que a questão é secundário porque caso se confirme a quebra da resistência (e isso é evidente, refiro-me à existência de uma resistência naqueles níveis que foi quebrada com volume), então teremos à partida subidas para mais algum tempo (pelo menos umas semanas ou alguns meses). Portanto a questão do H&S parece-me secundária porque não precisamos de ver lá um H&S para encontrar os mesmos sinais que o H&S daria (aliás sempre achei que existe uma «paranoia geral» em torno dos H&S que são vistos a toda a hora e a todo o momento em tudo qnt é esquina...).

Em relação à quebra, ainda não está confirmada. De momento estamos do lado de cima, mas pode-se ter dado um falso <i>break-out</i>. A confirmação do <i>break-out</i> penso que pode vir numa de duas formas: ou um retest com baixo volume na fase de queda/consolidação e novamente forte volume na fase de subida; ou simplesmente «vamo-nos embora» tendo aquele <i>gap</i> na sessão de quebra ter sido um <i>runaway gap</i>. Por outro lado, quedas com volume e uma quebra do suporte em sentido descendente deixavam um sinal forte de falso <i>break-out</i>...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Para os amantes dos H&S... ;-)

por leprechaun » 24/11/2002 19:27

Sendo gnominho... e Bullinho ;-) é óbvio que gosto dos American Bulls! :)

Pois bem, esta semana eles estão contentes!

Eis a simpática cartinha que me mandaram hoje mesmo:

Dear American Bulls Member,

As you may see on the charts at:

http://www.americanbulls.com/reversalpatterns.asp

Nasdaq Composite and Dow Jones Industrial Indices have completed the formation of 6-month wide bullish reversal patterns. The pattern is called INVERTED HEAD AND SHOULDERS.

These patterns may be signing the END OF A BEAR MARKET and the START OF LONG TERM BULL MARKET.

It seems that it is time for the bulls. The bears will prefer hibernation this winter. After all, the bears have not been sleeping since the second quarter of the year 2000.

Good Luck


Ora o tal ultra-Bear do Pretcher, pelo contrário, diz que só estamos a fazer o reteste da neckline de um gigantesco H&S de anos, no S&P. A projecção de tal "desastre" nem sei qual é... Creio que algo como 500... se não for pior! :cry:

Enfim, cada qual se aquece - ou arrefece! - com a sua manta... ou falta dela! 8-)

Quanto aos meus "queridos" David Nichols - um extraordinário modelo de flexibilidade e adaptação rápida ao que o mercado diz! - e o "mago" matemático Phil Erlanger, pois bem... Para aumentar o suspense, está cada qual para o seu lado!!!

O Nichols acredita piamente no efeito da sazonalidade e na relação inversa - de momento, note-se - entre o mercado de acções e o das obrigações. Pelo contrário, Erlanger junta-se a Pretcher ao considerar intransponível a resistência dos 980 ou algo que o valha. Falo do S&P,claro! Ora, os técnicos lá sabem bem o número, eu só trato disto a olho! :?

Enfim, a minha esperança é que o "sábio" das ondas Elliot marque outra vez passo, e fique a ver o novo Bull passar, como durante a "bolha" anterior.

E uma vez que, de acordo com tais doutas sumidades - eu não digo que ser Bullinho tem vantagens? ;-) -, tudo tem que se resolver até ao princípio de Dezembro - dia 6 é a data limite apontada - já não falta muito para saber quem é o "culpado"... e quem está "inocente"! :lol:

Ah, e já nem falo dos astrólogos, o Manfred Zimmel da "Amanita newsletter" e outros que tais, só para não complicar mais o quadro! :) Mas, se alguém for curioso como este gatito palavroso ;-) here it is, just for you!

http://www.amanita.at/

Por fim, não é novidade que percebo pouco disto, mas esse tal H&S não me parece lá muito estético... E falta considerar os volumes, claro. Enfim, se algum druida sábio quiser opinar... ;-)

Na terra e no mar,

leprechaun

(um anfíbio... a boiar! :-)))
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, PIKAS, Shimazaki_2 e 376 visitantes