Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A tão «badalada»... PTC!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 25/11/2002 17:55

Dentro do esperado...

A PTC atingiu uma zona de resistência por um lado e por outro encontra-se já sobrecomprada pelo que o comportamento de hoje está em linha com o esperado e era apresentado como provável na análise de ontem.

A PTC não tem neste momento «força» para subir e precisa, pelo menos, de respirar e aliviar o papel. Neste contexto, a sessão de hoje foi bastante positiva porque tivemos uma sessão de queda mais uma vez... com fraco volume!...

Ora, aparentemente (e por enquanto) temos tomadas de mais valias «inofensivas» e não existe ainda uma grande pressão vendedora. Obviamente que esta sessão não é «definitiva» e teremos de estar atentos a possíveis sinais de saída. Pessoalmente continuarei a considerar os que já foram apresentados em dois posts anteriores presentes neste <i>thread</i>.
Anexos
PTC-20021125a.gif
PTC-20021125a.gif (18.26 KiB) Visualizado 1586 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38299
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 25/11/2002 1:07

Caro AA, mas é precisamente isso que eu digo na minha análise: é evidente que a PTC está numa zona de resistência (até por mais do que um motivo). E mais ainda, encontra-se agora sobrecomprada finalmente!... Mas isso por si só não é suficiente para <i>shortar</i> na minha perspectiva porque a PTC está sendo dominada por um claro <i>uptrend</i> de curto/médio-prazo e ainda não testou duas referências importantes de longo prazo que estão cerca de 10% acima do valor actual, o que é uma diferença considerável.

Não digo que a PTC tenha imperiosamente de ir lá... Estou a aberto a todas as possibilidades e estarei atento a hipotéticos sinais inversão (agora, uma resistência e o estado de sobrecompra, quando o título está em <i>uptrend</i>, não são em si sinais de inversão).

Resumindo, na minha perspectiva quem estiver longo deve aguardar sinais mais fortes para sair; quem estiver fora e queira «alongar» deve aguardar por uma consolidação quebrada em alta para aproveitar mais uma arrancada, pois entrar por entrar só porque está em <i>uptrend</i>, poderá já ser um pouco tarde para isso, mas se o título consolidar e depois quebrar a consolidação em alta poderá dar uma (talvez derradeira) oportunidade do lado longo; quem estiver fora e pretenda <i>shortar</i> deve aguardar por uma consolidação quebrada em baixa ou pelo surgimento de volume associado a velas negras e longas (<i>ou seja, por sinais de forte pressão vendedora que vão para além de previsíveis tomadas de mais-valias normalmente associadas a quedas acompanhadas de fraco volume</i>) associadas à quebra de suportes (horizontais ou da LTa que entretanto se formou).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38299
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Resposta

por aa » 25/11/2002 0:08

Caro Marco Antonio

Estou de acordo de que ainda não foi dado um sinal técnico de saída na PTC, mas é sempre bom andar de olho nas resistências que se encontram pela frente. Pessoalmente penso serem relevantes, principalmente a LT descendente de longo prazo.

Concordo plenamente com a chamada de atenção para a questão dos volumes.


Cumprimentos

AA
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14

por MarcoAntonio » 24/11/2002 18:58

Eheheh... Tanto o bold como o itálico foram acidentes de percurso. Se havia outra intenção... era inconsciente...
:mrgreen:

A propósito, enviei um «help» ao moz para me corrigir isso mas parece que ele entretanto foi gozar o Domingo...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38299
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Pata-Hari » 24/11/2002 18:55

Pergunta inocente.... o bold é um acidente de percurso, ou só uma tentativa inconsciente de elevação da auto-estima do autor realtivamente à sua análise ao papel, lollllllllllllllllllllllll?!

(xxiii, não resisti... lololllllll, ai que me retiram os privilégios de pessoa séria e responsável neste espaço)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

A tão «badalada»... PTC!

por MarcoAntonio » 24/11/2002 17:53

Deixei de lado a PTC na ronda de fim-de-semana ao PSI20 porque o título tem sido tão «badalo» que fiquei a pensar se valia a pena falar (mais) dela ou não...

Bem, mas o bichinho não me largou e eu não resisto a deixar as minhas impressões sobre o título. Então cá vai...

Creio que ao longo deste <i>rallye</i> tem existido uma enorme vontade de <i>shortar</i> o título (na minha opinião contra os sinais que este tem vindo a lançar) e pouca vontade em aproveitar o <i>rallye</i>. Este é daqueles <i>rallyes</i> que parece que estão sempre prestes a acabar mas nunca mais acabam...

Agora repara-se, uma grande massa de investidores deve estar mesmo convicta que o título vai cair (ou já não vai subir mais) e farta-se de vender (repare-se no importante factor <b>volume</b>)... E alguém anda a comprar forte!...

Já na última consolidação eu tinha chamado a atenção para o factor <b>volume</b>. Referi na altura que os volumes estavam em queda forte naquela consolidação (qnd em comparação com os dias de subida) e esse era um sinal <i>bullish</i> que merecia a nossa atenção e meditação.

Além (e a par) do volume, outro pormenor que me parece bastante evidente é que a PTC tem sido ainda dominada por algumas sessões de queda no intraday (com fraco volume) e no fim da sessão sofre puxadas que acabam por colocar a PTC no devido lugar...

Se olharmos para um indicador como o OBV (On Balance Volume) vemos que este mantém o seu <i>uptrend</i> não tendo até ao momento dado sinal de saída. Segundo este indicador (que estabilizou nos últimos dias de forte queda da PTC!), o <i>Smart Money</i> ainda não começou a sair do papel... É claro que não passa de um indicador, mas neste caso poderá ser importante...

Não quero com isto dizer que se deva comprar PTC às cegas. Nada disso!... A PTC entrou finalmente em zona de sobrecompra e encontra-se no topo de uma provável cunha/canal. Por outro lado encontra-se muito próxima quer do topo das duas últimas consolidações (de Julho e de Agosto) quer da LT se traçada em gráfico linear (o que perturba alguns investidores que seguem a AT e recorrem a esse critério e acaba por essa via por criar ali uma resistência - apesar do meu critério não ser esse nunca neguei que não pudesse ter efeito, até bem pelo contrário).

No entanto não vejo ainda sinais para <i>shortar</i> a PTC. Se por um lado acho natural que a PTC começe a sentir dificuldades em trepar, por outro considero que existe ainda espaço de subida, pelo menos até às próximas grandes resistências, ambas de longo-prazo e muito importantes: a LTd que dominou todo o <i>bear market</i> (em escala logarítmica) e muito provavelmente a recta mais consistente e mais testada nesse período na PTC; e o antigo suporte horizontal em torno 7.30/7.50€... Por coincidência, esses valores andam agora muito próximos um do outro (se bem que a LTd tem tendência a ir baixando, obviamente).

Deste modo, penso que é provável a PTC entrar de novo em fase de consolidação, para aliviar o papel e ganhar fôlego para um novo (e talvez derradeiro) arranque, onde então poderá testar duas grandes referências do ponto de vista técnico. No entanto será importante observar os volumes e tentar detectar aí alguma alteração substancial, isto é, se o fluxo de capital inverte o seu rumo e se é credível que o chamado <i>Smart Money</i> esteja a fugir do papel. Para tal, devemos atentar em possíveis divergências nos indicadores relacionados com o volume ou simplesmente atentar nos intradays e nos volumes finais nos dias de queda.

Confesso que neste momento e ao contrário da última consolidação em que apontei logo bastante cedo os 5.92 como muito provável suporte, tenho nesta altura alguma dificuldade em estimar um Suporte horizontal para uma hipotética consolidação mas talvez os 6.50€ (que já foram suporte em Junho e Julho passados) sejam um bom valor de referência para estipular como limite. Já em termos de LTa temos a marcada a azul que entretanto ganhou consistencia e que nos próximos dias vai andar perto dos tais 6.50€...

Em tom de resumo, se no curtíssimo prazo me parece provável que o título entre em consolidação de baixa para aliviar do estado sobrecomprado em que entrou, ainda vejo espaço de subida para cerca de mais 10% até duas importantes referências. Caso no entanto detecte divergências e veja em hipotéticas sessões de quebra mais do que sinais de consolidação então não terei problemas em inverter a minha posição. Somente não creio que, dado que a PT é dominada actualmente por um claro <i>uptrend</i> de curto/médio-prazo, o facto de estar junto a uma zona de resistência seja por si só sinal para <i>shortar</i> o título (contra a corrente). Mas assim que haja sinais, além da resistência...

Ficam os gráficos de longo e médio-prazo actualizados.

<i>PS: Já notei que entretanto vários intervenientes deram a sua opinião sobre a PTC. No entanto não li qq uma delas para não influenciar incoscientemente esta análise. Só as irei ler após esta análise...
Anexos
ptc-20021123mp.gif
ptc-20021123mp.gif (20.95 KiB) Visualizado 1806 vezes
ptc-20021123lp.gif
ptc-20021123lp.gif (24.88 KiB) Visualizado 1806 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38299
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugoch89, icemetal, jcovas77, m-m, malakas, MR32, nfaz, Noel1, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, slbnnbobadela, Tx9262, vasco007, yggy e 305 visitantes