Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

JAS - BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

p/ CAP

por JAS » 24/11/2002 20:31

CAP Escreveu:Ja agora, para quem tem centenas (poucos milhares) de accoes do BCP, a um preco medio de 5 euros, as obrigacoes sao bom negocio, no sentido de minorar as perdas? Gostava de saber a sua equilibrada opiniao.


As obrigações parecem-me mais rentáveis que as acções tendo em conta que o juros parecem ser superiores aos eventuais dividendos das acções.

O risco parece-me igual desde que as obrigações sejam cotadas em bolsa (julgo que sim mas ainda não confirmei este ponto) pois a sua cotação acompanhará necessariamente a cotação das acções BCP.

Penso, no entanto, que as acções terão sempre muito mais liquidez do que as obrigações e isso será um inconveniente se quizer sair muito rapidamente.
Por exemplo, em cima do acontecimento, num 11 de Setembro.

Quanto à questão de "minorar as perdas" eu sou sempre de opinião que não se deve guardar títulos à espera que voltem à cotação de compra.
Se consideramos que outros títulos podem ter uma evolução mais rentavel é preferível vender, assumindo as perdas, e investir num desses títulos.

Sobre a evolução do BCP aconselho a leitura do tópico "BCP - para Fórum" onde isso foi discutido.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=1412

As minhas conclusões sobre as cotações, abstraindo as normais oscilações derivadas de factores externos, são as seguintes:
JAS Escreveu:- de hoje até ao dia 03 a procura deve exceder a oferta e as cotações sobem.
- do dia 04 ao dia 23 parece que só o BCP é que poderá estar interessado em segurar as cotações. Os accionistas irão querer que baixe para aumentar o factor de conversão e vão tentar aumentar a oferta. E por outro lado muitos presisarão de vender para pagarem as obrigações...
Portanto nesse período as cotações devem baixar.
- do dia 23 e até ao fim do ano é natural que se assista a uma recuperação nas cotações pois o BCP é importante para muitos Fundos.


Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por CAP » 24/11/2002 18:02

Muito bem, JAS, muito obrigado.
Ja agora, para quem tem centenas (poucos milhares) de accoes do BCP, a um preco medio de 5 euros, as obrigacoes sao bom negocio, no sentido de minorar as perdas? Gostava de saber a sua equilibrada opiniao.
 
Mensagens: 523
Registado: 23/11/2002 16:01
Localização: Vilar de Andorinho

BCP, ainda o valor dos direitos...

por JAS » 24/11/2002 17:47

CAP Escreveu:Caro JAS;
Estou baralhado com a quantidade de valores referidos, no que respeita ao valor teorico dos direitos!
Pode-me elucidar, resumidamente?
Obrigado.


Já está explicado num post com esse título mas houve por lá erros que foram corrigidos mais tarde.
Para facilitar a leitura vou trancrever aqui o post já com com as correcções e acrescentar uma opinião final sobre o valor que acho razoável.

JAS Escreveu:O valor teórico dos direitos resulta da diferença entre a cotação do título e o valor fixado para a oferta pública de venda.
Neste caso é fixado o preço de 5 euros para as obrigações mas é variável o factor de conversão destas para as acções.
Mas como o factor de conversão é calculado pelo quociente entre os 5 euros e a cotação do próprio título o valor teórico dos direitos torna-se nulo.

O seu valor pode resultar apenas da diferença que existirá entre rendimentos dos 2 produtos no prazo de 3 anos.

Os títulos pagam eventualmente dividendos.
No caso do BCP o eventual torna-se quase uma certeza pois tem sido sempre essa a política do Banco.

As obrigações pagam trimestralmente juros à taxa bruta de 9%.
Embora tenha lido num post que em casos especiais podem não ser pagos a minha interpretação é que os juros são obrigatóriamente pagos mas a sua liquidação pode ser retardada nesses casos especiais.

Nestas condições as obrigações parecem mais rentáveis pois os juros são superiores aos dividendos.

Não é possível prever, com segurança, quais serão os dividendos dos próximos 3 anos mas podemos admitir, em primeira aproximação, que serão idênticos aos de 2001 cujo valor bruto julgo que foi 0,14 euros/acção.

Os juros são faceis de calcular: 0,45 euros/obrigação/ano.

Com a actual cotação do BCP que, para simplificar, se considera 2,50, temos que 1 obrigação = 2 acções.

Cálculo dos rendimentos acumulados dos 3 anos:

2 acções : 2 x 3 x 0,14= 0,84 euros
1 obrigação : 3 x 0,45 = 1,35 euros


JAS Escreveu:Temos um saldo positivo de 0,51 euros favorável às obrigações.

Como a 1 direito corresponde aproximadamente a 0,6 obrigações o presumível lucro será de 0,51 x 0,6=0,31 euros e poderia ser este o valor teórico dos direitos.


JAS Escreveu:Mas não me parece que isto seja correcto.

O valor teórico dos direitos costuma ser calculado em função de um diferencial que se verifica em curtíssimo prazo enquanto que, neste caso, o único diferencial existente é diluído por 3 anos..


JAS Escreveu:Não me parece razoável considerar mais do que um ano ou mesmo 6 meses mas aqui as opiniões são muito subjectivas.
E teríamos um valor situado entre 0,05 e 0,10.


Resumidamente, pode-se dizer que, neste caso, é muito difícil calcular o valor teórico dos direitos.

Na practica o vendedor procurá realizar de imediato o diferencial existente (0,31) e o comprador só estará disposto a pagar parte dele (0,05 a 0,10).

O preço de transação irá depender fundamentalmente da relação que possa haver entre a oferta e a procura.

Julgo que as obrigações BCP 2005 serão cotadas na bolsa e que a sua cotação será função de:
cotação acções BCP x factor de conversão + parte do diferencial

Não me parece que haja grande vantagem em pagar agora muito para comprar os direitos uma vez que as obrigações podem ser compradas mais tarde em bolsa...

Para mim o 0,05 é razoável, acima disso não é.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

JAS - BCP

por CAP » 24/11/2002 15:43

Caro JAS;
Estou baralhado com a quantidade de valores referidos, no que respeita ao valor teorico dos direitos!
Pode-me elucidar, resumidamente?
Obrigado.
 
Mensagens: 523
Registado: 23/11/2002 16:01
Localização: Vilar de Andorinho


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], jorgemvm, m-m, malakas, Mmmartins, Nietz19, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, rs521, Sr.Marques e 305 visitantes