Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Parabéns ao Caldeirão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 26/11/2002 13:02

Um abraço,

se me for possível farei um resumo semanal da AmLat para os interessados, com aqueles tópicos políticos e económicos que podem influenciar os mercados aqui e no mundo

Um abraço

Registado: 10/11/2002 19:32

Re: Parabéns ao Caldeirão

por MozHawk » 24/11/2002 1:13

djovarius Escreveu:Inscrevi-me neste Fórum mal soube da presença de Ulisses Pereira e de gente muito boa no mesmo. Esperei para ver se o nível ia ser elevado, ao contrário de muitos outros. Por agora só tenho a dizer bem, porque aqui não estou a ver insultos e assuntos que não têm nada a ver com os Mercados. Por mim, fico desde já à disposição de todos os interessados em saber novidades e rumores aqui de São Paulo, que possam afectar empresas como PTC, EDP e outras. Até porque as eleições já acabaram, mas a procissão ainda vai no adro...

Amigos, um abraço tropical

Caro djovarius,

Bem-vindo a este espaço e já vi o post interessante sobre a situação aí no Brasil em resposta ao Dwer. Esperamos que continue a sentir-se bem entre nós e a participar com essas novidades do outro lado do Atlântico.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Para Dwer

por djovarius » 24/11/2002 0:19

É verdade. Seria um bom tópico. Aproveito para dizer que sou português e estou mesmo em São Paulo, o coração de tudo neste país. O assunto dá pano para mangas, mas por agora dá para dizer o seguinte:
A desvalorização do Real (perdeu metade do valor em dois anos) face ao dólar fez a inflação voltar a 10% a.a., o que não é mau. Só não foi pior porque a procura interna está totalmente arrefecida, até porque as taxas de juros reais são as piores do mundo. O crédito pessoal e ao consumo chega a 180% ao ano. Resultado, só as exportações crescem e o desemprego urbano é muito elevado. O mais complicado é o serviço da dívida pública, que não sendo elevada em % do PIB, tem juros altos e prazos muito curtos, sendo rolada em condições desfavoráveis, pelo que o Governo não tem margem para a retoma do investimento. O FMI exige um superavit primário de 3,75% do PIB, situação que o Lula deve aceitar, porque pior seria outra Argentina. Para 2003, não deverá haver problemas, até porque o FMI garante a estabilidade, através da almofada dos 30 mil milhões de USD.
Para as empresas portuguesas, não se esperam grandes sobressaltos, se é que é possível prever alguma coisa na América Latina. Os negócios da EDP e PTC estão estáveis e mesmo a Brisa que tem participações nas principais rodovias não deverá ter os sobressaltos que se previam na campanha eleitoral, quando alguns políticos afirmavam que iam acabar com as portagens. No limite, poderão ser revistos contratos, mas nada de especial vai suceder. No mercado das Telecoms há que ver como vai evoluir a concorrência, mas a tendência é para um domínio Ibérico e agora tb Italiano com a TIM. Nesta área, ainda há muito para crescer, tanto na fixa, como no celular e outras.
Quanto à Bovespa, recuperou grande parte das perdas pré-eleitorais e deve recomeçar em a seguir as pisadas de NY como sucede na Europa, a não ser que surja algum imprevisto...
No principio do próximo ano já deve haver uma imagem mais clara sobre a evolução das coisas por aqui.

Olá Djovarius

por Dwer » 23/11/2002 23:53

Penso que as boas vindas devem ser dadas pelos donos da casa (os admins. do fórum), mas entretanto não resisto a perguntar pelo mercado Brasileiro. E já agora pela economia Brasileira. Acho que era um bom tópico de discussão, já pelo interesse no Brasil em si, mas também pelo que o mercado Brasileiro representa na economia Portuguesa.

abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Parabéns ao Caldeirão

por djovarius » 23/11/2002 20:22

Inscrevi-me neste Fórum mal soube da presença de Ulisses Pereira e de gente muito boa no mesmo. Esperei para ver se o nível ia ser elevado, ao contrário de muitos outros. Por agora só tenho a dizer bem, porque aqui não estou a ver insultos e assuntos que não têm nada a ver com os Mercados. Por mim, fico desde já à disposição de todos os interessados em saber novidades e rumores aqui de São Paulo, que possam afectar empresas como PTC, EDP e outras. Até porque as eleições já acabaram, mas a procissão ainda vai no adro...

Amigos, um abraço tropical

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Carlos73, Google [Bot], HFCA, Jonas74, macau5m, niceboy, PAULOJOAO e 159 visitantes