Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CitiWarrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Queixa á cmvm- warrants

por modulator » 5/11/2002 1:31

Não és o unico Kore!!!

O mercado não está facil, mas com ilegalidades fica impossivel.

Seguiu a seguinte queixa para a cmvm com conhecimento do citibank.


"Caros Senhores:



Venho por este meio, apresentar queixa do serviço prestado pela sociedade emitente de warrants – Citibank Aktiengesellschaft.



Tendo na passada quinta-feira, adquirido 4640 WARR.S/PORTUGAL TELECOM-CALL-C (wctptc11) a preço de 0.58 €, passados alguns minutos verifico que a cotação dos mesmos sofre uma alteração de 0.57€ na compra e 0.58€ na venda, para 0.55€ na compra e 0.56€ na venda, sem qualquer alteração no preço do subjacente. È possivel que a razão de tal alteração seja a volatilidade. Enfim, não me pareceu correcto tal brusca actualização no preço e procurei confirmar no site oficial do grupo citibank e cheguei á conclusão que apesar do subjacente cotar naquele preciso momento a 6.16, na verdade o calculo do warrant estava feito para um preço do subjacente a 6.09, razão para subvalorizar o referido warrant. Infelizmente não fiz qualquer printscreen no momento, mas apresento vos o printscreen actual em anexo, onde poderão verificar que apesar do subjacente ter cotação de fecho de 6.11, na verdade o calculo do preço do warrant efectuado pelo citibank é efectuado com o preço do subjacente a 6.02, o que naturalmente subvaloriza o warrant.



Parece-me que estamos perante uma situação de logro aos insvestidores particulares.



No entanto, ainda mais grave, é a situação da regra da obrigatoriedade de permanencia do market maker, durante 80% do tempo de negociação na Bolsa de Valores.



Detendo os 4640 WARR.S/PORTUGAL TELECOM-CALL-C (wctptc11) a preço de compra de 0.58 €, tinha como trading plan, a venda dos mesmos se o subjacente situasse-se no range dos 6.20-30. Tal veio a verificar-se entre as 08H e a 10H na sessão de hoje. Infelizmente, o market maker optou pela ilegalidade e apenas surgiu em negociação a partir das 11H24, com a cotação a 0,57 na compra e 0.58 na venda com o subjacente a 6.14€. Na verdade, confirmou se que entre as 8H e as 10H com o subjacente a 6,20-26 o warrant no site tinha calculo de cotação de 0.61/0.62... Acabei por realizar menos valias a 0.56€ dado o risco do market maker desaparecer novamente. Bem se ve que em vez de menos valias, poderiam ter mais valias razoaveis ( venda a 0,62 )se a legislação tivesse sido cumprida.



Enfim, uma vergonha. Para cumulo, verifico que ao aproximar-se o pre-fecho, o market maker resolveu sair da negociação novamente.





Tenho a noção que a negociação de warrants, tem um risco suplementar, mas contava que as regras fossem cumpridas. Desta forma, só posso considerar um logro.



Espero que a cmvm possa actuar, de modo a não repetirem-se situaçãoes destas.



P.S.: antecipadamente grato, por resposta ao presente mail.



Com os maiores cumprimentos,

.............."


P.S.: O maior dos sucessos para o Ulisses ( panoramix- o verdadeiro druida da bolsa) e para o recém criado forum que certamente primará pela qualidade a que os participantes nos habituaram. :)
Anexos
A.gif
Mas que cálculos farão,meus senhores. A PTC a 6.02????
A.gif (27.87 KiB) Visualizado 3082 vezes
modulator
 

Calar e comer?

por Kore » 4/11/2002 23:42

Viva,

Quando se cala e come, as coisas voltam a acontecer, mesmo que seja aos outros.

Quanto a mim, CT nunca mais :D

Tenho uns puts da SG mesmo porreiros nas mãos :) vamos a ver agora se a PTC se porta bem e ajuda ;)

:mrgreen:
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57

Acredito bem que sim Kore!

por MozHawk » 4/11/2002 23:41

Não posso dizer que seja algo que me surpreenda muito. Também eu já me entalei numa ou outra situação. Penso que ao investir em warrants, o investidor deverá ter muito cuidado com a entidade emitente. Isto é como tudo o resto: há bons bancos e bancos menos bons, há bons carros e há carros menos bons, etc...

É fundamental reclamar. Há normas específicas para esse tipo de títulos e quais as responsabilidades da entidade emitente ou market maker (no n/caso).

Boa sorte.

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 4/11/2002 23:37

Bem... essa fuga deles, apesar de não ser nada ética, é legal. Contudo, se fugirem durante mais de 20% da sessão já estão a ultrapassar as fronteiras da lei, pelo que acho muito bem que tenhas comunicado a situação. Se vai parar ao caixote de lixo ou não, isso já não sei...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Small Caps » 4/11/2002 23:35

Caro Core,

Infelizmente essa vai para o caixote do lixo dos tipos. A essa situação junta-lhe a "fuga" em situações de divulgaçao de indicadores, a "fuga" perto de suportes ou resistências importantes e significativas....etc...etc...estávamos aqui umas boas horas a preencher o forum a estes nossos amigos.Vamos evitar isso para já...LOLL
Um abraço,

Small Caps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 263
Registado: 4/11/2002 22:20
Localização: Aveiro

CitiWarrants

por Kore » 4/11/2002 23:26

Viva,

Enviei hoje o seguinte email para a CMVM:

«Exmos Srs.,

Venho por este meio informar que o Market Maker da CitiBank tem estado
fora de mercado desde a abertura do mesmo até às 11:30 (sensivelmente) da manhã durante o dia de hoje (04/11/2002). Os warrants em causa são: wctptc11.

Não só esta situação me parece irregular, como me sinto lesado pelas
mais-valias cessantes.
Não é suposto o MM ter que estar presente em pelo menos 80% do tempo?

Agradeço a vossa atenção para esta situação, aguardando a vossa resposta, que por certo terão a noção de não ser a primeira vez que tal acontece nos warrants da CitiBank.

Grato pela atenção,

Com os meus melhores cumprimentos,»

Eu ainda me safei, conheço quem se entalou, e bem! :cry:

Agradeço comentários :)
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, Masterchief, Mmmartins, MR32, nfaz, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, PMP69, rs521, yggy e 214 visitantes