Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SON:[ga] A MME50 já ficou para trás mas...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pedido de esclarecimento - MOZHAWK

por MozHawk » 24/11/2002 17:18

LEARN Escreveu:Sem abusar da paciência e para minha formação, seria possível explicar o quer dizer o termo "Padrão das velas chinesas -- EVENING DOJI STAR".e consequências da sua formação. E já agora o porquê da traget a ,40 ,41


Caro LEARN,

O padrão Evening Doji Star traduz-se num conjunto de 3 velas em que:

1. A 1ª vela é uma branca longa;
2. A 2ª vela é um doji (abertura e fecho iguais) que se posiciona acima da 1ª vela (neste caso concreto o desenho é perfeito);
3. A 3ª vela será uma negra que fechará dentro do corpo da 1ª vela.

Contas feitas, caso se confirme o padrão, a 3ª vela deverá ter um fecho entre os 0.41 e os 0.40... A parte mais delicada associada a este padrão resulta do facto de assinalar um topo potencial.

Ou seja, caso se confirme o padrão a SON deverá ser pressionada amanhã. Mas, se amanhã a SON conseguir arrancar este padrão fica sem qualquer efeito.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Pedido de esclarecimento - MOZHAWK

por LEARN » 24/11/2002 15:47

Sem abusar da paciência e para minha formação, seria possível explicar o quer dizer o termo "Padrão das velas chinesas -- EVENING DOJI STAR".e consequências da sua formação. E já agora o porquê da traget a ,40 ,41
 
Mensagens: 44
Registado: 4/11/2002 22:23

Re: SONAE -- MOZHAWK

por MozHawk » 24/11/2002 1:03

LEARN Escreveu:É possível uma análise técnica a sonae.

Já agora alguns comentários face ao fecho da sessão e a noticia do expresso sobre o grupo. Cada vez se parece maias com a novela da familia champalimaud........

Obrigado


Caro LEARN,

Há versões distintas para tudo... :) Depois de ler este post, fui dar uma vista de olhos ao Expresso e, antes de tecer algumas considerações sobre o artigo, não posso deixar de divulgar aqui o resultado de um estudo efectuado pela consultora PC Nunes e publicado na revista Fortunas & Negócios do passado mês de Outubro. Segundo este estudo a empresa que ocupa o 1º lugar das preferência dos estudantes universitários (Economia e Gestão) é precisamente a Sonae. Ora atente-se bem aos resultados:

1º Sonae 820 pontos
2º PwC 698 pontos
3º KPMG 590 pontos
...
7º BCP 533 pontos
8º Potugal Telecom 507 pontos
...
13º Vodafone 278 pontos
14º BES 265 pontos
...
17º BPI 174 pontos
...
20º EDP 146 pontos

É ainda mais engraçado o facto de ser precisamente no norte do país (FEP e UC-PP) que a Sonae grangeia mais de 50% das preferências num destacado 1º lugar contra um 4º lugar na Grande Lisboa...

Quanto ao artigo do Expresso, não posso deixar de concluir que é para mim preocupante o que ali se diz. Se, por um lado, poderá ser o dar eco aos descontentes, a ser verdade o que ali se diz é algo preocupante e, quem sabe, não sei até que ponto é que não terá já sido incorporado pelo mercado. Normalmente estas situações, antes de virem a público, são já conhecidas e/ou comentadas sob a forma de rumores, ou não?

Mas não vou debruçar-me muito sobre esta temática uma vez que desconheço o que lá se passa. A única coisa que posso afiançar é que a Sonae não fazia parte das minhas preferências enquanto finalista...

Em termos técnicos, vou debruçar-me sobre o papel em prazos distintos.

Longo prazo
O trajecto descrito pelo papel nos últimos anos tem sido algo delicado... É impressionante notar que os ganhos efectuados pelo papel em 8 anos, esvaíram-se por entre os dedos em apenas 2 anos!!! Em particular a descida desde o pico dos €2.89 é completamente assustador!

Há alguns momentos importantes no papel e daí se dar tanta importância à MME200 (lp). Entre estes movimentos, destaco os seguintes:

1. 16.02.1993...o papel cruza em fecho a MME200 e arranca para um movimento de 166% antes de cruzar em baixa esta MME a 16.06.1994;

2. Movimento ascendente dentro de um canal ascendente de médio prazo perfeitamente definido, até à ruptura em alta seguida de movimento explosivo que levou o papel, numa primeira fase dos €1.12 aos €1.77 e numa segunda fase dos €1.33 aos €2.60 antes de iniciar um violento movimento de correcção que levou o papel aos €1.09 em apenas 81 sessões!;

3. Novo movimento brusco em alta dos €1.09 aos €2.07 em 62 sessões!!!;

4. Nova queda até aos €1.13 para então vir o grande movimento em alta que projectou o papel para os €2.89 em apenas 6 meses! no já longínquo 25.02.2000!

Desde o pico nos €2.89 o papel só tem conhecido um caminho e que é a desvalorização contínua com algumas inversões pelo caminho que foram boas para realizar alguns trades interessantes. O mais imponente foi o do Outono/Inverno de 2001/02.

Parece-me relevante apontar a MME200 como um elemento interessante de análise dos movimentos subsequentes a qualquer cruzamento em alta ou baixa no fecho. Também as famosas LT (linhas de tendência) Ascendentes ou Descentes que servem de apoio para análise dos potenciais movimentos subsequentes a um teste...

Numa perspectiva de longo prazo (remetendo aqui para o Mokum e para a questão que levantou há uns dias neste fórum), o papel permanece bearish porque a tão ansiada inversão ainda não aconteceu. No gráfico que apresento, a confirmação da mudança de tendência do papel ocorrerá quando cruzar em alta a MME200 que se encontra nos €0.59!

Realce ainda para as valorizações/desvalorizações do papel ao longo dos últimos 11 anos. Deveras impressionante. A não ser que algo de fenomenal aconteça, a Sonae registará o 3º ano consecutivo de desvalorização bolsista.

Imagem

Curto prazo
O papel depois de cruzar em alta, no fecho, a linha de oferta (superior) do canal descendente de curto prazo e acima da MME20, conseguiu ganhar balanço para um fecho acima da MME50. Contudo, a vela desenhada confere às duas últimas sessões um aspecto que se assemelha ao padrão das velas chinesas designado por Evening Doji Star. A confirmar-se na 2ª feira, o papel deverá fechar nas proximidades da MME20, ie, entre os €0.40 e €0.41. Caso não se confirme, o papel tem espaço para crescer até aos €0.45!

Todos os indicadores permanecem bullish no papel. O Oscilador Estocástico entrou em sobrecompra mas, devido ao seu carácter volátil no curto prazo, dou um certo desconto a este facto. O RSI e o MACD estão bullish, mas o MACD teima em não descolar. Seria bom um fecho com volume acima da resistência dos 0.45 para que conferisse um aspecto mais sólido ao papel. Para já, atenção à forma como o papel evoluirá nos próximos dias.

Imagem

Resistências: 0.45, 0.50, 0.56
Suportes: 0.42 (MME50), 0.40 (MME20)

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

sonae

por jarcorreia » 23/11/2002 23:45

No expresso não vem nada de novo. Dados novos é o que aguardamos na próxima semana. Gostei de saber que Belmiro ouviu D. Barroso dizer que tem de pôr 10 milhões em Mourão e nem pestanejou. Tanta concordância e o desfecho da Portucel hostil? Não creio! Porém há que estar atento tb atento ao desfecho das tele.
jarcorreia
 

SONAE

por LEARN » 23/11/2002 23:27

Comentários, cenários, outros, o que se vê nos gráficos.
 
Mensagens: 44
Registado: 4/11/2002 22:23

SONAE -- MOZHAWK

por LEARN » 23/11/2002 19:53

É possível uma análise técnica a sonae.

Já agora alguns comentários face ao fecho da sessão e a noticia do expresso sobre o grupo. Cada vez se parece maias com a novela da familia champalimaud........



Obrigado
 
Mensagens: 44
Registado: 4/11/2002 22:23

sonae

por jarcorreia » 23/11/2002 0:13

Entraram compradores a 43, o que é um sinal positivo. Para uma semana em cheio julgo que uma boa notícia faria disparar a cotação. Um bom parceiro a revelar interesse na Portucel seria bastante bom.
jarcorreia
 

SONAE

por LEARN » 22/11/2002 22:57

Que esperar deste título para a semana, face ao movimento do dia, fecho e cofre.

Será que vamos assistir a uma entrada de leão na 2º feira, ou por outro lado mais uma vez a linha de tendência esgotou-se.

Comentários

-
 
Mensagens: 44
Registado: 4/11/2002 22:23

sonae

por jarcorreia » 22/11/2002 22:03

Provavelmente é altura de entrar. Mais pelo factor desvalorização (por risco em parte dissipado) que propriamente por algum dado novo. De qualquer forma é bom recordar que a empresa comprou (embora só 5 milhões)acções próprias e não costumam enganar-se. E comprou a 45. É bem provavel que a sonae passe os 50. Vou reforçar a menos que uma notícia sobre o iraque estrague o início de semana. :lol:
jarcorreia
 

SON no início do arranque

por Serrano » 22/11/2002 15:42

Os movimentos do mercado, as noticias positivas para a empresa e a sua super desvalorização levam a crer que sómente agora começa a arrancar ... (já tenho muitas...)
Cumprimentos.
 
Mensagens: 364
Registado: 4/11/2002 23:35

SON:[ga] A MME50 já ficou para trás mas...

por MozHawk » 22/11/2002 13:50

...aguentará o papel este movimento? Mais um dos papeis do PSI20 onde a falta de liquidez marca presença. Recordo que nas últimas 8 sessões o papel já valorizou 13%, passando dos €0.38 para os €0.43. Tal como está o papel tem um suporte na MME50 (0.42) e outro na MME20 (0.40). A resistência mais próxima está nos 0.45. O Oscilador Estocástico deu já entrada na zona de sobrecompra estando todos os indicadores em terreno bullish.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
son.PNG
son.PNG (67.13 KiB) Visualizado 3001 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 214 visitantes