MINI-quiz
4 mensagens
|Página 1 de 1
Certo
Certo, pr0fit.
O detalhe que poderá constituir um ponto fraco é o facto de o sábio já saber o sentido da resposta da bailarina A. No entanto, ele não conhece a formulação exacta dessa resposta, de modo que a sua pergunta à bailarina B não quebra a regra de não perguntar coisas que já sabe.
Abraço
Fernando dos Aidos
O detalhe que poderá constituir um ponto fraco é o facto de o sábio já saber o sentido da resposta da bailarina A. No entanto, ele não conhece a formulação exacta dessa resposta, de modo que a sua pergunta à bailarina B não quebra a regra de não perguntar coisas que já sabe.
Abraço
Fernando dos Aidos
Este é simples ;-)
Se A tiver olhos azuis, então terá respondido pretos, Como B referiu que eram azuis, então B também tem os olhos azuis.
Se A tiver os olhos pretos, então terá respondido pretos, como B referiu que eram azuis, então B tem os olhos azuis.
Logo conclui-se que os olhos de B são azuis sem qualquer dúvida.
Se são azuis, então C tem olhos pretos e o que disse sobre os olhos das outras é válido!
Um abraço
Se A tiver os olhos pretos, então terá respondido pretos, como B referiu que eram azuis, então B tem os olhos azuis.
Logo conclui-se que os olhos de B são azuis sem qualquer dúvida.
Se são azuis, então C tem olhos pretos e o que disse sobre os olhos das outras é válido!
Um abraço
Although we have never met...
Bem...
Trata-se, de facto, de um mini passatempo. Quiz é mais um questionário...
Fernando dos Aidos
PS - Desde já as minhas desculpas por o apresentar em dia de semana, mas não vou cá estar nos próximos fins de semana...
Fernando dos Aidos
PS - Desde já as minhas desculpas por o apresentar em dia de semana, mas não vou cá estar nos próximos fins de semana...
MINI-quiz
Bom... a bolsa portuguesa já fechou e eu vou colocar um MINI-quiz (para me compensar de ter perdido a oportunidade de colocar a dos discos brancos e negros
).
É MINI porque, para quem já resolveu o outro, é bastante fácil
. Cito-o de memória do livro que já referi (pelo que pode e deve haver falhas pois a minha memória não é má mas já lá vão cerca de 30 anos
).
O sábio pretende casar com a filha do sultão. Este coloca-lhe o seguinte problema:
Estão aqui 5 bailarinas com os olhos tapados por um véu. Umas têm olhos azuis e mentem sempre. Outras têm olhos negros e dizem sempre a verdade. Podes fazer-lhes 3 perguntas cuja resposta desconheças, sempre a bailarinas diferentes. Depois, deverás adivinhar a cor dos olhos de cada uma.
O sábio perguntou à bailarina A:
- De que cor são os teus olhos? (A pergunta foi aceite pelo sultão pois o sábio obviamente não sabia qual a cor dos olhos da bailarina.)
- #”&%”#&/
A bailarina A respondeu numa língua que o sábio desconhecia (nem os sábios sabem tudo
). O sábio queixou-se ao sultão, que mandou as bailarinas responderem na língua em que era feita a pergunta. No entanto, considerou que a pergunta contava e que o sábio já só tinha 2 para fazer
.
O sábio perguntou à bailarina B:
- O que é que disse a bailarina A? (A pergunta foi aceite pelo sultão pois o sábio não falava aquela língua.)
- Ela disse: “os meus olhos são azuis”.
O sábio dirigiu-se à bailarina C:
- De que cor são os olhos das outras bailarinas? (A pergunta foi aceite pelo sultão, pois o sábio não deveria saber quais as cores dos olhos das bailarinas.)
- A – azuis, B – azuis, D – azuis, E – negros.
O sábio acertou e casou com a princesa.
De que cor eram os olhos das bailarinas?
Devo dizer que há um ligeiríssimo detalhe que poderá levar o Marco António (sempre muito exigente
) a qualificar este problema de mal colocado. Eu depois explico.
Abraço
Fernando dos Aidos

É MINI porque, para quem já resolveu o outro, é bastante fácil

O sábio pretende casar com a filha do sultão. Este coloca-lhe o seguinte problema:
Estão aqui 5 bailarinas com os olhos tapados por um véu. Umas têm olhos azuis e mentem sempre. Outras têm olhos negros e dizem sempre a verdade. Podes fazer-lhes 3 perguntas cuja resposta desconheças, sempre a bailarinas diferentes. Depois, deverás adivinhar a cor dos olhos de cada uma.
O sábio perguntou à bailarina A:
- De que cor são os teus olhos? (A pergunta foi aceite pelo sultão pois o sábio obviamente não sabia qual a cor dos olhos da bailarina.)
- #”&%”#&/
A bailarina A respondeu numa língua que o sábio desconhecia (nem os sábios sabem tudo

O sábio perguntou à bailarina B:
- O que é que disse a bailarina A? (A pergunta foi aceite pelo sultão pois o sábio não falava aquela língua.)
- Ela disse: “os meus olhos são azuis”.
O sábio dirigiu-se à bailarina C:
- De que cor são os olhos das outras bailarinas? (A pergunta foi aceite pelo sultão, pois o sábio não deveria saber quais as cores dos olhos das bailarinas.)
- A – azuis, B – azuis, D – azuis, E – negros.
O sábio acertou e casou com a princesa.
De que cor eram os olhos das bailarinas?
Devo dizer que há um ligeiríssimo detalhe que poderá levar o Marco António (sempre muito exigente

Abraço
Fernando dos Aidos
4 mensagens
|Página 1 de 1