Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O fecho de hoje foi impressionante, mas a EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

nem tanta tristeza

por jotabil » 24/11/2002 20:44

Ena !!!amigos.....não podemos estar tão desanimados.....penso que vai melhorar......se os europeus cederem perante os américas.......e negociarem a desmedida ambição que têm pelos petro.....
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

edp

por jarcorreia » 23/11/2002 0:24

No momento actual a edp dificilmente é atractiva no curto prazo. Serve como refúgio e ainda assim a brisa é mais atractiva. Depois temos o desastre do investimento em telecomunicações, o povo da tanga (a edp é o papel preferido do povo), o brasil, a liberalização...enfim o mais provavel é que volte atrás.
jarcorreia
 

Actualização

por JAS » 22/11/2002 14:07

Esta EDP dá-me cabo do juízo e hoje está a subir 1 cêntimo...
Mas isso não me faz investir nela.

O BCP está a cair, julgo que momentanea e injustificadamente, devido à oficialização do anúncio do aumento de capital com emissão de obrigações convertíveis.
O mercado corrigiu automaticamente a cotação em -10% quando isso foi anunciado pelo que não se justifica uma 2ª correcção agora.
A compra das obrigações parece-me um excelente investimento mas para as obter é necessário deter acções do BCP até ao dia 03 de Dezembro.
Isto faz-me pensar que quem as tem não se desfaz delas e quem as não tem vai querer adquirir. A conclusão lógica é que as acções vão subir até ao dia 04 de Dezembro. Ao fim do dia de hoje podem gerr-se escelentess oportunidades para entrar neste título.

A PTC está muito razável e a ganhar 0,45%.

Entre a SNC (+0.52%) e a VOD ( +2,42%) a opção por esta última mostra-se absolutamente correcta e ultrapassou as minhas expectativas...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 22/11/2002 2:37

Sim, é verdade. Não há dúvida que essa notícia em muito contribuiu para o mau momento da EDP.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Gonanto » 22/11/2002 2:16

E não se estão a esquecer da noticía da OPA no Brasil ?
 
Mensagens: 390
Registado: 8/11/2002 12:04

p/ Ulisses

por JAS » 22/11/2002 1:05

Obrigadinho pelo elogio mas ao escrever o post anterior não andava à procura disso.

Eu, na semana passada, não acreditava que a "notícia" provocasse uma subida da cotação da EDP e hoje estou mesmo convencido disso.

Mas naquela análise cronológica que fiz acho que errei na apreciação daqueles enormes volumes dos 3 dias de subida e foi numa "acérrima e longa" discussão com o Marco António que cheguei a uma interpretação bem diferente e que é a seguinte:

- a primeira "notícia" não foi credível e o mercado não achou que fosse novidade nenhuma pois já andava a ouvir falar nessa possibilidade há meses. Não provocou qualquer aumento de volume ou de cotação.

- os insideres terão tido conhecimento do andiantamento das negociações e, em antecipação há 2ª notícia, geraram-se aqueles movimentos astronómicos e a subida da cotação.

- por a notícia ter atrasado sem ter gerado uma maior bola de neve, ou por nem sequer ser sustentavel manter aquela cotação, a partir daí a cotação e o volume caíram. Os tubarões que desencadearam o movimento terão saído tranquilamente e a ganhar 10%.

- mas a conclusão seria a mesma... a notícia não iria fazer subir a cotação mas, agora, porque isso já tinha acontecido !

- mas existe uma pequena nuance na minha conclusão... Eu achava que a notícia era má e que a a cotação podia cair. Mas com esta intrepretação isso também já deveria ter acontecido...

Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 22/11/2002 0:30

Jas,

Não posso deixar de te dar os parabéns pela forma como, na altura, analisaste o negócio Oniway. É certo que o negócio ainda não foi incorporado mas, perante tantas notícias nesse sentido, parece-me que o mercado tem vindo a incorporar esse negócio. E se o mercado tivesse achado o negócio tão vantajoso para a EDP, ela não estaria a ter este comportamento no meio de toda esta euforia.

O seu a seu dono.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Ambar » 22/11/2002 0:05

Muito obrigado pelo sua valida opiniao.
Uma boa noite e... bons negocios!
Ambar
 

P/ Ambar: Os próximos dias...

por JAS » 22/11/2002 0:01

Não pretendia fazer futorologia mas apenas analisar o comportamento das empresas em causa em consequência de uma notícia que foi amplamente discutida neste Forum.

Julgo que o que pretende não é uma AT dessas empresas pois elas estão por aqui publicadas e há muitos expecialistas nesse aspecto.

Vou procurar analisar a questão sobre outro prisma bastante mais subjectivo mas ressalvando, desde já, que considero a EDP um bom título defensivo, atractivo em períodos Bear, mas que me seduz pouco em termos de investimento de curto prazo.

Nesta ultima semana houve muitos outros factores que influenciaram as cotações e, em especial, o clima de euforia em que os mercados entraram.
A componente dessa euforia generalizada pode ser medida pelo PSI e cifra-se em +5,5%.

Podemos dizer que as empresas que se valorizaram mais do que o PSI tiveram, na optica dos investidores, mais actractivos do que aquelas que se desvalorizaram relativamente ao índice.
E a EDP, mantendo inalterada a sua cotação, perdeu em termos relativos 5,5% para o índice no espaço de uma semana.
Digamos que teve um péssimo comportamento e não encontro qualquer facto relevante que possa alterar essa tendência.

Por outro lado, como estamos de "tanga", a euforia portuguesa tende a ser mais reduzida.
Os índices na Europa estiveram verdíssimos hoje, com valorizações entre 2,30 e 5,01%, e o nosso pobre PSI esteve só "verdinho" com um ganho de +0,68%...
Ou as notícias demoram mais tempo a cá chegar e só subimos a sério amanhã ou a "tanga" nem bolsos tem e já não há mais dinheiro para investir.
E daqui resulta que se eu quiser ir investir, por exemplo, na VOD tenho que ir vender a EDP ou outra qualquer pois não tenho qualquer reserva de cash.
Julgo que o problema da EDP deriva muito desse facto.

Portanto, na minha modesta opinião, se eu pela AT ou por outra razão qualquer (possibilidade de OPA na VOD, reestruturação do BCP, especulação na SNC, imprevisibilidade da PTC, etc, etc) decido investir numa delas devo fazê-lo baseado na que me parece que vai ter maior rentanbilidade no curto prazo.

Afastada a EDP, dizer das outras 4 qual me parece melhor é difícil...

Digo-lhe apenas que ontem vendi SNC a 1,89 e que reforcei na VOD a 7,81.
Hoje não me arrependi e mantenho essa opinião para amanhã.
Considero estas duas as mais atractivas no curto prazo.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Ambar » 21/11/2002 22:01

E, na sua opiniao, como vao ser os proximos dias para as accoes envolvidas, nomedamente o BCP, a EDP e a SONAE.COM?
Ambar
 

O fecho de hoje foi impressionante, mas a EDP

por JAS » 21/11/2002 21:53

MozHawk Escreveu:...numa sessão que abriu em forte alta e acabou por fechar próxima da abertura. A destacar o sector das TMTs, com particular relevância para a PTM, TLE e SNC com a PTI a dar o ar da sua graça ao arrancar para um fecho importante.


Eu diria mesmo que toda a relevância vai para o sector das TMN e para o PAPEL. Isto tendo em conta que a maior valorização do dia se registou numa pequena empresa deste último.
Mas dessa minha Small Cap de estimação não vou falar apesar de ter tido mais títulos transaccionados do que quatro empresas que pertencem ao índice (CPR, NBA, SEM e TDU).

MozHawk Escreveu:...A valorização do PSI20 foi fortemente condicionada pela descida da EDP que registou um fecho no mínimo da sessão.
(...) com a queda de 2.99% da EDP a estragar o excelente quadro da sessão..


Este facto torna muito interessante retomar um tema muito discutido na semana passada. Se a venda da ONY Way por 180 milhões, que parece cada vez mais eminente, é mesmo um bom negócio para a EDP ou se é apenas um excelente negócio para os outros 3 operadores que compram a preço de saldo...
Quem quiser recapitular a discussão que aqui houve pode ir a http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Para lançar mais achas para a fogueira deixo aqui as cotações de fecho de 13 Nov (fecho anterior à "notícia") e as de hoje. Incluio o BCP que parece ganhar sempre pelo simples facto de não ter que financiar essa onerosa operação da EDP.

EDP - estava a 1,62, a seguir subiu até 1,71... e fechou hoje a 1,62
BCP - subiu de 2,23 para 2,53 (+13,45%)

SNC - subiu de 1,73 para 1,93 (+18,40%)
VOD - subiu de 7,58 para 8,25 (+ 8,84%)
PTC - subiu de 6,04 para 6,72 (+11,26%)

No mesmo período o PSI20 subiu de 5532 para 5837 (+5,50%).

Interessante, não é?

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Phil2014, Shimazaki_2, zulu404 e 361 visitantes