Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI20:[ga] O fecho de hoje foi impressionante...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ESCLARECIMENTO

por jotabil » 22/11/2002 0:23

Pois sim..R.Martins....esclareceu mais completamente......eu tenho algumas a longo prazo da EDP...mas agora começo a entender os movimentos.....ou a presumir.....sim...foi muito claro......momento a momento...ficamos mais lúcidos...nestas coisas.....thanks
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

Re: PERGUNTA

por R_Martins » 21/11/2002 22:59

MozHawk Escreveu:
jotabil Escreveu:Caro MozHawk

O que se passa com a EDP?
Gostaria de ler a sua opinião.

Desde já agradecido


Caro jotabil,

O meu palpite para a EDP é o seguinte: saíram ultimamente [mais] umas notícias desagradáveis para a EDP já que representam mais um esforço financeiro para a mesma, nomeadamente no caso da Escelsa. É que a OPA lançada sobre o empréstimo obrigacionista denominado em USD será pago pela EDP. Logicamente, e independentemente de poder gerar uma mais-valia de 80 milhões de USD, pressiona a empresa no cp.

Mais ainda, o actual momento é propício a alguns disparos interessantes. De alguns dos papeis designados pelo Ulisses de "voadores". A EDP não é, habitualmente, um deles. Ora, não me admiraria muito que muitos investidores tivessem optado por vender EDP para entrar noutros títulos mais apetecíveis e que proporcionassem ganhos mais imediatos. É que a EDP é comummente considerada uma acção de "refúgio".

Tecnicamente, o cenário é algo preocupante. O papel fechou com volume abaixo das MMEs 20 e 50, cp e mp respectivamente, deixando também claramente para trás o suporte dos €1.65. Os indicadores inverteram todos pelo que: RSI cruzou a meia altura em movimento descendente, o MACD está prestes a cruzar o sinal e a entrar em zona bearish e o Oscilador Estocástico está bearish.

Ontem a MME20 tinha cruzado em alta a MME50 e hoje recuou para se posicionar ao mesmo valor...

Desta forma, para que o ânimo regresse ao papel, será importante que amanhã feche acima das MMEs nos €1.63 e, se possível, acima da resistência dos €1.65 com volume. Caso contrário, há que ter em atenção os €1.59 enquanto suporte mais próximo que, a ser quebrado, deixará o papel mais facilmente à mercê dos €1.52.Mais ainda, o actual momento é propício a alguns disparos interessantes. De alguns dos papeis designados pelo Ulisses de "voadores". A EDP não é, habitualmente, um deles. Ora, não me admiraria muito que muitos investidores tivessem optado por vender EDP para entrar noutros títulos mais apetecíveis e que proporcionassem ganhos mais imediatos. É que a EDP é comummente considerada uma acção de "refúgio".


Um abraço,

MozHawk


Caro Moz
Dizes:
«. Ora, não me admiraria muito que muitos investidores tivessem optado por vender EDP para entrar noutros títulos mais apetecíveis e que proporcionassem ganhos mais imediatos. É que a EDP é comummente considerada uma acção de "refúgio".»
Eu penso que e dado o volume ser enorme, a opção foi sobretudo essa.
Vender EDP, para comprar ou BCP ou Sonae, pois sobretudo esta prometia.Não existem razões para deitar EDP fora...
Aliás estes movimentos já são tradicionais nas grandes, ou previstas grandes, subidas de BCP ou Sonae.
Um abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

por MozHawk » 21/11/2002 22:11

Mas claro que isto é apenas um palpite. Quem andou a vender e a comprar não faço a mínima ideia.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

ESCLARECIMENTO

por jotabil » 21/11/2002 22:07

Muito obrigado pelo esclarecimento. Aceito a explicação, designadamente na afirmação "Ora, não me admiraria muito que muitos investidores tivessem optado por vender EDP para entrar noutros títulos mais apetecíveis e que proporcionassem ganhos mais imediatos. É que a EDP é comummente considerada uma acção de "refúgio". da qual, só esperava confirmação de pessoa idónea nestas andanças.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

Re: PERGUNTA

por MozHawk » 21/11/2002 21:53

jotabil Escreveu:Caro MozHawk

O que se passa com a EDP?
Gostaria de ler a sua opinião.

Desde já agradecido


Caro jotabil,

O meu palpite para a EDP é o seguinte: saíram ultimamente [mais] umas notícias desagradáveis para a EDP já que representam mais um esforço financeiro para a mesma, nomeadamente no caso da Escelsa. É que a OPA lançada sobre o empréstimo obrigacionista denominado em USD será pago pela EDP. Logicamente, e independentemente de poder gerar uma mais-valia de 80 milhões de USD, pressiona a empresa no cp.

Mais ainda, o actual momento é propício a alguns disparos interessantes. De alguns dos papeis designados pelo Ulisses de "voadores". A EDP não é, habitualmente, um deles. Ora, não me admiraria muito que muitos investidores tivessem optado por vender EDP para entrar noutros títulos mais apetecíveis e que proporcionassem ganhos mais imediatos. É que a EDP é comummente considerada uma acção de "refúgio".

Tecnicamente, o cenário é algo preocupante. O papel fechou com volume abaixo das MMEs 20 e 50, cp e mp respectivamente, deixando também claramente para trás o suporte dos €1.65. Os indicadores inverteram todos pelo que: RSI cruzou a meia altura em movimento descendente, o MACD está prestes a cruzar o sinal e a entrar em zona bearish e o Oscilador Estocástico está bearish.

Ontem a MME20 tinha cruzado em alta a MME50 e hoje recuou para se posicionar ao mesmo valor...

Desta forma, para que o ânimo regresse ao papel, será importante que amanhã feche acima das MMEs nos €1.63 e, se possível, acima da resistência dos €1.65 com volume. Caso contrário, há que ter em atenção os €1.59 enquanto suporte mais próximo que, a ser quebrado, deixará o papel mais facilmente à mercê dos €1.52.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (64.93 KiB) Visualizado 1667 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

PERGUNTA

por jotabil » 21/11/2002 20:48

Caro MozHawk

O que se passa com a EDP?
Gostaria de ler a sua opinião.

Desde já agradecido
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

PSI20:[ga] O fecho de hoje foi impressionante...

por MozHawk » 21/11/2002 17:43

...numa sessão que abriu em forte alta e acabou por fechar próxima da abertura. A destacar o sector das TMTs, com particular relevância para a PTM, TLE e SNC com a PTI a dar o ar da sua graça ao arrancar para um fecho importante.

6 papeis fecharam no máximo da sessão (BCP, CFN, PAD, PTM, SVA e TLE) e 2 no mínimo (EDP e SEM).

Num dia bastante positivo, 14 acções do PSI20 fecharam a valorizar, 2 permaneceram inalteradas (BES e PAD) e 4 desceram (EDP, JMT, NBA e TDU).

A valorização do PSI20 foi fortemente condicionada pela descida da EDP que registou um fecho no mínimo da sessão. A "puxar" pelo índice estiveram as TMTs e Banca, com a queda de 2.99% da EDP a estragar o excelente quadro da sessão.

De salientar na sessão de hoje o cruzamento em alta da MME50 pela MME20 o que já não acontecia desde 24.04.2002!!! Vem confirmar o excelente momento de curto prazo.

Todos os indicadores estão bullish, tendo até o Oscilador Estocástico invertido em sobrecompra.

Adivinha-se um final de semana muito interessante nos mercados.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
psi20.PNG
psi20.PNG (57.45 KiB) Visualizado 1764 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], jlmt e 381 visitantes
cron