Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ao Ulisses...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ulisses

por Dwer » 21/11/2002 21:48

Obrigado pela resposta. O excerto do post de ontem à noite é muito actual na mesma.

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por Ulisses Pereira » 21/11/2002 19:53

Caro Dwer,

A minha saída da Sic teve o aspecto positivo de ter feito nascer o caldeirão, um fórum com uma qualidade, vivacidade e interesse muito maior que o fórum da Sic Online. Mas a verdade é que, deixando eu de ser colaborador da Sic, preciso de encontrar algo ligado aos mercados financeiros que garanta os rendimentos necessários para prosseeguir a minha vida normalmente.

Os artigos que escrevi na Sic Online não demoravam meia hora a escrever. Demoravam bem mais. Eram artigos pensados, em que eu media o peso de cada palavra e toda a construção do mesmo. Para mim, escrever um post no fórum é uma coisa, escrever um artigo é outra. Não concebo escrever um artigo sem o preparar devidamente.

Por isso, nesta altura, não escrevo artigos aqui para o caldeirão. O meu tempo é dividido entre o mercado, o caldeirão e a pesquisa de projectos onde eu me possa envolver.

Como sabem, quando tive a ideia de criar este fórum, fi-lo sem qualquer intuito comercial. Queria apenas manter uma comunidade viva. A dimensão que, em pouco mais de duas semanas, este fórum atingiu coloca-nos a questão se poderemos vir a encarar o caldeirão como um projecto mais profissional, onde eu me possa envolver completamente. Penso que, em breve, o futuro do caldeirão será discutido entre os seus criadores e, caso o caldeirão tente dar o salto, é óbvio que os meus artigos voltarão a ser uma constante. Mas é prematuro ainda estar a falar disso.

Quanto à minha opinião sobre o mercado, deixei ontem à noite um post a esse respeito, mas o ritmo aqui é tão elevado que é natural que não o tenha podido ler. Fica aqui a transcrição:

"Os touros continuam a não deixar respirar os ursos e hoje fizeram a gracinha de fechar o Nasdaq e o S&P em cima das suas importantes resistências. Neste momento o Nasdaq já está, inclusivamente, ligeiramente acima do ponto onde abri as minhas posições curtas. Tal como tenho afirmado, um fecho acima dessas resistências fará com que eu feche essa posição curta, respeitando o meu "stop" e a motivação dessa entrada que foi o facto de ser um negócio de baixo risco, pois o "stop" podia ser colocado relativamente perto do ponto de entrada.

A esta hora (bem... a esta hora não, pois duvido que algum de vocês esteja acordado a estas horas indecentes) estarão vocês a interrogarem-se se eu irei abrir posições longas caso os índices quebrem estas importantes resistências. A verdade é que, apesar de fechar a minha posição curta respeitando os meus "stops", não irei abrir posições longas pois há alguns factos que não me deixam confortável:

:arrow: O principal tem a ver com o facto da percentagem de ursos nos States, divulgada hoje, ter baixado para os 24,7, um valor muito baixo e que se aproxima dos 22,9 que foi o valor mais baixo dos últimos 5 anos! Sinceramente, deixa-me muito pouco confortávl entrar longo num mercado em que, mesmo com condições económicas tão desfavoráveis, consegue reunir tamanha dose de optimismo;

:arrow: Por outro lado, os últimos dias têm sido marcados pela subida fulgurante de acções que lutam pela sobrevivência. Hoje, quando vi a ARBA subir cerca de 30%, a AKAM cerca de 25% e a INKT mais de 30%, fez-me recordar finais dos últimos ressaltos. É que o lixo é sempre a última coisa a subir;

:arrow: Por último, ao contrário do optimismo registado pelo Mozhawk nesta questão, eu acredito na inevitabilidade de uma guerra nos próximos meses. E para que isso aconteça, acredito que nas próximas semanas, uma das partes comece a provocar alguns incidentes diplomáticos que vão fazer aumentar a tensão e fazer a opinião pública ter consicência que a guerra se aproxima, o que - como é hábito - irá fazer tremer os mercados.

É por isso que não irei entrar longo, pelo menos enquanto não houver uma retracção. Mas estes motivos não me fazem desviar da minha disciplina e amanhã poderá ser o dia em que feche a minha posição curta no Nasdaq. O fecho assim o decidirá..."

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Diálogos

por jcapela » 21/11/2002 19:10

Seriam muito bemvindos os diálogos e artigos :) davam uma magnífica idéia da generalidade do mercado,que era um belo complemento para as análises mais pormenorizadas das acções.
Alem de terem humor...
Abraços jc
 
Mensagens: 134
Registado: 4/11/2002 22:53

por Pata-Hari » 21/11/2002 18:49

Ah, e outra coisa... temos tido ajudas tão GRANDES... temos tido gente que se tem dedicado imenso a enriquecer o espaço. Não quero nomear ninguém, mas temos tido participantes EXCEPCIONAIS!!! as participações têm sido muitas e de impressionante qualidade.

Nesse enorme grupo há excelentes análises e excelentes comentários, que vão de análise técnica, a económica, social.... you name it.

Eu francamente sinto-me muito orgulhosa do cantinho :)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 21/11/2002 18:45

Xiiii, eu cá não faço análises, mariana, Eu faço croquis simplórios e actualizo gráficos. Não é grande a ciência....

O que eu acho que me tem acontecido, é que pelo facto de me obrigar a actualizar os gráficos e OLHAR para as linhas, acabo por ser muito mais sistemática com o que faço e a ter menos duvidas acerca do que tenho que fazer (p.e. fechar curtos em ptc quando se tornou óbvio que a tendência inverteu). Acho que para mim tem sido um excelente exercicio.

Beijinhos e obrigado pelo elogio, Mariana.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Pessoal,subscrevo e concordo...

por Mariana » 21/11/2002 18:39

...mas em contrapartida temos um "Moz" e uma "Pata", muito mais activos e que ( a mim pessoalmente) tem surprendido positivamente com as suas analises...Parabens continuem!!!!!
Mariana
 

Um bocadinho de poção mágica

por lr » 21/11/2002 18:24

Não se lembram dos livros do asterix ?

OBELIX: Druida, deixa beber um pouca da poção mágica.

DRUIDA: Não, que tu caiste no caldeirão quando eras pequeno.


Como dizia alguém, pedir não custa.

Um abraço
Luis


p.s. se não era assim era parecido.
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 273
Registado: 5/11/2002 10:46
Localização: 16

por j.pinto » 21/11/2002 18:10

Bem, isto de pedir não custa :)
Mas eu também queria :)

Nem que fosse um comentariozito, só quando "algo de relevante" acontece!

Não nos ligues Ulisses :mrgreen:


Um abraço
j.pinto
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 259
Registado: 5/11/2002 12:53
Localização: Portimao

por carlos » 21/11/2002 18:08

Não sabia que o Ulisses tinha tantos "filhos".

A irem por a cabeça dos outros nunca mais aprendem. Parecem uns cordeirinhos. MEEEEE MEEEE.

Não quer dizer que as analises do Ulisses não sejam boas.
carlos
 

vocês são uns pedinchões.....

por vasco » 21/11/2002 18:05

heheheheh

:lol:

...mas eu tb queria ;)

Vasco
 
Mensagens: 339
Registado: 8/11/2002 17:27
Localização: 14

ARTIGOS

por lr » 21/11/2002 17:58

Uma das coisas que se perderam na passagem da SIC para o Caldeirão foram os artigos diários do Ulisses.

Não quer dizer que tivessem que ser diários, mas todos estamos à espera de umas palavrinhas, não estamos ?? :?:

:wink:
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 273
Registado: 5/11/2002 10:46
Localização: 16

por Pata-Hari » 21/11/2002 17:41

APOIADO, DWER! Acho incrivel que este Ulisses se ande a cortar TANTO de dizer o que pensa!

Druida sem poção não é druida, né?! :shock:
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Ao Ulisses...

por Dwer » 21/11/2002 17:35

Ulisses,

Talvez me tenha escapado, mas nos últimos dias não vi nenhuma opinião tua sobre o mercado em geral. Portugal, Europa e USA.

Começamos a ver os indíces americanos a quererem quebrar a MM200.

As linhas de tendência descendente de longo prazo estão também ameaçadas.

Para a nossa PT idem aspas.

Parece-me que o mercado está Bullish. Depois de todo este tempo.

Qual é o teu amigo mais intímo actualmente? O Bill ou o Misha?

Não nos queres presentear com um diálogo entre eles?

Abraço ,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, Shimazaki_2 e 397 visitantes