Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Especulador Feliz

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Respostas

por Comentador » 13/7/2003 15:42

Caros j.pinto e nunofaustino,

Ainda bem que gostaram do artigo, que pretende ser também uma forma de relaxar do stress.

Obrigado igualmente pela resposta do Mobile, que quis ler nas entrelinhas.

No meu texto, referi-me a diversas áreas dos mercados financeiros, cada uma com características muito particulares e sempre em modo de ironia e boa disposição.

Presumo, claro, que o Mobile está a referir-se ao segmento accionista. Como a lateralização é uma mera fase transitória, o que realmente pergunta é se o mercado vai subir ou se vai descer (embora esteja já receptivo a uma subida).

É sempre a grande questão! Há uma parte dos analistas a defender o bear e a outra parte a torcer pelo bull. Estão grandes traders e analistas tanto de um lado como do outro e a maioria das respectivas razões são compreensíveis.

E então, que fazer?

Na minha opinião, cada um de nós deve estabelecer a sua própria opinião, para o seu perfil ou padrão de investimento, que, aliás, pode e deve ter cambiantes, não só em relação ao tempo mas também em relação ao nível dos preços.

Abraço para os três

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por Mobile » 13/7/2003 11:34

Comentador,

Não estaremos a entrar numa fase de lateralização antes das súbidas como aconteceu depois da guerra no Golfo da década de 90? Ou por outro lado, as incertezas são muito menores que na altura e por isso a lateralização não vai acontecer?

Mobile
Mobile

por nunofaustino » 12/7/2003 1:47

Este é dos textos que mais gozo me deu ler...
Muitos parabéns
Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por j.pinto » 12/7/2003 1:42

Caro Comentador,
Não fosse a ultima parte do seu post e já lhe chamava Fernando Fagundes (relatada a sua pequena burla açoreana na Visão), tal a sua religiosa forma de ganhar dinheiro, digno de seita com carneirinhos seguidistas.Heheheheh :lol: :!: :lol: :lol: :lol:

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

O Especulador Feliz

por Comentador » 11/7/2003 22:45

Estou entusiasmado com o meu trading! Que vida tão interessante que arranjei!!

Depois de perceber que o Chairman do Fed, Alan Greenspan, está a cuidar da nossa vida, este bullmarket não me escapa mesmo. Não há perigo de deflação, estamos naquele célebre 2º. Semestre, em que os corporate earnings vão subir e há-de haver gastos de consumo e de investimento a torto e a direito. Não pode falhar!

A minha disposição é imparável, dando uma vista de olhos aos yields, compro bonds na Europa, treasuries nos States, equities em todo o lado. Orgulho-me de não ter qualquer receio de bolhas, pois se é para subir contem comigo!

Poderão perguntar-me se as valuations não estarão exageradas? E eu respondo: meus caros amigos, num mercado que está a subir, o que interessa são os inflows e o momentum, nada mais. E não se deixem dominar pelo medo, mas por favor tenham alguma ganância. Ou vice-versa, que também serve.

E eu ainda por cima diversifico esplendidamente. Por exemplo, também estou nas currencies, nos crosses mais importantes. O EUR/USD então enche-me as medidas, posso estar bull umas vezes no euro outras no dólar, a volatilidade é tanta que as tendências fortes não são beliscadas por profundas correcções. Só não gosto é de lateralizações com um range muito estreito. Já se for uma boa consolidação, isso é sempre bem vindo, pois a seguir é andar para a frente a todo o gás.

E o ouro, prata e afins? Há quem diga que se trata da quimera do ouro e da ilusão permanente da prata? Estão enganados!! Isso é não conhecer os fundamentais da economia e os valores permanentes a que nos podemos agarrar. Portanto, o bullion, os metais preciosos em barra, será um remédio para os dias menos bons, ou até para ter alguma base seja o que for que aconteça.

Outra coisa que aprendi é a ter flexibilidade. No caso de uma enxaqueca do Sr. Greenspan, meto logo a agulha para os curtos, mas tem de ser uma coisa a valer, do género breakdown com bastante volume. Mesmo aí ninguém me agarra, pois estou sempre atento aos contrarian indicators e às negative divergences. É que nisto dos mercados financeiros, temos de deitar mão a todos os instrumentos.

Mas, em contrapartida, há commodities que constituem grandes oportunidades. Por exemplo, nos futuros e opções de crude oil, copper, cattle, sugar, grains, e o mais envolvente de todos, cocoa, é tudo óptimo: não é preciso perceber nada destes sectores económicos, basta entrar nas alturas certas e ler bem os gráficos que o dinheiro entra às carradas!! Eheheh … Fácil, não é?

No meio desta valente artilharia que eu, sem dó nem piedade, disparo em todas as direcções, há por vezes (e a situação é completamente excepcional) alguns cuidados a ter. Por exemplo, os soybeans e o coffee são verdadeiramente demoníacos. Sabe-se exactamente qual é o padrão técnico das suas cotações ao longo do ano. Pois mesmo assim, só traders profissionais especializados conseguem ganhar dinheiro aqui. É realmente um mistério que, rapidamente, vou ter que desvendar.

E não me levem a mal, não pensem que é a vaidade que me faz falar. Pelo contrário, estou a contar aspectos que decerto interessam a toda a gente, aproveitando para me livrar do stress acumulado, pois estou em operações financeiras globais de alto nível, mesmo de cortar a respiração.

Tenho, é certo, por vezes alguns momentos de cansaço. É nessas alturas que, para descontrair, invisto em derivativos especiais. Deste modo, para relaxar mesmo, nada melhor do que um bom ratio option spread, que assim o tempo não custa a passar, é como beber um shake de rum, cola e canela, numa praia escondida das Pequenas Antilhas.

E não julguem que eu só falo de mercados estrangeiros. Não senhor! Por exemplo, a EDP não me escapou e acho que ainda me vai dar mais alegrias. Estas utilities são deliciosas! Já com os bancos, é preciso estar sempre de pé atrás. Até o BPI se lembrou de quebrar o suporte depois de uma vigorosa trend ascendente de largos meses. Lá tive de fazer um profit taking, o que é que se há-de fazer. Por outro lado, tenho warrants de todas as qualidades e feitios, alguns completamente out-of-the-money e com deltas insignificantes. Penso que, para estes últimos, a culpa só pode ser do market maker!

E assim vou continuar completamente dedicado ao trading, sempre picking the best e mantendo a necessária downside protection. Não há nada melhor do que, dominando o Big Picture, fazer um bom position trading com o indispensável money management.

Um abraço e bons negócios

Comentador

Nota importante

Este texto não pretende reflectir a opinião do seu autor. Tem como objectivo tentar explicar um pouco a realidade sob a luz da simples ironia. Por outro lado, qualquer operação que um leitor desprevenido decida ensaiar, com base nas observações acima expressas, não o tornará certamente famoso, antes o deverá levar directamente à falência.

Registado: 26/4/2003 23:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Rafael Abreu, zulu404 e 226 visitantes