Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para J. C. Fernandes...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alce » 21/11/2002 12:36

Obrigado pelos esclarecimentos prestados que penso também utéis para todos os intervenientes no Forum.

De bolsa apenas "pesco" umas coisas de AT, que vou aprendendo nestas viagens, pelo que quando surgem situações como a citada, levantam-se sempre algumas dúvidas.

A propósito recordo-me dos artigos do Anónimo que frequentemente comentava situações destas.

Já se terá desligado destas coisas?


Abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 411
Registado: 5/11/2002 10:37
Localização: Paço de Arcos

por João Carvalho Fernandes » 21/11/2002 12:23

Analisada melhor a questão, parece-me dificil calcular o impacto na EDP.

A questão que se poderá levantar é porque é que a EDP assume uma posição que deveria ser da Escelsa. Deveria ser esta a resgatar as obrigações. Os outros sócios não têm capacidade? Há algo mais que não temos conhecimento? Quais são concretamente os direitos de que se fala e que serão extintos?

Assim, a EDP lança sozinha uma OPA sobre cerca de 65% das obrigações, quando detem apenas cerca de 52% da Escelsa (pelo que lhe caberia proporcionalmente adquirir apenas cerca de 34% ). E no fim, tendo a totalidade das obrigações, extingue os direitos a elas inerentes.

Se os pagamento inerentes às obrigações se mantiverem, parece-me a compra positiva para a EDP, pois passa a ter a totalidade, recebendo os seus benefícios, tendo apenas 52% dos custos, pela sua participação na Escelsa. Agora se houver alterações, tudo pode ser posto em causa.

Concluindo: mais uma vez, o pequeno investidor tem apenas parte do dados, sendo muito dificil proceder a uma análise rigorosa, sem sabre o que são ao certo os tais direitos dos detentores de obrigações que serão extintos!
 
Mensagens: 50
Registado: 10/11/2002 12:02
Localização: Lisboa

por João Carvalho Fernandes » 21/11/2002 11:35

Fiquei a pensar melhor neste assunto e tinha um pequeno erro no raciocinio: parti do principio de que a OPA era da Escelsa e não da EDP.

Este facto altera um pouco as coisas. Daqui a um bocado volto a dizer qualquer coisa, mas assim não me parece tão positivo para a EDP!

Peço desculpa.
 
Mensagens: 50
Registado: 10/11/2002 12:02
Localização: Lisboa

por João Carvalho Fernandes » 21/11/2002 10:56

Olá!

Teoricamente o mercado deveria reagir bem, pois será uma poupança para a EDP. Mas ultimamente a confiança anda tão por baixo que a reacção a notícias positivas costuma ser muito mitigada.

Penso também que os valores em causa no total do passivo da EDP não serão muito significativos. Na prática uma reacção positiva a esta notícia será apenas provocada pelo aspecto de as pessoas acharem que actos de gestão destes mostram que a empresa estará a ser bem gerida e não tanto pelos valores em causa.

Abraços.
 
Mensagens: 50
Registado: 10/11/2002 12:02
Localização: Lisboa

Para J. C. Fernandes...

por alce » 21/11/2002 10:48

Relativamente à OPA da EDP sobre a Escelsa gostaria de saber qual a sua opinião de como o mercado poderá reagir a esta noticia.

Para já a cotação está estável mas não me recordo de ver um volume tão grande na venda a um determinado valor (cerca de 600000 a 1.68).

Daqui a pouco parece a Sonae.

Obrigado e abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 411
Registado: 5/11/2002 10:37
Localização: Paço de Arcos


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 385 visitantes