Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tiro á sexta ( semana de 7/7 a 11/7)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tiro á sexta ( semana de 7/7 a 11/7)

por Millhouse » 6/7/2003 18:48

Nasdaq composite

Mais uma vez o Nasdaq correspondeu na perfeição ás minhas expectativas , confirmando mais uma vez o brilhante comportamento tecnico deste indice .
Apesar de o indice ter iniciadao a semana com uma velas negra , a mesma não rompeu em baixa o suporte ascendente nº1 suportado pela media movel simples de 25 dias , e logo no dia seguinte apesar de abrir negativo face ao fecho do dia anterior , abrindo assim já fora do seu suporte ascendente nº1 e inclusivé vindo mesmo durante a sessão intraday a minimos de 1598 , acabou o dia bem positivo com uma vela branca , de tal forma que no dia seguinte abriu em gap up e finalmente na quinta-feira ficou-se apenas a 2 pontos do meu target na sessão intraday acabando por fechar nos 1663 pontos , a 23 pontos do meu target semanal .
Que concluir deste resumo semanal ? – Bom , em primeiro lugar , fico com a nitida ideia de que os 1685 pontos são de facto uma resistencia assinalável , pois das 4 vezes em que durante uma sessão intraday o indice se aproximou desse valor , 3 fecharam negativas e há ainda um outro promenor curioso , em que por vezes o indice mostra bastante força nas sessões anteriores , abrindo em gap up mas perdendo a força mal se aproxima dos 1685 pontos , e isso é bem visivel no padrão das velas sempre que o indice caminha a norte . Em segundo lugar temos os 1604 pontos a servir de bom suporte , em que por vezes tenho a sensação que o indice usa esse suporte como trampolim imediato para um assalto aos 1685 como se verificou nas sessões a seguir a 9 de Junho ora como base estacionária para ganhar novo fôlogo no ataque aos 1685 como se verificou nas ultimas sessões .
Então temos de facto 2 valores muto importantes : 1685 e 1604 .
Conforme mencionei na ultima análise , eu encontrava-me Bull no curto prazo , mas depois de um encontro tão mal sucedido com os 1685 pontos fico neutro . O indice voltou a perder o fôlogo e não me surpreendiria minimamente que o gap deixado em aberto fosse de imediato fechado na segunda feira .
Por outro lado , o indice começa a ficar com pouco espaço de manobra , visto que a respeitablidade por parte do indice ao suporte nos 1604 e resistencia nos 1685 poderá ficar em causa pelo “aperto” em que a resistencia ascendente nº1 o começa a colocar , resistencia essa que torno mais uma vez a frizar está suportada na perfeição pela MM25
Bom , sempre pode acontecer aquilo que o mercado tanto gosta de fazer , que é fazer sofrer a maioria e , passar assim mais uma semana a transaccionar dentro do triangulo que eu destaquei no gráfico , para desespero dos Bulls e agonia dos Bears , e assim ninguem se fica a rir de ninguem .
Claro que esta situação não será eterna , pois qualquer dia nem o pai morria nem a gente almoçava , portanto isto concerteza terá o seu desfecho trágico , resta saber para quem !
Bem defenidos acima os pontos-chave para uma inversão de tendencia ou sustentablidade da tendencia até agora seguida , há que esperar , e não antecipar o mercado , mas como a rubrica assim me obriga a colocar um target eu vou pelo “optimismo “ generalizado da propria AT e tendencia mãe e corro o risco de colocar um target para sexta feira nos 1670 pontos .


Target 1670


DJI

Enquanto o Nasdaq composite ameaçou o seu suporte nos 1064 pontos , o DJI ameaçou o seu suporte nos 8869 pontos ao fazer um spike intraday na sessão de terça feira . Tirando essa sessão que até a considero bastante positiva , o indice respeitou o seu canal ascendente e acabou a semana nos 9070 pontos bem juntinho ao seu suporte ascendente e junto tambem ao valor de referencia dos 9077 pontos .
Continuo a realçar os 8869 pontos como um suporte que caso seja quebrado podemos ter uma inversão de tendencia , por outro lado a tendencia ascendente começa a ficar um pouco tremida , visto que neste indice , ao contrário do Nasdaq composite , não existe tanta fidelidade ao seu anterior suporte dos 9077 pontos , portanto até acredito que posso vir a assistir a uma lateralização de valores , ora acima ora baixo dos 9077 pontos , sem uma tendencia bem defenida de curto prazo , e como se costuma dizer , In doubt .... stay out ! , é o que eu vou fazer , aliás já o tinha feito ao fechar a posição longa no DJI há 15 dias atrás conforme mencionei na ultima rubrica.
Para aqueles leitores mais atentos e que não deixam escapar nada , é verdade que eu escrevi que caso o DJI fechasse acima dos 9077 pontos eu abria longos e assim o fiz , mas com a sessão de quinta feira tornei a fechá-los a perder .
Eu muito raramente menciono aqui trades , nem gosto muito de quantificar as minhas previsões sobre a forma de trades , e até por alguma razão um pouco irónica eu uso o Nasdaq composite em vez do NDX , porque não há futuros sobre esse indìce, mas como eu escrevi essa pequena linha na semana passada , cabe-me a mim ficar a pratos limpos antes que alguma voz se levante .

Target : 9200


XAU

Antes demais , e em especial para o meu amigo Virtuagod , a resistencia azul que eu nas anteriores análises tinha-a colocado a preto tracejado , por duvidas de consistencia em relação á tendencia , torna-se válida visto que já houve vários toques na mesma e sempre com resultados positivos , e aquela saída da tendencia destacada a laranja com uma circunferencia é o que se chama de falso sinal .
Bom , agora que coloquei os pontos nos iis , conforme disse na semana passada , a descida que assistimos ao longo das 2 ultimas semanas , não foi mais do que uma correcção de curto prazo , e os 77.85 pontos que afinal até pareciam ser uma resistencia considerável foram quebrados com bastante violencia , talvez por ser mesmo uma resistencia forte , originando inclusivé um gap up na abertura de terça feira .
Acredito na continuação da tendencia ascendente mas sem que antes o gap deixado em aberto seja fechado , até como forma de sustentablizar a subida no muito curto prazo .
Estou muito optimista neste indice , e dou como target semanal os 82.00 pontos .

Target : 82.00


Um resto de bom Domingo e boa semana de trabalho
Millhouse
Anexos
Nasdaq.png
Nasdaq.png (20.15 KiB) Visualizado 294 vezes
DJI.png
DJI.png (24.38 KiB) Visualizado 294 vezes
XAU.png
XAU.png (23.19 KiB) Visualizado 290 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 3/12/2002 0:51
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Opcard33, PMP69 e 287 visitantes