Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tiro á sexta ( semana de 7/7 a 11/7)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tiro á sexta ( semana de 7/7 a 11/7)

por Millhouse » 6/7/2003 18:48

Nasdaq composite

Mais uma vez o Nasdaq correspondeu na perfeição ás minhas expectativas , confirmando mais uma vez o brilhante comportamento tecnico deste indice .
Apesar de o indice ter iniciadao a semana com uma velas negra , a mesma não rompeu em baixa o suporte ascendente nº1 suportado pela media movel simples de 25 dias , e logo no dia seguinte apesar de abrir negativo face ao fecho do dia anterior , abrindo assim já fora do seu suporte ascendente nº1 e inclusivé vindo mesmo durante a sessão intraday a minimos de 1598 , acabou o dia bem positivo com uma vela branca , de tal forma que no dia seguinte abriu em gap up e finalmente na quinta-feira ficou-se apenas a 2 pontos do meu target na sessão intraday acabando por fechar nos 1663 pontos , a 23 pontos do meu target semanal .
Que concluir deste resumo semanal ? – Bom , em primeiro lugar , fico com a nitida ideia de que os 1685 pontos são de facto uma resistencia assinalável , pois das 4 vezes em que durante uma sessão intraday o indice se aproximou desse valor , 3 fecharam negativas e há ainda um outro promenor curioso , em que por vezes o indice mostra bastante força nas sessões anteriores , abrindo em gap up mas perdendo a força mal se aproxima dos 1685 pontos , e isso é bem visivel no padrão das velas sempre que o indice caminha a norte . Em segundo lugar temos os 1604 pontos a servir de bom suporte , em que por vezes tenho a sensação que o indice usa esse suporte como trampolim imediato para um assalto aos 1685 como se verificou nas sessões a seguir a 9 de Junho ora como base estacionária para ganhar novo fôlogo no ataque aos 1685 como se verificou nas ultimas sessões .
Então temos de facto 2 valores muto importantes : 1685 e 1604 .
Conforme mencionei na ultima análise , eu encontrava-me Bull no curto prazo , mas depois de um encontro tão mal sucedido com os 1685 pontos fico neutro . O indice voltou a perder o fôlogo e não me surpreendiria minimamente que o gap deixado em aberto fosse de imediato fechado na segunda feira .
Por outro lado , o indice começa a ficar com pouco espaço de manobra , visto que a respeitablidade por parte do indice ao suporte nos 1604 e resistencia nos 1685 poderá ficar em causa pelo “aperto” em que a resistencia ascendente nº1 o começa a colocar , resistencia essa que torno mais uma vez a frizar está suportada na perfeição pela MM25
Bom , sempre pode acontecer aquilo que o mercado tanto gosta de fazer , que é fazer sofrer a maioria e , passar assim mais uma semana a transaccionar dentro do triangulo que eu destaquei no gráfico , para desespero dos Bulls e agonia dos Bears , e assim ninguem se fica a rir de ninguem .
Claro que esta situação não será eterna , pois qualquer dia nem o pai morria nem a gente almoçava , portanto isto concerteza terá o seu desfecho trágico , resta saber para quem !
Bem defenidos acima os pontos-chave para uma inversão de tendencia ou sustentablidade da tendencia até agora seguida , há que esperar , e não antecipar o mercado , mas como a rubrica assim me obriga a colocar um target eu vou pelo “optimismo “ generalizado da propria AT e tendencia mãe e corro o risco de colocar um target para sexta feira nos 1670 pontos .

Target 1670

DJI

Enquanto o Nasdaq composite ameaçou o seu suporte nos 1064 pontos , o DJI ameaçou o seu suporte nos 8869 pontos ao fazer um spike intraday na sessão de terça feira . Tirando essa sessão que até a considero bastante positiva , o indice respeitou o seu canal ascendente e acabou a semana nos 9070 pontos bem juntinho ao seu suporte ascendente e junto tambem ao valor de referencia dos 9077 pontos .
Continuo a realçar os 8869 pontos como um suporte que caso seja quebrado podemos ter uma inversão de tendencia , por outro lado a tendencia ascendente começa a ficar um pouco tremida , visto que neste indice , ao contrário do Nasdaq composite , não existe tanta fidelidade ao seu anterior suporte dos 9077 pontos , portanto até acredito que posso vir a assistir a uma lateralização de valores , ora acima ora baixo dos 9077 pontos , sem uma tendencia bem defenida de curto prazo , e como se costuma dizer , In doubt .... stay out ! , é o que eu vou fazer , aliás já o tinha feito ao fechar a posição longa no DJI há 15 dias atrás conforme mencionei na ultima rubrica.
Para aqueles leitores mais atentos e que não deixam escapar nada , é verdade que eu escrevi que caso o DJI fechasse acima dos 9077 pontos eu abria longos e assim o fiz , mas com a sessão de quinta feira tornei a fechá-los a perder .
Eu muito raramente menciono aqui trades , nem gosto muito de quantificar as minhas previsões sobre a forma de trades , e até por alguma razão um pouco irónica eu uso o Nasdaq composite em vez do NDX , porque não há futuros sobre esse indìce, mas como eu escrevi essa pequena linha na semana passada , cabe-me a mim ficar a pratos limpos antes que alguma voz se levante .

Target : 9200

XAU

Antes demais , e em especial para o meu amigo Virtuagod , a resistencia azul que eu nas anteriores análises tinha-a colocado a preto tracejado , por duvidas de consistencia em relação á tendencia , torna-se válida visto que já houve vários toques na mesma e sempre com resultados positivos , e aquela saída da tendencia destacada a laranja com uma circunferencia é o que se chama de falso sinal .
Bom , agora que coloquei os pontos nos iis , conforme disse na semana passada , a descida que assistimos ao longo das 2 ultimas semanas , não foi mais do que uma correcção de curto prazo , e os 77.85 pontos que afinal até pareciam ser uma resistencia considerável foram quebrados com bastante violencia , talvez por ser mesmo uma resistencia forte , originando inclusivé um gap up na abertura de terça feira .
Acredito na continuação da tendencia ascendente mas sem que antes o gap deixado em aberto seja fechado , até como forma de sustentablizar a subida no muito curto prazo .
Estou muito optimista neste indice , e dou como target semanal os 82.00 pontos .

Target : 82.00

Um resto de bom Domingo e boa semana de trabalho
Millhouse
Anexos
Nasdaq.png
Nasdaq.png (20.15 KiB) Visualizado 294 vezes
DJI.png
DJI.png (24.38 KiB) Visualizado 294 vezes
XAU.png
XAU.png (23.19 KiB) Visualizado 290 vezes

Registado: 3/12/2002 0:51

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Opcard33, PMP69 e 287 visitantes