Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sugestão sobre a organização do site

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Largura das mensagens

por Flying Turtle » 21/11/2002 23:42

Cecimar Escreveu:prefiro como está.

Só pedia que me ajudassem a reduzir um pouquinho, porque nem sempre cabe no ecrã o texto completo e acabo por ter que andar a cirandar da esquerda p/ a direita.

É possivelmente uma instrução primária mas sei muito pouco.

:) :)

Cecimar


Caro Cecimar

Apesar de eu não perceber virtualmente nada de programação, a problemática da largura das mensagens é relativamente fácil de perceber:

    - Ou se limita, por programação, a largura a, por exemplo, 800 pixels (o que dá para a maioria dos utilizadores, já que praticamente ninguém utiliza hoje resoluções abaixo dos 800x600), mas nesse caso há problemas com as imagens de dimensões superiores a, digamos, cerca de 600 pixels - e têm aparecido muitas aqui como se vê -, havendo então três soluções alternativas:

      - Reduzir a imagem para a dimensão máxima possível para a largura predeterminada, o que muitas vezes a torna quase ilegível, ou

      - Apresentar a imagem reduzida mas permitir que, clicando nela, se abra uma janela nova com o tamanho original, o que se torna mais aborrecido em termos de rapidez e intuitidade de utilização ou ainda

      - Limitar por programação a dimensão máxima das imagens que podem ser inseridas, o que provavelmente desencorajaria muita gente de as colocar
    - Ou se deixa em aberto na programação a largura dos posts, e esta adapta-se automaticamente à largura da maior imagem que se encontre colocada em todo o thread. Esta é a opção que neste momento está a vigorar no nosso fórum. tem o inconveniente de obrigar a operações de scroll, sobretudo para os utilizadores com menores resoluções, mas mostra sempre os gráficos nos seus tamanhos originais

Eu pessoalmemnte acho que a solução que actualmente vigora é a que permite o melhor compromisso, sendo que nenhuma é absolutamemnte perfeita.

E já agora, como mero apontamento, deixo-lhe aqui um gráfico que ilustra a distribuição das resoluções de vídeo dos nossos utilizadores: Como poderá verificar, mais de 50% utilizam resoluções de 1024x768 ou maiores, e mais de 98% de 800x600 ou superiores.

Como é evidente, quanto maior a resolução menor a necessidade de fazer scroll... :wink:

Mas fica ainda uma sugestão para os utilizadores que introduzem normalmente gráficos maiores: Procurem reduzir as vossas imagens para dimensões mais "user-friendly". Isso pode facilmente ser feito pela redução do tamanho da janela da aplicação de AT que estão a utilizar, antes de fazerem "copy", ou por utilização de uma ferramenta de resize ou stretch/skew de softwares de tratamento de imagem, como por exemplo o próprio paint.


Um abraço
Pedro
Anexos
forum resolucoes.jpg
Distribuição das resoluções de vídeo das visitas do Fórum
forum resolucoes.jpg (23.81 KiB) Visualizado 4908 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por 0,XXX » 21/11/2002 16:54

8-) :lol: :P :)

Eu só estava a querer, levar a água ao meu moinho! :wink:

OK! Hoje já não há mais gif's! :mrgreen:

Xau
0,XX
0,XXX
 

por MozHawk » 21/11/2002 16:49

Mas 0,XXX,

Para quem está farto de fazer scroll scroll scroll, há também uma opção em baixo que permite visualizar em primeiro lugar os posts mais recentes e não os mais antigos.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por 0,XXX » 21/11/2002 16:42

Amigo Fernando


Eu não levantei nenhuma objecção.
Eu só disse que era igual, ou neste caso ainda pior!

Passo a explicar:
Vamos ver o caso desta menssagem que já vai com 20 respostas (penso),

Claro que é muito prático para quem aqui chegou, fazer um clic e ler tudo!

Não é o caso da maior parte dos membros! Penso q procuram estar sempre actualizados.
Neste caso concreto a Arvore seria melhor, já estou farto de scrol,scrol, scrol. :wink:

No entanto, em arvore, em janelas, em BD, em Gif's, em cartons, ....tanto se me dá, isto está o máximo!

Xau
0,XXX
Anexos
carinha.gif
carinha.gif (7.71 KiB) Visualizado 4996 vezes
0,XXX
 

por Fernando dos Aidos » 21/11/2002 16:25

Caro Graciano,

Não concordo... certamente que não agradava a todos.

Em minha opinião é MUITO mais funcional poder ver as respostas todas de uma vez sem ter que abrir um sem número de janelas.

Havendo a possibilidade de se poder ver alguma informação acerca dos posts intermédios, acho óptimo... mas, a ter que escolher certamente que prefiro o figurino actual.

Nem me parece que a objecção levantada pelo 0,XXX seja resolvida colocando o post em árvore... se há respostas que só são colocadas depois de se abrir o post, elas só são vistas fazendo um refresh, ou voltando ao menu principal em qualquer dos casos...

Um abraço a todos e bons negócios

Fernando dos Aidos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

O mais funcional era

por Graciano de Sousa » 21/11/2002 14:45

o forum do bolsainvest que tinha a opção de por em linha.
Se este forum tivesse essa opção agradava a todos.
Bons negocios.
Distraido.
Distraido
 
Mensagens: 1
Registado: 8/11/2002 15:12

por 0,XXX » 21/11/2002 13:27

Não sou "membro"

Mas também concordo com o LR

Alguem dizia, q assim dava para ler todas as respostas a um determinado post só com uma janela!

Não concordo! Isso só se verifica se formos ler o post, e as respostas só no fim. O que não tem logica nenhuma.
Se quisermos ler á medida que forem sendo colocadas o trabalho é a dobrar.

Xau
0,XXX
0,XXX
 

Parece-me que também estou com a minoria...

por Dwer » 21/11/2002 13:18

Gostaria de ver o thread completo. Há autores e assuntos que não gostaria de perder. Para saber isso tenho que entrar em todos os tópicos.

Por exemplo: se num thread responder a um membro sobre determinado assunto e inclusivamente nomear o membro (ups! que lingua traicoeira) no assunto, este não o saberá se não entrar no tópico. Como disse o LR, só se vê o último respondente e o assunto do primeiro post.

Não haverá maneira, de uma forma económica, de mostrar todos os subtópicos e autores num determinado thread? Inclusivamente isso não teria que se reflectir na página do fórum. Poderia ser um botanito que ao ser premido mostrasse a àrvore a quem o desejasse (esta frase também não me saiu lá muito bem).

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

Re: p/Jas

por MozHawk » 21/11/2002 13:07

Cecimar Escreveu:Ups, muito obrigada.
Que alívio ter quem ajude. Tenho sempre tanto medo de colocar aqui quaisquer questões.

Cecimar


Olá Cecimar,

Medo? De quê?... lolllllllllllll

Está à vontade para colocar quaisquer questões. Estamos cá para isso.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

organização do forum

por lr » 21/11/2002 13:05

quanto ao andar para a esq. e dir. quando há graficos, parece-me que acontece em todos os foruns, tem a ver com o tamanho do grafico.

Quanto às mensagens serem em arvore ou não, parece-me que estou com a minoria, ou seja, também gostava mais da arvore, porque assim podia ver logo quais os posts que interessavam e os que não interessavam, ou pelo assunto ou pelo autor. Aqui só sabemos que há X respostas e a ultima foi de tal pessoa.

Mas só dou a opinião porque o assunto veio à baila, porque de resto acho que o trabalho está excelente.

Um abraço
Luis
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 273
Registado: 5/11/2002 10:46
Localização: 16

por Filipe » 21/11/2002 12:58

aqui não vale a pena ter medo.


um abraço, filipe
The trend is your friend
 
Mensagens: 302
Registado: 5/11/2002 10:35
Localização: Parede

p/Jas

por Cecimar » 21/11/2002 12:55

Ups, muito obrigada.
Que alívio ter quem ajude. Tenho sempre tanto medo de colocar aqui quaisquer questões.

Cecimar
 
Mensagens: 20
Registado: 6/11/2002 15:14
Localização: Vilamoura

p/Cecimar

por JAS » 21/11/2002 12:39

Também já meti uma cunha para corrigirem isso...
Isso depende do post inicial e nós não podemos fazer nada.
Acontece quando o post inicial tem gráficos largos demais.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Também.......

por Cecimar » 21/11/2002 12:35

prefiro como está.

Só pedia que me ajudassem a reduzir um pouquinho, porque nem sempre cabe no ecrã o texto completo e acabo por ter que andar a cirandar da esquerda p/ a direita.

É possivelmente uma instrução primária mas sei muito pouco.

:) :)

Cecimar
 
Mensagens: 20
Registado: 6/11/2002 15:14
Localização: Vilamoura

por Silver Wolf » 21/11/2002 12:18

Afinal parece q a maioria até prefere o novo estilo...

Realmente após um periodo inicial de adaptação tem algumas vantagens.

Este forum tem ainda outra vantagem.... se a malta se fartar deste look e a administração achar conveniente, pode-se mudar o "aspecto" do forum sem perda do conteudo, podendo inclusivé cada utilizador ver o forum com o look q quiser.

Grande aplicação esta q gere o forum :D


Silver Wolf
"Gostava de morrer durante o sono, como o meu avô... E não aos
gritos, desesperado, como os passageiros da camioneta que ele conduzia!"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 47
Registado: 28/10/2002 17:43

forum excelente. mudaram para mt melhor

por tutosat » 21/11/2002 1:04

Assim acho mt mais funcional...Bem eu detesto foruns tipo arvore...esse era um dos motivos, pq não partecipava no sic on-line!
tutosat
Mais uma colherada no Caldeirão...
 
Mensagens: 533
Registado: 7/11/2002 23:19

deixa experimentar o bold...

por Aragorn » 21/11/2002 0:54

quanto a mim (e é apenas mais uma opiniao) uma das coisas que mais me delicia na logistica do site é precisamente a vantagem de nao ser em arvore! considero muito mais pratico!
talvez seja uma questao de habito, Rosinha!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 323
Registado: 6/11/2002 2:27

Re: já agora...

por MozHawk » 20/11/2002 22:44

rubens Escreveu:... e tornando a transformação menos radical... seria aceitável (se possível) os "Assuntos" das várias respostas aparecerem a bold, da mesma forma que aparecem os nicks.

Cump.


Ok rubens! O assunto já está a bold.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 20/11/2002 22:30

O técnico aqui é o Mozhawk, mas penso que poderemos ponderar a sugestão do Rubens.

Um abraço e obrigado pelas sugestões,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por João Carvalho Fernandes » 20/11/2002 22:28

A mim agrada-me muito este tipo de organização. O não ter de abrir novas janelas é uma grande vantagem! E se algum post não nos agradar, basta interromper a leitura e passar um pouco mais abaixo, ao seguinte.

Abraços
 
Mensagens: 50
Registado: 10/11/2002 12:02
Localização: Lisboa

já agora...

por rubens » 20/11/2002 22:17

... e tornando a transformação menos radical... seria aceitável (se possível) os "Assuntos" das várias respostas aparecerem a bold, da mesma forma que aparecem os nicks.

Cump.
 
Mensagens: 92
Registado: 5/11/2002 16:03

E tem a enormissima vantagem

por Rosinha, a doméstica » 20/11/2002 22:00

de obrigar qualquer leitor a ter de passar por todos os posts relativos a um determinado assunto, considerando que tenha de ler o que interessa e não o que interessa.
Por outro lado, omite os autores que já participaram na discussão daquele assunto, e quando todos sabemos que mais importante que o tema do post, é o seu autor e a credibilidade que ele tem, o que de acordo com este esquema não permite esse tipo de selecção.
Depois a ordem de leitura dos posts fica completamente desfasada no tempo em relação a outras, e mais.....
Eu continuo a achar o sistema de árvore bem mais prático para seleccionarmos o que desejamos.
Rosinha, a doméstica
 

por Silver Wolf » 20/11/2002 21:47

A maior vantagem é que pode ler todas as respostas a um determinado post só com uma janela. No caso de ter o sistema em arvore (tal como existia na sic) se gostar de 1 post e 10 respostas tem q abrir 11 janelas!!!

Este sistema pode n ser tão familiar ao principio, mas tem esta grande vantagem.... além disso pode sempre comparar as respostas com um simples "vai a cima, vai a baixo)


Cumps

Silver Wolf
"Gostava de morrer durante o sono, como o meu avô... E não aos
gritos, desesperado, como os passageiros da camioneta que ele conduzia!"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 47
Registado: 28/10/2002 17:43

por Pata-Hari » 20/11/2002 21:03

Muito obrigado pela sugestão, Rosinha.

Se os organizadores do fórum acharem que há vantagens na mudança, relativamente aos custos que essa implica, essa acontecerá em devido tempo.

Mas tranquilize-se, temos a noção das vantagens e das desvantagens.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Sugestão sobre a organização do site

por Rosinha, a doméstica » 20/11/2002 20:56

Depois de uma visita cá pela casa, apenas uma coisa me desgosta, e infelizmente é dela que vos vou falar, pois as coisas boas são tantas que demoraria uma infinidade de tempo, por isso numa palavra vos resumo: excepcional.
Agora, o que me desgosta, é esta forma que adoptaram para a visualização dos posts, é pouco apelativa e cansa, não dando a informação mais importante de qualquer post que é o titulo, ou seja, quando se pretende ver as respostas dos diferentes posts, não se pode seleccionar o que desejamos, ou seja, o leitor vê-se obrigado a papar co tudo, o que é bom e o que não é.........gostava e era bem mais prático o modelo que tinham no Siconline, ou que está noutros sites, mas porque raio foram logo escolher este????
Que vantagens terão encontrado que a mim me escapam????
Oh que desgosto.
Eu por mim não gosto, não é prático, e como sou directa e frontal, há quem chame descarada, tinha de vos dizer, tudo o resto é excepcional.......vá lá não levem a mal, aliás façam uma sondagem aqui pelos frequentadores para ouvirem as suas opiniões.
E pronto, aqui fica a sugestão.
Rosinha, a doméstica
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Cem pt, CORTIÇA, farami, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, mquinaz, MR32, nfaz, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, rg7803, Sr.Marques, Z7Z e 169 visitantes