Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E ainda falam em manipulação na Pt!!ela existe

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

bom como vejo que ninguêm percebeu nada do

por Alquimista das Marés » 1/7/2003 10:02

que eu queria dizer,que tão só estar em desacordo com certos posts que estavam desagradados com o comportamento da pt quanda ela não ia de encontro aos seus interesses(longos ao que parecia),mas não criticavam a manipulação quando ia ao encontro dos mesmos quando ela era ainma mais descarada e injusta,pois todos sabem e não venham agora dizer o contrário que o pré fech o é uma aberração ,dou por via disto terminada a minha participação neste assunto.ctos
Alquimista das Marés

Há maré e maré que não aproveita parvo é!

por jarcorreia » 1/7/2003 6:30

Caro alquimista não desanime. Exprimente comprar 100 acções da Lisgráfica ao melhor, no pré fecho, que eu venho aqui escrever que você é um tubarão e que anda a manipular preços. :lol:
É que isto dos preços é como as marés...
Não esqueça que mais vale tubarão uma vez, que petinga toda a vida!
jarcorreia

por R_Martins » 30/6/2003 23:42

Tenho que partilhar da opinião de alguns amigos que aceitação a chamada «manipulação» de fechos. Esta «manipulação» também existe nas aberturas...
A Bolsa é isto e o Zé-Pequeno não pode, por razões de «metal» fazer compras que influenciem papeis 5/6 ticks em qualquer acção.
Não é com certeza uma ofensa aos que neste momento se ´«queixam» de «manipulações» de fecho, no entanto sempre que uma «manipulação» é feita no sentido da nossa posição ficamos contentes e feliz como é óbvio e encontramos que é justa , em vez de «manipulação» consideramos então que é a tendência do mercado...
Não percebo ainda, porque a maioria dos participantes se auto-denominan daytraders e depois encontra nos fundamentais a razão de estar Kurto (?).
Quando apanham algum, alguns ticks de vantagem na tendência em que se posicionam deitem-lhe larga, e espera-se por novos movimentos.
Sempre me recordo de aberturas e fechos «manipulados»...
Bons negócios.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por navegante » 30/6/2003 20:11

Oh meus amigos...

Lá vem a velha e espremida questão "ad vomitum" da manipulação nos pré fechos!

Quem tem o tutano é quem manda e se impõe consoante os seus interesses - aqui e em qualquer parte do mundo. Resta ao pequeno investidor acompanhar os big players na tendencia que se vai a cada momento desenhando e alimentando tecnicamente. Quem não perceber isto que faça as malas para outro tipo de negócio.

Segundo reparei o que aconteceu hoje á PT foi uma "puxadita" de uns míseros 5-6 centimos no pré-fecho que na prática se traduz num leilão final de sessão, ainda por cima em dia de fecho de semestre.

Tudo normal, excepto para aqueles que não convivem bem com a volatilidade (que na PT tem sido muito reduzida), ou para os que andam nestes mercados sempre á procura de bodes expiatórios para os seus erros, até porque os movimentos "atípicos" no pré fecho de uma sessão, são quase sempre corrigidos na abertura da sessão seguinte. Para esses recomendo vivamente uma incursão nos mercados mais importantes para verem o que é velocidade de preços a mexer ... como nas acções do Nasdaq, Dax, ou Amesterdão. Ou já tinham sido postos fora do mercado ou tinham-lhe dado um ataque cardíaco. Para o mesmo tipo de preço de uma acção, tenho chegado á conclusão que ter 300 acções p.ex. da Infinion ou Aegon ao preço de 8.50 euros é mais representativo em termos de variação de conta bancária num dia que 1500 PT´s ultimamente. Tudo se resume á exposição ao risco e volatilidade subjacentes a um determinado título e a toda uma estratégia de diversificação adoptada consoante o perfil de risco de cada trader ou investidor.

O resto são miudezas próprias de um país pequeno....

Cumprimentos
navegante

Caro Alquimista

por Pepe Maluco » 30/6/2003 17:44

Não leve a mal as minhas afirmações, estou apenas a partilhar consigo algumas opiniões.

Completando o comentário do Marco António, para além das questões técnicas (proximidade de suportes e resistências) há 2 momentos em que este tipo de movimentos pode acontecer:
1) Fecho de futuros
2) Final de período (mês, trimestre)
Esta 2ª altura tem a ver com o fecho de contas, em especial, das corretoras e bancos que têm que apresentar resultados. Como tal é normal que alguém que tenha em carteira um determinado volume de acções não queira ver os seus resultados resvalarem. Mas o inverso tb é verdade: quem tenha posições vendedoras não quererá que certo título feche acima do seu valor de referência. No entanto, não se esqueça que os intervenientes no mercado são em tão elevado número que não é possível levar a cabo estes movimentos sem que eles sejam diluídos. Ainda para mais numa acção como a PTC cujo voluem é sempre elevado.

Bons negócios

P.
On any given Sunday you can whether win or lose. But can you win or lose like a Man?

Registado: 5/11/2002 10:20

PTC

por JAS » 30/6/2003 17:43

No fecho, e nos últimos segundos, entrou uma ordem de compra de 0,5 milhões ao melhor.
Vocês acham que quem comprou anda a brincar?
Chamam a uma compra dessas manipulação?
Eu diria que é apenas investimento de quem andou a despejar anteriormente.

Quem anda na bolsa sabe que é o Big Money quem comanda as operações.
Se o Big Money agora anda em compras duvido que a seguir a deixe cair...

E se subir não lhe chamem "manipulação" chamem-lhe apenas "tendência natural".
E deixem de tentar lutar contra a tendência.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Devem se burros e alêm disso

por Alquimista das Marés » 30/6/2003 17:42

ter dinheiro a mais pois esperaram para comprar exactamente quando o preço estava mais elevado.pode ser que h aja quem ache isso normal,eu não...ctos
Alquimista das Marés

Tiveram 8 horas para o fazer

por Alquimista das Marés » 30/6/2003 17:34

à vista de todos ,não sei porque foram guardar para os ultimos 5minutos quando ninguem se podia defender.não acho isso nada normal,mas enfim...ctos
Alquimista das Marés

Então!?!?!?!?

por Pepe Maluco » 30/6/2003 17:32

Mas é proibido comprar acções no pré-fecho???

Que eu saiba, até o árbitro apitar é jogo ou como o povo diz, até ao lavar dos cestos é vindima!!!

Se alguém achou que a PT estava barata e resolveu colocar uma ordem de compra de 500000 acções, há algo que o proíba???

Se não querem perder dinheiro e não querem seguir as regras do jogo, invistam em certificados de aforro ou contas a prazo...

Haja paciência

P.
On any given Sunday you can whether win or lose. But can you win or lose like a Man?

por MarcoAntonio » 30/6/2003 17:31

A PT encontra-se junto de um importantíssimo suporte horizontal. Estes movimentos não têm nada de estranho. Bem pelo contrário, já é de esperar que ocorram numa altura destas!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

ao dizer que se

por Alquimista das Marés » 30/6/2003 17:21

deve seguir o mercado a par e passo está-me a dar razão,pois o que eu disse é que no pré fecho isso não se pode fazer e hoje por ex subiram descaradamente a pt para os máx. do dia.ctos
Alquimista das Marés

Quem fala em manipulação...

por Pepe Maluco » 30/6/2003 17:16

...devia primeiro definir o próprio conceito. O que é manipular uma acção? Se eu tivesse 5 milhões de Euros e comprasse as quantidades que me apetecessem de uma determinada acção, estaria eu a manipular o mesmo título? Então isso quer dizer que manipulação é uma questão de capacidade financeira? Logo voltamos à lógica da batata dos mais pequenos a serem explorados pelos mais poderosos...

Cada um investe na medida das suas possibilidades. Uns têm possibilidades maiores, investem mais, outros investem menos. O facto de os primeiros terem peso para influenciar mais os preços que os restantes faz deles os "maus da fita".

O que os investidores de menor dimensão devem fazer (sob pena de perderem a sua capacidade de investimento) e seguir o mercado pois é a melhor forma de protegerem o seu investimento e aproveitar a movimentação dos maiores investidores.

De resto deve-se falar do que se conhece e se há quem invista sem seguir as regras, então essas pessoas devem ser chamadas à Justiça.

Mas não levantem falsas suspeitas

P.

E ainda falam em manipulação na Pt!!ela existe

por Alquimista das Marés » 30/6/2003 16:53

e é descarada mas foi no pré fecho,ai esse limbo,essa aberração onde o pequeno não mete a colher e é apanhado desprevenido sem nada poder fazer.quem fala em manipulação para baixo não o devia fazer,pois durante a sessão ou compra ou vende ou activa stops(de protecção de lucro ou de perdas),ou seja não se pode queixar,agora no pré fecho onde esses instrumentos são ineficazes fazem subir a ação descaradamente,isto sim não é jogo limpo,esta sim é uma razão para que as pessoas se ponham a andar para mercados mais evoluidos,mas estranhamente aqui não vejo muitas queixas,é incrivel parece que se a manipuilação for de acordo com os interesses já não existe,logo aqui onde ela é descarada e injusta(pelas razões que já referi,por ser "escondida")enfim....ctos
Alquimista das Marés

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1 e 181 visitantes