Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pata_Ulisses_JAS_M.Antonio_TRSM

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LUIS SA » 30/6/2003 0:04

quero agradecer a todos pela adesao e explicaçao dada
sobre tema por mim levantado.....
MUITO OBRIGADO
LUIS SA

por PLPINTO » 29/6/2003 21:51

Numa situação em que um suporte é quebrado por pouca margem mas acaba por encerrar ligeiramente acima do mesmo não indica um sinal de compra pois num suporte há sempre uma paragem da queda e o mais certo é que depois de algumas barras à volta dele volte à tendencia descendente. Para dár sinal de compra é preciso que ele cruze a linha no sentido ascendente com certa força ou então que faça novo toque ao suporte sem o quebrar e apresente de seguida uma boa vela verde.
Claro que isto é no Intarday com velas de cinco ou dez minutos.

Registado: 22/5/2003 15:08

Quebra do Suporte

por JAS » 29/6/2003 11:33

A pergunta era mais "toque no suporte" do que "quebra".
E a minha resposta será mais a de um jogador de poker do que de um AT...

Esse é mesmo o tipo de entradas que eu gosto de fazer mas tenho várias regras:

1º - Terá que ser um título que eu acompanho regularmente;
2º - Terei acompanhado o intraday e vi que a certa altura, próximo do suporte (ou de outro valor qualquer) se deu uma paragem na queda;
3º - Vi que começaram a aparecer compras fortes ou seja "tubarões a limpar";
4º - Estabeleço um stop loss muito apertado para a sessão seguinte, 98% do mínimo ou mesmo 99%;
5º - Na sessão seguinte se não ocorrer de imediato um movimento positivo é sinal que o trade não tem grande interesse (o mais natural é lateralizar em torno do suporte) e mais vale vender com pouco lucro.

Nos últimos tempos fiz várias entradas na PTM nessa base.
E para esclarecer concretamente no caso que te interessa... Recomprei PTC a 6,21 na 6ª feira passada.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por LUIS SA » 28/6/2003 16:21

Muito Obrigado

Caso é precisamente da PTC[/img]
LUIS SA

por TRSM » 28/6/2003 11:20

Luis Sã , bom dia

Aqui vai a minha opinião:

Normalmente só considero um suporte quebrado ou resistência rompida, depois da cotação caír ou subir mas sessões seguintes á volta de 3%

São riscos que se correm, mas só lhe vou dar 2 exª numa acção (BPI) em datas diferentes.

Lembro-me de ter comprado BPI a 2,00 e 2,01(suporte forte) e de ter colocado stop a 1,97, andou ali a marinar á volta desse valores até que um dia faz 1,96 , tendo sido stopado; contudo nesse dia BPI fecha a 1,99 e depois foi sempre a subir, obrigando-me depois a entrar mais alto.

Caso mais recente da mesma acção, suporte a 2,49 depois de fazer 2,44 ontem reagiu com fecho a 2,50.

Em ambos os casos, podemos verificar que em relação ao valor do suporte o BPI caiu 2% abaixo , mas tendo reagido, contudo vamos vêr o que a´proxima sessão do BPI nos reserva.

Como acima disse, 3% em algumas acções podem já ser valores consideráveis, e aqui vai + 1 exº

PT . consideremos suporte nos 6,20 x 3% = 6,01. Ora bem podemos estar a vender PTC precisamente num valor que poderá servir de suporte novamente :mrgreen: :mrgreen:.

Como podes verificar isto não é nada fácil, por isso normalmente faço o seguinte.

Qq acção que quebre um suporte no intraday e feche com um martelo com sombra inferior bem vincada e que esse fecho seja acima da abertura, de preferência em máximos, normalmente entro longo nesse dia , com stop 1 tick abaixo do minimo.

Espero ter ajudado

abraço e bfs

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

por MarcoAntonio » 28/6/2003 1:43

O resto...

Note-se que em diversos casos os 6.15 funcionaram em termos de fecho (com muitas quebras intraday mas só quando o fecho quebra a PTC arranca).
Anexos
ptc-4.gif
ptc-4.gif (1.44 KiB) Visualizado 1639 vezes
ptc-5.gif
ptc-5.gif (2.22 KiB) Visualizado 1644 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 28/6/2003 1:41

Não penso que seja um bom motivo para comprar, esse caso particular. Mas como referi no post anterior, cada caso é um caso...

De um modo geral, não compraria nessas circunstâncias, mas não quer dizer que não haja casos em que considere boa opção...

Já agora, penso que a sua questão se deve à sessão de hoje na PTC.

Se sim, deixo a minha opinião: como defendo há largos meses (na realidade, desde que abriu o Caldeirão), o suporte da PTC encontra-se na minha opinião em torno dos 6.15€ (foi o mínimo do célebre Setembro/2001 em duas sessões). Dado que é um suporte que se tem prolongado no tempo, é natural (e habitual) que as reacções se tenham dado ora a cima ora abaixo desse valor (grosso modo entre os 6.10 e os 6.20€). Mas o suporte está claramente (em minha opinião) centrado nos 6.15€...

Deixo anexo gráficos que focam as diversas vezes (e não são poucas) que os 6.15€ funcionaram ora como suporte ou como resistência.

Sublinho, é um valor que já vem bastante de trás e não me parece conveniente tomar como referência um valor fixo pois é habitual que nestes valores que se propagam bastante no tempo o suporte ou resistência deixar de funcionar como um valor fixo mas como uma zona de suporte/resistência (um pequeno range).
Anexos
ptc-1.gif
ptc-1.gif (4.56 KiB) Visualizado 1647 vezes
ptc-2.gif
ptc-2.gif (2.12 KiB) Visualizado 1643 vezes
ptc-3.gif
ptc-3.gif (1.37 KiB) Visualizado 1640 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por LUIS SA » 28/6/2003 0:27

desde ja o obrigado a todos que responderam...
EU questionava a RUPTURA de SUPORTE e intraday ela acaba por fechar ACIMA desse mesmo suporte..

EX: acçao XPTO tem suporte de 10€ .
intraday cotou 10,06 a 10,02 ela passa a cotar 30 minutos fecho 9,94 e acaba fecho 10,03.. volume de 12milhoes( intraday 4milhoes e 30m do fecho 8 milhoes)
LUIS SA

Re: Pata_Ulisses_JAS_M.Antonio_TRSM

por MarcoAntonio » 27/6/2003 22:12

LUIS SA Escreveu:Sempre que quebra Suporte .... momento para comprar?

Uma acçao que quebra SUPORTE e fecha acima ...
deve-se:

(deixe opiniao ---- obrigado)

Era mesmo isto que queria perguntar?

Estás-te a referir a Suporte ou Resistência?

Em todo o caso devo dizer que não posso responder se é uma boa opção comprar/vender só com base numa quebra de um suporte/resistência. A análise técnica não é assim tão simples, pelo menos para mim. É preciso tomar em consideração outros aspectos como: volume, nível de sobrecompra/sobrevenda, tendência, upside/downside previsível, etc.

Por outras palavras, cada caso é um caso. Não sou capaz de fazer uma generalização. Pelo mesmo motivo aliás que não acredito (muito) em análises técnicas automáticas (automatizadas) ou em sistemas mecânicos. Cada caso deve ser devidamente analisado (daí o termo Análise), o que inclui outros aspectos para além do comportamente face a um suporte ou a uma resistência.
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 27/6/2003 21:38

Gpinto, por acaso tu respondeste à questão inversa, que era a da quebra de suporte. A pergunta por acaso era se fechasse ACIMA, pelo que percebi. Quebrava, e fechava acima.

De qualquer modo cheira-me que o autor da pergunta entretanto perdeu o interesse na resposta à pergunta original...lol
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Rotura = Ruptura

por Gpinto » 27/6/2003 21:29

Sorry :oops: :arrow: É o que dá ser o Pépe Rápido :mrgreen:
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

A minha opinião...

por Gpinto » 27/6/2003 21:23

...embora não me tivesse sido pedido a mim, mas que de forma simpática o AA me abordou, é a seguinte:

Quando é feita uma quebra de um suporte, e como muito bem registou o AA, tem de se ter em conta o volume apresentado por essa rotura.

A rotura poderá ser expressiva ou não. O que quero dizer com isto? Temos 2 hipóteses:

- Pode ser um falso breakout de suporte, tipo engana tolos, o que é feito havendo um novo movimento up que até poderá terminar em cima, ou acima, da zona de suporte. No movimento engana tolos deverá ser considerada uma entrada longa (porque falamos num suporte), na quebra dos 75% dessa barra, no dia posterior (confirmação de subida);

- Quebra do suporte com, normalmente, novo movimento up e teste ao suporte corrompido. É muito provável esta situação acontecer, forçando e permitindo aos atrasados, apanhar o comboio. A indicação de posição curta será dada caso se registe um teste, com aumento progressivo do volume e posterior inflexão. Deixo como exº, a quebra de hoje dos 9000 pts no Dow e dos 977 pts no S&P.

Espero ter conseguido ajudar.
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

por aa » 27/6/2003 21:12

também gostava de ver a opinião do GPinto, alguem que reputo de muito qualificado em AT, sobre a inversões de tendência.

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

Já agora intrometo-me....

por aa » 27/6/2003 21:06

se fizer uma candle com uma sombra inferior longa e com volume bastante acima da média, então estamos muito provalvelmente perante uma inversão de tendência, mas há outros aspectos que devem ser considerados.

Cumprimentos

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por Pata-Hari » 27/6/2003 20:01

Depende do como "fecha acima". Faz mesmo um velão depois da reacção ao suporte? então entra-se longo. Fecha acima mas meio indeciso? não se faz nada...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Pata_Ulisses_JAS_M.Antonio_TRSM

por LUIS SA » 27/6/2003 19:53

Sempre que quebra Suporte .... momento para comprar?

Uma acçao que quebra SUPORTE e fecha acima ...
deve-se:

(deixe opiniao ---- obrigado)
LUIS SA

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], jprgodinho, Pmart 1 e 169 visitantes