Mais um link para ler e meditar:
http://www.b2automacao.com.br/aeamesp/1 ... /sinop.htm
Reprodução:
«Com 4 linhas totalizando 70 km de comprimento, incluindo 7 km subterrâneo no centro historico do Porto, 63 estações de superfície e 11 estações subterrâneas , 2 Parques de Material e Oficinas, para uma frota de 72 composições,<u> o Projeto do Metrô ligeiro do Porto é actualmente, a nível mundial, um dos projectos de transportes urbanos mais importantes.</u>
O Projeto do tipo Concepção - Construção - Exploração foi adjudicada em finais de 1998 ao consórcio Normetro - agrupamento constituído por um núcleo electro-mecânico (Bombardier, ABB), o da construção civil ( Soares da Costa, Impregilo, Somague), o explorador do agrupamento Transdev e a Semaly (Concepção geral e Estudos funcionais).
O consórcio é responsável pelo projeto, pela construção, pelo fornecimento e montagem do equipamento e pela operação e manutenção do sistema durante um período de três anos, após a data da última entrada em serviço.
A diversidade de trabalhos que envolve o projeto, recorre a grande número de especialidades, tanto inclui linhas novas como:
- reconversão de infraestruturas existentes (50 km),
- linhas à superfície em meio urbano e em meio suburbano (13 km)
- linhas enterradas construídas com 2 tuneladoras EPB (7km)
- Estações subterrâneas em cut & cover e NATM em ambiente urbano densamente edificado
- Reforço do ponte metálica centenária de Luis I, …
A tecnologia que o projeto envolve: no veículo, versão modernizada do "Eurotram" de Estrasburgo, nos processos construtivos, nos equipamentos fixos ( sistemas de segurança, controlo, de telecomunicações, etc) até à bilhetica e à gestão da operação do sistema de transporte.
Concepção e Desenvolvimento Integrado do Projeto do Metrô do Porto.
Os temas técnicos tratados cobrem todos os assuntos relativos aos projetos de transportes urbanos, desde a inserção do traçado até aos estudos das estações e PMO's:
- Estudos de inserção urbana dos traçados em superfície.
- Estudos geometricas do traçado subterrâneo e à superfície, e de execução das vias.
- Estudos funcionais das estações subterrâneas: Esquemas Funcionais definindo os aspectos funcionais e arquitecturais (colaboração dos arquitectos Siza Vieira e Souto Moura).
- Elaboração das Plantas Guias Funcionais, definindo a geometria definitiva das estações subterrâneas. Estes documentos servem de base aos projetos de escavação e contenção, aos anteprojetos equipamentos/energia/ sinalização/segurança activa, aos anteprojetos de acabamentos dos arquitectos, e para a realização dos contratos de manutenção.
- Estudos funcionais das Oficinas de manutenção e parques de material.
Palestrante: Jean François Lamy
E-mail
jf.lamy@semaly.com »
Sinopse de uma palestra no Brasil em Agosto de 2002.
Aliás, encontrei várias referências internacionais ao Metro do Porto onde ele é sempre citado como um exemplo positivo.