Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"À minha maneira..." - perspectiva acerca da evolu

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

e agora...

por icaro » 25/6/2003 13:00

E AGORA:?:

Até aqui não era difícil "adivinhar" tinha ido ao topo do canal e devido ao estado de sobrecompra teria de corrigir, agora é que a "porca torce o rabo...", aliviou um pouquito do estado de sobrecompra, e veio testar a linha de tendência ascendente com início em MAIO e agora tudo pode acontecer:
1- Poderemos retomar a tendência altista
2- Poderemos quebrar a L.T.A. e vir directo aos 1560 para nova luta e nesse valor tudo se decidir, para o médio-prazo.
3 - Inverter por um pequeno período de horas (ou dias) e até vir a fazer um triplo-topo.

Com a reunião do Fed a todo o vapor e com a divulgação dos resultados para hoje depois do fecho da nossa bolsa EU vou optar por realizar umas mais valias razoáveis (sem contar com a alavancagem tivemos uma queda de cerca de 70 pontos no Nasdaq Composite, ou seja cerca de 5%).
Assim vendo metade da minha posição adquirida no dia referido na resistência referida e ficamos a aguardar pelo fecho do Nasdaq para tomar decisões, vender restante ou comprar o dobro, :wink:

Assim os meus suportes são:
1600
1560...depois se pensará em mais caso venha a ser necessário
As minhas resistências serão:
1622 máximo do doji de ontem e metade da vela do dia anterior
1665 (+/-) topo do canal e reteste à linha ascendente quebrada que fazia a base do triângulo a azul feito durante o actual mês.

P.S Apesar de acreditar que o mercado JÁ está em queda, não é isso que me interessa mas o que os restantes intervenientes do mercado possam pensar e todos sabemos que a reacção às palavras de Mister Greenspan podem ser desastrosas para qualquer carteira, curta ou longa, nesta altura, pelo que apesar de graficamente eu dever deixar "correr os lucros" prefiro optar por não arriscar e voltar a abrir posições amanhã.

Um abraço e bons negócios, ICARO
Anexos
nas24.png
nas24.png (15.94 KiB) Visualizado 1061 vezes
qqq.png
qqq.png (13.96 KiB) Visualizado 1061 vezes
não pretende ser conselho de investimento...boa sorte
ICARO

Registado: 6/11/2002 1:40

por paulo32 » 19/6/2003 10:54

Excelente analise Icaro.
Tenho visto muitas AT aqui no forum,mas sem dúvida esta diz tudo o que é essencial.
Espero ver mais analises tuas por aqui e para fazeres este tipo de analises certamente a força está contigo.

:)

Registado: 25/4/2003 22:04

RESPOSTAS

por icaro » 17/6/2003 22:17

1ª e por ordem resposta para o TRSM
os gráficos são em escala normal. Neste canal traço as linhas pelos extremos das velas e não pelo corpo das velas, não sei se isso dá alguma alteração.

2º e para o GIL
"Amanhã"... poderia ter sido até hoje, ou até na semana passada quando fez o máximo actual deste ressalto, a questão é que a abertura de curtos com um stop loss tão apertado é muito interessante, e são desse tipo de entradas que eu tento fazer porque mesmo que esteja errado (bem possível)a poss´vel perda´seria pequena enquanto que o possível lucro seria bem maior. por outras palavras a relação RISCO/ RECOMPENSA É muito favorável junto destes valores.
Quanto ao facto de eu só me dicidir "amanhã" tem a ver com razões próprias, talvez psicológicas, talvez sem qualquer outra razão senão a necessidade de NÃO TER MEDO.
ICARO

por Visitante » 17/6/2003 21:09

Esse canal vale o que vale, ou seja muito pouco porque as distancias entre os pontos de toque não são equivalentes e os os pontos de toque são manifestamente poucos para traçar um canal fiavel.
O que pouca gente fala e é um sintoma de que pode estar a formar-se um topo de medio/longro prazo.
O mercado está a fazer um duplo topo com quebra de volume no 2º
Vou por um grafico do NASDAQ mas isso é visivel em muitos outros.
JN
Anexos
nascomp.png
nascomp.png (27.83 KiB) Visualizado 1269 vezes
Visitante

por Ertai » 17/6/2003 21:04

Sim, as ideias estão todas lá..

Parabéns pela excelente AT, as razões são boas para a descida mas o problema talvez não seja esse

O problema é QUANDO isso irá acontecer... penso que ainda demora, talvez não amanhã nem depois, mas eventualmente será um dia...

O optimismo está de fogo cruzado a tentar matar o Urso, e isso será talvez o suficiente para manter este Bull, e que as correcções mantenham o saldo deste ano ainda positivo...

Registado: 11/5/2003 12:11

Icaro...

por Gpinto » 17/6/2003 20:57

O meu post não é mais do que constatar uma evidência:

Excelente argumentação fundamental, colmatada com a ideia técnica. E quem disse que não se podiam misturar?

Muitos parabéns e, análises destas são sempre bem recebidas por mim.

Abraços,

GP
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Caro Icaro

por Millhouse » 17/6/2003 20:21

Eu costumo guardar boas recordações, assim como guardo em minha memória , os bons artigos que se escrevem nos foruns de bolsa .
Ao ler este artigo , lembro-me de um post escrito por si no bolsainvest.pt já lá vai um bom tempinho :wink: , com o titulo "Porque estou Bear" , salvo erro esse post foi escrito no primeiro forte rebound que o Nasdaq teve após as primeiras violentas quedas , esse post mais a entrevista que o Ulisses deu para o BI , e com outros somatórios á mistura foram os ingredientes principais para eu ficar Bear .
Mais uma vez o Icaro esteve no seu melhor , argumentando de uma forma simples mas objectiva o motivo porque acredita na queda dos mercados .
Mais uma vez é sempre um prazer ler as suas análises .

Um abraço
Millhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

por Gil » 17/6/2003 19:54

Sem qualquer tom de crítica e apenas pela discussão da ideia, gostaria de lhe colocar uma questão.

Pode até ser verdade e eu estou à espera desse sinal mas uma coisa que me faz confusão é:
Como é que se pode tirar a conclusão de que é amanhã o início das quedas mundiais, a partir de um único índice?

Ok, este índice está a fazer um canal perfeito mas será que todo o mundo DAX, DJI e S&P se conjuga por forma a que este canal permaneça perfeito?
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

Registado: 4/12/2002 2:26

por TRSM » 17/6/2003 19:45

Impecável Icaro :shock: :shock:

Dificil fazer melhor, agora aguardemos se a tua análise se confirma.

Mesmo que tal não aconteça, só tenho a dar-te os parabéns pela análise.

Os teu gráficos são em escala normal ou semi-log???

Faço esta pergunta pq já vi gráficos semelhantes, mas com o topo do canal ascendente já rompido (no diário)

abraço Icaro

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

"À minha maneira..." - perspectiva acerca da evolu

por icaro » 17/6/2003 19:10

"À minha maneira..." -

Perspectiva acerca da evolução do NASDAQ Composite para os próximos tempos e justificação.

Tentarei deixar aqui de forma clara e concisa a MINHA perspectiva acerca do que se passa nos mercados e da sua futura evolução.
Começarei por um dos indicies mais amados/odiados pelos investidores, pois a sua volatilidade “estoura” com qualquer investidor que se esqueça de usar stops e que não o tente perceber.

Vamos aqui tentar “perceber” o que faz Mexer este “Urso enraivecido”.

Assim começamos pelo gráfico mensal (sendo este que dá origem ao título do artigo) seguindo-se um semanal e só depois um diário, pois é ESTE o meio correcto de se LER o que o gráfico nos diz.Começando pelo prazo mais alargado para ter uma perspectiva das tendências de curto, médio e longo-prazo.

Como todos sabem estamos num BEAR market que começou em 2000 e a questão que se coloca actualmente é se o “TOURO” chegou e conseguiu definitivamente forçar o “URSO” a hibernar , ou se após o sono de Inverno e com a chegada do Verão (no calendário aparece-me já esta semana) o Urso acorda “esfomeado” enraivecido e com vontade de fazer estragos.

Como facilmente se pode observar, a TENDÊNCIA-MÃE (longo-prazo) é claramente descendente. Porque tivemos/temos esta tendência tão acentuada já aqui foi discutida vezes sem conta:
- Excesso de capacidade das empresas,
- Exagero consumista dos consumidores, (responsáveis por cerca de 2/3 do PIB),
- 9/11 (a mãe das guerras actuais - Afeganistão, Iraque…Irão? Coreia do Norte?
- Deficit dos states
- Perigo de Deflação,
_ PER elevados

Enfim muitas são as razões apontadas para tão severas quedas, mas o que interessa é que elas aí estão/estiveram e que quando surge um rallie tem sido nada mais que uma correcção. Será que este é só mais um ????

SERÁ QUE AS QUEDAS ESTÃO PARA RECOMEÇAR????
É o que de seguida tentaremos perceber…

Assim “TECNICAMENTE” falando, o que temos vindo a assistir no NASDAQ é que tem “navegado” dentro de um canal que tem respeitado escrupulosamente, como se pode verificar pelo gráfico semanal. Como está a encostar ao TOPO desse canal somos levados a crer que novas e fortes quedas estão para chegar, que deverão ser mais rápidas do que foram as subidas (já que a GANÂNCIA é um sentimento menos forte do que o MEDO).

PSICOLOGICAMENTE falando, o que podemos afirmar é que a complacência com que o mercado nos tem brindado tem deixado muitos admirados e tem deixado muitos dos melhores investidores “À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS” (mulheres e homens - lembram-se do filme de Almodôvar, eheheh). Precisamente aqueles que conseguem ter uma visão mais ampla da situação em que estamos a nível mundial (culpem a globalização, culpem o Alan Greenspan, culpem “os mãos fortes”), que é de facto má, apesar de pela (perdi-lhe a conta)x vez dizerem que a economia recupera JÁ no 2ºsemestre deste ano, ehehhe.Será desta?

falemos de FUNDAMENTAIS???

-PER elevadíssimo
-Dividend yeld baixo
-Sobrecapacidade ainda instalada
-Desemprego elevado(sabemos que é um LAG indicator, isto é só depois da economia iniciar a sua recuperação é que este indicador costuma recuperar), etc., etc., etc.

Como se verifica, agora de uma forma mais clara, o NASDAQ até tem sido um URSINHO bem comportado, respeitando as linhas traçadas. Verificamos, apesar desta subida dos últimos meses, que se mantem numa TENDÊNCIA de MÉDIO-PRAZO - descendente

Mas agora surge o curto-prazo!!!!!!! E AQUI a TENDÊNCIA é claramente ASCENDENTE. Como aliás iremos ver no gráfico diário do NASDAQ composite.
O que começou como uma antecipação a um rallie pós-guerra foi ganhando força, contra tudo e contra todos, chegando AGORA a um momento crucial em que terá que se decidir acerca do caminho a tomar
NORTE , SUL (era também o título de um filme/série televisiva acerca da guerra civil americana, creio eu).

Estando a chegar a esta encruzilhada num estado de sobrecompra é de esperar que se dê uma correcção (no mínimo) sendo que poderá ser mais ou menos prolongada e será esse “esticar” do caminho que nos dirá se estamos perante uma correcção saudável, ou apenas o retomar da TENDÊNCIA-MÃE.

Claro que poderemos, como se vê neste último gráfico quebrar a linha de topo do canal de médio prazo , mas logo de seguida teremos a linha de topo do canal de curto-prazo, pelo que amanhã deverá ser um bom dia para abrir curtos com STOP apertado e ver até onde vão as correcções.
Valores de referencia 1675e 1700, por outro lado a linha esverdeada que se encontra pelos 1575 também será uma boa referência.

BONS TRADES e que a "força esteja convosco" (frase de um filme pouco conhecido…)

P.S Desculpem os gráficos saírem todos juntos e não inseridos no meio do texto como eu queria mas creio que ainda assim está perceptível
Anexos
nasdaq mensal.png
desculpem a confusão na parte mais recente do gráfico, mas com os próximos deveremos esclarecer melhor as coisas
nasdaq mensal.png (19.62 KiB) Visualizado 1403 vezes
nasdaq semanal.png
nasdaq semanal.png (21.09 KiB) Visualizado 1408 vezes
nasdaq diario.png
nasdaq diario.png (15.33 KiB) Visualizado 1395 vezes
ICARO

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 63 visitantes