Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A ONI mantém em aberto com a Sonaecom

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A ONI mantém em aberto com a Sonaecom

por TRSM » 16/6/2003 19:40

ONI mantém capital aberto a accionistas e cenário de consolidação com Sonaecom



Segunda, 16 Jun 2003 18:40

A ONI mantém em aberto a entrada de novos accionistas no seu capital e um cenário de consolidação com a Sonaecom, dona da Novis, disse Pedro Norton de Matos, presidente da operadora de telecomunicaçoes fixas da Electricidade de Portugal (EDP).

«Não sei o que vai acontecer. Não há verdades definitivas e não há dogmas», referiu o presidente da ONI numa apresentação aos jornalistas em Vigo, Espanha), quando questionado sobre eventuais novos accionistas, consolidação com congéneres em Portugal e manutenção da maioria em participadas.

«Ter ou não a maioria, são questões em aberto», destacou a mesma fonte.

A falada consolidação entre a ONI e a Sonaecom «não aconteceu e se calhar não se falando nela, ela acontece», frisou Norton de Matos, assegurando que, de momento, não há negociações nesse âmbito.

Para reduzir custos, a Sonae SGPS [Cot, Not, P.Target] e a EDP [Cot, Not, P.Target], maiores accionistas da ONI e SonaeCom [Cot, Not, P.Target] discutiram plataformas de entendimento para agregarem as suas actividades, mas não as concretizaram.

O presidente da ONI lembrou, contudo, que «não há conversações, mas há uma lógica que poderá levar a concentrações para racionalização».

Os analistas de mercado dão conta da eventual saída do capital da ONI da accionista Galp Energia, com 4,2%, no âmbito da reestruturação accionista no mercado energético.

Norton de Matos diz não ter conhecimento dessa saída. «Tenho confiança no grupo de accionistas (EDP, BCP, Brisa e Galp Energia) para prosseguir com este projecto», disse Norton de Matos.

A ONI prevê atingir lucros líquidos em 2005, tendo o grupo, segundo Norton de Matos, «alcançado o cumprimento de todos os objectivos e tenho a confiança que se vai manter nessa linha».

«Estamos a crescer nas receitas, e temos uma adequada geração de margem e um controlo de custos (?) e teremos um EBITDA (cash flow) positivo na actividade, este ano, em Portugal.

O presidente da ONI não quis detalhar o valor dos suprimentos que os accionistas vão acorrer para fazer face ao financiamento das actividades do grupo.

«Teremos a estrutura de capital adequada para o negócio», avançou a mesma fonte.

A EDP detém 56% do capital da ONI, o BCP [Cot, Not, P.Target] controla 22,8% e a Brisa [Cot, Not, P.Target] é titular de 17% do capital.

As acções da EDP fecharam nos 1,90 euros, a subir 4,4%.




por Bárbara Leite
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado: