«Pois é...
A tua análise está correctíssima mas temos um pequeno pormenor em causa.
Diz-se que eles são irracionais porque não costumam fazem a vontade à maioria.
Se fizessem dir-se-ia que eram racionais, não é verdade?
Pois bem, agora a maioria dos analistas diz que o mercado vai cair ou que tem que cair.
Portanto:
- ou sobe e de facto continua a manter-se essa máxima de ser irracional;
- ou desce e então o mercado passou a ser racional...
Em que ficamos?»
O mercado torna-se irracional porque "faz a vontade" á maioria e não o contrário, por essa mesma razão por o mercado corresponder ás expectativas e vontade da maioria durante um certo periodo é que se torna irracional. Isso aplica-se em mercados bullish e bearish, compra porque sobe ou vende-se porque desce, embora o mercado tenha uma tendência natural para subir porque esse é o sentimento da maioria das pessoas que investem no mercado, logo é mais frequente e dominador cometerem "excessos" em mercados bullish.
É natural que a maioria dos analistas e até muitos investidores comuns como nós esperamos por uma correcção do mercado devido a esta tendência bullish não ter tido uma correcção, mas a verdade é que o mercado não para de fazer máximos. É certo e sabido por todos que ela virá não sabemos é quando irá começar e mas é tão certo e esperado como nós sabemos e aguardamos que um dia será o ultimo das nossas vidas.
Recordo o seguinte, quando em Outubro de 2002 o mercado estava em minimos históricos, muitos eram os analistas e investidores comuns que apontavam niveis ainda mais baixos para o fundo, o medo era de tal ordem que quase ninguém acreditava ou falava em targets acima dos niveis da altura no mercado.
Pergunto então: Agora alguém arrisca um target para niveis muito abaixo do actual ou abaixo dos minimos históricos?! Creio que não, poucos muito poucos mesmo e no entanto o que se passou em termos macro-económicos para termos como expectativa uma recuparação macro-económica e o inicio de um novo bullmarket de Outubro de 2002 para cá?!
Na minha opinião pouca coisa ou praticamente nada em termos fundamentais os racios da economia continuam mal e não existiu uma correlação positiva para se iniciar uma verdadeira e sustentada recuperação.
Existem somente expectativas e nada mais que isso e existe uma clara "mão" das grandes instituições para segurarem o mercado, que históricamente jamais foi possivel sustentar uma recuperação económica mundial através dos mercados de capitais ou estaremos nós no extermo do Capitalismo ou à beira de uma inovação ou nova técnica macro-económica?!
Não sei, embora eu não acredite nessa possibilidade, eu sei pela a minha experiência e do que aprendi nos mercados o que é mais importante que tudo isso é o momento actual, o curto-prazo que é o meu time-frame e se os mercados estão bullish logo eu tenho que estar bull.
Eu disse que acima dos 965 no S&P tinha que reconsiderar a minha posição e provavelmente tornar-me bull (estar bear não significa que não se possa aproveitar os rebounds com posições longas), ora eu ainda não entrei longo desde então, estou somente á espera de uma correcção e então se for caso disso, entro longo no mercado.
Na minha opinião, o mercado continua a subir sem uma retracção é bearish e perigoso, logo é mais um comportamento irracional entre outros. Ou o mercado desce, corrige e veremos ai qual a verdadeira "substância" deste movimento bulliih.
É para mim tão simples quanto isto!
Abraço!