Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cramer- "Not a New Bull or Rallying Bear"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/11/2002 22:14

Eheheh... os warrants já não dá para explicar assim num post rápido... :D

Felizmente o matraquilho premiu o gatilho e disparou um manual de warrants e poupou-me o latim... :mrgreen:

São o produto financeiro mais complexo que conheço (não sei se há mais complexos, mas dos que eu conheço é o mais complexo).

Por falar nisso, há uns meses ouvi falar em <i>warrants corredores</i> e outros produtos financeiros que iriam aparecer para breve... mas nunca mais ouvi falar em nada. Será que alguém ouviu?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38348
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por mbarroso » 19/11/2002 20:57

Gracias cabalhero!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 40
Registado: 12/11/2002 21:17
Localização: Lisboa

por Matraquilho » 19/11/2002 20:50

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 585
Registado: 5/11/2002 1:27

por mbarroso » 19/11/2002 20:42

Compreendo.. e os Warrants como funcionam?

Obrigado pela disponibilade... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 40
Registado: 12/11/2002 21:17
Localização: Lisboa

OBRIGADO

por jotabil » 19/11/2002 19:40

Obrigado pelas explicações. Entendi tudo direito...quer dizer .....ou ganhamos mais títulos quando desce a cotação...temos de ser oportunos na venda......... e comprar quando eles são mais baratos....
E caso inverso ...que é o mais óbvio....comprar barato ...pra vender caro...ganha-se tb...o que é importante é que o mercado suba e desça...isto é....que vibre.....para então...ganharmos tanto na descida como na subida...das cotaçoes dos títulos (acções, Warr, Futuros...etc).
Penso que entendi perfeictamente.
Restava-me esclarecer o seguinte......se tivermos uma conta invest que permita dar ordens directas ao corrector em tempo real, podemos concretizar, com a brevidade que essa manobra exige, os réditos necessários (Tanto na venda como na compra dos títulos)?
Não sei se fui claro .
Desde já fico sensibilizado pela vossa atenção.
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por Ulisses Pereira » 19/11/2002 19:24

Muito simples, mas excelente a explicação Marco!

Um grande abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 19/11/2002 19:19

Jotabil, imagine que está 100% líquido (não tem nada em carteira) e acha que o mercado vai cair (por exemplo, acha que a PT vai cair).

Então vende 1000 PT's a 6.62 e recebe os 6620€. Se no dia seguinte a PT estiver a 6.50 volta a comprar, pagando 6500€ e ficando com um lucro de 120€. No entanto se a PT subir por exemplo para 6.75 e entender que deve fechar a posição, então compra as 1000 de volta pagando 6750€ e ficando com um prejuízo de 130€ (estou a ignorar as despesas de corretagem, evidentemente).

Portanto, a ideia é simples: é fazer contrário, comprando primeiro e vendendo depois, invertendo a «lógica» normal e desta forma passando a ganhar com as quedas e a perder com as subidas. Permitir posições short trás algumas vantagens, na minha opinião, que passo a enumerar:

:arrow: O investidor que aposta para ambos os lados tem a «mente mais aberta» e assim está mais aberto quer às quedas quer às subidas (não se agarra à ideia que o mercado tem de subir e desta forma está «potencialmente» menos vezes a lutar contra o mercado).

:arrow: O investidor aliena-se menos do mercado (ou simplesmente não se aliena) nas fases de queda. Um dos problemas do bear market é que afasta os investidores desgastados por estarem sempre a perder dinheiro devido a não terem mecanismos para ganhar com as quedas. Tendo esses mecanismos, os investidores podem manter-se sempre no mercado, rentabilizando mais a carteira e não perdendo oportunidades (muitos investidores estão fora do mercado quando surgem grandes oportunidades simplesmente porq deixaram de acreditar nelas).

:arrow: Aumenta a liquidez tanto do mercado como da carteira do investidor (torna os negócios mais facilmente executáveis e os preços mais justos reduzindo por exemplo os spreads bid/ask)

Etc...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38348
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Pergunta

por jotabil » 19/11/2002 19:09

Fiquei com uma ideia
Obrigado
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por MarcoAntonio » 19/11/2002 19:07

Cá não é fácil (nem é para todos), mas consegue-se. Nos states é muito mais fácil e é prática generalizada...

Cá, sei que a Fincor permite fazê-lo no intraday (tem de se voltar a comprar até ao final da sessão). De uma forma mais geral parece que é necessário o acordo da Corretora que tem de realizar uma «repo» (ao fim ao cabo, a corretora empresta as acções ao cliente e este vende-as e depois compra mais tarde devolvendo-as à corretora). Cá penso que é assim que se faz, mas há por aí pessoal mais experiente nisso do que eu... Eu optei por outro mecanismo (warrants) e estou muito satisfeito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38348
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por mbarroso » 19/11/2002 18:51

Mas como caros colegas? Como se vende uma acção que não se detém? :|
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 40
Registado: 12/11/2002 21:17
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 19/11/2002 17:58

Jotabil, «shortar» quer dizer (de uma forma generalizada, se bem que o termo tb pode ser aplicado a um caso mais particular) apostar na queda, via venda de acções que não se detém (para comprar mais tarde mais barato) ou via derivados (futuros, warrants, etc...). Quando se está «short» perde-se com a subida do mercado e ganha-se com a descida (ao contrário da posição convencional de compra de acções).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38348
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por JN » 19/11/2002 17:54

Em meia duzia de palavras, nem tenho tempo para +;
Que este é um bom principio de um canal amplo e bastante prolongado é certo que é.
Se o canal vai ser paralelo ligeiramente a subir ou a descer naõ me interessa muito.
Que vai haver lugar para bons negocios, penso que sim. É até o tipo de mercado que prefiro.
Quero lá saber 8-) se lá para janeiro ou Fev. voltar-mos a cair....
Um abraço
JN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 770
Registado: 11/11/2002 17:41
Localização: Estoril

por MarcoAntonio » 19/11/2002 17:53

Surfer, de um modo geral eu concordo contigo. No entanto, a frase final dele «Or, to put it succinctly, it simply isn't that bad out there anymore.» é algo enigmática e leva-me a pensar que talvez ele ache que isto é um fundo. Quanto ao resto, estou de acordo, pois foi isso basicamente que eu disse tb...

PS: Historicamente sucedaram-se sim, ou não fosse um <i>Bear Market</i>. Mas há um que não vai ser... E falhar nesse (abrindo curtos) pode ser tão dramático como ter acreditado nas subidas durante o <i>Bear</i>, que de momento está suspenso... Pediu desconto de tempo... :mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38348
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

PERGUNTA

por jotabil » 19/11/2002 17:50

Shortar ou fazer shorts ...quer dizer fazer daytrading ou manter o minimo de tempo a posse de um título?
Desculpem a pergunta apenas pretento entender o jargão que utilizam. Farei mais se mo permitirem.
Num sentido geral, fiquei elucidado com os vossos comentarios que o senhor Cramer fez sobre o momento bolsista.
Obrigado.
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

Permitam-me discordar....

por Surfer » 19/11/2002 17:43

Mas parece-me que o Cramer diz que nesta altura não deveremos "adjectivar" durante este periodo de lateralização, até porque, em periodos de lateralização é errado anteciparmos a proxima tendência do mercado.

Portanto o Cramer não está a dizer indirectamente que isto para ele é o fundo, não, ele simplesmente não toma ainda partido em relação à proxima tendência, está neutro......

E os gráficos assim confirmam, estão laterais, apesar de que estão a demonstrar fraqueza sempre que se aproximam das resistências importantes.

Só uma mais uma pequena nota, que devemos ter em mente: Se formos analisar o histórico deste bearmarket de 2 anos e meio (3º ano consecutivo negativo) verificamos facilmente, que aos periodos de lateralização sucederam-se periodos de quedas!!!

Abraço!
Surfer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 864
Registado: 5/11/2002 1:11

Yes MR Cramer

por JN » 19/11/2002 17:21

Nem mais nem menos, é isso mesmo que eu penso do momentum actual, Sr Cramer. O Marco António como já vem sendo abitual, fez a minha interpretação do texto, tirou-me as palavras da boca, ou de outra forma leu os meus pensamentos, excepto num ponto :roll: ; para mim no curto prazo temos os mercados a cair, não tenho problemas em deixar ordens curtas para amanhã e mesmo mais 2 ou 3 dias. A ver vamos....
Um abraço
JN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 770
Registado: 11/11/2002 17:41
Localização: Estoril

por MarcoAntonio » 19/11/2002 16:59

Eu faço a mesma leitura que a Pata, grosso modo.

Penso que o que ele quer dizer é para não «rotularem» este movimento de novo Bull ou de Bear Rallye porq não é uma coisa nem outra... É um momento como outro qualquer para fazer (ou perder dinheiro). Por um lado será cedo demais para apostar num Bull Market, por outro será um desperdício deixar passar ao lado algumas oportunidades vendo isto como apenas mais uma altura para shortar ao assumir este movimento como Bear Rallye.

Por outro lado, penso que o que o Ulisses diz tb está implícito na mensagem. Parece-me que ele acredita que estamos a fazer um fundo (em lateralização) mas não o quer dizer abertamente...

Por acaso, tenho estado a fazer precisamente o que ele (implicitamente) sugere. Estou aberto a ambos os lados e não estou a ver isto como uma oportunidade para «shortar» ou como uma oportunidade para comprar a «preço de saldos»... Tenho apostado intensamente em daytrade e fecho sempre as posições no fim do dia (as de warrants). Já não é a primeira nem a segunda que isto vira repentinamente qnd parece que está a encarreirar. Temos tido sessões muito atípicas e inesperadas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38348
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Muito obrigado

por Montaigne » 19/11/2002 16:56

Muito obrigado pelas respostas,Ulisses e Pata.
 
Mensagens: 50
Registado: 7/11/2002 22:45

por Pata-Hari » 19/11/2002 16:49

Eu acho que o Cramer diz simplesmente que para ele isto não é um bear market rally, não é um rebound. Que é um verdadeiro movimento, só que é de lateralização porque as coisas "lá fora" já não estão assim tão más quanto isso. Ou seja, no fundo está a dizer que para ele isto é o fundo.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 19/11/2002 16:49

Bem... a mensagem dele é que não deveremos esperar dos índices nem grandes quedas nem grandes subidas nos próximos tempos, mas que a pouco e pouco as acções com bons fundamentais vão subir e as outras cair.

Penso que a mensagem principal do seu texto é que acredita que os mínimos já foram alcançados e agora formaremos, durante algum tempo, uma base intermédia, antes do mercado voltar a ir para cima.

Esta é a ideia dele, eu não estou tão seguro que tal aconteça. Prefiro esperar de forma a que o mercado me dê mais indicações. Devo ter uma bola de cristal mais opaca que a dele! :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Ulisses

por Montaigne » 19/11/2002 16:39

Podes fazer um comentário ao texto do Cramer, confesso que não percebi muito bem a mensagem dele.
Desde já agradecido.
 
Mensagens: 50
Registado: 7/11/2002 22:45

Cramer- "Not a New Bull or Rallying Bear"

por Ulisses Pereira » 19/11/2002 16:15

"Not a New Bull or Rallying Bear"

By James J. Cramer
11/19/2002 09:07 AM EST


"Not a bull, not a bear, just a relentless back and forth with some winners and some losers.

That, I think, is a truer description of the market than the one in Bill Fleckenstein's piece last night.


I know that after days like Monday, the market feels like a "bear." But I think this is a different market from the one that preceded Oct. 9-11, the putative bottom. There are situations that work, stocks that run up and stocks that have stopped going down on bad news. You may think it is a holding pattern, but if you bought AOL Time Warner (AOL:NYSE - news - commentary - research - analysis) at $9 or Wal-Mart (WMT:NYSE - news - commentary - research - analysis) in the low $40s or Comcast (CMCSA:Nasdaq - news - commentary - research - analysis) at $17, you just don't feel all that bad. Some of those prices from the summer seem downright mouthwatering.

Rally in a bear market? Why must it be typecast that way? I think that the points you made in Comcast, Nokia or Skyworks Solutions or even stinkers like Tyco from the bottom are just as bankable as any that occurred in a bull market.

No, I don't think we are in a new bull market. But I don't think that we are rallying in a bear market, either. I just think we are marking time, with winners making you money and losers losing you money. There are more losers than winners, but the winners aren't invisible and aren't impossible to find.

Or, to put it succinctly, it simply isn't that bad out there anymore. "

(in www.realmoney.com)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 163 visitantes