Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira - semana 4

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

p/ Olho de Lince

por JAS » 13/6/2003 1:30

Houve...
Podes consultar a carteira das semanas anteriores.
Na primeira semana o título era "As minhas Apostas para a semana" mas a partir daí jugo que está com o este título e o número da semana.

Mas a TDU não foi rabinho de peixe... foi lombinho e do melhor.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Boa carteira

por Olho de Lince » 13/6/2003 1:17

mas não há por aí uns "rabos de palha"?

Uns BCP 2005, uns BCP....?

Umas TDU....?

Umas Semapas...3,.....?

É sempre bom ver alguém que ganha no Bear, mas a contabilização tem que ser feita com as do Bull
Olho de Lince

Carteira - semana 4 - update 5ª feira

por JAS » 13/6/2003 0:28

JAS Escreveu:A retração que esperava a partir de 6ª feira passada está a ser pouco significativa.

Eu deveria estar eufórico, com a meteorica subida do BCP (45% da carteira) nos ultimos 2 dias, mas não estou.
Em termos de previsão falhei.
Porque mesmo tendo havido hoje uma ligeira retração, nos principais títulos do PSI, ela não se verificou no principal título cuja posição fora aliviada por esse motivo.

BCP
Nenhum movimento neste título.
O BCP já subiu 7% esta semana e, mais importante do que isso, fê-lo com bastante volume tendo transaccionado nos últimos 2 dias mais de 1% do seu capital. Foi ainda notório que havia grandes investidores do lado da compra.
Hoje tocou o 1,59 e aproxima-se do "meu target" de 1,60 que eu "optimisticamente" dei, no início do trade, quando me perguntavam isso.
A curto prazo terei que tomar a decisão de vender ou de manter se houver uma quebra.
Por mais voltas que dê ao gráfico não vejo, por enquanto, quaisquer sinais de saída. Nos cofres também não.
Aguardemos, mas aguardemos com um stop profit definido e com disciplina.

PTM
A oscilação no intraday continua a ser mínima (0,11- 0,12-0,10-0,16) nos 4 dias desta semana.
Mantém-se no range apertado 15,20/15,62 que já dura há 16 sessões.
Hoje apesar de ter aberto em alta ligeira acabou por ser arrastada no final do dia pela queda do PSI.
Aproveitei para aumentar a posição.
Continuo a dizer que a PTM é uma aposta arriscada, apesar de manter a MME.5>MME15, cuja definição de tendência deverá ocorrer nos próximos 1-3 dias.
Atenção redobrada...

JMT
no final da sessão desceu á zona inferior do "tal canal" 6,85/7,10.
E sendo assim houve umas compras pois não acredito muito que o venha a romper em baixa.

IBS
Mantém-se por lá a ordem tampão a 3,40.
O volume hoje foi substancialmente maior com uma pequena dentidinha, antes do fecho, nos famigerado lote à venda a 3,40.
Pequena compra a 3,39 com arredondamento nos 3,40.

INA
A fase de acumulação terminou podendo ser revelado que o título XXX é a Inapa.
É um título que acompanho frequentemente e é uma das minhas Small Caps preferidas.
Especulativo porque é uma das 5 candidatas a entrar no PSI se houver vaga(s).
E num bom momento, na minha opinião, por ter estagnado ao fim de uma longa queda.
(Não recomendavel para cardíacos nem para jogadores sem experiência em Small Caps).

PTC
É aquele título que eu compro sempre quando se aproxima do limite inferior do "Canal do Ulisses"...
Dei ordem de compra, antes do pré-fecho, a 6,27 e um benemérito vendeu-me a 6,26.

No final do dia a carteira ficou com as percentagens, cotações e break points(*1) a seguir indicados:
JAS Escreveu:BCP 45,0% - 1,57 (1,255)
PTM 22,3% - 15,48 (14,89)
JMT 11,8% - 6,86 (6,955)
IBS 9,0% - 3,40 (3,435)
INA 7,3% - 3,10 (3,105)
PTC 3,8% - 6,27 (6,295)
cash 0,8%

JAS

(*1) - Valor de venda, incluindo comissões, para lucro zero.
(*2) - Para facilitar a análise da rentabilidade os lucros não serão reinvestidos.

Carteira - semana 4 - update 4ª feira

por JAS » 12/6/2003 1:38

JAS Escreveu:A retração que esperava a partir de 6ª feira passada está a ser pouco significativa.

Já passaram 3 dias e cada vez vejo menos retração...

BCP
Nenhum movimento na carteira.
Por mais optimista que eu estivesse no BCP nunca estaria tanto que conseguisse prever uma subida como a de hoje que foi superior a 4%...
Surpresa agradável, sem dúvida, mas que não deixa de ser uma falha na minha previsão.
E sendo assim já nem me arrisco a qualquer vaticínio para o resto da semana pois ficou extremamente bulish.

PTM
As grandes ordens de venda, que davam ideia de serem tampão, já desapareceram.
A oscilação no intraday continua a ser mínima (0,11- 0,12-0,10 nos 3 dias desta semana.
Mantém-se no range apertado 15,20/15,62 que já dura à 15 sessões.
Um título a ter agora em atenção.
Eu aposto que arranca amanhã 5ª feira pois olhando para os cofres e para o intraday de hoje torna-se natural uma abertura em alta.

JMT
Mantém-se na zona média do canal 6,85/7,10.

IBS
Mantém-se por lá a ordem tampão a 3,40.
O volume hoje foi de 26 títulos o que parece significar que este é um título apenas apreciado pelos banhistas (de férias no algarve...)
Com este volume, fecahar a 3,36 ou 3,40 é indiferente.

TDU
Nenhuma acção actualmente em carteira por ter saído ontem.
De qualquer forma continuo a olhar para ela todos os dias.
Por enquanto considero que a saída foi acertada esperando que se dê uma retração pelo menos até 0,80/0,81.

XXX
A posição neste novo título foi reforçada.
Dada a sua reduzida liquidez não é oportuno divulgar o nome do título enquanto durar a fase de acumulação.

No final do dia a carteira ficou com as percentagens, cotações e break points(*1) a seguir indicados:
JAS Escreveu:BCP 45,0% - 1,53 (1,255)
PTM 18,2% - 15,55 (14,745)
JMT 10,4% - 6,93 (6,96)
IBS 8,8% - 3,36 (3,435)
XXX 3,8% - --- (---)
cash 13,8%

JAS

(*2) - Para facilitar a análise da rentabilidade os lucros não serão reinvestidos.

Re: Carteira - semana 4 - update 3º feira

por JAS » 10/6/2003 19:35

Já passaram 2 dias e, por enquanto, quase nada aconteceu.

Agora já passaram 3...

BCP
Nenhum movimento.
Baixou 0,01 para 1,47 mas parece-me difícil que retraia até 1,45 como pensei.
Julgo que terminará a semana entre 1,47/1,50 mas acrescento que poderá mesmo ultrapassar o valor máximo desse intervalo.

PTM
Apareceram grandes ordens de venda que dão ideia de serem tampão.
A oscilação no intraday continua a ser mínima (ontem 0,11 e hoje 0,12).
Tem estado a lateralizar, negociando num range apertado 15,20/15,62, que já dura à 14 sessões.
Foi reforçada a posição com compras a 15,53 e 15,49.

JMT
Nenhum movimento.
Mantém-se na zona média do canal 6,85/7,10.

IBS
Mantém-se por lá a ordem tampão a 3,40 que continua a ser comida.
Reforço ligeiro da posiçao absorvendo vendas a 3,39 e dando uma dentadinha a 3,40.

TDU
Os cofres, que nas Small Caps me dizem mais do que a AT, indicaram-me a saída.
Saída tranquila com venda de manhã 0,86 e despejando o resto a 0,84.
Mesmo assim uma mais valia de 1,36%, relativamente ao máximo do capital investido neste 2º trade, em 24 horas.

XXX
A conclusão do trade anterior ditou o investimento num novo título.
Dada a sua reduzida liquidez não é oportuno divulgar o nome do título enquanto durar a fase de acumulação.

JAS Escreveu:BCP 45,0% - 1,47 (1,255)
PTM 18,2% - 15,50 (14,745)
JMT 10,4% - 6,95 (6,96)
IBS 8,8% - 3,40 (3,435)
XXX 1,1% - --- (---)
cash 16,6%

JAS

(*2) - Para facilitar a análise da rentabilidade os lucros não serão reinvestidos.[/quote]

Carteira - semana 4 - update 2º feira

por JAS » 9/6/2003 18:23

A retração que esperava a partir de 6ª feira passada está a ser pouco significativa.
Já passaram 2 dias e, por enquanto, quase nada aconteceu.
Hoje, dos títulos em carteira, 2 fecharam a zero (BCP e IBS), 2 tiveram perdas inferiores a 0,4% (JMT e PTM) e a TDU continuou em rota ascendente.
De qualquer forma, com pontes e feriados, a falta de volume é, e será, notória pelo que aumentar a liquidez para poder aproveitar eventuais quedas continua a ser recomendável.

BCP
Feita uma venda a 1,48.
Esperava um fecho a 1,47 mas manteve-se inalterado a 1,48.
Continuo a pensar que poderá retrair até 1,45 mas que terminará a semana entre 1,47/1,50.
Mantém-se cotação > MME.5 > MME.15

PTM
Uma ordem de venda a 15,64, que ficara pendente de 6ª feira, foi realizada.
A oscilação no intraday foi mínima e o volume também.

JMT
Realizada uma venda a 6,98.
Enquanto se mantiver na zona média do canal não se realizarão mais operações.

IBS
Mantém-se por lá aquela estranha ordem tampão a 3,40, que já foi parcialmente comida.
Reforço ligeiro da posiçao absorvendo vendas a 3,38/3,39.
Continua a lateralizar.

TDU
Como já foi dito num posta anterior foi fechado o 1º trade com lucro líquido de aproximadamente 9% relativamente ao máximo do capital investido ao longo do trade.
Mas como a TDU mantinha uma aparente tendência ascendente foi iniciado um novo trade com compras que variaram de 0,82 a 0,85 e com valor médio de 0,83.
Durante a tarde, pela observação dos cofres, ressaltou que seria difícil vencer, no curto prazo, a força vendedora pelo que posição foi de imediato reduzida para 50%. As vendas realizadas a 0,85/0,86 geraram uma pequena mais valia para juntar ao bolo reduzindo o break point.
De qualquer forma um título a observar atentamente uma vez que, em termos de AT, ficou extremamente bullish contrariando a "patologia" dos cofres.

JAS Escreveu:BCP 45,0% - 1,48 (1,255)
PTM 16,4% - 15,56 (14,66)
JMT 10,4% - 6,99 (6,96)
IBS 8,4% - 3,40 (3,44)
TDU 0,8% - 0,85 (0,825)
cash 19,0%

JAS

Update - 09 Jun

por JAS » 9/6/2003 14:32

TDU
Com uma venda a 0,87 foi encerrado o 1º trade na TDU com um lucro líquido de 1.471,41 euros. Cerca de 9,3% relativamente ao máximo do investimento neste título.

Foi iniciado um novo trade com compras desde 0,82 até 0,85 e que está com break point de 0,84.

PTM
Feita uma pequena venda matinal a 15,64 com o objectivo de reduzir posições para possível recompra a concretizar-se uma retração.

JAS

Carteira - semana 4

por JAS » 9/6/2003 4:41

A semana passada acabou muito bem com a TDU a brilhar indo a +15% na 6ª feira e acabando a +9%...
Está-se mesmo a ver que fiquei quase depenado pois apanharam-me 2/3 das acções que estavam colocadas em vários valores.

Nos restantes títulos mantive a estratégia de aliviar ligeiramente por prever que haja uma retração no PSI durante esta semana.

Na 6ª feira a carteira ficou com as percentagens, cotações e break points(*1) seguintes:

JAS Escreveu:BCP 47,3% - 1,48 (1,27)
PTM 20,4% - 15,62 (14,72)
JMT 11,2% - 6,99 (6,96)
IBS 8,1% - 3,40 (3,44)
TDU 0,5% - 0,84 (0,55)
cash 15,3%

BCP
Não fiz qualquer movimento na 6ª feira.
Espero uma semana calma podendo retrair até 1,45 e terminando a semana entre 1,47/1,50.

PTM
Na 6ª feira foram realizadas duas vendas a 15,63 e 15,64 na expectatva de acentuadas oscilações de cotação no intraday das sessões desta semana por falta de liquidez.
Operações deste tipo são normalmente rentaveis mas a ideia será sempre manter a poição na PTM enquanto continuar a subir.

JMT
Aposta de médio prazo, baseada na AF, e habitualmente sem grandes variações.
Não se realizou qualquer movimento na 6º feira nem se espera grandes operações enquanto se mantiver na zona média do canal.

IBS
Uma estranha ordem tampão a 3,40, de 30k o que é invulgar numa small cap, tem bloqueado a subida.
Estranho porque ela não conseguiu provocar o aparecimento de ordens inferiores e tem andado a ser comida em prestações suaves.
Reforçada a posição a 3,40.

TDU
Eu aguardava pacientemente que a levassem para cima... Como já a levaram até 0,84, com um máximo de 0,88, amanhã tudo pode acontecer.
As vendas, que englobaram 2/3 da posição detida na 5ª feira, foram realizadas a 0,79 e a 0,82 e o resto não foi vendido por uma simples ausência quando teve aquela rapidissima subida de 15%.
Dado o bom momento que atravessa, em termos de AT, é expectavel que a subida possa continuar amanhã.
Duas hipoteses são possíveis: Ou a recompra abaixo de 0,80 prosseguindo o trade ou a venda da posição que resta (cerca de 25% da quantidade máxima) a preços altos encerrando o trade.

JAS

(*1) - Valor de venda, incluindo comissões, para lucro zero.[/quote]

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BullDuck, Dragon56, Google [Bot], Goya777, Investbem, karaya75, latbal, Luzemburg, m-m, macau5m, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, smog63, trilhos2006, zorro2009 e 213 visitantes