Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IPR - Gráfico actualizado e breve comentário.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 8/6/2003 0:30

LOL...

Ninguém falou em mexer nas cotações. Falou-se foi dos volumes...

As cotações deixam-se estar quietinhas que estão bem como estão.
:mrgreen:

Passagens são negócios combinados entre as partes por forma a não interferirem com o evoluir da cotação, nuns casos, e simples operação de cosmética (engenharia financeira) noutros casos em que na realidade nem mudam sequer de dono.

Nuns casos, se um grande investidor pretende vender/comprar uma quantidade «exorbitante» de acções, procura uma contra-parte interessada em fazer o negócio a um preço pré-estabelecido (por vezes a cotação é puxada para atingir esse valor no mercado à vista por forma a que se possa fazer o negócio ao preço pré-combinado).

Noutros casos, não passa de engenharia financeira para fazer aparecer nas contas (trimestrais, anuais, etc) os valores que interessam fazer aparecer. Nesses casos as passagens chegam a ser feitas entre carteiras pertencentes ao mesmo investidor/institucional não chegando realmente a mudar de mãos.

Em qualquer dos casos, a passagem é sempre um negócio combinado. É diferente quando um investidor pretende adquirir/vender 1 Milhão de acções e começa a fazer compras/vendas no mercado à vista aumentando a pressão compradora/vendedora e interferindo na evolução do título de quando o mesmo investidor combina o negócio com uma contra-parte e num determinado momento coloca a ordem 1 Milhão de uma só vez e a contra-parte coloca a ordem inversa no mesmo valor sendo logo ali executadas as duas.

Qual a utilidade de eliminar as passagens numa Base de Dados (prática comum aliás entre muitos analistas técnicos, pelo que tenho conhecimento nos Estados Unidos este tipo de informação - as passagens que ocorreram durante uma determinada sessão - é inclusivamente uma informação que está disponível para que os A.T.'s as possam eliminar dos gráficos mesmo que tenham ocorrido sem se aperceberem)?

A utilidade é de dois níveis:

:arrow: Em primeiro lugar, valores astronómicos numa determinada sessão fazem parecer que os valores das outras sessões são praticamente iguais e não permite uma boa leitura da evolução dos volumes e da sua relação com a evolução do preço. Se um título negoceia normalmente 50/100K e numa sessão negociou 2M devido a uma passagem então vão deixar de ser perceptíveis as oscilações no volume de algumas dezenas de milhar que obviamente são importantes neste caso se não se eliminar do gráfico a passagem. Aquele valor do volume não está a dar qualquer informação útil (trata-se de um negócio combinado e é possível que as acções nem tenham mudado de dono, não passando de cosmética) e está a impedir que se leiam os volumes das restantes sessões com clareza;

:arrow: Por outro lado, a passagem distorce indicadores técnicos que analisam a relação entre o volume e a evolução da cotação (como por exemplo o OBV ou CMF). Estes indicadores pretendem analisar se existe mais pressão compradora ou mais pressão vendedora. Ora, uma passagem não interefere nem com uma coisa nem com outra mas se não for retirada do gráfico vai distorcer (e de que maneira) esses indicadores baseados no volume.

Espero ter esclarecido.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Começo a ficar preocupado

por Sandes de Mortadela » 7/6/2003 22:00

O Zé Manel já me tinha dito que havia uns tipos quaisquer que mexiam nas cotações, mas eu não acreditei.
Agora é que li que afinal toda a gente mexe.
Não percebo muito bem os desenhos, mas então os valores são tirados quando há passagens?
Mas o que são passagens?
E não entendo porque é que o senhor TRSM diz que também mexe nos volumes para eles não aparecerem, mas não percebo porquê. Será por serem muito volumosos e não caberem aqui no ecrã? ...
Prontos, também já disse que ía comprar um daqueles computadores dos investidores e o kit mãos livres.
O Zé Manel da pastelaria bem que me disse que havia um sítio onde havia um fulano que comprava as acções e depois ía dizer ao pessoal todo para comprar e tudo e depois vendia e o pessoal é que ficava com elas.
Bolas, será que é isso que me vai acontecer na Pararede? Será que é melhor mudar para a PTM?
Sandes de Mortadela

por MarcoAntonio » 7/6/2003 18:26

Eu nem costumava fazer assim. Normalmente fazia o seguinte: ia à escala do volume e truncava o valor máximo para que as passagens surgissem fora da escala. Mas por vezes era necessário repetir o processo passado algum tempo. Tirando o volume da BD não preciso de repetir processo nenhum e não distorce tanto os indicadores técnicos baseados em volume (como o OBV por exemplo).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por TRSM » 7/6/2003 18:22

tu não páras de me :evil: :evil: :evil:

Ora vejam lá que o tipo até deduz os volumes das passagens que são mais perceptiveis , e que podem distorcer os volumes habituais :shock: :shock: :shock:

Sim senhor, e com esta me calo :roll: :roll: :roll:

abração
Marco

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

por MarcoAntonio » 7/6/2003 18:15

Olá, Tito.

Está mal mas é propositado. Tenho andado a eliminar as passagens que são mais evidentes. É normal que fiquem outras mas os casos evidentes eu tenho-os subtraído do volume, principalmente nestes títulos pouco líquidos pois só o facto de lá, só por si, já nem permite analisar a evolução dos volumes nas sessões normais, tais são as disparidades que parece que as outras sessões têm todas o mesmo volume (este efeito não se nota tanto em títulos mais líquidos mas mesmo nesses tenho tirado as passagens mais «exageradas»).
Imagem

Administrador Fórum

por TRSM » 7/6/2003 18:04

Impresa adquire 1,8 milhões de acções

5-6-2003 20:3

A Impresa adquiriu 1,8 milhões de acções próprias, através de um sindicato bancário, ao Deutsche Bank, revelou o grupo de media.
A transacção efectuou-se na sequência de um contrato assinado pela Impresa e pelo banco alemão, a 2 de Junho de 2000, atribuindo-lhe uma opção de venda de 1,8 milhões de acções, no âmbito de um programa de atribuição de acções aos seus trabalhadores. Nos termos do contrato, a Impresa estava obrigada a adquirir, até 5 de Junho de 2003, as referidas acções ao Deustche Bank.

A Impresa subiu hoje 0,46 por cento para 2,17 euros

BolsaPt.com

por TRSM » 7/6/2003 18:00

Marco

Quanto á análise nada a acrescentar :lol: :lol: :lol: (5 estrelas), mas no que diz respeito aos volumes algo está mal no teu gráfico.

Também informo que o volume do dia 5 foi de uma Compra efectuada pela própria Impresa a 2,17, conforme a Roiteres de Avintes informou na devida altura :lol: :lol: :lol:

abraço

TRSM

IPR - Gráfico actualizado e breve comentário.

por MarcoAntonio » 7/6/2003 15:49

A tendência tem sido claramente de alta, no entanto a configuração técnica não é a mais apelativa neste momento.

Tem estado a retrair mas apresentando mais volume do que na fase de ascensão e quebrou em baixa uma LTa de curto-prazo.

Não é que esteja particularmente <i>bearish</i> mas penso que merece cautelas, até porque está agora muito afastada dos suportes mais importantes. Acima da resistência (2.24€) voltaria a estar interessante...
Anexos
ipr-20030606a.gif
ipr-20030606a.gif (17.54 KiB) Visualizado 1091 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 130 visitantes