Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Forecasting

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Forecasting

por PureMetal » 28/4/2019 9:17

Excelente esclarecimento!
Muito obrigado pela atenção e cuidado.
Bons negócios!
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 2:15

Re: Forecasting

por Cem pt » 28/4/2019 0:28

Só por curiosidade, como depois veio o Arnie a confirmar, existe um outro tópico que por acaso também iniciei aqui no forum onde é tratado um sistema de trading baseado no "Minor swing chart" do Gann.

Para quem tiver curiosidade de ver esse ema basta ir espiolhar a:

viewtopic.php?f=3&t=9295&hilit=Gann

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Forecasting

por Cem pt » 28/4/2019 0:10

Penso que o lmm e o Arnie já deixaram há uns anos de frequentar o forum, tenho pena porque ambos eram excelentes conhecedores dos meandros do trading e os posts que deixavam tinham imenso sumo para aprendizagem de quem os lia.

Em relaçao ao Gann transcrevo aqui um texto que deixei no forum na longínqua data de 8/05/2003, pode ser que interesse a quem nunca ouviu falar neste lendário personagem dos mercados da primeira metade do século XX, num tópico denominado "A Astrologia, Gann e os mercados":




É preciso ter uma grande dose de coragem fazer previsões nestes campos perigosos e misteriosos...

Eu pessoalmente sou muito céptico da Astrologia aplicada aos mercados mas como gosto de me cultivar e adoro este hobby/negócio, fui um curioso aprendiz, aqui há uns anos atrás em que procurava devorar tudo o que dizia respeito a métodos de previsão, do "pai" desta matéria, um indivíduo brilhante chamado William Delbert Gann.

Resumindo em poucas palavras, o Gann foi percursor de algumas técnicas de swing trading que ainda hoje gosto de aplicar aos gráficos que pretendo estudar e de quadraturas do binómio preço x tempo em que procurava detectar pontos de viragem prováveis dos mercados na intersecção das suas linhas gráficas geométricas traçadas a uma escala manual, em papel milimétrico.

Curiosamente a faceta brilhante do Gann vem da sua habilidade e talento matemáticos para lidar com números, escalas e as suas combinações geométricas e de ângulos, usando igualmente ferramentas conhecidas de outras fontes, como os números de Fibonacci, por exemplo.

Ficou lendário no seu tempo por publicar uma newsletter que, em plena década dos frenéticos anos 20, acertou positivamente em cerca de 92% das suas trades, umas centenas delas devidamente registadas.

Foi obra! Que performance inacreditável, não admira a quantidade infindável de admiradores que na altura o veneravam, terá sido porventura o grande mago, o Guru do século XX!

Diz-se que nessa altura chegou a ganhar para cima de 50 milhões de dólares...

Mas existe o reverso da medalha, com o crash de 29 correu o rumor que o Gann tinha ido à falência, nunca tal foi provado. Só se sabe que a partir de certa altura abandonou as acções e dedicou-se às commodities e a procurar vender os seus conhecimentos através de seminários pagos a peso de ouro, aproveitando a fama anterior granjeada.

Dizem as más línguas que para justificar os valores milionários dos seus cursos, que passaram a ser o seu ganha-pão posterior, escreveu uma série de umas dezenas de publicações muito herméticas e altamente encriptadas, baseadas em estudos de pesquisas no campo astrológico pois desta forma teriam de o ouvir com a máxima da atenção para apreender o essencial da mensagem!

Mas o certo é que cada vez menos gente acorria aos seus cursos, não estavam à altura da sua dimensão de conhecimentos misteriosos, o pessoal queria conhecer a "fórmula mágica" e nada mais...

Este desvio para campos que o público em geral sempre desconfiou, e que ainda hoje de certa forma ainda são um tabu, fez com que apenas uma minoria de "fieis" discípulos se mantivesse em contacto com os seus estudos.

O Gann era fanático da perfeição, o seu estudo de indicadores (necessariamente limitado há 1 século atrás) tinha entrado numa relação numérica muito avançada para o campo das matemáticas até que chegou a um ponto em que o Gann questionou todo o passado...inclusive se tudo o que fizera para trás não seria um puro golpe de sorte estatística!

Foi assim que terá chegado à firme convicção (seria mesmo um convicto ou estaria à beira da loucura? Qualquer génio tem sempre uma dose de loucura qb...) que a resposta dos indicadores estava no sector das emoções humanas; para prever isto, nada melhor... que os astros!

Não ponho em causa a matéria ou até mesmo o facto das respostas ao futuro se encontrarem em algo que se encontra fora do nosso alcance, entramos no terreno das crenças e divindades, tenho sempre "open mind" e não rejeito em absoluto, a 100%, que não possam haver ocorrências de certos factos influenciadores. O problema é provar a relação causa/efeito e o grau estatístico de ocorrência.

Certo, certo, é que desde que se dedicou à nova causa nunca mais se ouviu falar dos trades lendários de Gann com acertos espectaculares nos pontos de viragem dos tops e bottoms.

Acabou por morrer na miséria, diz-se, abandonado por todo o séquito de antigos admiradores da sua genialidade!

Os seus livros esotéricos passaram-se a vender posteriormente por valores exorbitantes, publicitados pelos adeptos das previsões astrológicas, alegando que a chave dos movimentos, o "holy grail" dos mercados, se encontrava na decifração de um conjunto determinado de pistas que W.D. Gann terá deixado...

Ora, se nem o próprio "papa" da Astrologia beneficiou com tal conhecimento, como é possível aceitar estes argumentos como validação da Astrologia neste campo?

O que não quer dizer que um dia alguém consiga resultados espectaculares que depois venha a atribuir a factores astrológicos, probabilisticamente tudo é possível.

Mas pessoalmente prefiro em definitivo a genialidade do Gann enquanto autor interpretativo dos factores gráficos da relação preço x tempo e das definições gráficas e simples de tendências através de meros swings...no fundo tudo aquilo não passava do princípio correcto, do ponto de vista técnico, de ir buscar carradas de dinheiro ao "go with the trend"!

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Forecasting

por PureMetal » 27/4/2019 16:26

Caros Arnie e Imm, só agora despertei para Gann.
Espero que ainda façam parte deste fórum.
Andei a ler os vossos ensinamentos, mas antes de eu continuar com o entusiasmo e comprar o livro que indicavam, que custa atualmente cerca de 65 eur, gostaria de saber se após 16 anos desde estes vossos comentários, tiveram provas de sucesso significativo desta teoria. É possível partilharem, por favor? Obrigado
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 2:15

por paulo32 » 8/6/2003 21:38

Sem dúvida Gann será um autor a ter em conta e a estudar com paciência.

Espero ver mais posts aqui no forum,sobre este referido assunto.
xau
paulo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 201
Registado: 25/4/2003 22:04
Localização: fghgj

o meu comentário

por jotabil » 5/6/2003 21:47

Caros Fernando e Arnie.


Tudo bem....sendo assim...tomo a liberdade de vos recomendar a leitura de "A profecia celestina"....e respectivo manual...se de facto andam por essas pradarias de pseudo ocultismos. A quadratura do tempo...versos preço...e aquela figura cabalistica... a ressoar a desenho inciático de seita triangular.....com o olho no centro....bem...peço desculpa...mas fiquei a pensar que existe alguma exclusividade intrínseca de pretenciosismo deslocado....se calhar até eu estou a ficar assim....mas chega de rodrigos e açafates. A prosa fez-me lembrar o Paulo Coelho...o patranheiro mor dos escaparates actuais.
Sorry...eu não quero ofender...fiquei banzado ..apenas....serve para desopilar um pouco...

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por arnie » 5/6/2003 21:22

Caro jotabil

Confesso que ao reler hoje o meu ultimo post a leitura gráfica aparenta ser deveras complexa.
Garanto-lhe que não o é.

Complexo pode realmente ser a maneira como escrevi mas no que diz respeito aos estudos de Gann, colocando a questão dos astros de parte :wink: existe muito pouca complexidade.

Penso que seja mais uma questão de mentalização. Se conseguirmos separar as coisas, podemos ver como ele foi um génio e ficar deslumbrados como 100 anos depois as suas ideias continuam intactas e acima de tudo, válidas.

O Fernando disse tudo, é necessário estudar alguns dos seus conceitos para ficarmos a saber da sua validade e acima de tudo se nós proprios nos sentimos bem a estudá-los e por fim a negocia-los.

O lmm é de longe uma pessoa mais "letrada" relativamente a Gann do que eu. Aliás, nas ultimas semanas desleixei-me bastante nos estudos dos angulos, squares e afins devido a estar a tentar programar algumas ideias minhas, baseadas em ideias do Gann :wink:
Infelizmente isto da programação tem muito que se lhe diga e as coisas têm sido mais complicadas do que aquilo que eu esperava :oops:

Mas é preciso calma e muita paciência, paciência essa que com a idade se vai perdendo de dia para dia :P

Um abraço
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Jotabil

por Fernando dos Aidos » 5/6/2003 11:20

Caro jotabil,

Também eu não entendo nada de Gann. No entanto, tanto quanto sei, para além dos métodos astrológicos (que não me dizem rigorosamente nada), penso que Gann também desenvolveu trabalho sério que vale a pena estudar.

E não é pelo facto de eu não compreender o método exposto pelo lmm que ele deixa de ser válido. Afinal de contas, quem nunca tiver estudado AT deve pensar que somos todos lunáticos :wink: (e muita gente que se guia exclusivamente por AF pensa isso!).

O lmm e o arnie são duas pessoas que já conheço nos foruns da net à tempo suficiente para saber que, se usam estes métodos, vale a pena olhar para eles. Até pode dar-se o caso de eu vir a não gostar dos métodos e a po-los de lado, mas, para isso, tenho que os conhecer primeiro.

as coisas não sendo certas(determinadas,de determinismo).....


Então, jotabil... creio que há uns bons meses houve um post onde se discutia a possibilidade de prever a evolução futura de uma cotação e a tua posição nessa altura não era (se bem me lembro) tão céptica...

Pessoalmente, eu não ponho essa hipótese de lado e estou presentemente a estudar uma forma de extrapolar uma função que descreva o valor da cotação de um activo ou de um índice (lá se vou conseguir alguma coisa ou não é que já não sei...).

Um abraço

Fernando dos Aidos

PS -
Senti-me pequenino ao ler os posts e sei o que é uma derivada.....a tangente de alfa quando x tende para zero.....

Espero que não tenhas ficado aborrecido com a minha menção à derivada... Apenas quis dizer que há assuntos que necessitam de conhecimento prévio específico para serem compreendidos (daí ser difícil explicá-los em duas penadas) e, por isso, pedia ao lmm bibliografia sobre o método de Gann.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

comentário

por jotabil » 4/6/2003 22:41

Para todos os intervenientes


De facto...o meu arco é de pneu de avião......expressão que meninos de fato de marujo e filhos de funcinários públicos em férias de setembro, utilizavam...para estarrecer os olhos da malta da minha aldeia....em pleno domingo...depois de minha avó me ter feito a barrela ao monco.....
Deixem-se dessas marginalidades...as coisas não sendo certas(determinadas,de determinismo).....podem ser entendidas de uma forma mais concisa e portanto mais simples... Senti-me pequenino ao ler os posts e sei o que é uma derivada.....a tangente de alfa quando x tende para zero.....fiquei com os olhos trocados.....perante tanta complexidade....

cumps..
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por arnie » 4/6/2003 22:01

Fernando

Eu avisei que o livro era caro :wink:
Caro mas bom

Posso aconselhar um que comprei e que foi a minha rampa de lançamento para Gann.

PATTERN, PRICE & TIME - James A. Hyerczyk

Explica a construção dos swing charts, os conceitos dos ranges, angulos e etc...
É muito bom.

A minha "paixão" por Gann prende-se com os swings e os ciclos. Acho fascinante os estudos sobre a reacção dos mercados a cada inicio de estação (Primavera, Verão, Outono, Inverno), mais fascinante ainda quando se vê o SPX com um topo precisamente no dia 21 Março, dia que se iniciou a Primavera :wink: :mrgreen:

Mas como o Bill McLaren diz, Gann é apenas um estudo de probabilidades, nada mais. Estatisticamente, historicamente, tal dia, tal ano, tal hora produz um high, ou produz um low.
Um dos "segredos" é NUNCA negociar baseado apenas numa leitura mas sim em várias leituras, quando elas indicam ambas o mesmo caminho.

Por exemplo, temos um Square of 90 (days) a expirar dia 13 de Agosto, precisamente no mesmo dia em que é atingido os 50% no tempo do Square Range of 40 (days). Temos aqui duas leituras a darem o mesmo dia como possivel pivot day. Tanto pode ser um low, como pode ser um high, tudo dependerá do trend da altura.

Podemos juntar ainda a este "setup" as amplitudes do swings, pois poderá o actual swing estar proximo de igualar um mesmo valor produzido anteriormente, quer em preço, quer em tempo, o que já nos poderá dar um 3º sinal a reforçar uma inversão.

Gann é um mundo :wink:

Já resolvi o problema do Photoshop e já posso tratar dos graficos :)

lmm, como é que tu fazes um graficos desses com 40k de tamanho? Jazus
O meu apenas tem 20k :mrgreen:

Este era o canal que eu referia ontem. Aquelas 2 linhas azuis paralelas, 1x2 angle.
Este gráfico representa o Square Range de 36 dias, ou seja, rallie entre Outubro e Dezembro de 2002.
Enquanto as cotações se mantivessem dentro desse range, deveriamos seguir o desenrolar de cada ciclo de 36 dias.

Cada linha branca vertical indica o fim de um ciclo e o inicio de outro. Entre essas linhas brancas, temos uma verde, um vermelha e novamente outra verde, sendo os 33, 50 e 66% de tempo do respectivo ciclo de 36 dias.

Com a quebra do Square of 36 a semana passada, novas regras terão que ser seguidas. No entanto, podemos ver que a sessão de hoje testou o topo do canal gerado pelo angulo 1x2, coincidindo com os 50% de tempo do anterior ciclo de 36 dias. Hoje foi um dia que projectava um possivel topo mas como o square produzido com o rallie de Outubro/Dezembro foi quebrado, não sei até que ponto poderemos continuar a observar o dia de hoje e aquele canal como pontos de inversão.

Mas visto que temos agora a quebra de um anterior high, podemos agora desenhar uma 2ª quadratura, neste caso um low, ou seja, Square Range de 68 dias, ou seja, o range entre o sell off entre Novembro 2002 a Março de 2003.
Temos ali aquela linha branca que nos indica o fim do ciclo de 68 dias, que nos dá uma probabilidade de nesse dia vermos uma inversão do movimento que na altura estiver a ser produzido. Sendo assim, dia 18-06 será um dia a observar para uma possivel inversão.

Bom este post já vai longo e se eu proprio já estou a começar a ficar confuso então imagino quem estiver a ler isto :lol:

Agora sei porque razão existe muito poucos livros a falar sobre esta matéria. Explicar o funcionamento disto dá cabo da cabeça de um gajo. Oh coisinha complicada de explicar :twisted:

um abraço
arnie
Anexos
spx_gann.gif
spx_gann.gif (20.49 KiB) Visualizado 7294 vezes
spx_gann02.gif
spx_gann02.gif (17.94 KiB) Visualizado 7296 vezes
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Fernando

por Visitante » 4/6/2003 17:53

Deixo-te dois links que desenterrei sobre questões que pertinentemente colocas:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=#37261

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=#35649

Como poderás desde já ver, não vai ser fácil encontrares a resposta que procuras relativamente à quadratura pois o tema é de difícil digestão. A quadratura pode ser feita em freestyle pois as regras são muitas e assim como as variáveis! Mas é mesmo o cerne da questão a tua dúvida... pessoalmente demorei algum tempo a tentar dominar a coisa, e ainda hoje vou descobrindo, à medida que leio novo material ou releio outras coisas. Não estou naturalmente a dissuadir a progressão e o processo de investigação. Só não quero é que tenhas falsas expectativas relativamente à facilidade de aprendizagem de Gann :wink:

Abraço,
lmm
Visitante
 

Obrigado

por Fernando dos Aidos » 4/6/2003 13:01

Obrigado arnie e lmm pelas respostas.

Quanto a livros, vou, para já, pelo baratinho (arnie, o que tu referes são £170!!! Antes de gastar quantias destas terei que ver se me interessa o método!!!)

Li a tua explicação, lmm, (terei que ler com mais atenção, é claro), mas continuo a torcer o nariz a uma subjectividade: a quadratura. Como escolher as unidades de tempo e de preço (porquê a unidade de preço ser €1.00 e não €3.52 ou outra qualquer... e porquê a unidade de tempo ser 1 dia e não 5h 20min e 46s ou outra qualquer?)

Este é o tipo de questões que vou ter que ver bem abordadas no primeiro livro que ler pois, se não entender isto, não vou nunca entender nada.

Um abraço aos dois (e a quem mais ler o post, é claro)

Fernando dos Aidos

PS - Estou à um ror de tempo para colocar um post com perguntas acerca de ciclos do mercado mas não tenho tido tempo. Talvez seja desta que o coloco. Nesse caso, gostaria de ter a vossa opinião.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

Errata:

por lmm » 4/6/2003 11:31

Onde se lê
A parte subjectiva é que, na ausencia de indicações precisas para traçar a quadratura no tempo


deve ler-se A parte subjectiva é que, na ausencia de indicações precisas para traçar a quadratura no preço

Como se já estivesse simples de perceber como está!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2002 0:26

OK... let's rock!

por lmm » 4/6/2003 11:25

Bom,

Arnie, não tinha percebido que nem tinha deixado o subjacente dos gráficos e... well... lol

Fernando, felizmente o arnie também já me confidenciou que está disponível para um mini-crash course ganniano, pelo que, estás em grande! :twisted:

Marco, nem queiras saber o tamanho dos gráficos... acho que fazem bem em limitar o tamanho das imagens porque de outro modo o espaço ocupado e os tempos de descarregamento aumentariam dramaticamente com as "coisas" que eu estava a usar ontem. Os gráficos sofreram uma pequena dieta pelo que aqui ficam, mais para o arnie, sobre o tal square do diário; não está actualizado com a sessão de ontem mas a barra também foi fraquita. Fica ainda um exemplo mais rebuscado sobre o semanal...

Voltando ao Fernando, sobre os livritos de Gann há muito por onde escolher. Dado que estás ainda verde nisto, antes de comprometer capital sério na coisa aconselho começar mesmo pelo básico. Existe um exemplo económico: do Clif Droke "Gann Simplified" que até arranjas a preço de saldo para as primeiras impressões. Se achares que é para ti então avança para o primeiro livro do Gilmore "Geometry of Markets I", que também deves conseguir em saldo. Se quiseres entrar à séria, deves comprar os dois primeiros livros do Jenkins, um dos quais estava na minha lista que o arnie deixou o link. O livro do McLaren é muito, muito bom!
Se tiveres aguentado estes livros todos e ainda andares a traçar ângulos, vais depois querer começar a estudar ainda mais coisas, designadamente a obra original do Gann. Eu pessoalmente gosto do estilo literário do Gann, facto que não parece ser partilhado pela maioria das pessoas...

Directamente quanto ás tuas questões:
- Permanent Chart: é tal como o nome indica, um gráfico permanente! ou seja, não tens de andar a mexer nele. A única coisa a ter em atenção é que começa no primeiro dia do ano Ganniano, 21 de Março e começa a correr dali para diante. Tem uma componente subjectiva que é a que se segue...
- Natural Numbers: a referencia aos numeros naturais e uma das mensagens veladas que eu praticamente deixo em todos os posts. Poucas pessoas dão sequer por elas e o meu objectivo com isto é somente dar que pensar a quem lê, que penso que tem o dever também de pensar, já que "lucra" com o racíocinio dos outros. Pouco ou nada na vida se consegue sem trabalho e persistencia! De qualquer modo, só quem de facto já tiver uma boa bagagem de Gann apanha esta, e mesmo assim não será fácil. Para além do arnie, aqui no fórum há mais uma pessoa que se anda a dedicar ao Gann e talvez apareça...
Gann não explicou como se sabe o seu segredo e nem eu tenho obviamente a pretensão de o ter "apanhado", mas daquilo que neste momento me é dado perceber da obra desse Senhor, esta é uma das chaves para a eventual demonstração da existência de uma Lei Natural nos mercados. É que fazer um square que não seja do range, assim de repente deixa-nos no éter pois não sabemos, pelo menos no preço, onde começar. Não é que em termos de tempo as coisas sejam liquidas, mas aí o Gann em mais do que um local deixou as datas de referência para os turning points (por acaso o meu aniversário coincide com uma dessas datas, lol). A parte subjectiva é que, na ausencia de indicações precisas para traçar a quadratura no tempo, o processo é, literalmente aleatório! Daí a popularidade da quadratura do range. Vamos a um hi-lo, por exemplo, e siga a marinha. Outro problema destas quadraturas é que, temos de esperar a definição de um range "relevante" por onde começar.
Isto tudo para dizer que, eventualmente, lá chegaremos a essa coisa dos natural numbers :twisted:
- Square do range e 2x1: deixo o bonequito de uma forma simples para ilustrar a coisa. Como já tinha adianta nos pontos anteriores o Square tem "alguns" natural numbers que são os mais óbvios e que no fundo representam a estrutra basilar da sua técnica. Falo dos squares de 52, 90, 120, 144 and 180, entre outros (para além dos squares do range).
Um Square é uma figura geométrica com dimensões iguais para as unidades de Preço e Tempo. Não é um "square" do tipo 5x5=25...
Assim, o square de 90 possui 90 unidades de preço e tempo em que ambas são iguais.Uma linha traçada a partir dos cantos opostos irá subir (ou descer) a uma taxa de 1 por unidade de tempo e e divide o quadrado ao meio (a 1x1). Em seguida serão traçadas linhas nos planos horizontal e vertical através da intersecção destas diagonais o que divide também o quadrado ao meio sucessivamente ao ponto de termos então 4 quadrados com 1/4 da área daquele que era o original. E por aí fora... daí aquele quadrado mais pequenino no canto inferior esquerdo.
Quanto à 2x1, deriva do facto de aqui, os preços avançarem ao dobro da velocidade no tempo, ou seja, já não temos 1 euro a avançar por cada dia, mas antes 2 euros a avançar por cada dia. A 1x2, obedece ao raciocínio inverso, ou seja, .50 centimos por cada dia.
Pronto, daqui nada já não precisas do livro do Droke, lol...

Isto foi, assim de repente, o que me ocorreu para o bê-á-bá mas ficou muita coisa com certeza por dizer. Relendo, diria que ainda falta um pouco até se apanhar a interpretação correcta dos gráficos que deixei mas... cá iremos falando :mrgreen:

Abraço,
lmm

P.S. - Desculpem lá a seca os que não apreciam muito estas coisas... :oops:
Anexos
daily_spx.gif
daily_spx.gif (38.96 KiB) Visualizado 7393 vezes
weekly_spx.gif
weekly_spx.gif (40.78 KiB) Visualizado 7381 vezes
square.gif
square.gif (9.9 KiB) Visualizado 7375 vezes
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2002 0:26

por arnie » 4/6/2003 7:06

Grande Fernando

Com que então um jantar especial e nada de convites...ok, desta vez estás perdoado :mrgreen:

Felizmente, nem esta terrivel dor que tenho tido ultimamente nos pulsos me tira o sentido de humor. Comigo estás à vontade para trocar trocadilhos humoristicos. Se me apanhares de bom humor (o que a estas horas é raro ter, hoje aparentemente é uma excepção) então sou capaz de acompanhar os trocadilhos com ainda mais trocadilhos :mrgreen: :P :wink:

:oops: :oops: Não tinha reparado que o livro está out of print na amazon. Bem, mas é para isso que servem os amigos :wink:

Eu comprei o meu aqui:

http://www.global-investor-books.com/pa ... kCode=0596

Esperei mais de 2 mês por ele, pois estava a impresso uma nova revisão.

Bom, it's time do go
Até mais logo à noite

Um abraço
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Olá

por Fernando dos Aidos » 4/6/2003 1:11

Caro lmm,

Desculpa só agora vir responder, mas tenho estado "fora" (da net, é claro...)

[quote lmm]
Isso do "patavina" foi mesmo... nada, népia, zero, zilch, nestum???? Tipo "o que é um Square" ou "o que é uma 1x1"?
[/quote]

Sim, si, oui, yes, yeah, da. Nestum ou Cerelac (as minhas filhas gostam das duas :P )

O facto é que eu não entendo nada de nada de Gann. É muito provável que a maioria dos frequentadores deste forum também não, daí que eu te peça para explicares os teus gráficos.

Não sei o que é Permanent Chart, Natural Numbers, Square do Range, 2x1... de modo que não posso entender o teu post.

Também tenho a noção de que certos conceitos são já suficientemente elaborados para exigirem estudo prévio (por exemplo, como explicar análise complexa a quem não sabe o que é uma derivada?!!!)

Por isso te pedi, em alternativa, bibliografia para começar a estudar os conceitos base dos gráficos que apresentas.

Já agora, um dos problemas que mais me deixam preplexo é o da "quadratura": como é possível comparar preço com tempo de uma forma que não dependa das escalas?

Enfim, tudo o que seja um método baseado na matemática,... tudo bem... eu entendo. Mas, neste caso, não conheço as bases.

O arnie forneceu-me a tua bibliografia na Amazon mas são dez (10, 3^2+1, 2^3+2, 5*2, 1+2+3+4) livros... e eu não vou ter tempo de lê-los em tempo útil.

Resumindo e concluindo, se puderes dar uma explicação sucinta e alguma bibliografia (1 livro acerca do assunto) seria óptimo.

Caro arnie,

Então aconselhas o 1º livro... que está "out of stock"... essa é que é de amigo !!!

"Just kidding"...

O facto é que tu manténs uma conversa com o lmm que eu não entendo e eu queria entrar nela (já vos conheço à tempo suficiente para saber que, se discutem este assunto, então ele deve ser mesmo interessante!!! :wink: ). Como é que se faz para isso ? O que é que é preciso ler? E não me venhas com livros "out of print" ou a USD $1.000 cada um :evil:

Um abraço

Fernando dos Aidos

PS - lmm e arnie, por favor tenham em atenção que hoje tive um jantar especial e que estou com um sentido de humor de que me vou, provavelmente, arrepender amanhã... :(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

por arnie » 3/6/2003 20:42

OK

esquece o meu anterior post

já vi que é o Nasdaq

:oops: :oops: :oops:
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por MarcoAntonio » 3/6/2003 20:38

lmm, qnt ocupam os gráficos em causa?

Ontem fiz uma pequena modificação no tamanho dos ficheiros, algo que já tinhamos anunciado há algum tempo mas na altura foi feito no local errado e nãoe estava a obedecer...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por arnie » 3/6/2003 20:38

OK

acho que não me expliquei bem

Qual o título ou indice que os graficos representam

:P :P
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Oi Arnie

por Visitante » 3/6/2003 20:34

Os charts... acho que agora pertencem ao fórum, lol... dantes estavam só no meu disco!

Quanto ao Square que falas... claro que estou de olho apesar de ser algo "irregular" ali no meio. Infelizmente o fórum não me está a deixar anexar ficheiros agora :evil:

Quanto à lista, ela já não é actualizada há algum tempo apesar de já ter lá deixado mais algumas reviews que entretanto já devem estar debaixo do pó de tão antigas que são. Já não lia os comentário há algum tempo, mas ainda não mudei de opinião.

De volta já aos estudos! :twisted:

Abraço,
lmm
Visitante
 

por arnie » 3/6/2003 19:28

Oi lmm

Nice charts :)
Já agora.... a quem pertencem? :oops: :oops:

Já agora, tens reparado o SPX e no Square High (rallie entre Outubro e Novembro de 2002) de 36 dias?

Tudo bem que já quebrou o high de Square mas o canal deixado pelo angulo 1x2 é interessante :wink:
Resumindo, sempre que testou esse angulo (topo do canal) reagiu em baixa.

De momento não consigo publicar nenhum gráfico pois o Photoshop decidiu fazer greve :evil:

Infelizmente desleixei-me bastante nos estudos de Gann :cry:
Com esta historia da programação não tenho tido tempo para mais nada. Vamos ver se consigo encontrar maneira de gerir melhor o tempo.

Por acaso ninguém conhece maneira de alargar o dia de 24 para 48h? :P

Um abraço
arnie

PS: Caro homonimo :P

Espero não estar a cometer nenhuma inconfidência mas deixo aqui o link dos livros recomendados pelo lmm.

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/cm ... 95-2590329

O 1º livro que ele recomenda é sem duvida o "ai jesus" dos estudantes de Gann. Não só o "ai jesus" para quem quer aprender como o ("ai jesus" que lá se vai o orçamento mensal) :mrgreen:

:arrow: Um livro obrigatório para qualquer estudante de Gann.
:arrow: Um livro fácil de se entender mas é claro, teremos que ter o "espirito" completamente aberto para abraçar alguns conceitos de Gann.
:arrow: Um livro, que devido ao seu preço, convém ter já alguns conceitos de Gann e um profundo desejo que ampliar os seus conhecimentos.
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

É pá...

por lmm » 3/6/2003 14:24

Caríssimo Fernando,

Já trocámos de facto o suficiente nestes anos até para nos tratarmos por tu, espero, lol...

Sobre a questão "esotérica" presumo que seja a da astrologia... de facto também não a domino e confesso que nos últimos meses neste "aspecto" [aspecto, get it? :P ] tenho andado algo desleixado pois tenho estudado outras coisas!

As "explicações" dou com todo o gosto aqui, apesar do timing não ser o melhor neste momento... além de precisar de tempo para pensar como explicar o que gostarias de saber, que também não sei, lol...
Isso do "patavina" foi mesmo... nada, népia, zero, zilch, nestum???? Tipo "o que é um Square" ou "o que é uma 1x1"?

Abraço,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2002 0:26

Explicação

por Fernando dos Aidos » 3/6/2003 13:53

Caro lmm,

Já trocámos posts vezes suficientes para eu estar à vontade para lhe dizer que não percebi patavina... mas que gostava de perceber! :P

Pode dar uma explicação sumária do seu método e/ou indicar bibliografia?

Não é, obviamente, a faceta esotérica de Gann que me interessa, mas a sua faceta séria (baseada em métodos matemáticos).

Um abraço

Fernando dos Aidos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

Forecasting

por lmm » 3/6/2003 13:31

Daqui pouco recomeça a guerra do lado de lá do Atlântico... deixo aqui a visão Gann-style em termos de Preço e Tempo com os "meus" dois gráficos da ordem: o Permanent Chart de acordo com os Natural Numbers e ainda o Square do Range. No caso do Permanent aquela 2x1 parece um magneto!

Assinalei com setas alguns aspectos interessantes onde o tempo e/ou os preços ajudam a manter vivo o mito - ainda que nem sempre, lol.

Como uso estes gráficos acima de tudo para medir eventuais pivot days, o Permanent Chart continua à espera do próximo dia 19, ao passo que o do Square - mais detalhado - aguarda o dia 5 e o dia 13. Todas as datas do corrente mês.

Vamos lá ver quem hoje ganha, os bulls ou bears? Aguardo uma sessão deveras interessante depois do que se viu ontem. Can U pull the trigger? 8-)

Nota: Forecasting não é trading, e um stop não é uma margin call!

Abraço e boa sorte para todos!
lmm
Anexos
Permanent.GIF
Permanent.GIF (49.65 KiB) Visualizado 7698 vezes
Square.GIF
Square.GIF (55.3 KiB) Visualizado 7699 vezes
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2002 0:26


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Goya777, latbal, Minsk, nfaz, peterteam2, Shimazaki_2, smog63, Xacal e 432 visitantes