Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Djovarius podias dar uma ajuda?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 2/6/2003 13:15

Bom dia/tarde

Vamos ver se esta retracção que já vai em 250 pips sobre o máximo, vai mesmo aos valores que disse.
Como o movimento de subida foi forte, pode acontecer.
De toda a maneira, é preciso colocar stops bem apertados, mas sobretudo ver a reacção ao corte de taxas do BCE, onde o Banco Central pode ser preso por ter cão e preso por não ter.

Vamos ver. É preciso ter uma paciência de Chinês, às vezes
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Gil » 2/6/2003 8:38

Muito obrigado djovarius, penso que já deu para ficar com uma ideia da coisa.

Acho que te vou acompanhar nessa entrada longa depois desta retracção...

Um abraço,
Gil
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

Registado: 4/12/2002 2:26

por djovarius » 2/6/2003 0:51

Parece-me que a correcção pode estar a mesmo a andar.
O Euro - dólar está a abrir com baixa de 60 pips para a casa dos 1.1720.
Portanto, acho que será uma semana muito interessante.

Até mais
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por djovarius » 2/6/2003 0:10

Olá, caro Gil

Mil perdões pela ausência, mas esta semana problemas técnicos obrigaram-me a férias forçadas !!!
Ainda alguém se lembra de como era viver sem Internet? lol

Bom, vamos lá. Uma explicação rápido, mas útil.
1 - Ao contrário das Bolsas tradicionais, o Forex funciona num meio gigantesco, descentralizado fisicamente. Market Makers de todos os pontos do Planeta, aceitam as ordens de corretoras a nível mundial. Assim, a formação de preços é constante, 24 horas por dia. O que vemos no ecrã, é a informação real time da corretora para os clientes, tal como os MM a passam. A única diferença é no spread que para nós é sempre maior do que seria normal. Daí vem o lucro das corretoras de Forex e não das tradicionais comissões.

2 - Este mercado é muito liquido. E também super alavancado. Basta dizer que a dita cuja pode ser normalmente de 1:10 a 1:10
Vale por dizer que com 10.000 dólares é possível controlar 1 milhão de dólares. Cuidado.
Os grandes Bancos do Forez ainda são o Citi e o HSBC. Mas há muitos interessados. Além do peixe pequeno como nós, que somos muitos mas damos pouco volume à coisa, temos os fundos cambiais, os hedge funds internacionais, empresas multinacionais que fazem operações cambiais, o sector do import-export de todo o mundo que procura protecção, etc, etc...

3 e 4 - Apesar de descentralizado, é já uma convenção dizer-se que o mercado "abre" teoricamente em Tokyo, Londres e Nova York. Mas na realidade está sempre aberto excepto ao fim de semana. A abertura de segunda é em Wellington(NZ) e o fecho de sexta nos EUA. O que é qye isto quer dizer? Que o mercado abre com menos intervenientes e pouco volume. Algumas corretoras não abrem antes do negócio começar em Tokyo ou Hong Kong. Isso provoca grandes spreads e o risco de estarmos a negociar uma coisa que poderá inverter quando o mercado surge em força.
Muito importante em termos de estratégia. As horas das aberturas dos mercados obrigacionistas (primeiro) e accionistas (depois) no Japão, Europa Ocidental e EUA - aqui, é preciso ter atenção à influência de Wall Street sobre o dólar.

A este propósito, como não pude fazer nenhuma análise, aproveito para dizer que o par Euro/dólar teve o comportamento esperado na minha última escrita sobre o assunto.
Foi ao máximo histórico logo na terça-feira. Era quase inevitável o teste, mas deu-se um fenómeno interessante. O dólar que andava alheio às subidas das acções, voltou a acompanhar o ritmo das mesmas.
Assim, ele desceu, voltou a testar o máximo de 1.19xx para chegar ao fim de semana a corrigir, perante a força do mercado accionista.
Muito bem, para que o potencial de subida não se esgote, ainda gostaria de ver uma correcção maior, talvez até 1.14 - 1.15 onde entrarei longo, como disse. O potencial de subida do Euro, acho, poderá ser maior caso o DOW JONES, vá aos 9000 pontos e corrija até aos 8500 pontos. Nesse caso, penso que o Euro teria pernas para a nova barreira, que é 1.19- 1.20 onde eu fecharia uma posição longa, a não ser que o mercado desse indícios de maior força.
Por isso, após 3 semanas sem grandes novidades, vamos para uma semana que promete!!

Um abraço
dj

Djovarius podias dar uma ajuda?

por Visitante » 1/6/2003 21:30

Olá Djovarius,

Tenho andado bastante interessado por Forex, em parte devido às tuas análises. Como não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, gostaria de perguntar se seria possível dares-me umas luzes sobre como funciona o mercado de forex.
As minhas dúvidas eram as seguintes:

1 - Como é que o preço da moeda é cotado em tempo real? De onde vem a cotação que me aparece no ecran?

2 - Quem são os principais players do mercado?

3 - Posso negociar 24h por dia à semana mas ao fim de semana as cotações ficam estranhas, por vezes posso negociar outras vezes não. Sabes porquê? Por exemplo hoje começaram a funcionar normalmente a partir das 21 (abertura na Austrália????).

4 - Às vezes falas em aberturas. Se o mercado cambial tá 24h a funcionar que aberturas (e horas) é que são importantes ter em conta?

Enfim, são as questões que me lembro agora. Se calhar são um pouco básicas... mas enfim, se tivesses um tempinho agradecia-te imenso.

Um abraço e bons negócios,
Gil
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2, zulu404 e 164 visitantes