Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Volumes, que significa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jotix » 25/5/2003 3:10

Estava a ler as minhas intervenções, e reparei nas gralhas que cometi ao "comer" algumas letras, ou trocá-las.

Desculpa, mas já é um pouco tarde e só tenho a luz do monitor!
Jotix

Registado: 17/5/2003 17:50

por MarcoAntonio » 25/5/2003 2:52

Exacto, é assim mesmo que é calculado. Os outros valores que viste, de compra e venda, dizem respeito a ordens que ficaram por executar (que podem ser até em maior número das que foram executadas como acontece no exemplo da Pararede).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Jotix » 25/5/2003 2:47

No meu computador não consegui abrir o ficheiro directamente do site, pois surgiu uma extensão em php, ao qual originou ERRO. Tive de o guardar no compuatdor, só assim o consegui ver. Pela vista de olhos que lhe passei, parece-me estar recheado com informação elementar.

Efectivamente já tinhas respondido, mas não tinha percebido muito bem, e por isso coloquei um post no fórum! Não é que as tuas respostas, sejam confusas, muito pelo contrário, mas como suscitavam algumas dúvidas, decidi fazer a questão do inicio.

Neste caso a minha dúvida, não residia espcialmente sobre em que consite o VOLUME, mas sim, sobre como é calculado o volume.

Assim, o volume, é então, o número de acções compradas e vendidas? Ou seja, se por exemplo compraram-se com êxito 5.000 acções, tb se venderam com êxito 5.000 acções, sendo por isso o volume de 5.000
Jotix

por MarcoAntonio » 25/5/2003 2:26

Começando pelo fim, o ficheiro funciona correctamente quer a abrir directamente no site (clicando sobre ele) quer a efectuar o download para o PC e a abrir no nosso PC (pelo menos no meu computador).

Em relação ao volume, Jotix notei agora que (tal como no caso dos dividendos) já tinhas perguntado o que é o volume e que já te tinha sido respondido ( http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight= )...

Em relação aos valores que apresentas nesses exemplos, não deves confundir volume (acções realmente transaccionadas) com as ordens de compra e venda que são colocadas em bolsa mas que ainda não foram executadas. Acontece que na Pararede (por exemplo) são colocadas imensas ordens de compra e venda que não chegam a ser transaccionadas, acabando por ser um título pouco líquido... Ao contrário da EDP e da PTC (por exemplo) em que são transaccionadas muito mais acções.

Os volumes que referes de compra e venda para esses títulos não são as compras e vendas dessa sessão (as compras e vendas são o mesmo, são o volume total, pois cada vez que se vende uma acção é porque alguém a está a comprar). Esses valores que referiste são apenas algumas das ordens de compra e venda que não chegaram a ser executadas e que ficaram «à vista» no final da sessão (como compras e vendas, por executar).

Resumindo, as compras nesta última sessão são exactamente iguais às vendas, ou seja, são o volume total. A liquidez mede-se em função do volume...

Quanto ao resto, podem ser colocadas em bolsa muitas ordens mas não existir consenso entre compradores e vendedores. Imagina que colocas à venda 5 milhões de Pararedes. Isso não quer dizer que alguém te as vá comprar necessariamente (a menos que vendas «ao melhor», ou seja, a qualquer preço). Portanto, as ordens que são colocadas é uma coisa... as que são executadas é outra.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Jotix » 25/5/2003 1:24

Já percebi que o volume, trata-se do número de acções negociados, num determinado título, por sessão, e que está de alguma forma relacionada com o aumento ou abaixamento das cotações das mesmas.

Isto é apenas a teoria, porque apliquei isto na pratica e não consegui aplicar correctamente, ou então isto é mesmo um bicho de oito cabeças! :roll:

Um exemplo da Pararede(o MarcoAntonio já sabe que eu estou, estancando com a Pararede), que é um título, com um volume relativamente pequeno aos da concorrência. Apesar das cotações situarem-se nos 0.17-0.18Eur, o nº de acções transacionadas continua a ser muito baixo.
No entanto, e segundo informações do site da LJ Carregosa, a Pararede é um dos títulos em que compra muito e vende muito! No entanto o volume, é mais baixo relativamente aos outros títulos, com a PT Comunicações. Ou seja, se a venda e a compra da Pararede é muito superior ao da PTC, ao da EDP, como é que é possível ser o volume menor?

Falando em números, a Pararede, nesta última sessão(sexta-feira), teve 2.241.782 compras, e teve 1.411.132 vendas, todavia o volume foi de apenas 139.183.
Já a PTC, tb nesta última sessão, teve 137.284 compras, e 8.748 de vendas. Realizando um volume total de 1.332.028.

Perante este números, seria mais aceitável dizer que a Pararede tem mais liquidez do que a PTC, no entanto passasse, justamente o contrário!

É esta a minha dúvida, e acho que nenhum glossário me a possa tirar.
:shock:

Numa última nota, o link que o Marco me forneceu, tentei fazer o download do ficheiro em formato *.pdf, mas não consegui! :(
Jotix

por MarcoAntonio » 24/5/2003 16:11

Viva,

já agora sugiro tb o próprio Glossário que existe aqui no Caldeirão e que foi realizado pelo Ulisses. Grande parte das respostas às questões que o Jotix tem colocado estão lá e penso que evitará tb questões futuras semelhantes:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=1555
Imagem

Administrador Fórum

por Patdav » 24/5/2003 13:38

Boa Tarde a Todos :wink:

Caro Jotix

Ficam aqui alguns "caminhos" que lhe podem ser uteis!
Dê uma vista de olhos :wink:

http://www.dinheirodigital.com/glossario.asp?letter=v

http://wif.portugalmail.pt/universidade/glossario/a.asp

http://www.bpiinvestimentos.pt/Produtos ... ario.asp#v

http://www.bmf.com.br/pages/Agro1/glossario.asp#v

Já agora:

Volume Número de acções (ou contratos) que foram negociadas durante uma determinada sessão. A relação entre preços e volumes é extremamente importante nas análises (ex: preços a subir acompanhados de volumes a aumentar).

Foi um prazer
Sempre ao dispor
patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Visitante » 24/5/2003 13:02

o volume de um activo é a quantidade negociada na sessão.
Visitante

Volumes, que significa?

por Jotix » 24/5/2003 12:51

Tenho adando a saber em que consiste exactamente a epressão VOLUME na bolsa, mas ainda não consegui encontrar um resposta.

Se o volume é a soma ou diferença daquilo que é comprado ou vendido não me parece, porque já fiz algumas contas e não deu!

O volume, reflecte a liquidez de um título?
Afinal, o que significa o volume?

Relembro a todos, que sou caloiro nestas coisas da bolsa.
Jotix

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Feedfetcher, Massao1 e 138 visitantes